› Fóruns › Específicos › Plataformas › A Asa Warp Guardian (FPV exclusive)
- Este tópico está vazio.
- dezembro 13, 2013 às 5:44 pm
A Guardian é uma plataforma que está sendo desenvolvida para aprimoramento da WX-7 (a super-plataforma). O modelo possui um conjunto aerodinâmico capaz de permitir uma estabilidade inédita sem a necessidade de estabilizadores eletrônicos, capaz de competir até com planadores, os campeões da estabilidade, incluindo a autonomia de voo bastante prolongada e capacidade de carga.
Esse tipo de modelo, principalmente a Zagi, tem um “rebolado” característico difícil de evitar, muito percebido em vídeos onboard em modelos que pareciam estabilizados para quem viu voando por fora. A Guardian é um projeto que vai oferecer um vôo macio e uniforme, principalmente em baixas velocidades, no nível dos multirotores, porém com a vantagem da economia.
Já estamos finalizando o projeto.
- Replies
-
- junho 16, 2014 às 9:38 pm
Emerson, uma duvida basica,
voce ja fez testes usando um pefil reflex ?
Eu ja testei usando um perfil naca4415 e sempre precisei dar muito offset no pitch para ela voar horizontal.
Isso gerava tanto arrasto que a asa parecia andar freada.
Mesmo ajustando o CG milimetricamente a asa nunca voou legal.
- junho 16, 2014 às 9:49 pm
Eu nunca experimentei não, Eduardo.
Bem, todo mundo sabe que eu gosto de filmar e fotografar, então quanto mais lento o modelo melhor, mas também adoro demais a autonomia, ele tem que ser econômico pra me agradar, então, tanto em aeros, e agora em asas, eu prefiro desenhar o perfil, e deixo quase reto de 1/3 pra trás da corda, que também tem que ser grande, assim eu tenho um bom planeio sem arrasto e consequentemente sem consumo elevado.
Eu vou apresentar um perfil que ninguém imagina numa asa, nunca usaram antes, que é o perfil da última foto, que não mostrei por baixo, mas como não voou ainda, vou deixar pra apresentar depois, vocês irão ficar espantados com aquele perfil, totalmente inédito e só irão acreditar que voa vendo o vídeo.
- julho 10, 2014 às 12:25 pm
Esse vídeo finaliza os testes da Guardian dando a missão como cumprida. Dedico-o com todo carinho a todos os colegas que não acreditaram no projeto. Continuaremos aperfeiçoando, mas tendo o desafio como vencido. O modelo estará disponível para constatação. Dedico esse vídeo com todo o carinho do mundo e um beijo no coração aos colegas que não acreditaram.
Melhor assistir em HD e tela cheia:
- julho 10, 2014 às 1:47 pm
Venho acompanhando esse tópico desde o início. Como estou entrando no mundo do aeromodelismo agora, não tenho experiência para fazer críticas construtivas (então me calo). Mas agora que o projeto foi finalizado, o que tenho a dizer é:
Emerson, parabéns pelo projeto e obrigado, aprendi bastante observando as discussões sobre a evolução da Guardian.
Como será a publicação do projeto? creative common, copyright, vendido, etc?
- julho 10, 2014 às 6:47 pm
Muito grato, Marden, aprecio muito a sua consideração, e divido com os colegas essa conquista
É o seguinte, o conceito zagi sempre me encantou pelo formato que acho lindo, até empreguei uma durante muito tempo, quando comecei, o problema é que tecnicamente eles não prestam pra muita coisa, menos ainda pra FPV, são bons como aeromodelos de exibição, pra velocidade e tal, mas não como plataformas, já justifiquei aqui os motivos porque penso assim, mas eu não me conformava com isso, ficava pensando: “puxa, porque não aperfeiçoam isso?” Então decidi eu mesmo arregaçar as mangas e fazer alguma coisa.
Agora sim, temos uma plataforma bacana (porque esse estilo zagi é bacana mesmo) mas que funciona corretamente, oferecendo conforto, autonomia e ultra-durabilidade das peças, motor e bateria. Acabei descobrindo muitos mitos na estrutura que não prestam pra coisa alguma, peças que foram sendo passadas de projeto em projeto, cheios de teorias mas sem praticidade nenhuma (é a minha crítica dentro do conceito FPV, segurança e estabilidade, fique claro isso).
Só que Zagi é um conceito bem diferente do Warp agora.
- julho 10, 2014 às 7:03 pm
Olá Emerson, te adicionei como amigo. Falar com vc. Aguardo, Abraço.
- julho 10, 2014 às 7:30 pm
Video Perfeito Emerson.
Esse voou foi feito manualmente ? soh com estabilizacao aerodinamica ?
Se sim … a asa esta muito boa ! meus parabens.
- julho 10, 2014 às 8:19 pm
Eduardo,
Esse voo foi feito manualmente e em terceira pessoa, você pode perceber que foi muito longe, e você sabe que de longe você não pode controlar as oscilações que controla em primeira pessoa no monitor, portanto o modelo se estabilizou por si mesmo sem a interferência de nada, nem do piloto, já que havia algumas bombadas de vento (mínimo) naquela manhã fria.
Há uma coisa interessante que tenho o testemunho até de colegas aqui que viram isso através do monitor coletivo durante os testes, a asa estabiliza melhor sem o estabilizador eletrônico do que com ele, uma vez que o estabilizador precisa de um tempo, ainda que mínimo pra corrigir, enquanto que o modelo por si já corrige naturalmente sem ficar ‘brigando” com o vento (é claro que estou falando de ventos mínimos, quase brisa), da mesma forma como acontece com os urubús, nos quais você só vê a ponta das asas deles variando mas o corpo permanece estabilizado, é mais ou menos isso que acontece no nosso caso, graças à superfície sem ressaltos (winglets), graças ao “bico”, graças ao diedro, e graças também ao peso ficar todo no intra-dorso do modelo, inclusive a bateria e a câmera.
Mas, pra ser totalmente honesto, algumas oscilações foram extraídas na edição, e com a mesma honestidade eu te digo que essas oscilações foram mínimas, muito breves e raras.
- julho 10, 2014 às 10:58 pm
Olá Emerson!
Primeiramente, parabéns pelo projeto e pelos resultados obtidos. Lembro do inicio do tópico, onde teve muita zoação e muitos questionamentos, muitas colocações nada construtivas e até mesmo algumas discussões, mais foi bom saber que no final de tudo prevaleceu a sua força de vontade, parabéns!
- julho 11, 2014 às 3:57 pm
Acho que melhora a estabilidade.
Eduardo lavratti disse:
la vou eu denovo….
porque os winglets estao com um angulo negativo ?
- julho 16, 2014 às 7:10 pm
Após a conclusão aerodinâmica, agora estamos re-estilizando a Guardian com um design mais atualizado. Ainda está na lanternagem, mas já pra ter uma idéia como vai ficar.
A câmera ficará totalmente interna no protetor e o pod central um poco mais espesso e comprido.
Estou sem tempo pra concluir, então vamos muito devagar com essa frente aí; vai demorar um pouco ainda mas quando ficar pronta postaremos novas fotos.
- julho 16, 2014 às 7:19 pm
OPa … ficou muito bonita com essa frente.
Ontem fiz um voo na minha asa usando perfil clarck como voce disse.
Ela voou muito mais lento mais em compensacao o desempenho caiu bastante.
A estabilidade nao mudou muito. Eu ja achava a minha asa bem estavel poi ela tem quase 6kg.
Memo com vento forte ela ja voava bem calma.
- julho 16, 2014 às 8:03 pm
Obrigado por ter gostado. Primeiro a qualidade, depois a gente cuida da estética.
Mas como assim, Eduardo? Qual desempenho que caiu?
- julho 24, 2014 às 12:05 am
Quero registrar aqui a minha dor pelo falecimento ontem do meu filho, meu amiguinho por demais amado. A gente dá tantos conselhos aqui, não custa nada dar mais um, fique bem perto dos seus queridos, aproveitando todo o tempo com eles. Desculpas peço aos que acompanham e esperavam algo sobre o tópico, mas não podia deixar isso em branco sem registrar aqui, a dor e a angústia são por demais insuportáveis.
- julho 24, 2014 às 12:12 am
Emerson, meus sinceros pêsames à você e todos os seus.
Provavelmente, não deve haver dor maior do que perder um filho. Hoje como pai de casal de gêmeos de 8 anos, sei disso.
Só posso desejar que fique em paz, suportando seu núcleo familiar que, assim como vc, devem estar por demais consternados.
Pudesse eu estar perto para poder dar um forte abraço, que além das palavras, é tudo que posso oferecer.
- Você deve fazer login para responder a este tópico.