2 CAMERAS + 2 PANTILT + OSD CYCLOPS

Fóruns Principal 2 CAMERAS + 2 PANTILT + OSD CYCLOPS

• Este tópico está vazio.
    Pessoal, preciso de uma ajuda

Por acaso alguém aqui já se aventurou em fazer um FPV com 2 cameras ambas com pan tilt, e com OSD ?

Estou montando um Skywalker, e já que todo mundo aqui diz que esse modelo é bacana pra levar equipamento de FPV, então eu resolvi abusar um pouco dessa capacidade dele e colocar 2 cameras com PANTILT e OSD ligadas no modelo.

Porém, estou me deparando com algumas situações que não esperava: os servos de movimento PAN, não atuam juntamente, ambos estão ligados a um cabo Y ligados ao canal 5 do receptor, porém 1 servo é dedicado de 180° e o outro é um micro servo comum de 9g. Quando eu movimento a chave desse canal, o servo comum gira para um lado e pára, equanto o servo de 180° nem se movimenta. Se eu desligar um dos servos do Y, o servo que ficou conectado funciona perfeitamente e vice-versa. Nesse ponto eu estou em DÚVIDA, como vocês poderão conferir o Layout do meu projeto.

Aproveitem também esse Layout que estou colocando aqui, para tirar dúvidas com relação a ligação do OSD CYLOPS EASY, com 2 Baterias (MOTOR + FPV separadas) no mesmo OSD, ou se é possivel ligar bateria com mais de 3S no sensor de corrente, porque penei pesquisando em vários forums além de encontrar uma série de divergencias de informações a respeito. (lembrando que esse esquema se refere ao projeto do meu avião, e não pude realizar outros testes mais severos por nao possuir material para tal, por tanto não me responsabilizo por problemas causados).

O projeto do meu FPV é assim:

01 – Camera HD SONY Webbie + PAN TILT (Servo de 180° no PAN e servo comum de 9g no TILT).

01 – Microcamera 550 linhas NTSC 12V com servo comum de 9g. no PAN (presa no leme)

01 – Switch de video ligado ao canal 7 do RX do avião.

01 – RX Futaba de 7 canais FM com 2 metros de antena.

01 – OSD Cyclops EASY versão 1.0

01 – TX de video 1.2ghz de 800mW

01 – Bateria de 4S 4000mAh para o motor e servos do avião

01 – Bateria de 3S 100mAh para o sistema de FPV

cabos, chaves, isolamentos e ferrites, etc.

Segue o esquema abaixo, logo mais coloco as fotos da montagem.

Grato pela ajuda de todos.

Visualizando 5 respostas - 1 até 5 (de um total de 5)
  • Replies

Não faz muito sentido. A diferença dos servos normais e de 180° é somente o curso. Ambos recebem o sinal e de acordo com o tempo do pulso (de 1ms até 2ms) ele se movimenta. Ex: Um servo de 90 graus a um pulso de 1.5ms estaria a 45 graus, já o servo de 180° estaria a 90°.

Acho difícil não se movimentar por causa da corrente ou de ruido. Muito estranho, nunca tinha visto um relato sobre isso. Mesmo com servos digitais em Y com analógicos. Já testou com 2 servos comuns?

Pretendo fazer os testes com servos comums hoje mesmo, mas ai a situação seria a mesma do canal 1 do aileron com 2 servos iguais, no Y, deve funcionar. Minha dúvida era essa diferença por ser um servo de 180°.

Fala Laercio blz ?, então cara, inicialmente eu montei meu sistema como voce sugere, mas tive problemas quando eu ligo o FPV, as imagens do OSD entram ficam apagadas e distorcidas e preto e branco sobre o sinal da camera principal que é HD e a imagem da camera 2 fica preto e branco e sem o sinal do OSD sobre ela. Eliminando o Switch de video as imagens ficam perfeitas. Nessa condição a alimentação da camera 2 também entrava no Switch.

Agora eu mudei todo a ligação, e está conforme a foto acima, e não entra nenhuma alimentação no Switch, apenas os sinais de video, porém a segunda camera nao tem OSD no video.

Marcelo, eu ja fiz isso no meu mentor, a ideia que usei e a mesma que vc citou. Nao tive problema nenhum, funciona muito bem. Uma coisa que eu percebi, e que ambas as cameras devem ter o mesmo protocolo (ambas NTSC ou ambas PAL) pois no momento que eu mudo a camera atuante pelo switch, quando estava usando comeras com protocolo diferente, a imagem ficava cortada. Depois que me atentei a isso, funcionou legal. Qto aos servos, concordo com o Vinicius, nao tem pq os um deles nao mexer direito. 

Veja abaixo: 

Porr@ Guilherme…kkkkkk cagaram no seu video ! Seu dog finalizou o FPV ! kkkk 

Realmente vc tem razão, sobre o sistema tem que ser ambas as cameras NTSC (que é o meu caso) !

Mas acabei de descobrir o problema porque não funcionava os 2 servos simultaneamente, era OSMAR CONTATO, kkkk. Não pensei que fosse porque todas as minhas extensões e cabos são novos, mas quando eu apertei um cabo ai funcionou tudo ! Que mico.

Com relação ao OSD e o Switch de video, a melhor alternativa mesmo é utilizar apenas os sinais de video em ambos, descarantando a alimentação das cameras ou tx (12v ou 5v, etc) em suas entradas e saidas.

FICOU PERFEITO AQUI AGORA ! SÓ FALTA VOAR !

Guilherme Pedroso disse:

Marcelo, eu ja fiz isso no meu mentor, a ideia que usei e a mesma que vc citou. Nao tive problema nenhum, funciona muito bem. Uma coisa que eu percebi, e que ambas as cameras devem ter o mesmo protocolo (ambas NTSC ou ambas PAL) pois no momento que eu mudo a camera atuante pelo switch, quando estava usando comeras com protocolo diferente, a imagem ficava cortada. Depois que me atentei a isso, funcionou legal. Qto aos servos, concordo com o Vinicius, nao tem pq os um deles nao mexer direito. 

Veja abaixo: 

Visualizando 5 respostas - 1 até 5 (de um total de 5)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.