Projeto Quadcoptero

Fóruns Projeto Quadcoptero

• Este tópico está vazio.
    Bom dia pessoal, meu nome é Eduardo, sou técnico em eletrônica e estou no último semestre da faculdade de eletrônica. Conheci este site/fórum pois pretendo ter um sistema FPV no meu quad mas como já vi que tem um pessoal aí com um alto nível de conhecimento vou explicar meu projeto inteiro e quem sabe não receba umas dicas sobre a outra parte também…

Pois bem, meu TCC será o controle de estabilidade de um quadcoptero. Estou usando um PIC18F4550(item obrigatório) e o acelerômetro/gyros MPU6050. A ideia é que o PIC tenha uma rotina de estabilidade que só será interrompida pelo controle RC.

Aí começam a surgir ideias de como inovar em alguns quesitos. A ideia do FPV é que seja via WIFI , para que eu tenha fácil acesso às imagens por um celular. O problema é que eu entendo muito pouco de wifi. Não sei se preciso jogar as imagens no ar, e o meu celular busca-lás, ou se eu consigo um modo de jogá-las numa URL (streaming) e meu celular buscar um URL ( o que seria MUITO mais fácil e mais legal, pois qualquer um poderia assistir.) e como eu poderia incrementar um OSD nisto?

Eu tenho aqui em casa uma camêra NTSC/PAL, é possível usa-lá?

Segundo , mas não menos importante, já que quero usar um celular, pensei em fazer dele o próprio RC ( rádio controle). Até ai não teria problemas, eu posso enviar uma string digital, com um devido CRC caso necessário e acredito que não terei problemas com interferência. A minha dúvida nisto é : Isso ainda não existe por que? Não é um sistema confiável? eu acredito que um wifi alcance 100metros sem problemas.

As minhas principais dúvidas são essas pessoal , estou aberto a sugestões, críticas, dúvidas, ajuda, e tudo mais. Infelizmente meu TCC calhou no semestre de copa do mundo, então está bem apertada a agenda, qualquer ajuda será muito bem vinda e terá seus devidos créditos no documento e apresentação final.

Obrigado pela atenção.

Visualizando 3 respostas - 1 até 3 (de um total de 3)
  • Replies
    Wagner Nunes
    Membro
    none
    Fala eduardo, beleza velho? Cara, na verdade isso ja existe, teu projeto ta parecendo muito o ardrone…

Olá Eduardo, recentemente ajudei uma amiga a desenvolver um TCC parecido com o seu. Sou Engº Mecatrônico e para mim foi muito bom passar para ela as informações e coletar um pouco mais de aprendizado também.

Este não é um projeto fácil, não nos modos que vc está citando! 

– Escrever toda a programação para o PIC / ou compartilhar com alguém.

– Entender as características de funcionamento de um quadricóptero e seus componentes.

– Analisar o histórico da tecnologia existente, porque a maioria dos fabricantes de Controladoras de Voo não utilizam o PIC?

– Porque utilizar o PIC neste projeto se torna viável?

– Testar…testar…testar!!!

Não, vc não conseguirá um alcance de 100m entre dispositivos WiFi (consulte qq fórum sobre as câmeras GoPro WiFi e veja as respostas sobre este assunto… além do mais, que confiança vc tem num sinal WiFi de celular para controle RC???

A maioria dos “entusiastas” que lançam esta ideia estão economizando em que? Num rádio (RC) de 50 dólares?

Um quadricóptero desgovernado se torna uma ARMA… as vezes até mesmo governado!

O TCC da minha amiga ficou baseado no equipamento como um todo (mecânica, elétrica, eletrônica, dinâmica de voo e Regulamentação do Uso do Equipamento). Desta forma eles fizeram um estudo de todo o equipamento, detalhando cada parte, analisando o programa “existente” em ARDUINO, montando o quadricóptero e apresentando o trabalho na faculdade.

Sds.

Wagner Nunes  : Oi Wagner, na realidade já deve existir mesmo mas a intenção doTCC é desenvolver uma lógica de controleprópria. O FPV e o sistema Wifi seria um “plus”.

Roberto Bonfim : Oi Roberto, que bom saber que tem alguém mais avançado no assunto ! 

respondendo os pontos que você citou :

Eu ainda não comecei a programar, mas acredito que o pior será o pwm do PIC.

As características de um Quad eu creio já ter lido tudo o que possa ter, venho pesquisando este projeto a mais de um ano.

A maioria dos fabricantes usa outros microcontroladores por causa do PWM, o PIC18F4550 possui apenas 2, quando são necessários 4. Irei utilizar os meus 2 e criar outros 2 a partir dos timers disponíveis. Só pode ser esta a razão pois 48Mhz é velocidade demais !

Infelizmente não acho que se torna viável utilizar o PIC, mas é obrigatório para meu TCC. =(

Quanto ao Wifi, eu vou pesquisar este nome que sugeriu, mas eu não acho uma tecnologia tão ruim quanto você diz. Vai muito do que você usa também, meu roteador de casa funciona lá do ponto de ônibus que deve ter uns 60~70m e funciona com sinal cheio,porém , no meu antigo celular não pegava quando eu estava na casa do meu amigo logo em frente!

Eu insisto na ideia pois temos um rádio (RC) e já testei ele no osciloscópio. O que vi foram diversas larguras de pulso, com a mesma amplitude. Não acho que será uma tarefa fácil “interpretar” essas larguras de pulso, se fosse uma string digital seria MUITO mais simples.

Por último, eu também iria usar módulos ARDUINO, mas cai de novo na obrigatoriedade do PIC18F4550. =(

Enfim, independente do controle ser via Wifi, acha possível eu capturar as imagens  jogar direto numa URL a fim de fazer um streaming? Isso seria algo MUITO bacana, pois como já disse, iria poder fazer a nossa apresentação a nível mundial ! 

Obrigado pelas respostas por enquanto.

Visualizando 3 respostas - 1 até 3 (de um total de 3)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.