- Este tópico está vazio.
- outubro 26, 2016 às 6:53 am
Pessoal, tenho procurado um bocado a respeito de marcas de transmissores e receptores FPV, mas não encontro muito a respeito. Minha grande duvida no momento é com relação a estas duas marcas, EACHINE e QUANUM. Tenho visto varios modelos destas marcas e me parecem ter um bom preço, mas não encontro nada com relação a qualidade de transmissão ou alcance. Alguem teria alguma dica com relação a estes equipamentos?
- Replies
-
- outubro 26, 2016 às 1:14 pm
Fala Denis, essas duas marcas já estão no mercado a algum tempo e assim como em outros ramos eles tem equipamentos ruins, medianos e bons. Se quero comprar certo equipamento la no Bangood ou HobbyKing, eu geralmente dou uma olhada em quantos itens já foram vendidos e os reviews(quanto mais itens vendidos e bons reviews, melhor podera ser minha sorte na compra)…. tb procuro no forum do rcgroups onde geralmente ja tem um review detalhado lá.
Qual eh seu estágio no FPV? se for iniciante, acho que alguns meses atras teve um post aqui perguntando sobre um primeiro equipamento pra começar no hobby, veja se tu encontra, caso contrario pede ae, pq aqui tem bastante gente legal pra dar um boas sugestões.
Foque no que tu vais querer, quais equipamentos, ai eh mais facil tb o pessoal te dar um feedback, pq so abourdar as marcas como um todo fica difícil dar uma opinião..
- outubro 26, 2016 às 3:29 pm
Valeu as dicas Gilberto. Sou iniciante no FPV, querendo montar meu primeiro kit, mas cada vez que tento encontrar algum aparecem centenas de opções e marcas e não consigo decidr por algum modelo de qualidade. Diferente de outros produtos onde entramos nos sites do fabricante e encontramos todos os modelos e diferença entre eles, neste caso não encontro nada de site de fabricante da Boscam por exemplo. Vi que os Foxtech tem site e mostram os modelos, Quanum Elite gostei pelo tamanho reduzido do TX e EACHINE aparece em tudo que é loja que entro com muitos modelos. Mas não acho ninguem falando de qualidade entre eles e potencia real.
No momento estou focando em algo em torno de 1 a 2 Km no máximo, que me forneça uma transmissão limpa e segura.
Vi este modelo da Boscam, mas também ja vi falar que Boscam fala de 600mW mas não fornece nem perto disso.
Rx + Tx – 600mw – 48ch – Boscam – RX 832/Ts832 + 2 antenas polarizadas.
Alguem conhece este ou tem algum equivalente das marcas citadas que seja bom?
A questão de ter 48 canais é um diferencial importante frente a um de 8 canais ou não é tão necessário assim?
- outubro 26, 2016 às 4:24 pm
vamos la, por parte … primeiro eu vou te dar um site onde se calcula as caracteristicas q tu precisas pra chegar a certa distância, esse site eh mais pra brincar com os números e te dar uma ideia. (http://www.maxmyrange.com/)
Se a gente nao tiver um equipamento pra fazer medição precisa, e conhecimento técnico, é difícil saber com precisão se o número de MW (e outros tb) estao como o anunciado no site, e se o produto em dollars nao eh caro, aí será mais difícil achar algum review decente, pessoal analisa mais a fundo as paradas caras com um monte de funções. Então o jeito eh ver la quantidades compradas, quantas estrelinhas e os comentarios.
Mas para vc ir se acostumando deixa eu te falar coisas importantes:
O mais importante no equipamento de fpv (TX e RX) são as antenas, então se tu tiveres antenas decentes (pelo menos uma delas ter 3dbi de ganho) vc chega a 1.6km com um tx de 200mw… veja, com um terço da potência do tx q vc quer eh possivel chegar 1.6km…. menos potencia mw significa menos consumo de energia da bateria.
Outra coisa, se comprar antena polarizada, confira para que elas sejam as duas ou LHCP, ou RHCP, se tu misturar uma com a outra, da errado.
Geralmente antenas vêem em Kit (1 antena para vtx e 1 para vrx) entao nao tem problema .
Quando comprar equip Vtx e RX separadamente, verificar se os canais em ambos sao compatíveis (se sao os mesmos)
Mais outra, a distância tb eh afetada pela quantidade de interferência do ambiente, e q pode mudar de um dia para outro, nao eh muito mas acontece…
Sobre sua dúvida, a diferença de canais eh mais uma questão de ter mais opcoes, se por exemplo vc voa numa area com muita gente usando a mesma frequencia 5.8ghz entao vc terá mais opcoes de escolher um canal limpo nao usado. No meu caso meu VTX tem soh 4 canais, e nao tenho problema com isso, e acho vc tb não terá.. mas ai eh questão de escolha sua.
Vou te indicar aqui o que vc pode usar pra comecar (Antena,vtx,vrx), todos eles com um monte de revisões e 5 estrelinhas, comentários, videos….
VTX
http://www.banggood.com/Eachine-TS832-FPV-5_8G-32CH-600mW-Wireless-…
————————————————————–
VRX
http://www.banggood.com/Eachine-FPV-5_8G-32CH-Wireless-AV-Receiver-…
—————————————————————————————————————————-
ANTENNAS
http://www.banggood.com/Aomway-5_8GHz-FPV-4-Leaf-Clover-AV-Transmis…
ATENCAO: NO SITE EXISTE 2 OPCOES DE PLUG PARA ESTAS ANTENNAS:
” RP-SMA male”
OU
“SMA male”,
NESSE CASO VC TERÁ que selecionar => RP-SMA male
—————————————————————
No FPV tem bastante coisa pra se estudar, mas acho que da pra vc começar com isso… terão outras pessoas aqui que lhe darão dicas valiosas… e tem muita coisa ai para todos nos aprendermos!!
Ahhhh, em minha opiniao, ter um OSD quando se faz FPV eh muito importante….
talvez vc tb precise de OSD… eu recomendo esse:
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__29798__Mini_OSD_System_w…
Boa sorte e posta ai suas experiências !!!!!
- outubro 26, 2016 às 7:40 pm
Bah Gilberto, mais claro que isso impossível. Muito obrigado pelas dicas. Vou verificar estes que indicou e ver se pego um destes. Aproveitando, surgiu mais uma dúvida quanto à eletrônica embarcada nos Aeromodelos.
Sei que nos Drones vai uma eletrônica muito grande, desde GPS até piloto automático para retorno ao local de partida caso falha de comunicação.
No caso dos Aeromodelos, existe tudo isso ou é mais limitada?
Os mesmos equipamentos usados nos Drones podem ser usados nos Aeromodelos ou são específicos?- outubro 27, 2016 às 3:38 am
hahah não existe limite no aeromodelismo kkkkkkk tuddo depende de criatividade e necessidade kkkkk
vamos la, se vc for voar um aviao normalmente (não FPV) vc nao precisa de todos esses equipamentos q um QUADCOPTERO precisa, como por exemplo uma Controladora que é obrigatória num Quad. MAS, de resto eh tudo a mesmo (Bateria, ESC, Motor), claro que QUAD vc vai ter 4 motores, 4 ESCs, etc…
INDO PRO MUNDO FPV….
Aí aqui a historia muda um pouco, pq aqui praticamente os equipamentos se igualam.. claro q continua aquela coisa, o Quad tem 4 motores, 4 ESCs, etc…
CONTROLADORA, no FPV a Controladora (Com GPS e tudo ) e o OSD são vitais mas não obrigatorios… mas pensa assim: Geralmente qdo se voa FPV e vc começa a ficar mais confiante, vc facilmente rompe a barreira dos 1.5km, ai imagina qua que o signal do seu radio acaba, e aí ??????? pois entao as Controladoras, (quando configuradas corretamente) lembrarão sua posicão de GPS final e lhe “trará” o aviao de volta até vc recuperar o signal de volta. O OSD te ajuda a evitar isso pois vc vai ver quando seu signal fica fraco ai vc retorna anter de perdê-lo. OSD tb ajuda monitorar a bateria e outras coisas….
Sim, muitos equipamentos podem ser usados tanto para Quads quanto para avioes, mas claro depende da configuraçao.
Por exemplo, minha controladora q ja tem OSD imbutido (EagleTree Vector), ela pode ser usada tanto para Quads quanto para Avioes, é soh ir no Software dela e escolher q tipo de modelo eu uso.. existem muitos no mercado, e aí dependerá do seu bolso e suas necessidades…
- outubro 27, 2016 às 5:46 am
Muito obrigado Gilberto, bastante esclarecedor. Pelo que entendi o principal é além dos minimos para um FPV um OSD. E quando o nivel “$” subir…kkkk…ai partir para uma controladora. Show de bola, um dia chego lá. Valeu as dicas e bons voos.
- outubro 27, 2016 às 6:31 am
Isso ae!
Existence controladoras que não são tão caras e que são boas, pelo menos é o que eu escuto falar. Tem um tópico sobre isso q alguém perguntou. Se pá vc da uma olhadinha lá.
Boa sorte e posta ai qdo vc estiver montando e voando as paradas!- outubro 27, 2016 às 3:34 pm
Certo Gilberto, assim que estiver voando posto os vídeos aqui.
Se por acaso alguém conhecer ou tiver uma dica destas controladores, mais em conta mas de qualidade, da um toque aí que será sempre bem vindo. Vou procurar outros Posts a respeito tb.- outubro 27, 2016 às 4:35 pm
Olha o link do fórum das controadorashttp://fpvbrasil.com.br/forum/topics/qual-controladora-mais-f-cil-de-configurar
- outubro 28, 2016 às 10:05 pm
Muito legal as controladores, mas ainda não são para o meu bico. kkk Acho que vou investir em um sistema de OSD primeiro, e quando for arriscar novas distancias ai me preparo para uma controladora como a tua que achei bem interessante. Valeu a ajuda.
- Você deve fazer login para responder a este tópico.