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- outubro 20, 2013 às 5:06 pm
Tenho assistido alguns videos e alguns relatos com relação aos equipamentos NAZA !
Este video mostra um Phanton enlouquecido (possuído, como dizem). Pelo que sei os Phanton vem equipados com NAZA !
Este outro relato, um profissional da filmagem aérea (o Dilvonei Pedro), relata seu drama: “ola bom dia a todos como algumas pessoas aqui no grupo sabem adiquiri um S800 completo com Zenmuse Z15, IOSD, Link DJI, todos os Acessorios originais e novos da DJI, Adquiri o Equipamento dia 26/09/2013 Com Jean marcondes, apos uma semana de uso e com uns 20 voos tive uma queda no dia 03/10-2013, como tinha varios eventos ja marcados pedi ajuda a Jean Marcondes, onde ele veio a me emprestar o equipamento completo dele com a Camera GH2, pois não sou nenhum amador e sempre montei meus equipamentos, esse videos que estou disponibilizando era para simplesmente ser mais uma filmagem para um cliente mais não aconteceu isso o equipamento teve uma queda do nada e caiu no mar onde a agua do mar estragou tudo inclusive a Camera Nex 7 com lente, so quero que a DJI cubra o combinado e troque o meu equipamento onde tenho a garantia pois ele nem se pagou ainda, desde ja agradeço a compreensão de todos e ajudem com essa situação que e desconfortável com a DJI, o log dia que Foi Falta de força, descarto esse problema pois todos que voam com S800 usam 2 Baterias para evitar quedas e baterias pois o consumo e grande e assim podemos voar por volta de seus 8 minutos, o acidente aconteceu apos 1 minuto de decolagem aguardo ansiosamente a solução deste problema causado pela DJI.“
E, me parece, não são casos isolados.
Fica, portanto, uma pergunta: “é confiável usar o NAZA para trbalhos profissionais e para hobby ?”
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- outubro 20, 2013 às 6:08 pm
Cansei de ver gente moendo equipamentos diversos, bom e ruins pelos mais diversos motivos….entre os principais,,, falta de conhecimento e excesso de confiança.
Pro Rubinho Barrichelo…a Ferrari dava problema!!!
- outubro 20, 2013 às 8:42 pm
Semana passada também tive um problema com uma NAZA-M V2, era zera, fi montada em um quad com motores rctiger , speed também rc tiger,tudo zero, no entanto ela não estabilizava a altitude, tentei de tudo, no último voo ela simplesmente logo após a decolagem subiu fazendo uma curva para à esquerda e espatifou. Prejuízo de 04 motores,04 braços, um gps e um susto que não tem preço. Enviei e-mails para DJI e nenhuma resposta, quero a garantia do equipamento.
Temos que tomar uma atitude, não dá para carregar prejuízos por falha do fabricante.
- outubro 20, 2013 às 9:18 pm
Daniel,
tirando o “lado do erro do piloto” eu apenas relatei o que venho assistindo com maior frequencia; considerando o preço do equipamento, NÃO era para ter tantos casos de “falha do equipamento” (é disso que eu estou falando).
Eu não represento nenhuma marca; multirotor para mim é exclusivamente um hobby e naõ tenho vínculo com nenhuma marca.
Casos iguais aos relatados (como o Henrique Ferreira Lima, relatou) tem se apresentado com uma frequencia muito alta. Esta foi a motivação do post: verficar se existem muitos casos iguais e se a qualidade do produto é compatível com o seu preço e propaganda ! Apenas isso.
Daniel Gomes disse:Cansei de ver gente moendo equipamentos diversos, bom e ruins pelos mais diversos motivos….entre os principais,,, falta de conhecimento e excesso de confiança.
Pro Rubinho Barrichelo…a Ferrari dava problema!!!
- outubro 20, 2013 às 9:47 pm
Prezado Chaves…
Desculpe o comentário sucinto e em momento nenhum quis fazer comentário rude ou algo do tipo…
Em alguns aspectos concordo plenamente com vc,,,mas ultimamente esta historia de “DRONES” ta tao na moda que possuo um amigo que nunca se interessou ou conhece o minimo de “modelismo” e noções básicas de voo,,,e esta levantando quadricoptero em cima de festa de criança! Sim em festa de criança e quando contestei-o ainda veio me chamar de estraga prazer! Conheço tambem pessoas que trabalhavam com fotografia e filmagem,,, e ta todo mundo comprando equipamento! No FPV to a 3 anos e no aeromodelismo ha uns 25,,,,me considero cuidadoso, possuo equipamentos medianos pra bons,,, e mesmo assim hora ou outra passo alguns apertos!
Penso que tem bastante gente que decide entrar na brincadeira joga no google,,,,e aparece DJI NAZA……pensando que este equipamento seja a prova de falhas ,,,mas um exemplo básico que possa dar falsa noçao de segurança é o sinal de GPS ou falta dele….falta de CG do multirotor ou outras centenas de variáveis…
A proposito o zelador jogando no lixo o Phanton e a GOPRO foi ao maximo…ahahhahah..
Forte Abraço
- outubro 20, 2013 às 9:56 pm
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Danieeeeeeeel … essa droga de “palávras frias” é complicada ! A pessoa do outro lado não consegue “perceber o tom da voz e a cara durante a fala” !
Não leve para o lado “critico e rude” porque não foi … apenas enfatizei que o objetivo esta focado no equipamento !
E justamente, por ser um situação que a maioria fala “.. ah, NAZA … é top, essa não cai … ” e por ai vai; mas na verdade, o que mais tenho visto são situações envolvendo dois equipamentos em particular: “NAZA e o PHANTON (por acaso vem equipado de fábrica com NAZA”.
E como voce mesmo disse, tem muita gente que compra pensando que é um “brinquedo” e fica brincando no quintal de casa, pega as primeiras noções e sai voando para todo lado: praia, clube, condominio, festinha de amigos, etc…
Relaxa Daniel … eu e voce temos conceitos parecidos (somos chatos …kkkkk, em se tratando de modelismo); eu só estou há 40 anos no modelismo … rs.. já deu para viver muitas boas experiências, mas acho que nos ultimos 3 anos, a “segurança” já é praticamente inexistente nas pistas; todo mundo faz o que quer e, se for “puxa-saco do presidente da pista” ai sim que a coisa vira de ponta-cabeça !
Daniel Gomes disse:Prezado Chaves…
Desculpe o comentário sucinto e em momento nenhum quis fazer comentário rude ou algo do tipo…
Em alguns aspectos concordo plenamente com vc,,,mas ultimamente esta historia de “DRONES” ta tao na moda que possuo um amigo que nunca se interessou ou conhece o minimo de “modelismo” e noções básicas de voo,,,e esta levantando quadricoptero em cima de festa de criança! Sim em festa de criança e quando contestei-o ainda veio me chamar de estraga prazer! Conheço tambem pessoas que trabalhavam com fotografia e filmagem,,, e ta todo mundo comprando equipamento! No FPV to a 3 anos e no aeromodelismo ha uns 25,,,,me considero cuidadoso, possuo equipamentos medianos pra bons,,, e mesmo assim hora ou outra passo alguns apertos!
Penso que tem bastante gente que decide entrar na brincadeira joga no google,,,,e aparece DJI NAZA……pensando que este equipamento seja a prova de falhas ,,,mas um exemplo básico que possa dar falsa noçao de segurança é o sinal de GPS ou falta dele….falta de CG do multirotor ou outras centenas de variáveis…
A proposito o zelador jogando no lixo o Phanton e a GOPRO foi ao maximo…ahahhahah..
Forte Abraço
- outubro 20, 2013 às 10:02 pm
Eu já tive problemas com a NAZA M Lite em um Hexacoptero Mikrokopter, primeiro faz alguns voos voando perfeito, depois do voa menos de um minuto e despenca. Pensei ser algo como a programação dos ESCs, não era, refiz os cabos ficou um misterio. Troquei por Ardupilot que tem a programação de todos os ESCs de uma vez, mas ainda não está tão redondo quanto com a NAZA, embora tenha muito mais funções interessantes possíveis de controlar com a telemetria. Por outro lado, a DJI é uma empresa que em teoria tem responsabilidades, enquanto o Ardupilot é um projeto aberto.
- outubro 20, 2013 às 10:30 pm
Leandro, o que noto eh que o publico que compra equipamentos como o Phantom sao pessoas que nunca tiveram contato com aeromodelismo, por isso o numero elevado de incidentes relatados.
pessoal pega o “drone” e ja sai querendo voar na cabeca de todo mundo querendo se mostrar e dai vem tudo isso que esta se vendo por ai.
Infelizmente digo que isso vai aumentar e muito.
- outubro 20, 2013 às 10:40 pm
O problema maior é o local onde estas pessoas estão voando, exemplo esse cara do vídeo que sai com o Phanton da sacada de um prédio. Estão esquecendo do risco que os equipamentos oferecem. Se esse cara tivesse no meio do campo, onde não tem casas, etc. qual seria o problema de aprender a voar e espatifar o equipamento no chão, afinal todo mundo tem direito de aprender e paga o preço por isso, desde que se respeite os riscos. Acho que isso tinha que partir principalmente das empresas que vendem o equipamento, para que no futuro elas mesmo não sejam as maiores prejudicadas.
- outubro 20, 2013 às 11:18 pm
Concordo com vc William , já tenho um f450 e Phantom e nunca tive problema com a marca DJI o que acontece é o que vc falou muitas pessoas veem o aparelho sendo operado pensa que é fácil e já vai comprando e fazendo B…ta ai suja para quem tem responsabilidade.
william okamura disse:
Leandro, o que noto eh que o publico que compra equipamentos como o Phantom sao pessoas que nunca tiveram contato com aeromodelismo, por isso o numero elevado de incidentes relatados.
pessoal pega o “drone” e ja sai querendo voar na cabeca de todo mundo querendo se mostrar e dai vem tudo isso que esta se vendo por ai.
Infelizmente digo que isso vai aumentar e muito.
- outubro 20, 2013 às 11:23 pm
Fernando tbem concordo com vc , fui fazer um evento já estou na area de Filmagem Aérea quando vamos fazer um evento muitas pessoal querem saber aonde comprar sé é caro ai quando encontram o Phantom já vão comprando e voando sem a maior preocupação de peesquisar um pouco e seguir regras de segurança.
Fernando Luís Bianchi Erthal disse:
O problema maior é o local onde estas pessoas estão voando, exemplo esse cara do vídeo que sai com o Phanton da sacada de um prédio. Estão esquecendo do risco que os equipamentos oferecem. Se esse cara tivesse no meio do campo, onde não tem casas, etc. qual seria o problema de aprender a voar e espatifar o equipamento no chão, afinal todo mundo tem direito de aprender e paga o preço por isso, desde que se respeite os riscos. Acho que isso tinha que partir principalmente das empresas que vendem o equipamento, para que no futuro elas mesmo não sejam as maiores prejudicadas.
- outubro 20, 2013 às 11:27 pm
Leandro respondendo sua pergunta eu confio na marca só sou usuário acho que para ser confiável o negocio é respeitar a maquina so voar no momento certo e com segurança ai depois É SÓ ALEGRIA .
- outubro 20, 2013 às 11:35 pm
Eu acredito que a questão não é só “respeitar a maquina”. Diversos relatos que li e videos que eu assisti, foram de “pessoas profissionais que fazem foto / filmagem”, que sobem com equipamentos muito caros e bem por isso, fazem todo o procedimetno de segurança. Eu não estou falando do “curioso que compra liga e sai voando”. O que me chamou a atenção, foi exatamente, o fato ter ocorrido com pessoas “experientes em voos de drones”. O problema, repito, é “uma pane mecanida / elétrica” e naõ falta de habilidade do piloto ou má configuração.
Compreendam, eu naõ estou “criticando gratuitamente” o equipamento; apenas relatando um “problema visível e recorrente”.
Minha primeira placa foi uma KK2.
Depois uma APM 2.0 (que estou com ela até hoje).
Cheguei cogitar a ideia de comprar uma NAZA para testar … ou mesmo uma “que é um clone – a Zero UAV”. Mas com estes relatos, fiquei desanimado ! Vou mantendo a APM por aqui, até porque, por ser “open” tem muita gente fuçando e criando soluções; gosto dela … apenas sou muito curioso e vou comprando de qualquer marca para testar.
- outubro 21, 2013 às 3:06 am
Leandro, estou a bastante tempo utilizando a Naza V1, até agora só tive um único problema com a versão 3.12 “acho”, que ficou bastante instável, mas como percebi logo em solo não realizei vôo nenhum enquanto não chegou a próxima versão do firmware, que saiu pouco tempo depois, acredito por diversos eventos que ocorrem com a atualização 3.12, não lembro bem se era a 3.12, mas enfim, lembro também que a maioria dos Phantom vinha com esta versão de fábrica, o que pode não ser mera coincidência o fato de tantos problemas acontecerem com este equipamento. Acredito que como boa parte das pessoas que adquiriram este equipamento eram exatamente como foi dito, não tinham conhecimento, portanto, não fizeram nem a atualização da firmware, e resultado que os problemas continuam acontecendo. O mais engraçado é que realmente quando surgiram os Phantom aumentaram os relatos de problemas com as NAZA, e isso é fato.
- outubro 21, 2013 às 12:55 pm
Vou concordar com o meu xará Sergio, tb voo NAZA em um QAV500 e nunca tive problemas, só que demorei quase 6 meses para iniciar no FPV depois de muito estudo em vídeos internacionais(ja que em português só com reza forte) , iniciei primeiro com um SW e depois como constatei que aqui no RJ fica perigoso voar passei para os quadris, que voam baixo e perto (pelo menos deveriam) . Gostaria sinceramente que a turma gostasse mais de fazer videos e tutoriais sobre o nosso hobby do que ficar debatendo tudo que aparece de de m……que os que deveriam estar nas suas casas procurando outra coisa para se dedicar…..
OBS : Fui instrutor de Helis e com 45 anos de aeromodelismo….(começando com U-Control no Tamanco A e B os saudosistas devem recordar…..kkkkkkk……ABS
Sérgio Cruz disse:
Concordo com vc William , já tenho um f450 e Phantom e nunca tive problema com a marca DJI o que acontece é o que vc falou muitas pessoas veem o aparelho sendo operado pensa que é fácil e já vai comprando e fazendo B…ta ai suja para quem tem responsabilidade.
william okamura disse:
Leandro, o que noto eh que o publico que compra equipamentos como o Phantom sao pessoas que nunca tiveram contato com aeromodelismo, por isso o numero elevado de incidentes relatados.
pessoal pega o “drone” e ja sai querendo voar na cabeca de todo mundo querendo se mostrar e dai vem tudo isso que esta se vendo por ai.
Infelizmente digo que isso vai aumentar e muito.
- outubro 21, 2013 às 1:10 pm
Pois é Capa …
meu primeiro modelo foi (aos 13 anos) um Tamanco A U/C com motor WB 15 (diesel) …. quebrei uns 3 destes e ai construi um Aspirante … ohhhhhhhhhhhhhh aquilo era uma maravilha ! Fiz vários dele e somente aos 18 anos comprei meu primeiro rádiocontrole: Futaba Atack 4 … e montei um Ugly Stick com motor Enya .61 com pipa … com esse modelo (eu montava e deixava de reserva vários) eu voei bem uns 30 anos e ai todo final de semana era voar o dia todo e no final do dia “caça-a-raposa” (que nem sempre terminava muito bem ..rs.. mas tinha outros lá na parede para transferir a eletronica e vamos voar !).
Enfim, era outro modelismo, outro tipo de clube, outro tipo de diversão … a coisa sofisticou demais ! rs
No FPV fico assistindo vídeos aqui e fora … e vendo o que cada “controladora” oferece de vantagens e desvantagens.
O maior problema que enfrento no Brasil é a indisponibilidade de informações e muitas vezes, as informações existentes são imprecisas ou erradas ! Enfim … ônus da globalização.
Eu me preocupo muito, antes de passar uma informação ! Por isso , muitas vezes, mais lento que a ansiedade das pessoas, mas, como “não sou especialista o assunto, não importo para revender, não sou lá grande conhecedor” preciso fazer do jeito “how to” sem aprofundar na técnica. Mas gostaria muito de que mais pessoas participassem e fizessem o mesmo … não só “falando que é maravilhoso e que tudo funciona” (o dele) mas o que a marca efetivamente oferece e faz !
Capanema RJ disse:Vou concordar com o meu xará Sergio, tb voo NAZA em um QAV500 e nunca tive problemas, só que demorei quase 6 meses para iniciar no FPV depois de muito estudo em vídeos internacionais(ja que em português só com reza forte) , iniciei primeiro com um SW e depois como constatei que aqui no RJ fica perigoso voar passei para os quadris, que voam baixo e perto (pelo menos deveriam) . Gostaria sinceramente que a turma gostasse mais de fazer videos e tutoriais sobre o nosso hobby do que ficar debatendo tudo que aparece de de m……que os que deveriam estar nas suas casas procurando outra coisa para se dedicar…..
OBS : Fui instrutor de Helis e com 45 anos de aeromodelismo….(começando com U-Control no Tamanco A e B os saudosistas devem recordar…..kkkkkkk……ABS
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