Align M480L + APSM

Fóruns Específicos Plataformas Align M480L + APSM

  • Este tópico está vazio.
  • Post

    Olá pessoal, trago mais um tópico (após um longo retiro!) para que o grupo possa debater e somar as idéias sobre este multirotor da Align.

    A primeira impressão é que este equipamento é robusto e esbanja potência. Para quem está acostumado a voar quadri “pequeno” logo sentirá a diferença! O M480L possui 800mm (eixo-a-eixo), podendo carregar uma DSLR + gimbal numa boa… utiliza bateria 6S (5200 a 12000 mA).

    A controladora é a APSM, com a interface para Setup bem amigável! Onde o usuário configura meia dúzia de informações, achei bem diferente pois a minha maior experiência é na APM… onde é necessário informar até o seu tipo de sangue! (más uma excelente controladora!)… o quadri vem 70% montado… com peças de excelente qualidade!

    As principais dúvidas que observei nos fóruns:

    1 – Falha na conexão do cabo do ESC (lado motor), devido à rompimento do cabo!

    2 – Falha no cabo de ligação da PCU (Power Control Unit) e a Controladora APSM, tinha cabo com a pinagem trocada!

    3 – Falha no cabo do GPS, algumas soldas mal feitas ocasionavam falha na interligação e o GPS parava de funcionar… uma falha intermitente!

    Mas a ALIGN fez um RECALL e todos os usuários podem trocar estas peças mediante o seu fornecedor local! Ou enviar para a substituição!

    DICAS:

    1 – Utilize o manual do site (última versão) pois nos manuais impressos estão faltando informações importantes!

    2 – A bateria vem com um compartimento exclusivo para ela, é só conectar e plugar! Apenas um botão no fundo do quadri liga todo o sistema… nada de ficar desconectando XT-60.

    3 – Recomenda-se fazer a calibração do magnetômetro (dancinha!) caso você saia do raio de 100 km da última calibração.

    4 – A hélices devem estar bem alinhadas, caso contrário, em baixa rotação percebe-se uma forte vibração nos braços.

    Ao longo do tempo iremos enriquecer este tópico!

    Segue um vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=zPisSeuoe2Q

Visualizando 14 respostas - 16 até 29 (de um total de 29)
  • Replies

    Marcus, recomendo que peça ao fornecedor garantia vinculada ao pagamento e/ou performance do equipamento. Pois é o que garante uma boa relação entre o fornecedor e a satisfação do cliente, não conheço o Zandona e longe de mim questionar a afirmação dele.

    Você poderá analisar o resultado da configuração sugerida pelo fornecedor na calculadora eCalc e chegar a uma conclusão!

    Fiz um exemplo bem conservador, pois as informações do motor e do ESC que você enviou estão incompletas para o eCalc. Mas o tempo de voo é muito abaixo do que você falou!

    Agora veja a configuração recomendada pelo fornecedor do frame

    Observe que a eficiência total entre a configuração que você  está comprando e o que a Helipal oferece é de 15,5% (considerando as aproximações)… e o tempo máximo pairando “Hover” não chega a 17 minutos!

    Espero ter ajudado de alguma forma, pois “afirmar” qual a autonomia que você terá com este setup eu não posso! Tenho um TBS com bateria 4S 5000mA, gimbal, FPV… muito mais leve que o Tarot Sport e não chega a 20min nem a pau!

    A ideia dessas discussões em fórum servem para enriquecer o nosso conhecimento!

    Roberto, mais uma vez muito obrigado p/ informações, você ajudou demais. Amigo, esse drone 480L c/gimbal, gopro, fpv c/ duas bateris 5200, voa uns 18 a 20 minutos? indique um site p/ eu comprar. Roberto, moro em Bananeiras-Pb, qualquer coisa estou a sua disposição. meu número Tim (83) 99979-9765  Claro (83) 99109-9922

    Opa Roberto, blz? Estou afastado do site já tem um tempo, acabei de voltar e é mto bom saber que tem alguém mais por aqui voando drones da Align.

    Eu estou com um M690L, e estou adorando a estabilidade e a autonomia do danado. Com a bateria original da Align de 10000MAH, carragando a NEX5 no meu último voo me deu 15 minutos de autonomia, o que acho excelente.

    Estou com o meu desde maio, mas não tive muito tempo livre para voar o danado. Preciso arrumar algum, já que para acertar o Gimbal brushless para a NEX está difícil.

    No meu primeiro vôo, prendi o gimbal de um amigo com uma gopro na base do “enforca-gato”, e me surpreendi com as imagens. Se não conseguir tempo para arrumar a SimpleBGC com a NEX, vou partir para um gimbal desse da gopro.

    Segue o vídeo:
    http://www.youtube.com/watch?v=DofsboV5tkU
    O gimbal desse vídeo é o Quanum, da Hobbyking.

    Você está usando o OSD tbm? Se quiser trocar umas figurinhas, me adiciona aí.

    Abs!

    Marcus, para esta autonomia eu apostaria numa bateria 6S 10.000mA, pois ela caberia na bandeja certinho. Veja a postagem do Johnnie: ele usa um hexa (M690L) com a Nex5 (Sony) que são mais pesados e já chega a 15min de voo. 

    A loja mais perto do Brasil que eu conheço que vende o M480L é a GabaHobby (Paraguai)… mas eles não entregam no Brasil. Apenas para compra no balcão e certamente será taxado na alfândega… outra opção é a Helipal.

    Valeu!

    marcus fabio da costa lyra disse:

    Roberto, mais uma vez muito obrigado p/ informações, você ajudou demais. Amigo, esse drone 480L c/gimbal, gopro, fpv c/ duas bateris 5200, voa uns 18 a 20 minutos? indique um site p/ eu comprar. Roberto, moro em Bananeiras-Pb, qualquer coisa estou a sua disposição. meu número Tim (83) 99979-9765  Claro (83) 99109-9922

    Olá Johnnie, bom retorno! Espero que mais usuários possam compartilhar as informações sobre os drones da ALIGN por aqui. 

    Também uso a Nex5, mas eu tinha um gimbal para ela da RCTimer no meu F800 e acabei vendendo tudo junto. Depois comprei o M480L e só estava usando a GoPro com o Tarot 2D. Ontem chegou o gimbal 3D para Gopro da GLB, configurei e instalei, mas ainda não testei em voo… uso o SimpleBGC e se precisar de uma dica é só perguntar!

    O vídeo ficou ótimo, bem melhor do que o pessoal tem conseguido com os gimbals G2 e G3 da ALIGN e uma solução muito mais barata também. Mas o drone ajuda bastante, pois no modo GPS ele “trava” mesmo!

    Não estou utilizando o OSD porque eu estava na dúvida de instalar o Eagle Tree no M480L… tenho o conjunto completo e está parado aqui. Mas creio que eu compre o OSD em breve, pois ele já vem com o link de vídeo, é compacto e leve! Vou vender o Eagle Tree.

     Johnnie qual o rádio que você está utilizando? Atualizou a APSM para a versão 2.2? Fez alguma substituição de cabos ou GPS?

    Valeu!

    Johnnie Walker disse:

    Opa Roberto, blz? Estou afastado do site já tem um tempo, acabei de voltar e é mto bom saber que tem alguém mais por aqui voando drones da Align…

    Eu atualizei a APSM para 2.2 mas não voei depois ainda. Peguei o meu em maio, e não tive nenhum problema com cabo. Estou usando os controles de gimbal e shutter da camera nos canais 9 a 11.

    Esse vídeo que fiz não teve nenhum tipo de estabilização de imagem. E prendi a câmera na hora, de qualquer jeito.

    Olha a gambiarra: 

    O meu gimbal da NEX é similar ao RC-timer na concepção, porém é de carbono. Estou pensando em montar ele sem os amortecedores para testar se o problema não são eles. Não consegui acertar a SimpleBGC. Na posição padrão fica bom, mas quando atinge alguns ângulos específicos começa a vibrar. Vc tem os PIDs e power que estava usando no seu?

    Coloquei o FPV/OSD, e comprei um cabo extra para fazer a adaptação de ligar na minha câmera, que não tem a saída de vídeo original do G2 ou G3. Eu vôo com videolink de 1.2 Ghz. Peguei emprestado um óculos Fatshark com receptor de 5.8 de um amigo para testar o vídeo, mas a antena do TX é de polarização circular, e a do óculos vertical. Não ficou bom o range. Esqueci de pegar a antena do TX dele. Vou comprar um skyzone, e vou testar essas antenas circulares da walkera. Se não ficar legal, vejo as da immersion RC. 

    A sua gambiarra deu um bom resultado!

    Qual o rádio e receptor que você está utilizando? Estou pensando em trocar o rádio por um Sbus… tem mais opções de canais.

    Não tenho os valores de PID da Nex5 aqui, mas isso é tranquilo… pega aí! É o mesmo gimbal que eu utilizei… só que 3 eixos. Estes gimbal deve estar bem balanceados para não oscilar em pequenos ângulos de abertura.

    Eu utilizo o Fatshark Predator com antena circular da Immersion.

    Veja aqui um outro vídeo que ajuda a fazer a calibração dos 6 eixos! 

    Valeu!

    Johnnie Walker disse:

    Eu atualizei a APSM para 2.2 mas não voei depois ainda. Peguei o meu em maio, e não tive nenhum problema com cabo. Estou usando os controles de gimbal e shutter da camera nos canais 9 a 11.

    Esse vídeo que fiz não teve nenhum tipo de estabilização de imagem. E prendi a câmera na hora, de qualquer jeito.

    Olha a gambiarra: 

    O meu gimbal da NEX é similar ao RC-timer na concepção, porém é de carbono. Estou pensando em montar ele sem os amortecedores para testar se o problema não são eles. Não consegui acertar a SimpleBGC. Na posição padrão fica bom, mas quando atinge alguns ângulos específicos começa a vibrar. Vc tem os PIDs e power que estava usando no seu?

    Coloquei o FPV/OSD, e comprei um cabo extra para fazer a adaptação de ligar na minha câmera, que não tem a saída de vídeo original do G2 ou G3. Eu vôo com videolink de 1.2 Ghz. Peguei emprestado um óculos Fatshark com receptor de 5.8 de um amigo para testar o vídeo, mas a antena do TX é de polarização circular, e a do óculos vertical. Não ficou bom o range. Esqueci de pegar a antena do TX dele. Vou comprar um skyzone, e vou testar essas antenas circulares da walkera. Se não ficar legal, vejo as da immersion RC. 

    Marcus, um outro item a ser levado em consideração é o carregador de bateria, pois para baterias de 8, 10 ou 12A haverá um investimento de 50 a 100 dólares no carregador (no mínimo)!

    Roberto Bonfim disse:

    Marcus, para esta autonomia eu apostaria numa bateria 6S 10.000mA, pois ela caberia na bandeja certinho. Veja a postagem do Johnnie: ele usa um hexa (M690L) com a Nex5 (Sony) que são mais pesados e já chega a 15min de voo. 

    A loja mais perto do Brasil que eu conheço que vende o M480L é a GabaHobby (Paraguai)… mas eles não entregam no Brasil. Apenas para compra no balcão e certamente será taxado na alfândega… outra opção é a Helipal.

    Valeu!

    marcus fabio da costa lyra disse:

    Roberto, mais uma vez muito obrigado p/ informações, você ajudou demais. Amigo, esse drone 480L c/gimbal, gopro, fpv c/ duas bateris 5200, voa uns 18 a 20 minutos? indique um site p/ eu comprar. Roberto, moro em Bananeiras-Pb, qualquer coisa estou a sua disposição. meu número Tim (83) 99979-9765  Claro (83) 99109-9922

    Roberto, estou c/ vontade de comprar um aling 480L nesse site Rc711.com, p/ paypal tem futuro? Quanto é o seu completo, menos a camara?

    Roberto, já fiz a calibragem de 6 eixos. Na mesa, o gimbal está muito bom. O problema é voando. Quando entra em alguns ângulos, ele vibra.
    Eu pensei em comprar outra controladora SimpleBCG oficial, mas se for pra dar muito trabalho, acho que fazer troubleshooting do G3 talvez seja mais fácil.
    Vou tentar mais um mês, embora esteja mto difícil conseguir tempo.

    Meu gimbal é esse:
    http://cdn.hobbyking.com/hobbyking/store/catalog/51313(2).jpg

    Quanto ao rádio, uso um Futaba T8FG Super, de 14 canais. No meu setup uso 11. 8 para o hexa, 2 para o pitch e roll do gimbal e 1 para o shutter da câmera.

    Uso um receptor futaba sbus e também um decoder s.bus de 4 canais, para poder usar os canais 9,10 e 11 no gimbal.
    Esse aqui:
    http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__24481__SBD4_4_Channel_S_…
    http://cdn.hobbyking.com/hobbyking/store/catalog/24481-main.jpg

    Tenho receptores Sbus da Fr-sky no meu outro drone e aviões, e gosto muito. Dá para usar um de 3 canais para controlar tudo. Uso vários desses. Se o seu rádio é futaba FASST, acho que dá para usar.
    http://cdn.hobbyking.com/hobbyking/store/catalog/27176(1).jpg

    Marcus é a primeira vez que vejo este site, fiz uma pesquisa e vi que algumas pessoas reclamaram do tempo de entrega, qualidade dos materiais e falta de “Retorno” pelo e-mails de cobranças dos clientes. Além de que a empresa apaga do site as classificações negativas que o pessoal põe na parte de Sugestões/Reclamações… isso é mal!

    Mas também haviam pessoas que falaram não haver problemas com as suas entregas, vai entender!

    Mas o que chamou a minha atenção foi o preço…US$ 939,99???  Hum… laranja madura na beira da estrada! 

    A minha configuração é a seguinte:

    Drone M480L + Canopi Preto + 2 Baterias 6S 5A + Gimbal 3D + Hélices reservas = 1.800 dólares (R$ 10.757,00 com os impostos)

    Outros itens importantes eu já tinha: rádio, receptor,carregador, link de vídeo 5.8 GHz, Gopro 3.

    Atualmente eu utilizo um rádio Turnigy 9XR com módulo da FrSky, pois quando eu comprei o M480L eu não sabia que era necessário um receptor Sbus para ter todas as funções do drone habilitadas, visto que a controladora só tem sete entradas normais… e o programa possui oito funções.

    Estou pesquisando este rádio (Futaba T8FG Super) a um tempo e vendo onde posso comprar. Achei na Helipal com um preço bom em relação ao valor do ML.

    Johnnie Walker disse:

    Roberto, já fiz a calibragem de 6 eixos. Na mesa, o gimbal está muito bom. O problema é voando. Quando entra em alguns ângulos, ele vibra…..
    Se pegar esse da helipal e multiplicar por 3.3, dá mais de R$ 1500. Fora frete, imposto, demora, etc. Tem um no ML pra vender por 1500, e tem até como parcelar se quiser.

    Esse rádio é mto bom. Fácil de programar, tem muitas funções, aceita cartão SD, dá para fazer upgrade de firmware tbm. Vc consegue colocar qualquer função em qualquer chave, e quase todas elas são de 3 posições.

    Seria até uma boa opção esse do ML, apesar de usado, mas o receptor dele não é Sbus…só tem 7 canais!

    Johnnie Walker disse:

    Se pegar esse da helipal e multiplicar por 3.3, dá mais de R$ 1500. Fora frete, imposto, demora, etc. Tem um no ML pra vender por 1500, e tem até como parcelar se quiser.
Visualizando 14 respostas - 16 até 29 (de um total de 29)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.