Alcance de kit FPV Fatshark 5.8 com upgrades

Fóruns Equipamentos Alcance de kit FPV Fatshark 5.8 com upgrades

  • Este tópico está vazio.
  • Post

    Como estou começando no FPV fiz a compra de um kit mais plug n play possível para não ter muitas dificuldades, sei que o kit 5.8 é muito criticado por seu alcance mas não pretendo no início voar acima das nuvens.

    O kit escolhido foi o FatShark 5.8 com telemetria e camera FatShark com pan/tilt. Como upgrades comprei um transmissor compatível de 600mw e antenas bluebleam. Gostaria de saber qual alcance isto daria pois não soube escolher corretamente a antena na calculadora pois não sei quantos dbi tem esse set de antenas.

    O kit é este: FatShark 5.8 with telemetry

    As antenas são estas: Bluebeam

    O TX este: ImmersionRC

    A câmera esta: FatShark Pan/Tilt CAM

    Gostaria de entender também o que seria a telemetria deste kit e se trocar o transmissor se isso não vai se perder pois não sei se não está embutido no transmissor de 100mw. O que eu gostaria de ter de informação é a distância que o modelo está e a direção que estou em relação ao modelo por segurança.

    Abraços

Visualizando 15 respostas - 1 até 15 (de um total de 51)
  • Replies
    REGIS SILVA
    Membro
    none

     ola Juliano entenda que o oculos é o rx (receptor), o tx (trassmissor) que vem com o kit que comprou vc não vai usa-lo pois vc vai usar o tx de 600mw, a telemetria vc tem que ter ( gps,osd) pra transmitir junto com o video pro seu oculos.

    ex:http://www.feiyu-tech.com/product-en.php?id=24&mlist=3

     quanto a distancia acho que pode conseguir fora da cidade (em campo aberto)  +ou- 1500 mts

    Olá Reginaldo, não imaginei que um OSD fosse tão caro, acho que isso vai ter que esperar um pouco. Talvez se encontrasse no mercado nacional poderia parcelar.

    Chega a realmente 1.500 metros com este kit? Agora fiquei realmente impressionado e não gostaria também de ter que alterar o tx e rx do aeromodelo para alcances maiores, 1.000 metros de raio está perfeito.

    Caro Juliano,

    Também possuo um Fatshark 5.8 igual a esse.

    Cheguei a fazer uns voos utilizando o tx de video de 100mw e depois troquei para o de 600mw. O alcande é muito restrito. A distância máxima de voo não ultrapassa os 200 metros. Também tem muita interferência durante o voo.

    Hoje utilizo o meu Fatshark ligado a Ground Station que está recebendo o sinal 1.2.

    Para início em FPV é legal… Dá pra adquirir bastante noção de voo, mas vc vai querer maior distância e estará limitado.

    Abraço.

    Arthur você usava as mesmas antenas que veio no kit ou as bluebeam? Pelo que eu li o upgrade de antenas é altamente necessário em kits 5.8 para eliminar as interferências. Mesmo com o receptor de 600mw não passou de 200 metros? Li reviews que pessoas com este receptor chegaram a ultrapassar os 1.000 metros.

    Sobre as groundstations, como fazem para ficar uma coisa mais prática sem ter que chegar no clube e ter que perder muito tempo montando tudo para poder voar? 

    Juliano,

    Utilizei as mesmas antenas que vieram no kit, que são de 3 dbi. Com o tx de video de 600mw só consegui voar a 200 metros e depois ficava com a tela chuviscando ao ponto de não visualizar mais nada.

    Fiz os voos em um local totalmente aberto e sem obstáculos.

    Abraço

    Pedro Reis
    Membro
    none

    Eu possuo um kit 5.8 fatshark.

    http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__20672__Fat_Shark_Predator_RTF_FPV_Headset_System_w_Camera_and_5_8G_TX_.html

     voo 500 metros de distancia e imagem nítida, sem interferencia. Comprei e estou aguardando chegar esse transmissor de 600mW. Use a calculadora do site para calcular.

    http://fpvbrasil.com.br/calculadoras

    Chega a 900 metros com 600mW usando a antena de 3dBi no receptor.

    É interessante ver como tem vários comentários de diferentes resultados, leva a crer ser quase um lance de sorte em pegar um produto melhor fabricado que outro, ou instalação.

    De qualquer forma espero fazer a melhor instalação possível e testar no chão a distância em uma rua comprida e que tenha visada de ponta a ponta. Chegando a 900 metros com as antenas bluebeam e o tx de 600mw estou extremamente feliz, afinal se somar 900 metros de frente mais 900 para as minhas costas já são 1.800 metros de voo reto.

    Marcelo Camargo
    Participante
    none

    Os resultados diferentes acontecem pois existem muitas variáveis envolvidas, a começar pela instalação.

    Tem que se levar em consideração, desde a plataforma utilizada e os equipamentos embarcados até o local do voo.

    Lembro que a calculadora do site oferece apenas um resultado estimado, em condições ideais.

    Pedro Reis
    Membro
    none

    faça como eu , voe com uma pessoa ao seu lado observando o avião, caso haja perda de sinal passe o controle para a pessoa ao seu lado para voltar com o avião, mais isso só vale para voo visual, se for tentar chegar a 1000 metros a pessoa ao lado vai perder o avião de vista.

    Gostei da tela apresentada pelo OSD Blackstork, é confiável?

    OSD Blackstork

    Pessoal comprei um EzOSD, gostei bastante de como ele mostra as informações e parece ser pequeno e simplificado, assim que forem chegando os materiais vou postando a montagem.

    Encontrei este vídeo no youtube com um kit quase idêntico, acho que só muda o OSD e com excelentes resultados para um kit 5.8, fiquei satisfeito.

    AXN Floater Jet FPV

    Juliano Antunes disse:

    Pessoal comprei um EzOSD, gostei bastante de como ele mostra as informações e parece ser pequeno e simplificado, assim que forem chegando os materiais vou postando a montagem.

    REGIS SILVA
    Membro
    none

    é como eu disse pra vc no inicio do tópico Juliano “em campo aberto” afastado da cidade vc tem bons resultados com 5.8Ghz, eu tenho as 2 frq. uso 1.2g no planador e o 5.8 no quadricoptero mas ja usei 5.8 no planador e acredite cheguei a 1500mtrs no canal 5 que é 5885mhz, quanto au osd hornet é caro mesmo, mas vc encontra varias outras marcas com bom preço e boa qualidade o hornet foi só um exemplo rsrs

    boa sorte nessa nova modalidade

    Juliano Antunes disse:

    Olá Reginaldo, não imaginei que um OSD fosse tão caro, acho que isso vai ter que esperar um pouco. Talvez se encontrasse no mercado nacional poderia parcelar.

    Chega a realmente 1.500 metros com este kit? Agora fiquei realmente impressionado e não gostaria também de ter que alterar o tx e rx do aeromodelo para alcances maiores, 1.000 metros de raio está perfeito.

    Caramba reginaldo, 1500 metros com o 5.8? Espetacular.

    Um teste com o modelo dentro de um carro se distanciando aos poucos é preciso ou o teste só deve ser feito no ar?

    REGIS SILVA
    Membro
    none

    teste no carro com antena 5.8 não funcionam bem, vc deve faze-lo no ar em campo aberto longe de torres de transmissão etc…sabe tem vários fatores que interferem, névoa, particular de água , tudo prejudica de um modo geral as transmissões de vídeo. os chaveameto  de canais dos tx/rx 5.8 são diferentes, no tx é um numero e no rx é outro ,

    ex:  Rx.1e2 pra baixo e 3e4 pra cima refere ao canal 05 freq.5885mhz

           Tx.1e2 pra cima  3 pra baixo 4 pra cima canal 05 freq.5885mhz

    mo meu por exemplo veio um manual colado na carcaça do rx e um em papel tamben do rx, qual estava correto?

    o que veio colado! o que vaio em papel estava completamente errado, sabe la o que esses chineses fizeram.

    acho que funciona assim; os chineses constroem o tx/rx, os americanos o manual, e nos temos que interpretar os erros!

    abraç

Visualizando 15 respostas - 1 até 15 (de um total de 51)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.