Alcance de kit FPV Fatshark 5.8 com upgrades

Fóruns Equipamentos Alcance de kit FPV Fatshark 5.8 com upgrades

  • Este tópico está vazio.
  • Post

    Como estou começando no FPV fiz a compra de um kit mais plug n play possível para não ter muitas dificuldades, sei que o kit 5.8 é muito criticado por seu alcance mas não pretendo no início voar acima das nuvens.

    O kit escolhido foi o FatShark 5.8 com telemetria e camera FatShark com pan/tilt. Como upgrades comprei um transmissor compatível de 600mw e antenas bluebleam. Gostaria de saber qual alcance isto daria pois não soube escolher corretamente a antena na calculadora pois não sei quantos dbi tem esse set de antenas.

    O kit é este: FatShark 5.8 with telemetry

    As antenas são estas: Bluebeam

    O TX este: ImmersionRC

    A câmera esta: FatShark Pan/Tilt CAM

    Gostaria de entender também o que seria a telemetria deste kit e se trocar o transmissor se isso não vai se perder pois não sei se não está embutido no transmissor de 100mw. O que eu gostaria de ter de informação é a distância que o modelo está e a direção que estou em relação ao modelo por segurança.

    Abraços

Visualizando 15 respostas - 31 até 45 (de um total de 51)
  • Replies
    Olá Luiz, as informações que tenho é que a diferença é muito grande no que tange a interferências, não cheguei nem a usar as antenas originais mas dos 3 voos que fiz só percebi uns 3 glitches bem curtos. Pelos reviews que li o upgrade para 5.8 é basicamente crítico.

    Valew amigo! Obrigado e bons voos!

    Acho que depois de alguns voos posso dar algum retorno sobre o que estou voando. Fiz algumas modificações conforme fui voando e percebendo certas situações:

    1 – Primeiro vi a necessidade de um planador maior, o Bixler é MUITO apertado para montar a gear sem que ele venha aberto ao meio, pra mim que não sou um DIY não quis nem tentar descolar ele e comprei um Easy Flite de 1,90 de asa da MR Modelismo e não poderia ter feito algo melhor, o espaço interno é gigantesco e o acesso a buchada é muito fácil sem ter que apelar para janelas como o Skywalker.

    2 – Em vez de usar a GoPro como câmera de FPV passei a usar uma RMRC 700VX, a qualidade é muito boa e a sensibilidade a luz é ótima, da para usar tranquilamente até o anoitecer. Tem microfone embutido e em casos de baixa luminosidade passa automaticamente para o nightmode em preto e branco.

    3 – Instalei um FY31AP para ficar mais tranquilo com a perda de sinal, tanto do rádio por não usar UHF e do vídeo, os vôos se tornaram muito sossegados.

    Falando do ImmersionRC 600mw TX, o Fatshark RX e as antenas Cloverleaf que era a minha meta neste post: Usei nos primeiros dias e já tinha ido até 700 metros de distância sem chuviscar o vídeo mas a 250 metros de altura perdia totalmente o vídeo e tinha que descer rapidamente até uns 230 metros para ele voltar satisfatoriamente e estava ficando bem chateado pois achava muito baixo. Durante a montagem do Easy Flite decidi procurar tópicos em fórums sobre o FY31AP e vi por acaso que o set de antenas era feito para funcionar com perfeição em apenas um canal que estava setado errado no TX, troquei o canal e hoje fui para o voo, quando para a minha surpresa alcancei 550 metros de altura para chuviscar o vídeo, foi mais do dobro de altura!

    A distância hoje cheguei a 890 metros e não quis passar disso pra ver até onde ia começar a chuviscar por causa do sinal do rádio, apesar de já ter programado o FY31AP tomar controle caso o Failsafe entrasse em ação, resolvi fazer um teste antes.

    A uns 500 metros de mim acionei o piloto automático enquanto o avião estava virado para o sul, e para a minha surpresa o avião ficava fazendo curvas de 180 graus. Eu estava sentado numa cadeira virado para o sul e percebia o avião fazendo estas curvas constantemente sem conseguir parar no meio da curva para rumar para o oeste aonde eu estava, possivelmente tenho que diminuir o ganho no aileron e leme, farei esta alteração e testarei novamente.

    O sistema estava rodando sem glitches, apenas bem acima da minha cabeça o sinal dava uma falhada e logo voltava, mas estranhamente a uns 300 metros ao leste o sinal falhava feio e quando passava desse ponto ficava perfeito até os 890 metros que fui, na volta fez a mesma coisa neste mesmo lugar, devia ser algum OVNI pairando que interferiu no sinal hehe.

    O que posso dizer é que para um sistema aonde a pessoa não tem a intenção de instalar UHF, ou seja, ultrapassar o limite do alcance do rádio do próprio aeromodelo não vejo motivo para investir em sistemas menos práticos ou mais caros, pois basta estar com o aeromodelo na mão e o óculos, sem antenas, receptores, baterias e cabos adicionais, assim o voo torna-se mais prazeroso e rápido de ser efetuado.

    Franco
    Membro
    none

    Juliano, obrigado por compartilhar essas informações.

    E quanto a qualidade da imagem do 5.8Ghz comparada com as freq. de 900Mhz e 1,2Ghz, vc acha que a melhora é bastante perceptivel? Abçs

    Franco infelizmente não poderei te responder isso pois nunca usei sistemas de outras frequências.

    Em breve postarei fotos da minha build.

    Daniel FPV
    Membro
    none

    Juliano,

    Você diz que as antenas Cloverleaf foram feitas pra funcionar com perfeição em apenas 1 canal. Poderia informar qual o canal/frequência corretos e a posição dos canais no tx?

    Possuo o mesmo equipamento que o seu e pretendo conseguir o máximo proveito do sistema.

    Obrigado.

    Elas são feitas para o canal 4 que é de 5800mhz, para selecionar este canal deve-se chavear OFF OFF ON ON, como na foto abaixo:

    Chaveamento do TX

    Segue abaixo as fotos de como montei a gear no aeromodelo:

    Câmera RMRC 700VX e ImmersionRC 600mw montados

    EzOSD e compartimento de bateria

    Compartimento receptor, FY31AP, GPS e EzOSD

    Extensões do ESC

    Easy Flite pronto para voar

    Daniel FPV
    Membro
    none

    Obrigado pela informação.

    Estou instalando o mesmo kit em um Easy Star.

    Por enquanto testei somente o tx de 100mw. Voei por perto, máximo de 150 m de altura e 400 m de distância, porém foram raras as interferências no vídeo. Estou usando um kit de antenas cloverleaf.

    Franco
    Membro
    none

    Bacana a instalação, porém a antena do gps do EzOSD não devia estar voltada para cima? Abçs

    Cheguei a pensar inclusive na possibilidade de destacar o GPS do heatshrink e instalar ele do lado de fora com a extensão que veio junto com o EzOSD, mas funcionou muito bem desta forma, só reparei que ele leva uns 10 segundos a mais para encontrar os satélites em comparação com o tempo que era instalado em cima da asa. Mas este tempo é menor do que o tempo que levo para recolocar o canopy e passar as borrachas para segurar isso tudo.

    Gostaria mesmo de comprar um POD para ele mas não creio que nenhum que exista no mercado sirva nele, alguém sabe se esse planador é clone de algum outro e se as medidas são as mesmas?

    Olá amigo, sobre o POD, será que o do Bixler não serve?

    http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=22731

    Abraço.

    Luiz.

    Olá Luiz, eu estava pensando em algo deste tipo aqui, por já integrar o pan/tilt e deixar a câmera mais alta pois a ponta do aero está atrapalhando um pouco.

    Sky Surfer POD

    Mas por acaso eu tenho 2 pods de Bixler aqui em casa lacrados no plástico, vou tentar medir as peças para ver se vai servir.

    Ola poderia me falar a respito da qualidade de video desse oculos?

    estou em duvida em relacao a comprar esse modelo ou o predator ou o dominator…por favor preciso de ajuda tambem com respeito a conforto do modelo antigo e ao modelo novo.

    Cristian nunca usei outro modelo de googles a não ser o Dominator. Ele é bem hermético e a imersão é total, mas acho um pouco desconfortável já que o óculos não fica bem alinhado em relação a face e tem a necessidade de ir ajeitando com as mãos até achar um ponto satisfatório.

    Sobre a qualidade do vídeo é quase HD usando uma GoPro HD2 no live feed, mas com uma câmera voltada para o FPV como a 700VX a qualidade caiu.

    Franco
    Membro
    none

    E o problema da borracha de vedação dos olhos sair com facilidade no Dominator, é verdade?

Visualizando 15 respostas - 31 até 45 (de um total de 51)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.