› Fóruns › Projetos DIY › Fazendo um frame 250 em fibra de carbono
- Este tópico está vazio.
- janeiro 27, 2015 às 10:38 pm
Quando o cara tem síndrome de Prof. Pardal não tem jeito. Assim que o negócio fica bom surge uma idéia para continuar com a função.
Desta vez foi com o frame que eu impliquei. Tava tudo meio improvisado e resolvi fazer um novo que permitisse até bateria 3S 2200 e que tivesse espaço para uma camera CCD e uma Mobius. A inspiração surgiu da TBS Discovery, mas com dimensões bem menores, claro.
A primeria coisa a fazer foi desenhar o frame básico à mão, depois passar pro compurador e em seguida fazer os 3 layers que compõem o frame.
- Replies
-
- janeiro 27, 2015 às 10:39 pm
-
Com a planta e a matéria prima em mãos, hora de cortar e montar o primeiro protótipo para verificar erros e melhorar o que tiver que melhorar, antes de partir pro conjunto definitivo.
Para fazer os cortes, imprimi a planta em papel A4 e colei com cola branca sobre a chapa de fibra. Depois de cortado é só molhar que sai tudo
Com base neste protótipo, percebi que teria que aumentar a base pros motores, para permitir futuramente o uso de motores um pouco maiores, como os 1806. Também recuei a CCD pois não havia necessidade de avançá-la tanto quanto a Mobius.
Também percebi que poderia colocar o ESC 4in1 abaixo da controladora e liberar espaço para colocar o receptor em um local melhor.
- janeiro 27, 2015 às 10:40 pm
- janeiro 27, 2015 às 10:40 pm
- janeiro 27, 2015 às 11:02 pm
Lindo, Rafael.
Se criou os arquivo CAD (ou outro vetorial) é possível mandar fazer corte da fibra de carbono “pros amigos”…hehehe.
Não voo multicópteros ainda, dá para acreditar!?
Me amarro no voo dos TBS Pro, pois se comportam com um aero, quase.
Como sempre, muito criativo. Parabéns!
- janeiro 28, 2015 às 9:36 am
Oi Rafael a placa que tu se refere e a placa de fenolite para circuito impresso, para fazer um circuito para o fpv não teria problema, mais para levar alimentação aos motores acho que você teria de fazer uma ponte com um condutor mais forte, mais pode soldar na placa também. Ou poderia fazer a trilha do circuito mais larga, esse tempo tive analisando a placa principal do meu phantom e percebi esta situação.- janeiro 29, 2015 às 6:37 pm
Hoje vou ver se compro uma placa cobreada para fazer os testes.
Fiz a V2 do meu frame. Interessante que ficou parecendo maior, embora siga sendo um 250 em X.
Fiz toda em fibra de vidro, 7 camadas de 80g/m2 com resina poliester, gel coat transparente e pigmentação amarela e preta.
Ficou bonito mas não rígido o suficiente. a V1 em carbono mesmo com as hélices um pouco desbalanceadas ficava firme, já este tive que balancear todas as hélices e mesmo assim ele fica dançando.
Não adianta, com fibra de carbono dá pra fazer mais fino, mais leve e com mais rigidez.
Vou lá comprar o tecido e vou refazer o frame superior.
- janeiro 30, 2015 às 8:45 pm
Ficou show! Parabéns.
- fevereiro 3, 2015 às 11:31 am
Valeu Marcelo. A chapa de cima, onde ficam os motores havia ficado pouco rígida, então refiz ela em carbono e agora tá 100%
- fevereiro 5, 2015 às 3:37 am
Amigo, vi aqui seu projeto e achei muito bom, principalmente porque vc mesmo constroi as placas de carbono. Meu contato é justamente por isso. Eu montei um gimbal mas um dos motores veio com defeito. Bom, comprei outro motor até melhor, mas infelizmente os furos de fixação do motor não batem com a placa de fibra de carbono do gimbal. Os caras da turnigy são tão sacanas que fazem essa placa de uma tal forma que não tem como fixar outro motor que não seja turnigy, questão de 2 mm. Bom, resumindo, eu preciso de um pedaço de fibra de carbono de 10×10 cm e 2 mm de espessura para tentar refazer essa peça. Vc teria esse pedaço> Pelo que vi é bem rigido e resistente. Se tiver eu compro de vc,
- fevereiro 5, 2015 às 10:06 pm
Paulo, tenho um pedaço não é exatamente de 10×10, deve ter uns 13×8, mas não tem 2mm, deve ter 1,5mm.
- fevereiro 5, 2015 às 10:12 pm
O frame ficou grande para meus RCX1804, de modo que mesmo sendo melhor vou abandonar por enquanto a CCD e reduzir o tamanho do frame pois havia alongado para colocar bateria 2200 mas se assim os motorzinhos já estão sofrendo com baterias maiores então… Daí vai ser menor, só pra bateria de 1300.
Além disso fiz outras modificações. No frame atual o layer superior tem os braços pros motores, o central o reforço dos braços e o inferior apenas a parte central. Neste, os braços passaram para o central, os reforços para o inferior, e o superior ganhou mais área para colocar o vTX, que com a redução havia ficado sem espaço. Para finalizar aumentei a espessura da chapa. Antes estava com pouco menos de 2mm e vibrava muito. Agora coloquei 2 mantas de fibra de vidro e 1 tecido de fibra de carbono em cada face, para dar uma presença. Vamos ver como vai ficar.
Posto fotos na sequencia.
- fevereiro 5, 2015 às 10:50 pm
- fevereiro 5, 2015 às 10:58 pm
não quero nada. só paga o envio. O problema é que minha dremel emperrou e preciso resolver isso antes de conseguir cortar a peça, kkkk.
- fevereiro 11, 2015 às 10:43 pm
Amigo, olha eu denovo. Estou aqui com um pedaço de tecido carbono e as resinas. Vou tentar fazer a chapinha. Pelo que entendi vc coloca um vidro, camadas de resina e carbono até dar a espessura correta sendo a camada de cima resina e vidro, depois de curada retira os vidros é isso? Tem que passar alguma coisa para os vidros não grudarem na resina?
- outubro 19, 2016 às 11:03 am
muito interessante a produção da chapa. no meu frame comprei ela pronta.
- Você deve fazer login para responder a este tópico.
Partindo agora para a Versão 2 do negócio.
Precisei reduzir peso, tinha ficado um tanque de guerra, e aí já aproveitei para corrigir algumas falhas e mudar um pouco o layout.
Esta próxima versão vai ser em fibra de vidro mesmo, comprei gel coat incolor e 3 pigmentos: vermelho, amarelo e preto. Talvez faça algumas peças em preto e outras em amarelo ou vermelho. Ou se enxer o saco faço tudo em preto mesmo. Vamos ver.
Pergunta, alguém já usou aquelas chapas de fibra com cobre de circuito impresso para fazer frame? Pensei em fazer uma balaca e usar uma chapa daquelas para tirar um pouco dos fios, mas não sei quanta corrente suportaria…