Ajuda Equipamento FPV

Fóruns Equipamentos Ajuda Equipamento FPV

• Este tópico está vazio.
    Olá pessoal, sei muito pouco sobre RX e TX por isso venho pedir dicas, estou voando com multrotor a algum tempo com o objetivo de fazer fotos e videos, mas agora estou querendo praticar FPV mesmo.

O problema é q o meu RX e TX tem muita interferencia, sei q não é muito bom, mas sera q tem como melhorar isso? 

É um kit q comprei da china FPV – Fever 5.8 500mW, ja troquei as antenas originais por antenas de 11dbi.

Outra questão é uma dica de um oculos de um bom custo-beneficio, alguma dica.

Visualizando 15 respostas - 1 até 15 (de um total de 16)
  • Replies

Ja tentei todas as trocas de antenas possiveis no rx e no tx, só oq muda é a distancia, as inteferencia continuam, posso estar muito perto do transmissor, basta mexer um pouquinho o receptor q da interferencia. não chega a cortar o sinal mas da uns piscos.

Obrigado pela resposta

Gabriel Xavier Ferreira disse:

Boa Tarde Evandro,

Uma modificação que você poderia fazer é retirar essa antena do transmissor, antenas omni direcionais de alto ganho não são muito recomendadas para transmissores, eu recomendaria a original que vem nele ou um CloverLeaf.

Tem um tópico meu a respeito de um antena helicoidal para o receptor, eu gostei muito.

Abração!

Um dos problemas do 5.8Ghz é que é muito suscetível a interferências por obstáculos. Qualquer barreira entre tx/rx e haverá interferência.

Colocou uma patch no rx. Não sei a abertura dessa antena mas se ela não estiver perfeitamente apontada para o tx também terá grandes problemas.

Quanto ao óculos -> Acredito ser uma escolha muito pessoal. Eu, particularmente, comprei o Dominator da Fatshark (arrisquei na verdade, já que nunca tinha usado nem visto um óculos desse. E tenho problema na minha visão direita. Até agora não tenho do que reclamar). Os headplay, dizem ser muito bons.

O ideal era ter acesso a alguém que já os tenha e fazer uns testes! Fica a dica!

Valeu Gilberto, como disse não sei nada de FPV, desculpa a falta de conhecimento no assunto, mas como clocar uma patch no rx?

Alguma sujestão de topico sobre isso_

Gilberto Junior disse:

Um dos problemas do 5.8Ghz é que é muito suscetível a interferências por obstáculos. Qualquer barreira entre tx/rx e haverá interferência.

Colocou uma patch no rx. Não sei a abertura dessa antena mas se ela não estiver perfeitamente apontada para o tx também terá grandes problemas.

Quanto ao óculos -> Acredito ser uma escolha muito pessoal. Eu, particularmente, comprei o Dominator da Fatshark (arrisquei na verdade, já que nunca tinha usado nem visto um óculos desse. E tenho problema na minha visão direita. Até agora não tenho do que reclamar). Os headplay, dizem ser muito bons.

O ideal era ter acesso a alguém que já os tenha e fazer uns testes! Fica a dica!

Gabriel, outro tx ou rx vai ser meio coplicado, pois acho q não tem ninguem aqui na minha cidade q voe com fpv, acho q sou o unico. Adoraria q tivesse mais pessoas para compartilhar experiencias.

Obrigado pela dica

Bem, eu tentaria outras duas coisas.
    Uma seria testar em outro lugar e testar também outro tx com seu rx e outro rx com seu tx se possivel.

Abraços!

(Seu rx já está com um patch)!

Semdo bem sincero, não sei oq é pach, mas ele esta do jeito q veio, só troquei as antenas

Gilberto Junior disse:

(Seu rx já está com um patch)!

Essa antena em formato retangular/quadrado é uma antena patch pannel.

Ela tem o lado certo para receber sinal (O lado que tem a logo com asas, provavelmente). Esse lado tem que sempre estar apontando para o transmissor. Se apontar o lado oposto, provavelmente não terá sequer imagem.

Eu trocaria a antena do receptor por uma monopolo (idêntica do transmissor).

O pessoal que usa 5.8Ghz pode dar mais dicas.

Não sei também o ganho da antena do transmissor. Uma coisa é certa. Quanto maior o ganho da antena, menor a abertura (então tem que apontar perfeitamente para o transmissor, senão terá interferências).

Em 1.2Ghz, 11dBi é coisa pra caramba. Altamente direcional.

então, a antena q estou uzando é essa quadra da foto acima, mas pela descrição dela, ela não é direcional, ela é omini direcional, já testei e não muda em nada o lado q esta apontando. em usar essa antena só almenta o alcance.

Mais uma vez obrigado.

Gilberto Junior disse:

Essa antena em formato retangular/quadrado é uma antena patch pannel.

Ela tem o lado certo para receber sinal (O lado que tem a logo com asas, provavelmente). Esse lado tem que sempre estar apontando para o transmissor. Se apontar o lado oposto, provavelmente não terá sequer imagem.

Eu trocaria a antena do receptor por uma monopolo (idêntica do transmissor).

O pessoal que usa 5.8Ghz pode dar mais dicas.

é um FPV 5.8 500W , comprei esse do link http://www.hobby-wing.com/fpv-5-8g-500mw-transmitter-receiver-system.html

oq recebi foi esse da foto

depois comprei as antenas

http://www.hobby-wing.com/pa5811.html

http://www.hobby-wing.com/5-8g-5db-antenna.html

Desconfio seriamente da qualidade do equipamento

Os canais estão certos, demorei pra descobrir q era invertido mas ta tudo certo agora, e ja testei eu varios lugares. Acho q o equipamento é ruim mesmo, na proxima vez vou pesquizar antes de comprar, acho q mais um tempo vou acabar comprando um 1.2

Obrigado pela dica

Olá Evandro,

Pode ser o Tx ou o Rx, mas não sei qual. Veja se os canais que você está usando é o correto. No meu Tx e Rx os canais não correspondem ao do manual nem da placa q fica no rx. eu usei este diagrama: http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uploads/177269325X568026X5…

A antena patch que você comprou é sim direcional, tem que estar apontada.

Você já testou em outro lugar?

Abração!

Evandro, repito aqui o que eu já disse.

5.8Ghz é altamente suscetível a interferências por obstáculos. Essas “piscadas” são mais que normais. Se a imagem não some por completo está de bom tamanho.

Em termos gerais, quanto menor a frequência, maior o comprimento de onda e maior a penetração em transpor obstáculos.

Mesmo em 1.2Ghz, 900Mhz, etc, etc podem ocorrer essas “piscadas”. Vivemos em um ambiente cheio de ruídos. Por melhor que seja a seletividade do receptor, uma hora ou outra vai sofrer alguma interferência.

O melhor em vídeo é 900Mhz. Talvez tenha dificuldades com antenas (realmente não sei) e possível problemas com gps.

Outra coisa.

Pelo que vi na foto, teu objetivo é voar no quad/hexa, correto?

Se for isso, dificilmente vai voar tão longe assim.
    Nesse caso, eu, no teu lugar, colocaria antenas CL em TX e RX.

Como não tenho nem quad/hexa e nem equipamento 5.8Ghz, é apenas uma sugestão!

ok, obrigado pela dica, eu uso ele no quad, meu hexa ta até desmontado agora, eu comprei esse RX e TX pq faço fotos e vídeos com ele, e é só pra ver o enquadramento, pra isso ele serve perfeitamente, mas como falei antes, estou querendo praticar FPV mesmo, tenho medo de sai voando, mesmo q em distancias curtas, pois se da uma interferencia e me perco o equipamento vai ao chão.

Mas vou testar ele melhor, se eu ver q da interferencia mas não corta, fou começar aos poucos.

Obrigado

Gilberto Junior disse:

Outra coisa.

Pelo que vi na foto, teu objetivo é voar no quad/hexa, correto?

Se for isso, dificilmente vai voar tão longe assim.
    Nesse caso, eu, no teu lugar, colocaria antenas CL em TX e RX.

Como não tenho nem quad/hexa e nem equipamento 5.8Ghz, é apenas uma sugestão!

Hmmmm.

Não sei quanto ao funcionamento de quad/hexa ainda (isso vai ficar para mais tarde) mas esses equipamentos não tem nada do tipo altitude/position hold ou algo assim (Tenho certeza que tem)!

FPV, sem RTH ou position hold é um tiro no escuro. Mesmo com equipamento de video em 1.2Ghz, se perder sinal de video, perde tudo.

ele tem tudo isso sim, failsafe, position hold, back go home …. só eu estou sem o modulo GPS, voo com o Naza, mas ele é muito estavel e mantem a altitude e rotação na boa.

Gilberto Junior disse:

Hmmmm.

Não sei quanto ao funcionamento de quad/hexa ainda (isso vai ficar para mais tarde) mas esses equipamentos não tem nada do tipo altitude/position hold ou algo assim (Tenho certeza que tem)!

FPV, sem RTH ou position hold é um tiro no escuro. Mesmo com equipamento de video em 1.2Ghz, se perder sinal de video, perde tudo.

Visualizando 15 respostas - 1 até 15 (de um total de 16)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.