A Asa Warp Guardian (FPV exclusive)

Fóruns Específicos Plataformas A Asa Warp Guardian (FPV exclusive)

  • Este tópico está vazio.
  • Post

    A Guardian é uma plataforma que está sendo desenvolvida para aprimoramento da WX-7 (a super-plataforma). O modelo possui um conjunto aerodinâmico capaz de permitir uma estabilidade inédita sem a necessidade de estabilizadores eletrônicos, capaz de competir até com planadores, os campeões da estabilidade, incluindo a autonomia de voo bastante prolongada e capacidade de carga.

    Esse tipo de modelo, principalmente a Zagi, tem um “rebolado” característico difícil de evitar, muito percebido em vídeos onboard em modelos que pareciam estabilizados para quem viu voando por fora. A Guardian é um projeto que vai oferecer um vôo macio e uniforme, principalmente em baixas velocidades, no nível dos multirotores, porém com a vantagem da economia.

     

    Já estamos finalizando o projeto.

Visualizando 15 respostas - 91 até 105 (de um total de 125)
  • Replies

    Entao, eu ja usava diedro nas minhas asa mais era muito pouco perto do que voce usa.

    Nessa asa de teste vou colocar mais alguns graus para ver a diferenca.

    Como minha asa eh grande e com baionetas nao posso eXagerar muito senao o conjunto fica muito fragil e pode quebrar com a pancadas.

    Admiro a sua paciencia em desmontar e montar a asa tantas vezes. Eu nao conseguiria fazer algo assim.

    Quanto ao perfil, eu nao tenho como esperar pois o rapaz que corta soh tem tempo nesse final de semana entao qualquer dica quanto a um perfil vai ajudar. Senao me engano voce disse que nao usa perfil zagi e como voce nao usa washout tambem nao deve MH. Eu ja fiz teste com uma plank usando perfil NACA 4415 (tinha asa cortada com esse perfil) e ficou muito ruim. o arrasto gerado pelo aileron para manter a asa horizontal deixava o voo lento e as vezes desajeitado.

    Depois que fiz esse teste vi que o reflex eh bom em avioes sem empoenagem. Fiquei surpreso quando voce disse que nao usa e consegue ter boa estabilidade.

    Se voce puder sugira algum perfil (sem modificacao) para meu inicio de teste.

    Acho que ate o final do ano vou conseguir montar um cnc de cio quente para cortar minhas asas e ai vai ser possivel fazer mais testes no tempo livre.

    Então eu  sugiro a Clark Y mais afilada na espessura do que o perfil oficial,  de 1/3 pra trás afine um pouco mais.  A maior espessura pode ter 4 cm no centro e 3cm nas pontas da asa.  Você não me deu detalhes, então não posso sugerir a corda, mas procure ter bastante corda, com pouca diferença entre o meio e as pontas, e que seja bem enflexada, cerca de 60 graus, isso te dará um bom resultado, e outra coisa é o aileron, não use nada menos do que uns 12 cm nas pontas e 1/3 no meio, e se não for para velocidade, não use balsa, use depron entelado. 

    Sobre a paciência, desenvolvi isso por conta do meu trabalho, tenho que ser assim, esse é um critério fundamental pra ganhar meu sustento, se for preciso tenho que repetir algo persistentemente, 100, 200, 300 vezes ou mais, até a perfeição, coisa de louco mas a gente acostuma, ainda mais depois de 30 anos de serviço, mas cá pra nós, tem hora que dá no saco…   mas basta uma trégua e fica tranquilo novamente, hehehe!

    Sobre o reflex, minha técnica é substitui-lo pelo afinamento do CG, iso mantém o eixo P uniforme em qualquer velocidade (com reflex fica muito variável), então tenho que fazer vários vôos sem vento e ir ajustando lentamente, até o ponto em que começo a usar moedas de 5 centavos para o afinamento…   mais pra frente, mais pra trás, outra moeda, observo o comportamento, tiro motor, observo a estabilidade, a descida, e tal e mais tais…    ufa!   paciência mesmo, e outra coisa é  o aileron bem avantajado, leve e centrado, nada de ajustar elevon ou aileron no rádio, tem que ser no lastro (como falei das moedas, não é papo não, tem que ter ajuste fino no CG, nada de usar a regra conhecida do “CG TRAÇADO”)  pra não dar diferença na aerodinâmica, ok? O CG TRAÇADO só serve como referência para iniciar o ajuste fino. Uma asa diferenciada e de precisão na estabilidade dá muito trabalho mesmo de fazer e ajustar.

    Eduardo lavratti disse:

    Entao, eu ja usava diedro nas minhas asa mais era muito pouco perto do que voce usa.

    Nessa asa de teste vou colocar mais alguns graus…

    Entao Emerson, eu tambem ajusto o Cg das minhas asas para que ela voe com o elevador a 0graus.

    Como uso algum reflex eh como eu eu estivesse com algum trim por isso dessa vez quero tirar todo reflex para ver oque acontece.

    MInha asa tem 480 de corda na raiz e uns 280 na ponta senao me engano.

    Como minhas asa sao laminadas o aileron eh feito usando a propria asa e assim mantem o perfil.

    Vou testar o clark y para ver como fica e coloco o resultado aqui.

    As uns 20 anos atraz eu era um cara paciente e tranquilo mais a minha ex profissao me deixou estressado e ancioso por isso nao quero mais ver TI (administrador de rede corporativa) pelo resto da minha vida.

    Emerson, voce nao se enganou no angulo de sweep ? 60graus em um sweep absurdamente grande. A asa fica mais parecida com uma flexa.

    Eu sempre usei angulos proximos a 20graus.

    Eu usaria angulos maximos de 30graus e isso somente em asas de altissima performance e carga alar bem baixa.

    Quando você tirar o reflex esse ângulo não será mais 0 graus, essa alteração fará com que o aileron faça o papel do reflex, então o equilíbrio será proporcional, não mais fixo, isso fará a diferença, experimente e nunca mais vais querer voltar pro reflex.

    Experimente colocar 580 na raiz e 480 na ponta (incluindo ailerons).

    Sei bem o que você está falando sobre estress, eu passei alguns anos de “férias” por conta disso, mas o amor pelo trabalho me fez voltar, só que tive que reduzir minha atividade de 16 horas por dia, sete dias por semana, para 8 horas por semana, minha filha se formou a um tempo atrás e fica na linha de frente agora, eu só pego os casos considerados impossíveis, aí uso a paciência pra fazer milagres…    humpf!!!   Mas já está bom demais da conta, uai!

    Veja aqui uma terceira etapa do Guardian, que inicialmente projetei com o aileron que você está falando, mas ela está aguardando a algum tempo prontinha sem ter voado ainda, e nesse tempo fiz algumas descobertas, então vou modificar tudo sem ter voado, te garanto que sem reflex vai ficar na medida certa. Veja a foto:

    Pode ser que estejamos falando a mesma coisa em medidas diferentes, então se baseie pelo ângulo da foto acima.

    Eduardo lavratti disse:

    Emerson, voce nao se enganou no angulo de sweep ? 60graus em um sweep absurdamente grande. A asa fica mais parecida com uma flexa.

    Eu sempre usei angulos proximos a 20graus.

    Eu usaria angulos maximos de 30graus e isso somente em asas de altissima performance e carga alar bem baixa.

    muito armonioso o desenho soh nao me acostumei com o bico grande .

    Como carrego 2kg de bateria e elas ficam na frente a minha fuselagem e bem ao contrario da sua.

    O motor fica bem para traz e o bico e rente ao bordo de ataque.

    Eduardo, não aplique o bico nesse modelo que irá fazer, só aplique o ângulo da asa que está na foto. bonita a sua asa, mas precisa aumentar bastante a corda, deixa o bico original do seu modelo.

    Porque voce acha que tem que aumentar a corda ?

    Essa asa tem 480 de corda raiz.

    Essa asa vou desenvolvida visando facilidade de uso e bom desempenho.

    Eu ja fiz testes usando uma corda de 680 mais ficava muito dificil de transportar.

    Imagina voce tendo que carregar 2 asa de 680 x 1100

    Era um saco para colocar dentro do carro.

    Esse é o problema das asas, o transporte, por isso eu prefiro asas menores que tenham mais eficiência do que as grandes.

    A minha sugestão é baseada nas informações que você me perguntou sobre o perfil e o washout que você vai remover,  então nesse caso a corda mais larga nas pontas é mais importante do que o perfil, mas o transporte sim vai ficar mais complicado.

    A intenção não era testar o DropFlow aí nesse teste, estava voando muito baixo, mas o incidente serviu pra provar a eficiência total do sistema, já que nessas condições nem os estabilizadores eletrônicos o salvariam.

    Esse sistema compreende todo o conjunto aerodinâmico da Guardian, sem washout e sem winglets, é uma versão mais atualizada e mais eficiente, que evita uma queda, ou que o modelo entre no chamado “parafuso chato” ou “espiral da morte”.

    Com o DropFlow não é necessário instalar estabilizadores eletrônicos. Outro dia, num voo baixo, um grupo de Quero-queros conseguiu nos atingir e derrubou o modelo (estão sempre nos perseguindo, em razão da Guardian parecer um predador), mas o sistema não deixou que ele chegasse ao chão.

    HUmmmm oque seria o dropflow ?

    Nada demais, apenas uma nomenclatura pra todo o conjunto aerodinâmico que compõe a Guardian. Lembra do que eu disse antes? Que faríamos  algo que não entraria em parafuso e não estolaria de jeito algum? E que até poderia voar pra trás? Bem, ninguém levou fé, mas aí está. O termo é pra agrupar o conjunto de alterações e medidas da Guardian que resultaram num objetivo único, que é a estabilização total sem recursos adicionais,  que na gozação estamos dando esse nome, mas que funciona de verdade, conforme o vídeo mostra.

    O termo DropFlow é apenas uma americanização pra dar mais status. Já viu os comerciais da Polishop? Pois é, eles só usam termos em inglês: Watterbloc, Drywolk, skuntergrill, hotliblusher, blá blá blá… Apenas porque aqui no Brasil só se dá valor se for americanizado…   Então estamos entrando na onda, eheheh!

    Só uma observação: Esse vídeo já tem um tempo, não é recente. Temos aqui alguns vídeos detalhando características do modelo, que iremos postando.

    HUMmmm achei que era algo que existe e deixei passar.

    Eu tenho muita curiosidade de pilotar uma dessas asas para ver oque ela pode fazer.

    Eu nunca pilotei nenhum aparato voador que se auto estabilize sem usar assistencia eletronica.

    Nem meus avioes treinadores se auto estabilizavam.

    Exatamente, é por isso que não gosto da maioria dos modelos comercializados, não são confiáveis. Temos aqui no Rio de Janeiro alguns colegas que já pilotaram os warp’s e podem testemunhar que eles se estabilizam melhor sem estabilizador do que outros modelos com estabilizador, uma dessas testemunhas é o DanielFPV. Não é só a Guardian não, outros modelos também da Warp. Ela se estabiliza tanto no aileron como no profundor, se tirar aceleração vem pousando lentamente sem despencar.

    Sobre o “DropFlow”, aí no caso do vídeo, ele não faz sozinho, o piloto tem que cabrar totalmente pra ele sair daquela situação, e sai mesmo.

Visualizando 15 respostas - 91 até 105 (de um total de 125)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.