X8R ou L9R ?

Fóruns Equipamentos X8R ou L9R ?

Meus amigos, estou finalizando meus dois projetos para FPV, um hexa tarot e um skyeye da HK. Com o hexa não irei longe, 1000 metros em fpv voando de multirotor já é mais que suficiente. Já no skyeye, quero ir um pouco mais longe, porem sempre fui fascinado em ir alto, então quero subir….

O hexa não vou usar OSD, pelo menos por enquanto. Já num o skyeye vou usar o cyclops storm, e quero a informação de RSSI.

Minhas dúvidas é ais seguintes….

Quais dos receptores para minhas aplicações é recomendado? Meu rádio é um taranis!

Abs

Visualizando 15 respostas - 1 até 15 (de um total de 19)
  • Replies

Boa dia Thiago, pelo fator alcance eu iria de cara no L9R, todavia, o L9R não tem telemetria, contudo se for utilizar OSD poderá optar por mandar a telemetria pelo vídeo.O L9R tem saída de RSSI, basta injetar no seu OSD…essa é a principal diferença que eu vejo, então como disse que não vai usar OSD  no multi, eu utilizaria o X8R, para ter por baixo uma tensão da bateria de voo e no aero que estará com OSD você pode usar o L9R, a FR fala em 4 km mas sabemos que na realidade é mais complexo….se quiser distancias maior que estas,aconselho a utilizar o encaixe de modulo que o taranis tem para acoplar um Immersion para JR(EZUHF)… 

Obrigado amigo! Importante saber a tensão da bateria no hexa, então com o 8x posso ter essa informação correto? Mas não preciso comprar aquele Hub da FrSky para acoplar-se junto ao receptor e ao sensor de bateria, basta apenas o sensor conectado no receptor e pronto correto?

Ou aquele sensor de monitora células por células e enviando a tensão individualmente para o display do rádio! Existe esse sensor?

Cara eu mesmo faço meus sensores de tensão e não gasto 50 centavos pra fazer, nada mais é que um divisor de tensão que converte a tensao da lipo utilizada, para um range de 3.3V que é o max aceitado pelo rx…mais que isso ele queima…não precisa de hub nem nada….vc só precisa de um resistor de 1,5k…um de 10k e um capacitor ceramico 104….com isso seu leitor suporta ate 6S de bat….vou tirar uma foto da ligacao e posto depois pra ficar mais claro…

O fio vermelho da foto vai para o positivo da bateria, o branco vai ou no A1 do Rx ou no A2….o preto vai no G da porta que escolheu(A1, A2).

Obs: Essas imagens não são minhas.

Nossa, muito simples! Bom, vou comprar um 9r e dois 8r.

Um 9r vai para o skyeye, um 8r no hexa e o outro 8r em um motoplanador albatroz da EMSModel com 4m de env, nele vou instalar um vario….

Como deseja planeio te aconselho a utilização deste, é um pouco mais caro mais dispensa o HUB e a precisão para as térmicas fica show

http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__42311__FrSky_Variometer_Sensor_w_Smart_Port_High_Precision_Version_.html?strSearch=frsky%20variometer

Hum é exatamente esse que eu estava de olho! Vai ser ele mesmo!

Aproveitando o embalo…. o ue você acha daquelas mini câmeras ? Sei que as boas são CCD, mas aquele outro tipo, são boas também?

Para o que gravação ou reprodução ao vivo do voo?

Reprodução ao vivo junto a um VTX da ImmersionRc.

Para gravação, estou usando uma mobius, mas estou pensando em comprar umas dessas câmeras parecidas com gopro. Pois quero comprar um gimbal tarot e a mobius não é compatível.

Cara camera tem muitas se der uma pesquisada aqui pelo forum vai ver muita coisa, eu uso uma CCD de 600L simples…agora quanto a camera de gravação ideia que te dou sai fora de Xtrax, SJ5000 …..e copias limitadas… junta um pouco mais de dinheiro e pega uma gopro hero3+ o resto e só stress…se ficar na mobius acho que vai ser melhor…

Stefano, irei lhe incomodar mais uma vez! Com relação ao X8r, achei o receptor D8R II Plus também com telemétrica mais em conta. Ele deixa a desejar em relação ao X8R?

Porque ser o D8R puder me informar o que eu quero, como tensão de bateria no hexa, e no motoplanador o sinal do variometro, fico com o D8R.

Cara o D8R-II PLUS é um rx que foi feito para operar com os modulos DJT, o seu taranis vem com modulo XJT, nada impede do D8R trabalhar com o taranis contudo ele só suporta 8 ch…ja o X8R ele são 8 canais fisicos, contudo no protocolo vão 16ch, vc pode usar das seguintes maneira:

1 – Usar dois rx X8R simultaneos, 1 recebendo de 1-8 e o outro de 9-16;

2- Todos os 16ch simultaneos via PPM, placas estabilizadoras (naza, pixhawk/APM, entre outras) suportam que vc entre com todos canais multiplexados, que é o PPM, o D8R-II XP permite fazer isso também, contudo 8ch apenas. O D8R-II PLUS pode ser atualizado para trabalhar da mesma forma, mas vc precisara de maior conhecimento, e um programador para atualiza-lo…

3 – Misturando as duas formas 8 ch vc usa fisico e os outros 8 multiplexados…

Tenho varios D8R porem quando comprei eles eram os melhores da FR, hj só compraria o X8R, lembrando que ele só funciona com modulo XJT, devido ao novo protocolo…

Qualquer Duvida estamos ai..

Outra forma que esqueci são os desmultiplexadores independetes, pode parecer brincadeira mais no seu motoplanador eu usaria facil facil 8 ch ou mais…

1 – AileronEsq

2 – AileronDir

3 – Profundor 1 

4 – Profundor 2

5 – Leme

6 – Flap 1 

7 – Flap 2

8 – Motor

9 – Spoiller (Não Sei se vai ter)

Outra questao que seria muito interessante, é que esse aero é grande, extensões longas geram perdas e interferencias nos sinais, o protocolo multiplexado do X8R, vc pode mandar por exemplo um cabo so para asa esquerda e ligar tudo flap, aileron, spoiler, com o auxilio de um desmultiplexador, então vc diminui as perdas, e facilita muito a montagem, pois ao inves de usar por exemplo 3 cabos na asa vc usa 1 so, na hora de mandar pra cauda vc com apenas um cabo liga os profundores e o leme…

http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__37953__FrSky_4_Channel_S_BUS_to_PWM_Decoder.html

É por isso que gosto tanto da FrSky, uso a mais de 4 anos sem nenhum problema, sempre com soluções praticas e inteligente…

Qualquer coisa só perguntar…

Stefano, estou mais que convencido que X8 e L9 são hoje as melhores opções de receptores FrSky, e vai ser eles mesmo!

Só mais uma dúvida! No X8, apenas posso utilizar um sensor, ou mais de um? Por exemplo, vario e sensor de temperatura!

Pode, mas corrigindo um equivoco meu, o X8R ele aceita telemetria, porem não possui entradas analógicas, com isso todos os sensores da telemetria devem ser com a comunicação digital(Smart Port), com isso aquele sensor que te ensinei a fazer nos post anteriores não funciona neste RX, só funciona nos que tiverem as portas analógicas (A1 e A2)… vc até pode adcionar portas analogicas nele com este conversor (http://www.frsky-rc.com/download/view.php?sort=&down=156&file=S.Port%20to%20UART%20Converter), porem dentre comprar o conversor pra fazer a medição da bat, te aconselho a comprar o medidor ja pronto pq vai te dar celula a celula, e como citei para o X8R, tem que ser todos sensores com smart port, no caso estão todos aqui:

http://www.frsky-rc.com/product/category.php?cate_id=35

No caso o smart port trabalha com cascateamento, ou seja sai do RX vai para um sensor, ai sai deste sensor e vai pro proximo…e por ai vai…

Visualizando 15 respostas - 1 até 15 (de um total de 19)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.