› Fóruns › Equipamentos › Ajuda Equipamento FPV
- Este tópico está vazio.
- setembro 27, 2012 às 5:46 pm
Olá pessoal, sei muito pouco sobre RX e TX por isso venho pedir dicas, estou voando com multrotor a algum tempo com o objetivo de fazer fotos e videos, mas agora estou querendo praticar FPV mesmo.
O problema é q o meu RX e TX tem muita interferencia, sei q não é muito bom, mas sera q tem como melhorar isso?
É um kit q comprei da china FPV – Fever 5.8 500mW, ja troquei as antenas originais por antenas de 11dbi.
Outra questão é uma dica de um oculos de um bom custo-beneficio, alguma dica.
- Replies
-
- setembro 27, 2012 às 7:43 pm
Ja tentei todas as trocas de antenas possiveis no rx e no tx, só oq muda é a distancia, as inteferencia continuam, posso estar muito perto do transmissor, basta mexer um pouquinho o receptor q da interferencia. não chega a cortar o sinal mas da uns piscos.
Obrigado pela resposta
Gabriel Xavier Ferreira disse:
Boa Tarde Evandro,
Uma modificação que você poderia fazer é retirar essa antena do transmissor, antenas omni direcionais de alto ganho não são muito recomendadas para transmissores, eu recomendaria a original que vem nele ou um CloverLeaf.
Tem um tópico meu a respeito de um antena helicoidal para o receptor, eu gostei muito.
Abração!
- setembro 27, 2012 às 8:52 pm
Um dos problemas do 5.8Ghz é que é muito suscetível a interferências por obstáculos. Qualquer barreira entre tx/rx e haverá interferência.
Colocou uma patch no rx. Não sei a abertura dessa antena mas se ela não estiver perfeitamente apontada para o tx também terá grandes problemas.
Quanto ao óculos -> Acredito ser uma escolha muito pessoal. Eu, particularmente, comprei o Dominator da Fatshark (arrisquei na verdade, já que nunca tinha usado nem visto um óculos desse. E tenho problema na minha visão direita. Até agora não tenho do que reclamar). Os headplay, dizem ser muito bons.
O ideal era ter acesso a alguém que já os tenha e fazer uns testes! Fica a dica!
- setembro 27, 2012 às 9:10 pm
Valeu Gilberto, como disse não sei nada de FPV, desculpa a falta de conhecimento no assunto, mas como clocar uma patch no rx?
Alguma sujestão de topico sobre isso_
Gilberto Junior disse:
Um dos problemas do 5.8Ghz é que é muito suscetível a interferências por obstáculos. Qualquer barreira entre tx/rx e haverá interferência.
Colocou uma patch no rx. Não sei a abertura dessa antena mas se ela não estiver perfeitamente apontada para o tx também terá grandes problemas.
Quanto ao óculos -> Acredito ser uma escolha muito pessoal. Eu, particularmente, comprei o Dominator da Fatshark (arrisquei na verdade, já que nunca tinha usado nem visto um óculos desse. E tenho problema na minha visão direita. Até agora não tenho do que reclamar). Os headplay, dizem ser muito bons.
O ideal era ter acesso a alguém que já os tenha e fazer uns testes! Fica a dica!
- setembro 27, 2012 às 9:14 pm
Gabriel, outro tx ou rx vai ser meio coplicado, pois acho q não tem ninguem aqui na minha cidade q voe com fpv, acho q sou o unico. Adoraria q tivesse mais pessoas para compartilhar experiencias.
Obrigado pela dica
Bem, eu tentaria outras duas coisas.
Uma seria testar em outro lugar e testar também outro tx com seu rx e outro rx com seu tx se possivel.Abraços!
- setembro 27, 2012 às 9:15 pm
(Seu rx já está com um patch)!
- setembro 27, 2012 às 9:16 pm
Semdo bem sincero, não sei oq é pach, mas ele esta do jeito q veio, só troquei as antenas
Gilberto Junior disse:
(Seu rx já está com um patch)!
- setembro 27, 2012 às 9:20 pm
Essa antena em formato retangular/quadrado é uma antena patch pannel.
Ela tem o lado certo para receber sinal (O lado que tem a logo com asas, provavelmente). Esse lado tem que sempre estar apontando para o transmissor. Se apontar o lado oposto, provavelmente não terá sequer imagem.
Eu trocaria a antena do receptor por uma monopolo (idêntica do transmissor).
O pessoal que usa 5.8Ghz pode dar mais dicas.
Não sei também o ganho da antena do transmissor. Uma coisa é certa. Quanto maior o ganho da antena, menor a abertura (então tem que apontar perfeitamente para o transmissor, senão terá interferências).
Em 1.2Ghz, 11dBi é coisa pra caramba. Altamente direcional.
- setembro 27, 2012 às 9:29 pm
então, a antena q estou uzando é essa quadra da foto acima, mas pela descrição dela, ela não é direcional, ela é omini direcional, já testei e não muda em nada o lado q esta apontando. em usar essa antena só almenta o alcance.
Mais uma vez obrigado.
Gilberto Junior disse:
Essa antena em formato retangular/quadrado é uma antena patch pannel.
Ela tem o lado certo para receber sinal (O lado que tem a logo com asas, provavelmente). Esse lado tem que sempre estar apontando para o transmissor. Se apontar o lado oposto, provavelmente não terá sequer imagem.
Eu trocaria a antena do receptor por uma monopolo (idêntica do transmissor).
O pessoal que usa 5.8Ghz pode dar mais dicas.
- setembro 28, 2012 às 5:02 pm
é um FPV 5.8 500W , comprei esse do link http://www.hobby-wing.com/fpv-5-8g-500mw-transmitter-receiver-system.html
oq recebi foi esse da foto
depois comprei as antenas
http://www.hobby-wing.com/pa5811.html
http://www.hobby-wing.com/5-8g-5db-antenna.html
Desconfio seriamente da qualidade do equipamento
- setembro 28, 2012 às 5:30 pm
Os canais estão certos, demorei pra descobrir q era invertido mas ta tudo certo agora, e ja testei eu varios lugares. Acho q o equipamento é ruim mesmo, na proxima vez vou pesquizar antes de comprar, acho q mais um tempo vou acabar comprando um 1.2
Obrigado pela dica
Olá Evandro,
Pode ser o Tx ou o Rx, mas não sei qual. Veja se os canais que você está usando é o correto. No meu Tx e Rx os canais não correspondem ao do manual nem da placa q fica no rx. eu usei este diagrama: http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uploads/177269325X568026X5…
A antena patch que você comprou é sim direcional, tem que estar apontada.
Você já testou em outro lugar?
Abração!
- setembro 28, 2012 às 5:39 pm
Evandro, repito aqui o que eu já disse.
5.8Ghz é altamente suscetível a interferências por obstáculos. Essas “piscadas” são mais que normais. Se a imagem não some por completo está de bom tamanho.
Em termos gerais, quanto menor a frequência, maior o comprimento de onda e maior a penetração em transpor obstáculos.
Mesmo em 1.2Ghz, 900Mhz, etc, etc podem ocorrer essas “piscadas”. Vivemos em um ambiente cheio de ruídos. Por melhor que seja a seletividade do receptor, uma hora ou outra vai sofrer alguma interferência.
O melhor em vídeo é 900Mhz. Talvez tenha dificuldades com antenas (realmente não sei) e possível problemas com gps.
- setembro 28, 2012 às 5:46 pm
Outra coisa.
Pelo que vi na foto, teu objetivo é voar no quad/hexa, correto?
Se for isso, dificilmente vai voar tão longe assim.
Nesse caso, eu, no teu lugar, colocaria antenas CL em TX e RX.Como não tenho nem quad/hexa e nem equipamento 5.8Ghz, é apenas uma sugestão!
- setembro 28, 2012 às 5:53 pm
ok, obrigado pela dica, eu uso ele no quad, meu hexa ta até desmontado agora, eu comprei esse RX e TX pq faço fotos e vídeos com ele, e é só pra ver o enquadramento, pra isso ele serve perfeitamente, mas como falei antes, estou querendo praticar FPV mesmo, tenho medo de sai voando, mesmo q em distancias curtas, pois se da uma interferencia e me perco o equipamento vai ao chão.
Mas vou testar ele melhor, se eu ver q da interferencia mas não corta, fou começar aos poucos.
Obrigado
Gilberto Junior disse:
Outra coisa.
Pelo que vi na foto, teu objetivo é voar no quad/hexa, correto?
Se for isso, dificilmente vai voar tão longe assim.
Nesse caso, eu, no teu lugar, colocaria antenas CL em TX e RX.Como não tenho nem quad/hexa e nem equipamento 5.8Ghz, é apenas uma sugestão!
- setembro 28, 2012 às 5:59 pm
Hmmmm.
Não sei quanto ao funcionamento de quad/hexa ainda (isso vai ficar para mais tarde) mas esses equipamentos não tem nada do tipo altitude/position hold ou algo assim (Tenho certeza que tem)!
FPV, sem RTH ou position hold é um tiro no escuro. Mesmo com equipamento de video em 1.2Ghz, se perder sinal de video, perde tudo.
- setembro 28, 2012 às 6:27 pm
ele tem tudo isso sim, failsafe, position hold, back go home …. só eu estou sem o modulo GPS, voo com o Naza, mas ele é muito estavel e mantem a altitude e rotação na boa.
Gilberto Junior disse:
Hmmmm.
Não sei quanto ao funcionamento de quad/hexa ainda (isso vai ficar para mais tarde) mas esses equipamentos não tem nada do tipo altitude/position hold ou algo assim (Tenho certeza que tem)!
FPV, sem RTH ou position hold é um tiro no escuro. Mesmo com equipamento de video em 1.2Ghz, se perder sinal de video, perde tudo.
- Você deve fazer login para responder a este tópico.