› Fóruns › Equipamentos › Mini QUAD – Evolução
- Este tópico está vazio.
- novembro 30, 2013 às 9:41 pm
Depois de aderir aos multirotores e brincar bastante com o Micro Quad FPV deste tópico aqui (http://fpvbrasil.com.br/forum/topics/micro-fpv-come-ando) resolvi partir para um um pouquinho maior. Comprei o kit do X230 da HK e curti bastante.
Cheguei a fazer um gimbal ultra-leve em balsa e fibra de vidro pra ele e inclusive fiz uns videozinhos com ele.
- Replies
-
- novembro 30, 2013 às 9:43 pm
O problema é que esse tal de X230 é feio pa caramba, parece uma torre voadora, sem contar que eu tava sofrendo com míseros 5 minutos de vôo (às vezes nem isso).
Resolvi então comprar um frame mais bonitinho e investir em motores e ESC’s melhores.
O frame escolhido foi este aqui. Um mini spider 250.
Os motores, estes aqui. ZMR 1804 2400KV
O resultado foi o seguinte. Esteticamente muito melhor, sem contar que os novos motores permitiram 6 minutos de vôo junto com a GoPRO.
- novembro 30, 2013 às 9:48 pm
Como não gostei da qualidade da transmissão em tempo real da GoPro e o quad não suporta mais peso, resolvi tirar ela de campo e colocar uma micro câmera no lugar.
Além da qualidade de imagem melhorar muito, ainda ganhei mais 2 minutos de autonomia em função da redução de peso. Deu 08:15 Até um dos motores cortar. Já mudei o cronômetro do rádio de 5 para 7 minutos de vôo seguro.
Estava bem satisfeito, até a MultiWii Pro simplesmente parar de funcionar. Não que ela estivesse fazendo maravilhas por ele mas ao menos voava. Tentei de tudo, em vão, e me convenci de que não tinha saída e aproveitei a desculpa para investir em uma NAZA Lite com GPS.
O status atual do negócio é esse aí
Hoje fiz o primeiro videozinho voando em 3a. pessoa. Por hora satisfeito vezes 10!!!!!
- novembro 30, 2013 às 11:37 pm
Cara ficou muito bom este teu quad, tenho um phantom e gosto bastante dele porem estava pensando em montar um quad com mais funções, tipo way points e telemetria. Estava pensando em utilizar uma multiwii ou uma apm 2.5 que no qual e mais cara. Qual sua opinião sobre essa multiwii?
- dezembro 1, 2013 às 2:08 pm
Cara, tu usa pra FPV? Se sim, podes investir em algum OSD que te passe os dados de telemetria para a tela.
Sobre placas, falam muito bem dessa APM. Multiwii PRO da HK eu tive uma e não quero ouvir falar nunca mais.
- dezembro 1, 2013 às 2:45 pm
Estou utilizando para FPV porém, para que o meu phantom faça tudo que eu quero sai bem caro. Da pra montar um quad novo com uma apm 2.5, os assessórios da dji são meio caros. Acho que vou optar por utilizar uma apm 2.5.- dezembro 1, 2013 às 9:10 pm
Bom, não sei quais as funções da APM. Não sinto falta de waypoints, mas penso em colocar um mini osd para acompanhar algumas informações do vôo.
- dezembro 2, 2013 às 12:48 am
Esta versão não aceita osd da DJI somente de outra marca trabalhando separadamente. Quanto a placa apm 2.5, tem muitas funções, como way points, altitude hold, hold position, return to home, auto land, e outras funções mais estas são as que eu acho mais interessantes. Também tem telemetria via radio, onde você acompanha ao vivo na estação o deslocamento do quad ou aero, no mapa.
- dezembro 2, 2013 às 1:21 am
É isso aí tem no Mission Planer. A Multiwii Pro aceitava MegaPirate, mas nunca usei.
Estou apaixonado pela Naza. Fora de série!
- dezembro 7, 2013 às 6:43 pm
Fala Rafael!
Ficou top seu Quad, parabéns! deu tudo certo com a Naza?
Abraços!
- dezembro 7, 2013 às 7:58 pm
Alexandre, ficou muito bom sim. Apenas algumas coisas não consegui ajustar ainda que são:1. Curti os sistemas de segurança para bateria baixa mas ainda não consegui ajustar os níveis de tensão para aproveitar bem a bateria. Mas tô no caminho.
2. RTH. Nas duas vezes que ativei ele subiu e foi pra outro lado. Esse eu realmente não entendi ainda.
3. No modo GPS algumas vezes ele fica voando em círculos cada vez maiores. Também não entendi essa.
Se tiveres algumas idéias agradeço.
- dezembro 7, 2013 às 9:06 pm
Olá Rafael, acho que este problema com seu quad tem relação com a declinação magnética. No phantom li artigos que falavam sobre girar a antena do gps alguns graus para uma determinada direção.- dezembro 8, 2013 às 3:27 pm
Ontem calibrei tudo, girei o gps uns 20 graus (no olho mesmo) no sentido anti horário e fui pra beira da praia. Ficou estranho. Aí calibrei de novo no local e melhorou bastante. Nada comparado as promessas de ficar “travado”, talvez por ser um frame pequeno. Mas ainda assim muito melhor que multiwii.Não sei se me dou por satisfeito ou eh isso aí mesmo.
Agora falta o Rth. Não consegui ir ainda a um lugar grande o suficiente para testar sem riscos. Até então a precisão pareceu muito tosca. Vamos ver agora.
- dezembro 8, 2013 às 3:29 pm
Em tempo. A naza tá bem no centro do quad, posicao XYZ do GPS correta, as hélices totalmente balanceadas, e o ganho ajustável nas chaves proporcionais traseiras do Aurora 9. Então se não der, ferrou.- dezembro 8, 2013 às 10:24 pm
Fala Rafael!
Cara, quanto ao “Toilet Bowl Effect” (Voar em círculos) Dê uma olhada na página 37 no manual da Naza, a declinação magnética é crucial para uma boa estabilização, você precisa calibrar -20 Graus exatamente e refazer a calibração.
Talvez o problema do seu RTH esteja relacionado ao erro na declinação magnética.
Sobre o sistema de proteção de tensão, isso é uma ciência kkkk Mas não tem segredo não, devagar você acerta!
Sim, meu mini quad x250 fica completamente Travado no AR, o tamanho do frame não é o problema, é questão de regularem e paciência mesmo.
Abraços!
Rafael Ritter disse:
Alexandre, ficou muito bom sim. Apenas algumas coisas não consegui ajustar ainda que são:1. Curti os sistemas de segurança para bateria baixa mas ainda não consegui ajustar os níveis de tensão para aproveitar bem a bateria. Mas tô no caminho.
2. RTH. Nas duas vezes que ativei ele subiu e foi pra outro lado. Esse eu realmente não entendi ainda.
3. No modo GPS algumas vezes ele fica voando em círculos cada vez maiores. Também não entendi essa.
Se tiveres algumas idéias agradeço.
- dezembro 9, 2013 às 1:38 pm
Alexandre, obrigado pelas dicas.
No próximo final de semana seguirei testando.
Tu falaste que no teu mini frame consegues algo em torno de 15min de autonomia. Terias como me passar a configuração dele? Não tenho conseguido mais do que 8min e alguma coisa.
- Você deve fazer login para responder a este tópico.