› Fóruns › Equipamentos › Alcance de kit FPV Fatshark 5.8 com upgrades
- Este tópico está vazio.
- junho 5, 2012 às 3:39 am
Como estou começando no FPV fiz a compra de um kit mais plug n play possível para não ter muitas dificuldades, sei que o kit 5.8 é muito criticado por seu alcance mas não pretendo no início voar acima das nuvens.
O kit escolhido foi o FatShark 5.8 com telemetria e camera FatShark com pan/tilt. Como upgrades comprei um transmissor compatível de 600mw e antenas bluebleam. Gostaria de saber qual alcance isto daria pois não soube escolher corretamente a antena na calculadora pois não sei quantos dbi tem esse set de antenas.
O kit é este: FatShark 5.8 with telemetry
As antenas são estas: Bluebeam
O TX este: ImmersionRC
A câmera esta: FatShark Pan/Tilt CAM
Gostaria de entender também o que seria a telemetria deste kit e se trocar o transmissor se isso não vai se perder pois não sei se não está embutido no transmissor de 100mw. O que eu gostaria de ter de informação é a distância que o modelo está e a direção que estou em relação ao modelo por segurança.
Abraços
- Replies
-
- junho 5, 2012 às 12:30 pm
ola Juliano entenda que o oculos é o rx (receptor), o tx (trassmissor) que vem com o kit que comprou vc não vai usa-lo pois vc vai usar o tx de 600mw, a telemetria vc tem que ter ( gps,osd) pra transmitir junto com o video pro seu oculos.
ex:http://www.feiyu-tech.com/product-en.php?id=24&mlist=3
quanto a distancia acho que pode conseguir fora da cidade (em campo aberto) +ou- 1500 mts
- junho 5, 2012 às 2:59 pm
Olá Reginaldo, não imaginei que um OSD fosse tão caro, acho que isso vai ter que esperar um pouco. Talvez se encontrasse no mercado nacional poderia parcelar.
Chega a realmente 1.500 metros com este kit? Agora fiquei realmente impressionado e não gostaria também de ter que alterar o tx e rx do aeromodelo para alcances maiores, 1.000 metros de raio está perfeito.
- junho 5, 2012 às 3:11 pm
Caro Juliano,Também possuo um Fatshark 5.8 igual a esse.
Cheguei a fazer uns voos utilizando o tx de video de 100mw e depois troquei para o de 600mw. O alcande é muito restrito. A distância máxima de voo não ultrapassa os 200 metros. Também tem muita interferência durante o voo.
Hoje utilizo o meu Fatshark ligado a Ground Station que está recebendo o sinal 1.2.
Para início em FPV é legal… Dá pra adquirir bastante noção de voo, mas vc vai querer maior distância e estará limitado.
Abraço.
- junho 5, 2012 às 3:20 pm
Arthur você usava as mesmas antenas que veio no kit ou as bluebeam? Pelo que eu li o upgrade de antenas é altamente necessário em kits 5.8 para eliminar as interferências. Mesmo com o receptor de 600mw não passou de 200 metros? Li reviews que pessoas com este receptor chegaram a ultrapassar os 1.000 metros.
Sobre as groundstations, como fazem para ficar uma coisa mais prática sem ter que chegar no clube e ter que perder muito tempo montando tudo para poder voar?
- junho 5, 2012 às 3:27 pm
Juliano,Utilizei as mesmas antenas que vieram no kit, que são de 3 dbi. Com o tx de video de 600mw só consegui voar a 200 metros e depois ficava com a tela chuviscando ao ponto de não visualizar mais nada.
Fiz os voos em um local totalmente aberto e sem obstáculos.
Abraço
- junho 5, 2012 às 3:31 pm
Eu possuo um kit 5.8 fatshark.
voo 500 metros de distancia e imagem nítida, sem interferencia. Comprei e estou aguardando chegar esse transmissor de 600mW. Use a calculadora do site para calcular.
http://fpvbrasil.com.br/calculadoras
Chega a 900 metros com 600mW usando a antena de 3dBi no receptor.
- junho 5, 2012 às 3:38 pm
É interessante ver como tem vários comentários de diferentes resultados, leva a crer ser quase um lance de sorte em pegar um produto melhor fabricado que outro, ou instalação.
De qualquer forma espero fazer a melhor instalação possível e testar no chão a distância em uma rua comprida e que tenha visada de ponta a ponta. Chegando a 900 metros com as antenas bluebeam e o tx de 600mw estou extremamente feliz, afinal se somar 900 metros de frente mais 900 para as minhas costas já são 1.800 metros de voo reto.
- junho 5, 2012 às 3:44 pm
Os resultados diferentes acontecem pois existem muitas variáveis envolvidas, a começar pela instalação.
Tem que se levar em consideração, desde a plataforma utilizada e os equipamentos embarcados até o local do voo.
Lembro que a calculadora do site oferece apenas um resultado estimado, em condições ideais.
- junho 5, 2012 às 3:47 pm
faça como eu , voe com uma pessoa ao seu lado observando o avião, caso haja perda de sinal passe o controle para a pessoa ao seu lado para voltar com o avião, mais isso só vale para voo visual, se for tentar chegar a 1000 metros a pessoa ao lado vai perder o avião de vista.
- junho 5, 2012 às 3:53 pm
Gostei da tela apresentada pelo OSD Blackstork, é confiável?
- junho 5, 2012 às 8:00 pm
Pessoal comprei um EzOSD, gostei bastante de como ele mostra as informações e parece ser pequeno e simplificado, assim que forem chegando os materiais vou postando a montagem.
- junho 5, 2012 às 10:04 pm
Encontrei este vídeo no youtube com um kit quase idêntico, acho que só muda o OSD e com excelentes resultados para um kit 5.8, fiquei satisfeito.
Juliano Antunes disse:
Pessoal comprei um EzOSD, gostei bastante de como ele mostra as informações e parece ser pequeno e simplificado, assim que forem chegando os materiais vou postando a montagem.
- junho 6, 2012 às 12:00 am
é como eu disse pra vc no inicio do tópico Juliano “em campo aberto” afastado da cidade vc tem bons resultados com 5.8Ghz, eu tenho as 2 frq. uso 1.2g no planador e o 5.8 no quadricoptero mas ja usei 5.8 no planador e acredite cheguei a 1500mtrs no canal 5 que é 5885mhz, quanto au osd hornet é caro mesmo, mas vc encontra varias outras marcas com bom preço e boa qualidade o hornet foi só um exemplo rsrs
boa sorte nessa nova modalidade
Juliano Antunes disse:
Olá Reginaldo, não imaginei que um OSD fosse tão caro, acho que isso vai ter que esperar um pouco. Talvez se encontrasse no mercado nacional poderia parcelar.
Chega a realmente 1.500 metros com este kit? Agora fiquei realmente impressionado e não gostaria também de ter que alterar o tx e rx do aeromodelo para alcances maiores, 1.000 metros de raio está perfeito.
- junho 8, 2012 às 11:55 pm
Caramba reginaldo, 1500 metros com o 5.8? Espetacular.
Um teste com o modelo dentro de um carro se distanciando aos poucos é preciso ou o teste só deve ser feito no ar?
- junho 10, 2012 às 12:42 pm
teste no carro com antena 5.8 não funcionam bem, vc deve faze-lo no ar em campo aberto longe de torres de transmissão etc…sabe tem vários fatores que interferem, névoa, particular de água , tudo prejudica de um modo geral as transmissões de vídeo. os chaveameto de canais dos tx/rx 5.8 são diferentes, no tx é um numero e no rx é outro ,
ex: Rx.1e2 pra baixo e 3e4 pra cima refere ao canal 05 freq.5885mhz
Tx.1e2 pra cima 3 pra baixo 4 pra cima canal 05 freq.5885mhz
mo meu por exemplo veio um manual colado na carcaça do rx e um em papel tamben do rx, qual estava correto?
o que veio colado! o que vaio em papel estava completamente errado, sabe la o que esses chineses fizeram.
acho que funciona assim; os chineses constroem o tx/rx, os americanos o manual, e nos temos que interpretar os erros!
abraç
- Você deve fazer login para responder a este tópico.