FPV – Regulamentação e Procedimentos de Voo

Fóruns Específicos Base de conhecimento FPV – Regulamentação e Procedimentos de Voo

  • Este tópico está vazio.
  • Post

     

    Foi criado um Grupo de Estudos e Trabalho no fórum Multirotores, onde, estamos discutindo e tentando identificar as regras e procedimentos de voos, para o FPV; considerando que muitos dos membros do FPVBrasil também é membro no Multirotores, concentramos  lá os estudos, todavia, considerando que o assunto afeta a comunidade FPVista como  um todo, comuniquei ao Marcelo Camargo  e ao Marcelo Gonzales, que abriria um  post  aqui, para que, eventualmente, se alguém desejar dar uma ideia, sugestão e opinião, eu possa levar para dentro do grupo de estudos e trabalho,  de maneira que toda a comunidade tenha conhecimento e participação nesse trabalho.

    É importante deixar claro que “este é um trabalho feito para a nossa comunidade e nem por isso representa uma legislação ou regulamentação oficial; porém, o resultado deste trabalho, será encaminhado para a autoridade competente, para que ela conheça o nosso ponto de vista e, se entender pertinente, aproveitar na regulamentação que certamente virá, em breve.”

    Portanto, quem tiver uma ideia, uma sugestão, uma opinião, por favor, post aqui para que possamos juntar com as demais e assim, fazer um documento que atenda os interesses de todos os praticantes,  sejam eles em caráter de Hobby, seja profissionalmente.

     

Visualizando 15 respostas - 1 até 15 (de um total de 92)
  • Replies

    Muito bom.

    Realmente não tenho ideias para contribuir, mas, desde o advento do surgimento dos modelos elétricos, uma coisa que eu percebo é a falta de atenção à segurança. Aqui em Belo Horizonte, vária pessoas voam seus modelos em uma praça, muitas vezes à noite, com casas, pessoas e trânsito acontecendo ao mesmo tempo. Uma vez eu literalmente tive que frear o carro pois uma zagi veio em rasante rumo ao meu para-brisa…

    Como os modelos elétricos, na maioria, são tratados como brinquedos, não há a necessidade do piloto ser credenciado, registrado ou filiado a um clube. Eu mesmo não sou, mas se houver uma regulamentação específica, terei que me adequar.

    Ultimamente eu só voo em uma fazenda próxima à minha casa, onde a construção mais próxima está num raio aproximado de 4km.

    Bom, o que eu quero dizer é que eu acredito que não basta pensar apenas em uma regulamentação para FPV. Temos que pensar em uma regulamentação para veículos aéreos rádio controlados, incluindo a prática do FPV.

    Como não faço parte do Fórum de Multirotores, espero que as ideias sejam postadas aqui.

    Que o grupo faça um bom trabalho!

    Minha maior preocupação também é com a segurança….

    Concordo que realmente está ocorrendo uma banalização do Aeromodelismo, e acho que para acabar com isso só impondo regras.

    Acho que o teto máximo de voo para o Aeromodelismo poderia ser ampliado, assim como deveria ser proibido o transito de aeronaves nesta altitude que por ventura seja dedicada ao nosso hobby. 

    É verdade! Regras são necessárias. Vejo muitos acidentes com Aeromodelos elétricos. Eu voo FPV, sempre acima dos 500m de altura. É uma doideira! Eu não sei qual altura máxima que eu posso voar, pois não existe uma lei! Isso realmente precisa ser pensado e colocado em prática.

    mesmo tendo uma altura máxima permitida, quem irá fiscalizar?

    sabendo que é proibido muitas pessoas deixarão de fazer, e aquele que se arriscar estará cometendo infração e sujeito a punição.

    Daniel
    Membro
    none

    Pessoal, na verdade devemos tb nos preocupar com rotas e voos de aeronaves em qq regiao, tanto aviao quanto helicoptero. Avioes de pequeno porte voam tb em zonas nao controladas designadas como zonas de classe G. Em areas urbanas so podem voar acima de 1000 pes ou 300 m, sobre areas nao densamente povoadas 500 pes ou 150 metros. Helicopteros podem voar abaixo disto.  Ver regras anac http://www2.anac.gov.br/biblioteca/rbha/rbha091.pdf. Este tipo de aeronave voa em modo VFR ou voo visual e geralmente usam radio para se comunicar uma com as outras, nao precisam avisar torre ou controle, usam uma frequencia livre, mas voam sobre regras de seguranca.  Nosso voo tb pode trazer risco ao voo de aeronaves, por isso eh importante tb pensar nisso ao definir regras. A maioria das aeronaves voa acima de 300m, entao acho um limite razoavel para a nossa pratica.

    Algumas materias recentes tem falado sobre isso e defendem o uso ate o teto de 150 metros em zonas urbanas. ver http://g1.globo.com/brasil/noticia/2013/09/anac-e-policia-federal-investigam-voos-ilegais-de-drones-no-pais.html

    Tb acredito que regras e praticas de seguranca, tipo de voo, uso em areas povoadas devem ser criadas objetivando um uso conciente e sem risco ao publico em geral.  Abs

    se não me engano, atualmente o teto de voo para a prática do Aeromodelismo é de 200 m.

    Leonardo Amoyr disse:

    É verdade! Regras são necessárias. Vejo muitos acidentes com Aeromodelos elétricos. Eu voo FPV, sempre acima dos 500m de altura. É uma doideira! Eu não sei qual altura máxima que eu posso voar, pois não existe uma lei! Isso realmente precisa ser pensado e colocado em prática.

    de olho. tenho interesse no rumo da conversa. 

    Boa tarde a todos.

    É imperativo o CADASTRAMENTO de todos os pilotos que desejam praticar o FPV.

    De forma que este piloto possa conhecer as regras, os perigos e as responsabilidades da prática bem como a melhor forma de fazê-lo seguramente.

    Isso traz credibilidade ao grupo e segurança para quem pratica deixando a margem os irresponsáveis e aventureiros que possam por em cheque nosso hobby.

    É hora de separar o joio do trigo.

    Que seja cobrado uma inscrição, emitida uma carteira e uma mensalidade ou anuidade num valor justo que financie nossa associação para que nos represente com a força que merecemos.

    Acrescento que qualquer piloto que observar algum indivíduo(Não vou chamar de piloto pois nao é) que esteja pondo em risco a vid de terceiros usado um radio controlado deve comunicar a Polícia imediatamente pois o mesmo pode estar cometendo crime de perigo de dano.

    Simples assim.

    O hobby precisa ser melhor ‘controlado’. 

    E profissionalmente também precisamos defender os interesses de poder fazer fotos e video com os aeromodelos. Mas acredito que isto está dependendo da ANAC para resolver. Se eles exigirem por exemplo um agendamento antes do voo para uma filmagem já inviabiliza o uso profissional, pois a burocracia demora 20 dias apenas para analisar o requerimento. E os limites de 150 metros a 500 metros é fundamental termos pelo menos uma margem de até 500m de altura para voo. 

    Não concordo em baixar o teto de voo do FPV.

    Mas concodo em criar áreas próprias para o voo de FPV.

    A regulamentação é um tema muito complicado de se discutir, tendo em vista que muitas pessoas Voam FPV em lugares remotos, não adianta querer implementar regras dentro do grupo, acho bacana, porém isso só funcionara em grupos locais, aonde um club possa verificar se tudo está dentro das regras, caso contrario o brasileiro talvez não tenha essa vontade de “fazer o que é o certo somente por conta própria”, apesar de achar isso triste, é a realidade. Acho que cada um deveria parar e refletir um poucos as consequências que “seus voos” podem gerar, pois não adianta falar depois que foi falha de equipamento ou coisas do tipo, pois antes de começar no FPV todos nós sabemos os equipamentos que estamos embarcando e com isso já saberemos os riscos envolvidos.

    Acho difícil ter uma regularização no Brasil, tendo em vista que muitas coisas que hoje já são leis e regularizadas, porém não são fiscalizadas, quem acompanha os foruns “gringos” sabe o medo que alguns tem de voar com equipamento fora do padrão permitido, pois tem países que tem condições de fiscalizar os mesmos.

    Enfim esse é meu FeedBack, acho que poderíamos ter alguma sessão no forum para expor as ideias e depois tentar criar algumas leis, sempre expondo as mesmas para as novas pessoas que iram entrar nesse mundo, pois é mais fácil uma pessoa que está começando agora do que falar para o cidadão que voar 20km passando por 2 cidades não é nada legal.

    Enfim. Cada um cultiva o que quer, se acha legal fazer coisas erradas algum dia a casa cai.

    Concordo com José Eduardo. Mas vejo muito pelo lado das rotas de aeronaves, como foi citado anteriormente. Agora eu sei que voar a 500 metros não é permitido e irei respeitar isso. Se o máximo for, sei lá, 150m, então que seja feito. Mas, na praia por exemplo, quando não tem ninguém, nem aeroporto perto, como ficaria isso?

    Dai a questão da delimitação de áreas de “voo livre”, vamos dizer assim. Na cidade, altura máxima de 150m. Área rural/praia, 300m (isso é só um exemplo que estou dando).

Visualizando 15 respostas - 1 até 15 (de um total de 92)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.