› Fóruns › Específicos › Plataformas › Aeronave com Ailerons + Flap /Spoiller
- Este tópico está vazio.
- dezembro 1, 2011 às 12:51 am
Eu estou trabalhando em um projeto há alguns dias; na verdade, estou na fase de “protótipo” em EPS para motorização elétrica e depois de testado, feitos os ajustes, ele vai receber uma versão em Fibra para motorização a gasolina. A aeronave tem 3 metros de envergadura (asa bipartida = duas partes de 1,50 m) com corpo de 2 metros de comprimento. Hoje fiz o pedido de todo o EPS necessário (com densidade = 20 a 22 kg / m³); estou agora fazendo os desenhos dos moldes que deverão ser cortados em MDF para guiar os cortes (no futuro isso vai virar CAD e os cortes por sistema laser).Trata-se, na verdade, de uma aeronave para FPV e esta previsto no projeto que ele precisa ter alguns recursos:– aileron com servos independentes (nas pontas das asas)– flap com servos independentes ( próximo ao corpo)– spoillers com servos independentes (que seriam instalados na parte superior, no centro da asa)O perfil da asa já foi testado em um “planador” de alta performance e a sua performance foi excelente; como ela é uma asa simétrica, vamos experimentar o corte assimétrico de um par de asas para testar a sua performance, acreditando-se que ela vai ganhar de 20 a 30% de sustentação.Bom, assim pensando, fixando-nos no tema da questão e melhor estudando-a, acredito que é possível instalar os ailerons nas pontas e os flaps próximo ao corpo com dupla finalidade: flap e spoiller. Quero dizer, por exemplo, usando uma chave de tres posições (chave G no Futaba 7C):a – quando na aproximação (ou decolagem) usar a chave totalmente para baixo, movendo os flaps para baixo (função flap)b – chave no meio = posição neutra sem qualquer funçãoc – quando, após tocar o solo, inverter a chave totalmente para cima os flaps atuarem como spoiler forçando a aeronave para baixo e prendendo no solo, alem de atuar como “redutor de velocidade”.Estou precisando de ajuda na configuração desta função para, sendo possível, eliminar do projeto o “spoiller” e usar o Flap com dupla função: flap / spoiller.
- Você deve fazer login para responder a este tópico.