A Asa Warp Guardian (FPV exclusive)

Fóruns Específicos Plataformas A Asa Warp Guardian (FPV exclusive)

  • Este tópico está vazio.
  • Post

    A Guardian é uma plataforma que está sendo desenvolvida para aprimoramento da WX-7 (a super-plataforma). O modelo possui um conjunto aerodinâmico capaz de permitir uma estabilidade inédita sem a necessidade de estabilizadores eletrônicos, capaz de competir até com planadores, os campeões da estabilidade, incluindo a autonomia de voo bastante prolongada e capacidade de carga.

    Esse tipo de modelo, principalmente a Zagi, tem um “rebolado” característico difícil de evitar, muito percebido em vídeos onboard em modelos que pareciam estabilizados para quem viu voando por fora. A Guardian é um projeto que vai oferecer um vôo macio e uniforme, principalmente em baixas velocidades, no nível dos multirotores, porém com a vantagem da economia.

     

    Já estamos finalizando o projeto.

Visualizando 15 respostas - 76 até 90 (de um total de 125)
  • Replies
    Franco
    Membro
    none
    Vou ter que procurar o link… era no e-voo, procure por “livre dos winglets” e no rcgroups por “assassin”

    Franco, encontrei um link, esse link aqui:

    https://www.youtube.com/watch?v=_ZyKLx7tJ9I

    A impressão que tive é que ela fica mais adequado para velocidade mas não estabiliza no FPV, e talvez não dê para baixa velocidade, mas se encontrar outro mais estável, me dê o link, por favor.

    Hoje parou de chover por aqui, então pudemos fazer mais um teste. Creio que mais um ajustezinho…   só mais um…   e terminamos o projeto desse modelo. 

    Leandro, deixei os comandos com apenas 20%, quase nada dessa vez, ela realmente tem uma excelente resposta, ficou muito dócil e pode voar com baixíssima velocidade. 

    Alguém me perguntou se na edição estou colocando em câmera lenta, evidentemente que não, nem usando estabilização artificial.

    Isso é uma asa ou um multirotor? Rsrsrs
    Muito bom mesmo!
    Abraço

    Emerson …

    Leandro, deixei os comandos com apenas 20%, quase nada dessa vez, ela realmente tem uma excelente resposta, ficou muito dócil e pode voar com baixíssima velocidade.

    é isso ai … agora sim … acho que chegou em um bom ponto !  Tnha comando demais … agora ela “ficou mais domada”. Muito bom … vai em frente ..

     

    Parece que li que voce quer mexer no perfil da asa:

    – se afinar o perfil, ela vai ficar mais rápida

    – se alongar as asas com o mesmo percil que tem hoje, acho que fica melhor um pouco em voo

    Estude um pouco sobre o Perfil KFm … no youtube vai encontrar uma Asa FPV49 … esta na v4 … mas eu gosto mais do modelo v3; com o perfil KFm elas são mais estáveis, todavia, mais rápidas.

    Muito obrigado, Augusto!

    Leandro, muito obrigado pelo apoio também!

    Eu me propus a fazer o maior estudo até hoje sobre asas, e apesar de estar concluindo essa, já tenho outras duas montadas mas não experimentadas, pra afinar, fazer outros testes e comparar depois com essa. O objetivo continua sendo a redução da velocidade com estabilidade dos melhores planadores, (asas pequenas: 1,5m enverg. com estabilidade de planadores especiais de 3-4m enverg.).

    Já temos aí essa fazendo 10-15Km/h em velocidade de cruzeiro (na qual mantém a altura em vôo) com total estabilidade, agora a intenção é reduzir ainda mais a velocidade e conseguir mais estabilidade ainda.

    Amanhã vou fotografar o outro modelo (4,5cm de espessura reta e mais leve – A Guardian tem bem menos espessura, e variada) que estará entrando na fita, ele é diferente de tudo o que já se viu em asas, com perfil totalmente inédito para asas, os colegas  nunca viram nada igual, nem no Brasil nem no exterior, mais ainda do que a Guardian. 

    Grande Emerson, parabéns! O Brasil precisa de mais pessoas como vc! É a prova que tu é Brasileiro é que não desistiu mesmo debaixo de tempestades!!! Parabéns!!! Aprendi muito com o seu desenvolvimento postado aqui! Ainda me considero muito leigo no quesito aerodinâmica e dinâmicas de voo! Se te contar o que tenho aqui iria dizer que é uma aberração!!! Rsrs Seguindo seus ensinamentos ainda tentarei montar um próximo Aeromodelo com muito mais atenção aos detalhes!
    Parabéns novamente!!!
    Aguardo ansioso pelo novo projeto!

    Obs: Você ira postar fotos deste Guardian final?

    Abraços

    Emerson, já ia me esquecendo! E quanto a autonomia??? O que conseguiu com o Guardian??

    Gustavo, obrigado pela referência e pela consideração, amigo!

    Houve mesmo uma enxurrada de descontentamentos por parte dos colegas + falta de apoio + falta de literatura aprofundada no assunto + minha falta de conhecimento sobre esse tipo de plataforma (hoje eu conheço um pouquinho), essas dificuldades me deram um trabalhão enorme pra alcançar os resultados do desafio. Pretendo postar aqui os resultados desse estudo depois, manuais existem muitos, mas nada até agora sobre os segredos das asas.

    Eu vou colocar aqui sim, amigo, amanhã ou depois, a foto do “protótipo 2” da Guardiam Warp (não tenho a foto aqui ainda).  Então estou colocando abaixo a foto do que usamos até aqui (o mesmo dos vídeos apresentados) ele voou 118 horas, foi “detalhado” muitas vezes mas está zerado e funcionando maravilhosamente conforme você viu no vídeo acima, nunca caiu, mesmo quando erramos alguns ajustes e ficou crítico, em algumas ocasiões durante os testes.

    Você perguntou sobre a autonomia, ela está consumindo alguma coisa em torno de 520-580/10 (medida que criei aqui pra facilitar, significa 520 a 580 mah para cada 10 minutos de voo) em aceleração constante, a baixa altitude e com tudo a bordo numa bateria só (sem bateria auxiliar), incluindo Tx Vídeo e 2 câmeras. O modelo voa a 10-15Km/h com motor frio. Se puser bateria separada pra video, ou se voar mais alto, ou se tiver térmicas vai voar mais tempo, evidentemente, mas pra efeito de parâmetros de medição não vale aqui.

    Guardian Warp:

    Envergadura: 1,5m

    Ela tem caixa de proteção rígida à prova d`água para viagem com ventosas para acoplar em cima de qualquer carro.

    Motor: 1050KV (genérico do Hacker) mas se puser um 2822 ele vai bem do mesmo jeito, e duuuuura muitos anos de uso sem queimar (não precisa de “motorzão caro e gastão”)

    Speed Control: 25A “simples” (Hobbyking) Qualquer speed comum fica econômico e vai durar a vida toda sem queimar, até um speed de 15A simples não vai queimar nunca, já que a plataforma não força nada.

    Fiação especial anti interferências e hiperleve.

    Câmera e Tx-v acoplável (,uito prático) Presos por imantação, fácil de trocar na hora do voo, basta desconectar e conectar outra a qualquer instante.

    Hélice: 10 x 5

    Câmera: Boscan 19

    Tx-v: 1.2mhz/200mw (BEVRC) com antena Cloverleaf

    Peso total (com Tx-v + câmera HD): 720gr (faltando apenas a bateria)

    Gustavo F. de Almeida Albertini disse:

    Emerson, já ia me esquecendo! E quanto a autonomia??? O que conseguiu com o Guardian??
    Olá Emerson, é incrível a diferença da Guardiam do 1 post e essa agora! Esta mais que claro que trabalhou bastante no projeto! Apesar de o foco não ser a beleza, confesso que o resultado final ficou bem bonito tbm! Mais uma vez Parabéns!!!

    Gustavo, ainda não acabou, estamos chegando lá, ainda vamos voltar nela, mas existem algumas considerações que fomos descobrindo depois, de modo que vamos adaptar tudo a partir dessa nova etapa do trabalho.

    Veja a foto daquela plataforma inicial (que você disse), compare como ela está ficando um pouco diferente agora, sendo adaptada para essas novas descobertas, te garanto que ela vai ficar muito mais interessante do que antes, basta juntarmos conhecimento com criatividade, o problema é que conhecimento leva um tampinho pra adquirir, e tem que ser na prática, não na teoria.

    Temos total disposição pra mudar tudo, remontar, desmontar, montar novamente, tudo pelo prazer de “bagunçar” os colegas que duvidaram do projeto, hehehehe!!! E também pelo prazer de pilotar um modelo impecavelmente perfeito e exclusivo que nem os japoneses inventaram. Só preciso do incentivo de vocês que estão a favor.

    Emerson, 

    toda critica, quando vem “fundamentada” e tem objetivo de “colaboração” é muito bem vinda e, certamente, agrega valor ao projeto e o seu desenvolvimento; fica clara a intenção da pessoa, querer ajudar !

    Mas quando a crítica vem só para “dizer que não gostou, já viu melhores, perguntar pra que fazer isso, e, colocando um monte de defeitos”, esta sim, demonstra que a pessoa esta movida pela inveja e ódio; inveja porque não foi ele quem fez e, ódio, porque se conhece e sabe absolutamente incompetente para fazer alguma coisa do tipo ! Mas, quando der certo, tenha certeza, será o primeiro a pedir a cópia da planta ! 

    Por isso, não se deixe abater por criticas e siga seu projeto; siga a sua intuição …. se não prestar, pelo menos foi voce quem fez, aprendeu muito fazendo e, voce nem tem o compromisso de acertar !  DIVIRTA-SE .. e se der certo MARAVILHA … se não der, voce se divertiu fazendo. 

    Vai em frente; eu e mais alguns vamos dando “pitaco” ai …rs.. “deixa a folha torar !!!” 

    Emerson, gostei muito do ultimo voo. Parece bem estavel.

    A asa que esta encima da cedeira na foto mais acima (com nome lunna) tem um desenho fantastico.

    Preciso de uma sugestao.

    Estou com algum tempo sobrando e vou fazer uma nova asa para testes.

    Dessa vez vou fazer a asa sem washout para ver qual a diferenca no stall em baixa velocidade.

    Vo sugere algum perfil para eu testar ?

    MInha asa oficial usa um perfil zagi12 com cambel modificado na ponta mais ainda tem 2graus de washout.

    Dessa vez estou pensando em usar o MH45 mais vi que eh um perfil rapido e estou querendo uma asa lenta.

    Como voce ja fez varios testes gostaria da sua opiniao.

    Pra dizer a verdade eu nao me importo com voo rapido com tanto que seja eficiente. O grande problema de asas rapidas eh que elas vem quente (em alta velocidade) na hora do pouso e isso eh um problema.

    Imagine uma asa de 6kg pousando em alta velocidade.

    Concordo com tudo o que você disse, Leandro. 

    Acho que se eu fosse jogador de futebol, me motivaria mais tanto com as vaias quanto com os aplausos, na verdade não me incomodo com nada, por vezes até me faço de zangado pra zoar, mas zangado nada…    Quando comecei esse projeto a intenção foi promover a nossa aproximação em torno de um desafio, integrando diversas opiniões e posições para nos divertirmos e ainda competirmos com o pessoal lá de fora com uma coisa diferente que eles não fizeram ainda. 

    O que me incomoda é quando ninguém participa, ainda que seja pra criticar (dentro de um clima bacana), isso motiva também. sim, concordo contigo. Você mesmo é um exemplo de participação positiva, ao demonstrar interesse, avaliar e se posicionar com opiniões, acho muito bacana isso, afinal ninguém está livre de errar e precisar de ajuda, essa é a tônica do fórum: integrar os colegas em torno de alguma coisa, seja lá o que for.

    Leandro Chaves disse:

    Emerson, 

    toda critica, quando vem “fundamentada” e tem objetivo de “colaboração” é muito bem vinda e, certamente, agrega valor ao projeto…

    Eduardo, obrigado por ter gostado do desenho.

    Aquela parte mais fosca é emborrachada, foi uma  maneira de engrossar mais o perfil depois de algumas conclusões, isso pode ser feito com E.V.A: que dá um acabamento legal e diferente sem ninguém perceber que foi uma correção de projeto.

    Se você tirar o washout pra voar lento e estável, não terá problemas, se for pra voar de forma mais agressiva, com curvas fechadas e tal, aí o segredo será instalar um diedro.

    Eu estou me deliciando em pilotar dominando essa Guardian em seus movimentos, é um prazer diferente, você fica integrado com o modelo e ele te obedece se comportando suavemente como um gavião, nem dá pra explicar, é muito bacana, o problema é que vicia a gente, ela é um verdadeiro Gavião Eletrônico. O prazer da velocidade não se compara com o prazer do domínio total. sem falar no desgaste das peças, que é nulo nesse caso.

    Tudo o que você precisa pra um trabalho em FPV numa asa de 6Kg, pode ser transportado com 900gr., com total vantagem.

    Quanto ao perfil, antes de você fazer o projeto, deixa eu experimentar um perfil diferente que vai entrar em teste dentro em breve, com 4,5 cm de espessura, aí vou poder te dizer com mais firmeza o que fica melhor, ok?

    Eduardo lavratti disse:

    Emerson, gostei muito do ultimo voo. Parece bem estavel…

Visualizando 15 respostas - 76 até 90 (de um total de 125)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.