Ajuda!1a decolagem fpv- Skywalker pronto”

Fóruns Principal Ajuda!1a decolagem fpv- Skywalker pronto”

  • Este tópico está vazio.
  • Post
    Gustavo
    Membro
    none

    Pessoal, é com grande satisfação que anuncio estar com meu equipamento fpv pronto! Após 1 ano de leitura do forum, pesquisas de preços, lojas, equipamentos, em janeiro deste ano comecei as compras, e agora esta tudo pronto e instalado. Esse fim de semana fui a um campo para minha primeira decolagem, e fiz alguns testes, os quais me deixaram com medo de decolar. Primeiro gostaria de compartilhar os teste que fiz, para ver o que me sugerem de mudanças, pois acredito não estar pronto.

    Bom, os testes foram realizados no solo. Meu pai ficava na base e eu ia caminhando com o aeromodelo na mão, ao longo do acostamento de uma BR. Ele acompanhava a distancia no OSD. Eu levava o avião com uma mão e com a outra mantinha a antena do receptor do controle remoto esticada.

    – Distancia em que a cortou a imagem da camera-  580 metros. Ela foi nítida, sem nenhuma chiado até essa distância, Apagando de uma só vez.

    – Distancia até que o primeiro servo começasse a tremer 150 metros. Este servo é um hyperion Atlas DS09-AMD Servo Digital Metal Gear que coloquei no movimento pan da camera, é 170 graus de giro, por isso sua escolha. Os demais, 1 somente começou a tremer com 280 metros,

    – Distancia que o controle parou de responder por completo 300 metros

    – Com o TX desligado, o controle respondeu até 600 metros.

    Bom , depois de muito bater perna, resolvi guardar tudo e ir para casa para escrever este post. Essas distâncias de teste por mim alcançadas estão normal, pelo avião estar proximo ao solo? Isto vai melhorar quando eu decolar, ou fiz certo em não decolar com estes resultados?

    SEgue a lista dos meus equipamentos. o Avião é um skywalker. O TX de video esta instalado atrás da hélice, na posição que manda o manual. O Rx berg 72.xxxx canal 44 está instalado a 30 cm do video, antes da capotinha removível do avião. O receptor do gps está entre o bordo de fuga da asa e o motor, centralizado no avião.

     

     1.2GHz Lawmate 8Ch Wireless A/V Receiver UPGRADED SAW FILTER

     

    – 800mW* 1300MHz Transmitter ( esse tem 600 mw como fala na pagina do readymaderc. O vendedor disse que prefere esse transmissor ao lawmate, quando usado com as antenas blubeam whip, pois o lawmate nao tem o canal 1280, a qual as antenas estao tunadas.)

     

    – Low Pass Filter for 1.3GHz

    – 1.3 GHz Bluebeam Whip Antenna Set (RHCP)

     – SMA Right Angle Adapter ( colocar a antena 90 graus no transmissor)

    – FAt shark dominator

     – TBS 69 camera

     – BERG 72 rx

     – Cyclops Easy OSD 

    – Mini microfone

    – Rádio Futama T6XA

     

    Fico no aguardo da ajuda dos colegas, obrigado.

    Devo colocar mais algum filtro, anel de ferrite, mudar equipamento de lugar, substituir algo, que testes mais fazer?

     

    Gustavo

     

     

     

     

     

Visualizando 15 respostas - 16 até 30 (de um total de 41)
  • Replies
    Gustavo
    Membro
    none

    OBrigado a todos pelas respostas.

    O CG realmente do sw precisa de um pouco de peso no bico para equilibrar. Conferi este ponto.

    O ESC é um ICE50 ja vem com um ferrite no cabo do acelerador. Vou arranjar outro para colocar no servo que esta trimilicando.

     

    Vou tirar umas fotos agora ao meio dia e coloco a tarde.

     

    Quanto ao PCM poderia escrever por que acha melhor? Tem um tutorial que achei no google quando fazia as pesquisas, dizia que o PPM era melhor para o fpv, pois dava tempo de recuperar o avião caso começasse a falhar. O PCM cortava o sinal mais abruptamente. Preciso esclarecer este fato.

     

    Onde posso comprar ferrites? SEi que é barato, mas moro no meio do nada no interior de SC , entao só de SEDEX para estes anéis fica caro. Loja de que tipo de equipamento eu posso achar?

     

    Obrigado novamente

    Boa dica da tela, lembro que no tx de video eu uso um filtro passa alta, que nao deixa harmonica chegar na faixa do rx do controle, mas é muita tralha no aero, tem colega que fica assutado com tanto fio.

    Marcelo “Cmte. Fox” disse:

    Jakson, não confie 100% em estabilizadores ou RTH, já vi alguns que se deram mal com tantos recursos e quando falha um RTH em vôo, a coisa fica feia. Eu mesmo utilizo e tem horas que ele Atrapalha. Para se ter um bom vôo, é preciso estar independente de RTH, estabilizadores, etc. Certifique-se que seu equipamento esta bem regulado, lembre-se que vc esta utilizando outro transmissor próximo a um receptor, e mesmo sendo de outra freqüência esse TX, gera armonicas que podem atrApalhar seu RX ali próximo !
    Quero deixar claro que não estou menosprezando nenhum equipamento de RTH ou afins ! Quero apenas alertar a todos para não esperar que vai acontecer milagres, e que as vezes agente coloca tanta tralha e dispositivos no avião, que acabam mais atrapalhando do que ajudando !!!

    Com relação a sua tela de 8″, faca um abafador, veja nas minhas fotos a minha Ground Station, utilizo uma telinha de 10″ e fiz uns quebra sol de pasta de papelaria, que tampa o sol ! Ajuda e da pra ir voando de boa sem o óculos, até chegar o seu !

    Abraço a todo mundo aí !!!

    Gustavo
    Membro
    none

    Gustavo
    Membro
    none

    Gustavo
    Membro
    none

    Gustavo
    Membro
    none

    Gustavo
    Membro
    none

    Gustavo
    Membro
    none

    olá amigo, observando sua questão sobre o pcm-fm, o pcm é bom para fpv pois possui failsafe, usado pelo OSD para acionar o RTH, no seu caso não seria absolutamento necessário, já que seu osd não tem RTH, mas apenas por questão de segurança, se for investir em outro rádio é melhor comprar um módulo long range, me parece que a partir de 150 doletas vc compra um.

    Gustavo disse:

    OBrigado a todos pelas respostas.

    O CG realmente do sw precisa de um pouco de peso no bico para equilibrar. Conferi este ponto.

    O ESC é um ICE50 ja vem com um ferrite no cabo do acelerador. Vou arranjar outro para colocar no servo que esta trimilicando.

     

    Vou tirar umas fotos agora ao meio dia e coloco a tarde.

     

    Quanto ao PCM poderia escrever por que acha melhor? Tem um tutorial que achei no google quando fazia as pesquisas, dizia que o PPM era melhor para o fpv, pois dava tempo de recuperar o avião caso começasse a falhar. O PCM cortava o sinal mais abruptamente. Preciso esclarecer este fato.

     

    Onde posso comprar ferrites? SEi que é barato, mas moro no meio do nada no interior de SC , entao só de SEDEX para estes anéis fica caro. Loja de que tipo de equipamento eu posso achar?

     

    Obrigado novamente

    Adriano W
    Membro
    none

    Eu pensaria seriamente em um sistema como o FY 31 AP com RTH, para mim ao menos da mais segurança ao voo e podemos arriscar um pouco mais, estou voando com um lawmate 500mW com antena original de 3dbi a 2km com total segurança.

    Gustavo, quando iniciei em FPV achei legal montar meu SW com servos DIGITAL e foi meu erro. No primeiro teste quase perdi o aero. Resumindo troquei todos os servos para os chingling HEXTRONIK de $2.50 e resolvi o problema.

    rywerthon, depende dos servos digitais que vc usou, normalmente em giants é usado digital.

    Dependendo do tamanho do aero e do seu peso, da até pra usar um standard, S3003 por exemplo, servo muito bom e barato. 

    No meu caso em FPV com toda parafernalia ligada no SKYWALKER eu tive problema de interferencia, não provocado pelo TX do rádio e sim pelos hamonicos gerados pelo TX de video. Em aero normal dá para usar normalmente. Pode ate ser que alguem os use em FPV, mas no meu caso tive problema.

    Gustavo
    Membro
    none

    A minha sorte é que é somente 1 digital. Vou colocar o anel de ferrite, ja achei agora a tarde e ver se para a tremedeira.

    Creio que amanha também consiga fazer novo teste de alcance, desta vez sem por a mao na antena. Tbém vou testar o receptor original futaba.

    OBrigado a todos.

    Gustavo
    Membro
    none

    SAbe aquela sensação que o negócio ta zicado?`Hj a TBS 69 camera nao transmite mais.

    Ligo e aparece somente a imagem do OSD na camera.

    Que testes posso fazer para ver o que aconteceu com ela?

    OBrigado

Visualizando 15 respostas - 16 até 30 (de um total de 41)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.