› Fóruns › Equipamentos › Ajuda. Iniciando no fpv…
- Este tópico está vazio.
- janeiro 7, 2012 às 5:15 am
Pessoal, boa noite.
Sou iniciante no fpv, já fiz alguns voos com monitor e óculos fat shark tb, mas estou insatizfeito com meu equipamento.
Na semana passada comprei um Dragon Link (vale ressaltar que fui bem atendido pelo Mike e ele despachou meu pedido no dia seguinte, respondeu meus emails etc. Inclusive disse que eles tem voado em até 5 DLs juntos sem problemas com o novo firmware), mas meu sistema de video está lesado. Não chego em 700 mts e começa a xiar. Preciso de um sistema de video com um alcance bem amplo, já quero investir uma vez só no que puder. Foi vício a primeira vista e eu praticamente “abri o cofre” mas não sei o que comprar, fico inseguro e acabo nao comprando as coisas.
Já vou adiantar minhas desculpas pois eu vi que vários colegas praticantes de FPV já fizeram os mesmos questionamentos, inclusive li muito a respeito e tenho lido muito todo dia vários tópicos aqui.
Hoje eu possuo para fpv:-easy star e gaui 330x+fx46. Estou quase comprando um easy flite 1,8mt, da mr modelismo.
– lawmate 500mw comprado na rctech, com alimentaçao direto na mesma bateria do esc “plug’n play”.
– antena do tx original de 2dbi e do rx uma pach de 8dbi.
– atualmente uso o Futaba 10c 2.4 (modulo), será substituido pelo dragon link.
-estou voando com uma gopro hd.Preciso de ajuda para aumentar e muito o sinal do vídeo, assim que chegar o dragon link será frustrante nao poder ir mais longe em razao do video. Eu li muito sobre as antenas V invertida e Vee, nao sei o que optar. Será que o tx de video de 500mw é sufuciente?
Sou aeromodelista ha muitos anos e tenho consciencia de que o fpv é bem diferente e exige muito treino e paciencia, mas como eu disse anteriormente, quero um sistema próximo do “top” já no inicio para evitar de ficar trocando o equipamento com muita frequencia.
Se puderem dar uns “pitácos” sobre um OSD bom tambem me ajuda muito.Desde já muito obrigado a todos do FPVBrasil que me ajudam todos os dias com tanta informaçao.
Parabens a todos os idealizadores do site!!!João Pedro Mott
Msn: jpedromalu@hotmail.com
Email: joaopedromott@yahoo.com.brEstamos constituindo uma equipe de fpv aqui em Jaú (atualmente 6 pessoas), já temos nosso “campo de voo”, vulga Árvore no meio do nada, onde voamos com segurança e paz em uma bela sombra, não expondo ninguem a qqer tipo de perigo…
- Replies
-
- janeiro 7, 2012 às 7:29 am
Você não mencionou se está usando 2 baterias (1 só pro vídeo).
- janeiro 7, 2012 às 12:03 pm
Ele esta usando 1 bateria mesmo olhe aqui
lawmate 500mw comprado na rctech, com alimentaçao direto na mesma bateria do esc “plug’n play”.
- janeiro 7, 2012 às 1:34 pm
Bem, João Pedro, esse tipo de problema que você está tendo tem muitas origens a serem avaliadas, mas eu desconfiei que você estivesse usando uma só bateria, a razão mais comum desses casos. Para voar FPV devemos ter como regra voar com duas baterias, uma só pro vídeo, não precisa ser grande nem pesada, 500mah já é muito eficaz, então está aí o que pode ser a sua solução.
- janeiro 7, 2012 às 1:47 pm
Concordo com o Emerson o meu estava assim depois que eu coloquei duas baterias melhorou , bom no meu caso era só isso mais no seu tem que fazer testes o 1º é este use 2 baterias , espero que seja só isso e boa sorte.
- janeiro 7, 2012 às 3:58 pm
Vou Muito obrigado por enquanto galera!!! Vou fazer esses primeiros testes, colocando uma bateria para cada.
O Plug in play da RCTech veio com um ferrite e um capacitor no cabo que alimenta o TX de vídeo, mas deve interferir mesmo assim, vou testar diferente….
E sobre o alcance do vídeo, o que sugerem para deixar “top”?
Valeu, obrigado novamente….
OBS: Espero em breve poder comparecer nos encontros de FPV Brasil a fora… heheheh….
- janeiro 8, 2012 às 10:19 am
Joao, esse tx lawmate de 500 mw que voce ja tem e uma patch de 8db no rx voce ja consegue atingir uns 5 km, porem vai ter uns riscos na imagem depois de 1,5km +/- , pelo menos é o que acontece na minha. Eu uso essa configuracao, mas quero melhorar a imagem e quero atingir mais distancia. Vou tentar um tx de 1000mw que ja comprei. No meu tx tambem tem um capacitor pois ele trabalha com 5V e a bateria sua dever ser 3S (11.1V) Já o de 1000mw é 12V. Eu uso uma bateria so para o video.
Joao Pedro Mott disse:Vou Muito obrigado por enquanto galera!!! Vou fazer esses primeiros testes, colocando uma bateria para cada.
O Plug in play da RCTech veio com um ferrite e um capacitor no cabo que alimenta o TX de vídeo, mas deve interferir mesmo assim, vou testar diferente….
OBS: Espero em breve poder comparecer nos encontros de FPV Brasil a fora… heheheh….
- janeiro 8, 2012 às 9:56 pm
Pietro, boa tarde. Primeiramente obrigado.
Que bacana cara que consegue toda essa distância.
Que rádio voce usa? Voce poderia me dizer +/- como está sua configuração no avião para eu tentar fazer algo parecido?
A alimentação do TX de vídeo independente? Ou usa como está no meu? Bateria alimenta o ESC e o tx.
Valeu, obrigado…
OBS: Hoje tá um tempo feio pra caraca em Jaú-SP não deu pra testar, mas essa semana eu testo o sistema, separando a alimentação do tx….
PIETRO PEDRAZZA JR disse:
Joao, esse tx lawmate de 500 mw que voce ja tem e uma patch de 8db no rx voce ja consegue atingir uns 5 km, porem vai ter uns riscos na imagem depois de 1,5km +/- , pelo menos é o que acontece na minha. Eu uso essa configuracao, mas quero melhorar a imagem e quero atingir mais distancia. Vou tentar um tx de 1000mw que ja comprei. No meu tx tambem tem um capacitor pois ele trabalha com 5V e a bateria sua dever ser 3S (11.1V) Já o de 1000mw é 12V. Eu uso uma bateria so para o video.
Joao Pedro Mott disse:Vou Muito obrigado por enquanto galera!!! Vou fazer esses primeiros testes, colocando uma bateria para cada.
- janeiro 8, 2012 às 11:23 pm
boa noite
peço desculpa ao João Pedro por me servir deste post MAS
tb tenho uma questão a por isso aproveito ser aqui :
sou inciante no FPV e depois de ja ter tudo funcionando ok
o sist. video deixou de dar imagem quando tenei montar um OSD
tenho um 900mhz de 15oomw
a duvida esta em como poderei testar (saber) se o problema reside no emissor ou não ?
quanto à camara penso que não ser porque ja a substitui por outra e nada
portanto penso ser do emissor (mas nâo tenho outro para poder comprovar )
não queria comprar outro sem ter a certeza de ser dele ou não
quando tenho o rx em on e o gravador de video tb em on no dispaly do gravador surge umas pequeninas interferencias
o que me leva a concluir que o rx esta ok
no local aonde moro estou sò neste tipo de pratica fpv por isso gostaria de ter qualquer ajuda
que me possa ser dada
pois depois de tentar e não conseguir resolver o probl.
estou a ficar desiludido
ficarei desde ja muito agradecido
- janeiro 9, 2012 às 2:43 am
Tente tirar o OSD e deixar como estava funcionando antes, se funcionar então o problema é na instalação do OSD, aí a gente recomeça junto.
jerd disse:
boa noite
peço desculpa ao João Pedro por me servir deste post MAS
tb tenho uma questão a por isso aproveito ser aqui :
sou inciante no FPV e depois de ja ter tudo funcionando ok
o sist. video deixou de dar imagem quando tenei montar um OSD
tenho um 900mhz de 15oomw
a duvida esta em como poderei testar (saber) se o problema reside no emissor ou não ?
quanto à camara penso que não ser porque ja a substitui por outra e nada
portanto penso ser do emissor (mas nâo tenho outro para poder comprovar )
não queria comprar outro sem ter a certeza de ser dele ou não
quando tenho o rx em on e o gravador de video tb em on no dispaly do gravador surge umas pequeninas interferencias
o que me leva a concluir que o rx esta ok
no local aonde moro estou sò neste tipo de pratica fpv por isso gostaria de ter qualquer ajuda
que me possa ser dada
pois depois de tentar e não conseguir resolver o probl.
estou a ficar desiludido
ficarei desde ja muito agradecido
- janeiro 9, 2012 às 10:25 am
Meu radio é futaba 7C
Veja nas minhas fotos que tem a disposicao dos aparelhos no aviao.
Alimentacao com certeza independente. No caso meu, estou trabalhando com 5V, pois a cam é 5V…
Eu estou em Piracicaba, mas voo sempre em Santa barabra porque tem uma pista excelente. O que acha de vir pra ca no proximo final de semana e voamos juntos. Entra no grupo “FPV na RMC” do Leandro e vamos combinar.
Joao Pedro Mott disse:Pietro, boa tarde. Primeiramente obrigado.
Que bacana cara que consegue toda essa distância.
Que rádio voce usa? Voce poderia me dizer +/- como está sua configuração no avião para eu tentar fazer algo parecido?
A alimentação do TX de vídeo independente? Ou usa como está no meu? Bateria alimenta o ESC e o tx.
Valeu, obrigado…
OBS: Hoje tá um tempo feio pra caraca em Jaú-SP não deu pra testar, mas essa semana eu testo o sistema, separando a alimentação do tx….
PIETRO PEDRAZZA JR disse:
- janeiro 9, 2012 às 11:43 am
Fala Pietro, bacana cara, sou de Jaú perto de Pira. Trabalhei muito na regiao de Americana e ficava lá a semana toda, nem sabia que tinha pista em Sta Barbara.
Cara, eu queria muito ir pra aí voar com voces nesse fds, mas especificamente nesse fds estarei sobrecarregado e trabalhando por que semana que vem tem a Couromoda (feira de calçados em SP) e tenho que estar lá.
Mas com certeza absoluta combinaremos uma ida aí pra voar com voces, hoje aqui em Jaú estamos em 5 no fpv e a galera está muito interessada, vai aumentar a turma em breve…
Vou testar meu equipamento com uma configuração diferente pra ver o alcance essa semana ainda. Vamos ver.
Jerd, não peça desculpas por “aproveitar o post”, quando a dúvida é a mesma, é melhor que fique “junto” pra esclarecer mais coisas, muito bacana, vou acabar utilizando pra mim algumas informações tambem.
Valeu abração a todos!!!
- janeiro 9, 2012 às 1:08 pm
João Pedro
ao principio tive tb muitas interferencias
aos poucos fiz:
uma bateria so para o video
rings (aneis) de ferrite em vários locais nunca são demais (só tem o contra do peso)
o sistema de video o mais separado possivel do sistema RCusando um osd
colquei por baixo do gps uma fita de aluminio (vi num foru argentino que por sinal é muito bom)
espero ter ajudado- janeiro 10, 2012 às 1:54 am
Boa Jerd, ajudou bastante mesmo.
Hoje arrebentei o cartão na Hobby Wireless, comprei algumas coisas:
Agora vamos ver queléqueé!! ahhahaha….
- janeiro 10, 2012 às 1:57 am
Boa Jerd, ajudou bastante mesmo.
1 ea.
GoPro Camera Cable for Plug and Play transmitters or OSDs.
$12.99
1 ea.
EagleEyes FPV Station
$89.99
1 ea.
Guardian Stabilization Module for OSD Pro
$54.99
1 ea.
Complete OSD PRO 100A 10Hz GPS and Auto-Pilot system w/ connecto
$239.99
$397.96
Sub-Total:
$34.55
United States Postal Service (Priority Mail International (6 – 10 business days)):
$432.51
Total:
- janeiro 10, 2012 às 11:11 am
ola bom dia
fico contente por o ter ajudado
o meu OSD é o Remzibi
ja usei anteriormente dois mas este é sem duvida alguma o melhor pois quanto á possibilidade de se mudar conforme se queira o visual não vai cansar o VER
agora sou eu que estou com um problema pois não consigo ter imagem mesmo retirando do circuito o osd
creio que o emissor deu o berro
se for vem mesmo numa altura muito má para adquirir outro
o seu sistema tb é muito bom
agora é fazer uso dele
Joao Pedro Mott disse:Boa Jerd, ajudou bastante mesmo.
1 ea.
GoPro Camera Cable for Plug and Play transmitters or OSDs.
$12.99
1 ea.
EagleEyes FPV Station
$89.99
1 ea.
Guardian Stabilization Module for OSD Pro
$54.99
1 ea.
Complete OSD PRO 100A 10Hz GPS and Auto-Pilot system w/ connecto
$239.99
$397.96
Sub-Total:
$34.55
United States Postal Service (Priority Mail International (6 – 10 business days)):
$432.51
Total:
- Você deve fazer login para responder a este tópico.