2 Sistemas FPV Juntos

Fóruns Equipamentos 2 Sistemas FPV Juntos

• Este tópico está vazio.
    Olá Pessoal,

Estou projetando um novo equipamento (Octa equipado com DJI WooKong M) para Fotografia Aérea e pretendo colocar um rádio separado para uma segunda pessoa (Operador de Câmera), assim o Gimbal poderá se movimentar de forma independente do Quad. Para isso estou tentando utilizar diferentes freqüências:

– – – – – – No Octa

– Transmissor Vídeo 5.8Ghz 500mw (Pitolo)

– Transmissor Vídeo 2.4Ghz 500mw (Operador de Camera)

– Receptor DragonLink 433Mhz (Controla o Octa)

– Receptor Spektrum 2.4Ghz (Controla o Gimbal)

– – – – – – Em Terra

– Spektrum DX8 + DragonLink 433Mhz

– Spektrum DX6 2.4Ghz

– FPV HD Goggles 2.4

– FPV HD Googles 5.8

A primeira pergunta é? Será que vou ter problemas com interferência? Acredito que o problema será entre o Vídeo 2.4Ghz e o Receptor do Gimbal que também opera em 2.4Ghz. Isso atrapalharia muito?

A segunda pergunta é, alguém já utilizou 2 sistemas de FPV em 5.8 ao mesmo tempo? Será que é possível?

Muito obrigado pela ajuda de todos!

Um Abraço

Alexandre

Visualizando 14 respostas - 1 até 14 (de um total de 14)
  • Replies

da pra usar 2 x 5.8, é só colocar emm canais diferente.

Marcelo Camargo
    Participante
    none

Você terá problemas com os 2 itens na frequência 2.4Ghz.

Obrigado pelo retorno Xingu, você já utilizou dois sistemas em 5.8? Será que se configurados em 5.8Ghz porém em canais diferentes o alcance não será afetado?

Xingu documentado disse:

da pra usar 2 x 5.8, é só colocar emm frequencia diferente.

Obrigado pelo retorno Marcelo, imaginei que o conflito seria justamente ai! Alguma sugestão?

Marcelo Camargo disse:

Você terá problemas com os 2 itens na frequência 2.4Ghz.

O alcance nao muda nao, o que vc pode fazer é usar radio 72mhz. Ou usar um modulo 869mhz.

http://lrsdmd.wikispaces.com/LRS_Version_2.51

Até 170km esse LRS, mas é caro em, eu li que aproximadamente  500 dolares, ai ja nao é pra multi rotores, e sim pra aeros.

Caramba Xingu! 170Km é chão em! Obrigado pela dica, mas eu (Ainda) não preciso de tudo isso não 😀 Vou tentar utilizar dois óculos em 5.8Ghz em canais diferentes como você sugeriu. Quando os sistemas chegarem eu posto o resultado!

Obrigado!

Xingu documentado disse:

Eu nao sei sua capacidade da investimento, creio que com o conjunto proposto nao terá interferencia, porém usar um dragonlink para curta didstancia pode ser desnecessário, radios 2.4 e 72 mhz pcm trabalham com segurança até 2km (creio q o octa nunca ira tao longe), mas o restante trabalhara bem.

Nao é desnecessario, o 433 consegue penetrar nos obstaculos com mais facilidade do que o 2.4.

Em lugares fechado, é recomendado usar 433. 

Alexandre,

Não acredito que terás muitos problemas com equipamentos que operam nas bandas de 2.4 e 5.8 , uma vez que estes sistemas sempre procuram um canal livre dentro da banda para transmitir seus dados. Nunca acontecerá de dois equipamentos transmitirem no mesmo canal. O que pode acontecer é que em alguns momentos a banda fique ocupada e o equipamento fique, por poucos instantes, aguardando um canal livre. Já vi isso acontecer em laboratório, mas com equipamentos de WiFi b/g, isso devido a estes equipamentos não terem muita flexibilidade de troca de canais.

Então, no seu caso, o máximo que pode acontecer é uma diminuição do alcance nestas frequências.

Agora, eu acho que seu principal problema estará no rádio de 433Mhz. Esta frequência sim é “poluída” e não tem muito controle nem canais sobre esta banda, ou seja, quem ocupar primeiro transmite o quanto quiser. Só para se ter uma ideia, até controles de portões utilizam esta banda. Geralmente os rádios que operam em 433 são mais simples e baratos. A vantagem  é a distância já que você pode colocar um baita amplificador e transmitir a dezenas de quilômetros.

Eu tenho um tx de vídeo que comprei faz muitos anos, é o FPV não é coisa de agora não, coloquei em um avião, lembro que foi a sessação da pista, mas sofria muitas interferências e as vezes deixava o avião com mal de parkinson.

Sugiro que repense em usar esta frequência.

Att

Alexandre C Nunes

Obrigado pelo retorno Jackson, minha situação não é o alcance em sí e sim a capacidade da onda de 433Mhz do DragonLink de desviar de objetos assim como o Xingu disse, é também uma alternativa para as freqüências não se “Cruzarem”. 

Abraços

Jackson Souza Lima disse:

Eu nao sei sua capacidade da investimento, creio que com o conjunto proposto nao terá interferencia, porém usar um dragonlink para curta didstancia pode ser desnecessário, radios 2.4 e 72 mhz pcm trabalham com segurança até 2km (creio q o octa nunca ira tao longe), mas o restante trabalhara bem.

Obrigado pelo Retorno Alexandre,

Espero não ter problemas com a transmissão do Vídeo utilizando as freqüências 2.4 e 5.8, pois os sistemas já estão na DHL vindo para o Brasil!

Sobre o dragon link, eu pesquisei bastante sobre o assunto (Inclusive aqui no fórum) e não encontrei casos de interferência ou falha no Link de 433, ao contrário do que se vê com o 2.4 em distancias médias e longas. Sei que existem muitos aparelhos trabalhando com essa freqüência, mas acho que os 500mW de saída do Dragon Link é capaz de cobri-los ahhahaha.

Vou fazer alguns testes e posto o resultado aqui pra vocês!

Um Abraço!

Alexandre C Nunes disse:

Alexandre,

Não acredito que terás muitos problemas com equipamentos que operam nas bandas de 2.4 e 5.8 , uma vez que estes sistemas sempre procuram um canal livre dentro da banda para transmitir seus dados. Nunca acontecerá de dois equipamentos transmitirem no mesmo canal. O que pode acontecer é que em alguns momentos a banda fique ocupada e o equipamento fique, por poucos instantes, aguardando um canal livre. Já vi isso acontecer em laboratório, mas com equipamentos de WiFi b/g, isso devido a estes equipamentos não terem muita flexibilidade de troca de canais.

Então, no seu caso, o máximo que pode acontecer é uma diminuição do alcance nestas frequências.

Agora, eu acho que seu principal problema estará no rádio de 433Mhz. Esta frequência sim é “poluída” e não tem muito controle nem canais sobre esta banda, ou seja, quem ocupar primeiro transmite o quanto quiser. Só para se ter uma ideia, até controles de portões utilizam esta banda. Geralmente os rádios que operam em 433 são mais simples e baratos. A vantagem  é a distância já que você pode colocar um baita amplificador e transmitir a dezenas de quilômetros.

Eu tenho um tx de vídeo que comprei faz muitos anos, é o FPV não é coisa de agora não, coloquei em um avião, lembro que foi a sessação da pista, mas sofria muitas interferências e as vezes deixava o avião com mal de parkinson.

Sugiro que repense em usar esta frequência.

Att

Alexandre C Nunes

Fala Alexandre só vi este post agora,
    Bom qto ao uhf pode ficar sussegado. Já os 2.4 provável problema por causa das harmônicas. E o 5.8 é muito instável. A imagem cai direto.
    Eu faço imagens com um cinestar 8 uso 2x radios 2.4 e 2x transmissores 1.2 e 1.3 tudo com filtro passa baixo. Estou mudando pára uhf receptor 12 canais aí o gimbal fica no slave do rádio principal e lembre de manter as antenas o mais afastadas possível abraços
Visualizando 14 respostas - 1 até 14 (de um total de 14)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.