› Fóruns › Específicos › Plataformas › O que fazer para melhorar o tempo de voo de um Dji Phantom?
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- outubro 31, 2013 às 11:34 pm
Olá pessoal, sou novo no fórum e na arte de pilotar.. Recentemente comprei um multi-rotor Phantom e solicitei a instalação de um sistema UHF (Dragonlink); um sistema de FPV 1.2 Ghz; OSD e um rádio 9xr além de algumas baterias de lipo e uma Gopro.. Minha intenção era poder voar pelo menos uns 10 minutos como é anunciado pelo fabricante do aparelho, no entanto, constatei que os itens de FPV e gravação de vídeo estão reduzindo o tempo para meros 6 minutos..
Encomendei hélices de 9″ e um conjunto de hélices com 3pás 3x8x4,5…já pensei em aumentar a força do motor, mas tem o problema do ESC de 18A…
O que me sugerem para melhorar o tempo de voo com essa configuração que apresentei? Desde já, agradeço.
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- novembro 1, 2013 às 12:24 am
Sugiro comprar hélices de carbono 100% do mesmo tamanho que as originais
e o kit para colocar duas baterias que vende no ML. Bons voos.
Use baterias nanoTek 45/90c 2200mAh…pois as originais dele são bem mais caras.
- novembro 3, 2013 às 8:29 pm
Olá Jeferson, desculpe a demora em responder.. já encomendei um kit para colocar duas baterias e um conjunto de hélices.
Também já instalei um medidor de tensão para monitorar a carga da bateria.. Como estou utilizando um hero 3 black, vou ter que investir num microphone mini para saber quando soa o alarme de bateria…
Abração
Jeferson Cesar Noronha disse:
Sugiro comprar hélices de carbono 100% do mesmo tamanho que as originais
e o kit para colocar duas baterias que vende no ML. Bons voos.
Use baterias nanoTek 45/90c 2200mAh…pois as originais dele são bem mais caras.
- novembro 5, 2013 às 11:07 am
Na minha opinião será difícil você alcançar esta autonomia, porque o que você colocou consome corrente e aumenta o peso. A autonomia é inversamente proporcional ao peso, ou seja, quanto menor o peso, maior autonomia. Se você precisa de mais payload, então precisa aumentar a potência e isso será conseguida com troca dos motores.
Se você adicionar mais uma bateria estará aumentando o peso e a a autonomia não será proporcional aos mAh que você adicionou.Para tentar ajudar recomendo que o seu sistema de FPV e câmera sejam alimentados por uma bateria (800 a 1000mA) independente da principal.
- novembro 5, 2013 às 11:33 am
Magneto, voce tem alguma dica de motor ? O Tiger ?
- novembro 5, 2013 às 2:25 pm
Tem lógica… mas é possível aumentar a potência dos motores sem mexer no ESC de 18A?
Abs
Cesar (Magneto) disse:
Na minha opinião será difícil você alcançar esta autonomia, porque o que você colocou consome corrente e aumenta o peso. A autonomia é inversamente proporcional ao peso, ou seja, quanto menor o peso, maior autonomia. Se você precisa de mais payload, então precisa aumentar a potência e isso será conseguida com troca dos motores.
Se você adicionar mais uma bateria estará aumentando o peso e a a autonomia não será proporcional aos mAh que você adicionou.Para tentar ajudar recomendo que o seu sistema de FPV e câmera sejam alimentados por uma bateria (800 a 1000mA) independente da principal.
- novembro 11, 2013 às 4:13 pm
Sebastião, depois posta o resultado dos testes com o kit para duas baterias. Eu vi no youtube o povo falando que conseguiu mais de 10 minutos com sistema de fpv convencional, gopro e essas duas baterias kit. Eu só queria saber se o phantom voa bem com isso.
Encomendei um Phantom com kit de FPV Fatshark Attitude e gopro. Espero conseguir mais de 6 minutos, mas sei que 10 é apenas para o phantom nú.
- novembro 11, 2013 às 5:54 pm
E aí Luiz tudo bom, no primeiro teste consegui 9 minutos com duas baterias. Importante salientar que eu configurei o alarme de baixa tensão para 3.6 volts por célula.. momento em que pousei o Phantom. O meu sistema de FPV é de 1000w, que gasta um pouco mais que outros sistemas.. Também equipei o Phantom com os protetores de hélices (75gr). O peso total com 2 baterias e as demais tralhas foi de 1350 gramas..
Não pude realizar o teste em campo aberto, o que forçou mais o sistema de GPS e portanto, os motores trabalharam mais (acredito eu).. Talvez num ambiente diferente eu conseguisse até mais autonomia.. Um detalhe importante é a temperatura dos motores no final do voo.. como não tenho ainda um termômetro laser, não posso dizer se chegou aos 70 graus.. mas pelo tato, acho que não aqueceu muito.
O voo nesse ambiente fechado não deu uma ideia de maleabilidade mas deu para notar que o peso atrapalha um pouco na retomada da altitude.. mas te garanto que é infinitamente melhor assim que você não ter tensão suficiente para pousar e o aparelho acabar se precipitando no chão como ocorreu comigo numa altura de 7 metros, quando não pude retomar a altitude por falta de bateria.. Por isso, aconselho comprar um medidor de tensão com alarme sonoro para configurar o valor mínimo para pousar em segurança..
Abs
Sebastião
Luiz Tanajura disse:
Sebastião, depois posta o resultado dos testes com o kit para duas baterias. Eu vi no youtube o povo falando que conseguiu mais de 10 minutos com sistema de fpv convencional, gopro e essas duas baterias kit. Eu só queria saber se o phantom voa bem com isso.
Encomendei um Phantom com kit de FPV Fatshark Attitude e gopro. Espero conseguir mais de 6 minutos, mas sei que 10 é apenas para o phantom nú.
- novembro 11, 2013 às 10:08 pm
procure no rcgroups um tópico chamado “Build Log DJI X8 Phantom” do HGT. Lá ele ensina um mod bem fácil de fazer. Basicamente, abra seu Phantom e mete a dremel na carcaça dele para abrir mais espaço (fiquei com uma baita pena mas fiz no meu, mas logo em seguida encomendei uma carenagem nova que está guardada aqui…). Com o compartimento da bateria alargado, faça um cabo “Y” e compre 2 baterias de 1500mAh (comprei duas nano-techs na HK).
Ontem voei por quase 10 min (não tenho certeza porque esqueci de marcar o tempo da decolagem mas vou checar depois no video que gravei). Meu Phantom pesa 1.2kg com Tarot T-2D + GP3 e VTX de 600mW
Você pode optar por baterias ligeiramente maiores, mas estará comprometendo peso/autonomia. Preferi tentar com baterias menores e gostei do resultado.
- novembro 20, 2013 às 12:30 am
Olá Renato, desculpe a demora para responder. Acho que vou fazer o que disse.. eu não estou gostando de utilizar duas baterias de 2200.. ficou muito pesado e os motores não estão dando conta do recado.
Abs
Renato Elias disse:
procure no rcgroups um tópico chamado “Build Log DJI X8 Phantom” do HGT. Lá ele ensina um mod bem fácil de fazer. Basicamente, abra seu Phantom e mete a dremel na carcaça dele para abrir mais espaço (fiquei com uma baita pena mas fiz no meu, mas logo em seguida encomendei uma carenagem nova que está guardada aqui…). Com o compartimento da bateria alargado, faça um cabo “Y” e compre 2 baterias de 1500mAh (comprei duas nano-techs na HK).
Ontem voei por quase 10 min (não tenho certeza porque esqueci de marcar o tempo da decolagem mas vou checar depois no video que gravei). Meu Phantom pesa 1.2kg com Tarot T-2D + GP3 e VTX de 600mW
Você pode optar por baterias ligeiramente maiores, mas estará comprometendo peso/autonomia. Preferi tentar com baterias menores e gostei do resultado.
- novembro 24, 2013 às 11:59 pm
Hoje fiz um segundo vôo com duas baterias de 1500 (não vôo com a frequência que gostaria…)
9:40 minutos com a carga que citei anteriormente. Não tenho AUW dele mas chuto que esteja em torno de 1280 gr
http://www.flytrex.com/mission/quadcopter-dji-phantom-renato-elias-4801/
- novembro 25, 2013 às 12:06 am
Olá Renato, parabéns pelo ótimo desempenho!
- fevereiro 7, 2014 às 5:34 pm
OLá Sebastião e à todos do grupo!
Comprei recentemente um Phantom (minha primeira experiencia com quadricópteros). Ja encomendei o suporte para duas baterias e o cabo “Y” para ligar as mesmas. Estou usando uma GoPro Hero 3 tbm para filmagens.
Quero muito instalar um sistema de FPV nele, porém ainda não entendo muito do assunto.
Seria possível você me passar os equipamentos de FPV que você usou no teu Phantom?
Desde ja agradeço….abraço!
- fevereiro 12, 2014 às 12:22 am
Olá Fernando, tudo bom?
Desculpe a demora em responder pois estava viajando.. eu instalei um transmissor e receptor de vídeo 1.2 Ghz Lawmate 8 canais e antenas originais para transmissão de vídeo e um óculos fatshark para visualizar a imagem. Também comprei um monitor de 7″ mas ainda não tive tempo de experimenta-lo. Aconselho fazer mais perguntas neste fórum pois também sou iniciante e não tenho como orienta-lo da melhor maneira.
Tem muitos vídeos no You tube onde os caras utilizam apenas o óculos com o transmissor próprio e funciona muito bem.Abs
Sebastião
- fevereiro 12, 2014 às 11:53 am
O meu eu troquei essa semana os motores e helices, coloquei os motores antigravit e helice do phantom 2 de 9.3, antes com gimbal e uma bateria dava 4 minutos agora da 7 e quando uso 2 baterias chego aos 12 minutos.
- fevereiro 12, 2014 às 12:43 pm
Tranquilo Sebastião, toda ajuda é bem vinda nessa hora!
Então, to pensando em adquirir mesmo esse equipamento da lawmate, pois o mestre Juverto ja me disse uma vez ser uma das melhores marcas de equipamentos pra FPV.
Como disse anteriormente, ja comprei o suporte para colocar duas baterias em vôo pra aumentar o tempo. Comprei essa semana também um gimbal, não é dos melhores mas acredito que conseguirei um resultado satisfatorio por enquanto.
Sobre a resposta do Julio César neis, eu tbm penso em modificar os motores do meu futuramente, colocar hélices de carbono também, acredito darem uma estabilidade maior no voo. Julio, se for possível, me passe o site que você comprou os motores pro teu Phantom.
Isso aí galera, vamos continuar em contato e publicando os upgrades em nossos equipamentos. Assim que instalar meu gimbal e outros acessórios que encomendei, postarei fotos.
Abs.
Fernando!
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