Alcance do Rádio DX6i

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    Marcos Braga
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    Pessoal, hoje eu e o Luciano fizemos um teste com o rádio Spektrum DX6i original, sem nenhuma modificação e um receptor da HobbyKing Orange DSM2 com o satélite instalado no avião.
    O teste se deu na torre de TV em Brasília, o Luciano estava com o rádio no mirante a cerca de 100m de altura e eu saí de carro em diferentes distâncias com o GPS checando a distância em linha reta até a torre. A coordenação foi feita por telefone.
    A primeira parada foi a 2.850m, próximo ao Congresso, ligamos e tudo deu certo. Notei que led do satélite ligava quando apontava o satélite para a torre e apagava quando eu mudava a direção do avião para outra que não a da torre, mas em momento algum perdia o controle. Ou é um indicativo de recepção da qualidade do sinal ou indica de qual receptor/satélite o sinal está sendo recebido.
    A outra parada bem sucedida foi a 4.510m na frente do quartel dos bombeiros, próximo a L4. Alí era possível ter uma visada direta para o mirante da torre. Também foi possível controlar o avião perfeitamente e o led se comportava da mesma forma na posição anterior.
    O teste foi para ter uma noção do real alcance do rádio para emprego em FPV. Lembro que sempre tivemos a visada direta do rádio para o controle. Qualquer obstáculo nesse link vai reduzir consideravelmente esse alcance.

    No mais é isso aí pessoal! Acho que até 1.5km da para voar em segurança, desde que sejam atendidas as características técnicas da irradiação da antena do rádio e também a visada direta… Se um desses dois não for atendido, tem uma grande probabilidade de se perder o controle em voo!

    Um abraço!

Visualizando 15 respostas - 1 até 15 (de um total de 15)
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    não entendo bem de eletronica , mas parece que nesse caso, houve condições ideais: rádio lá no alto, no ponto mais alto do circuito e em BSB, tudo plano. Mas foi longe mesmo assim.

    Marcos Braga
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    A idéia era justamente essa… Pensamos em fazer o teste em uma estrada, mas isso não reflete a realidade pois o avião sempre vai estar no alto e o rádio no chão, ou seja um link com visada direta sem influência do solo.

    Um Radio padrao, ele tem um alcance otimo, principalmente com receptor full range. Mas com o equipamento de fpv instalado, essa distancia caira significamente, principalmente se as frequencias de video forem de 1.2ghz. Tera dias que vc conseguira chegar a 1km, e outros, entrara em fail safe a 400m… Frequencia 2.4 para radio, e uma pessima ideia para fpv…

     

    Sugiro fortemente vc usar 72mhz, 37mhz ou 433mhz… 2.4 vai te trazer prejuizos ou cedo ou tarde…

     

     

    Marcos Braga
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    Bom, quanto as demais frequências, concordo contigo Guilherme… Mas só para deixar registrado, os testes foram feitos com o transmissor de vídeo ligado junto ao receptor. Um lawmate 1.2 GHz 1W. Pensei que fosse diminuir a eficiência dos comandos ou gerar a perda de controle, mas não influenciou, pelo menos não naquele momento.

    Era justamente esse comportamento (sem um padrao muito logico) que me deixava muito inseguro com relacao ao 2.4… Varias e varias vezes, eu fui muito longe, 1.5km com o radio original, mas outras vezes, perdi o aviao muito perto (e nao foram poucas…), nao mais de 500metros…

     

    Outro ponto, era que nao formas (pelo menos no spektrum que eu usava) de identificar, atraves de RSSI, como estava o sinal e ate onde eu podia chegar…

     

    Isso e apenas uma das experiencias que ja passei, espero que vc tenha mais sorte!

     

    Abrs!

    Marcos Braga
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    Obrigado pelas dicas Guilherme! Tenho voado com esse sistema mas fico com um pé atrás, principalmente pelo que você falou: falta do RSSI. Mas é o que tenho no momento e estou buscando a forma mais segura de usá-lo, sem atentar contra a segurança de outras pessoas. Pretendo passar um dia para um 433MHz.

    Um abraço!

    JuvertoKR
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    Há receptores da spektrum de 7 canais que tem saída para RSI. Inclusive a Eagle Tree já tem em seu setup a opção específica para a saída RSI do Spektrum.

    Mas a falta de confiabilidade do sistema 2.4ghz é grande. A maiores distâncias a chance do avião perder a sintonia e ressetar o receptor é muito grande, e o tempo para recuperar o sinal (quando isso ocorre) pode ser muito maior do que o tempo para o avião chegar ao chão.

    Abç

    Marcos Braga
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    Denilson, eu vi alguns vídeos de pessoas atingindo longas distâncias (aprox. 12 km) com os LRS em 433 MHz e com vídeos em 1.2 GHz. Acredito que essa é uma boa solução (custo x benefício) para trabalhar junto com 1.2 GHz.

    Marcos Braga
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    Não, LRS é uma sigla, Long Range System, existem vários. Conheço uns 3. Dragonlink, Chain Link e outro que não me recordo o nome… Esses são módulos de TX e RX que podem ser acoplados nos rádios, sejam eles FUTABA, Spektrum, etc… Para isso é utilizado o conector trainer dos rádios.

    Acho que é isso… depois te passo os links desses que te falei.

    Um abraço,

    Muito boa experiência Marcos.

    Tenho certeza de que foi trabalhosa e ao mesmo tempo prazeirosa de realizar e, mais ainda, prazeiroso constatar os resultados.

    Esta situação de “manter os dois pontos” (rádio e aeronave) conectados e oepracionais, certamente, depende muito das “condições de visada” e da “propagação”; a propagação, por sua vez, depende das condições climáticas e, mais ainda, dos fenômenos atmosféricos. Quem praticou (ou ainda pratica) o radioamadorismo, com certeza, estuda muito isso e conhece bastante do assunto; eu pratiquei radioamadorismo por uns longos anos, quando cheguei a construir uns rádios AM e SSB e CW (pratiquei CW — código morse / telegrafia) para 80, 40 e 20 metros. O radioamador é, antes de tudo, um estudioso teimoso da propagação.

    Os testes realizados pelo Marcos e o amigo Luciano foram interessantes porque eles simulam uma condição real do voo, onde o avião está no alto e o rádio no solo, todavia, em uma “condição de visada sem obstáculos” ! Eu acho que todos poderão ter, agora, uma pouca visão da distância que já foi objeto de muita discussão sem qualquer comprovação prática.

    Valeu mesmo … muito boa iniciativa.

    Denilson,

    LRS é a sigla de Long Range System, ou seja, sistema de longa distância. Normalmente são equipamentos fabricados nas faixas de 900 mhz ou 433 mhz.

    Existem algumas empresas fabricantes, como a Dragon Link, Chain Link e a DMD ! Esta ultima, é uma empresa espanhola que tem uma linha de LRS com alcance de até 172 km. Na minha opinião a mais profissional no assunto e, interessantemente, ela utiliza nos “módulos militares” o rádio FT09 da WFly (http://www.wflysz.com/en/index.asp) 2.4 Mhz; neste caso, a DMD remove o módulo 2.4 Mhz e coloca em seu lugar o módulo LRS de 869-915 Mhz e com isso ele alcança os 172 kms.

    Vejam em http://www.dmd.es/lrs.htm

    E, considerando-se o fato de que tais equipamentos acima descritos são aplicados em operações militares, fica devidamente claro que inexistem situações de interferencias ou qualquer outro tipo de anormalidade; ao contrário, de tudo que venho acompanhando desta empresa, as imagens são absolutamente nítidas e confiáveis. Por outro lado, ainda, a DMD fabrica alguns outros equipamentos auxiliares que, em conjunto com o seu equipamento de Link de rádio, produzem excelentes resultados; em particular, o OSD da DMD é um dos melhores que já vi e, utilizados em conjunto com os módulos do rádio e link de video, conseguem “estabelecer um link bidirecional (mandar e receber os sinais simultaneamente) de excelente qualidade”.

    Pesquisem no Youtube sobre OSD644DMDG  e assistam os vídeos para constatar o que eu estou falando.

    Outro ponto forte da DMD é o atendimento ! Tenho conversado com eles e o nível de atendimento e suporte é absolutamente profissional, sem dizer sobre a qualidade comprovada dos seus produtos. Por isso já me debati aqui sobre “não aceitar um péssimo atendimento pagando para ter um produto fabricado sem controle de qualidade, sem respeito ao consumidor“.  Não vai demorar muito , todo o meu equipamento será migrado para DMD e nao tenho dúvidas de que serei, como a esmagadora maioria dos aeromodelistas europeus, muito bem atendido e a diferença de custo, naõ é significativa.

        

     

    Denilson Nogueira disse:

    Marcos Braga, LRS Seria a marca do rádio? Vc tem link do produto?  Obrigado.

    Marcos Braga
    Membro
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    Leandro, boa noite! Obrigado pelas palavras de incentivo, fico feliz em encontrar companheiros radioamadores por aqui, sou filho de radioamador e essa também é minha área (sou oficial de comunicações do Exército) então posso dizer que também sou um “estudioso teimoso da propagação”…
    O DX6i tem o seu valor, gosto muito desse rádio, porém reconheço que possui vulnerabilidades sérias que preocupam os praticantes de FPV. Mas o que quis mostrar com os teste é que dá para se chegar a distâncias consideradas, desde que alguns cuidados técnicos sejam tomados, mas quero deixar claro que ele não é um sistema 100% confiável, pois em 5% das vezes é bem vulnerável a interferências.

    Um abraço!

    A propósito, quem baixou o simulador de voo AerosimRC, verificou que é possível instalar dentro do simulador o OSD644DMDG e, quando executar os voos, pode pedir para “mudar o OSD para OSD644DMDG” e na tela todas as informações são exatamente iguais às que voce vai usar no seu modelo !

    Devemos lembrar que, o Ikarur, também esta presente no AerosimRC: http://www.aerosimrc.com/j/

    Visitando a sessão de downloads (http://www.aerosimrc.com/j/index.php/es/descargas), é possivel baixar e instalar uma versão “demo” que funciona com 100% dos recursos; a diferença é que nesta versão demo, ela funciona somente 2 minutos, em cada sessão. E, olhando mais abaixo, é possível baixar um driver que simula o OSD644DMDG.

    Que nada … Marcos !

    Rapaz, eu pratiquei radioamadorismo até os anos 2002, acho que 2003 ! Dai, enveredei para as comunicações computadorisadas: packet radio e comunicação via satelite usando a Kamtronics e programas de packet, Orbisat, etc… Nesta época fui um dos felizardos que fez contato com a Estação MIR (fiz o contato via CW em 10 metros), quando passou pela órbita brasileira. Ai, a internet entrou forte com os diversos programas de comunicação “IRC”, NetMeeting, etc…a partir de tudo isso, o radio foi ficando parado até eu desistir, finalmente, por volta dos anos 2008 ! Ai, fui ficando no MSN, o extinto TIVEJO e mais recentemente o Skype que uso pessoalmente e profissionalmente. Mas confesso, as vezes sinto saudade dos bons bate-papos noturnos, encontros, contestes, etc…

    Marcos Braga disse:

    Leandro, boa noite! Obrigado pelas palavras de incentivo, fico feliz em encontrar companheiros radioamadores por aqui, sou filho de radioamador e essa também é minha área (sou oficial de comunicações do Exército) então posso dizer que também sou um “estudioso teimoso da propagação”…
    O DX6i tem o seu valor, gosto muito desse rádio, porém reconheço que possui vulnerabilidades sérias que preocupam os praticantes de FPV. Mas o que quis mostrar com os teste é que dá para se chegar a distâncias consideradas, desde que alguns cuidados técnicos sejam tomados, mas quero deixar claro que ele não é um sistema 100% confiável, pois em 5% das vezes é bem vulnerável a interferências.

    Um abraço!

    Visitem os links abaixo e vejam os produtos:

    Aqui mostra um pouco das configurações;

    http://lrsdmd.wikispaces.com/LRS_Setup

    Mostra o Rádio WFly com o módulo LRS/DMD instalado: 

    http://lrsdmd.wikispaces.com/LRS_Version_2.51

    As imagens abaixo mostram o rádio WFly com o modulo; na segunda imagem, a peça que parece uma tomada USB é usado para conectar o rádio no computador e fazer configurações.

    Eu conversei algumas vezes (e ainda converso) com uma pessoa da WFLy na china e tenho excelente referencias deste rádio; não é famoso, não tem etiqueta Futaba nem JR, mas são rádios excelentes e já tenho visto alguns poucos voando no Brasil. Acho que precisa mesmo é divulgar um pouco mais este produto. 

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