› Fóruns › Equipamentos › antena patch 1.2 ghz alguem pode me ajudar passando um tutorial de medidas
- Este tópico está vazio.
- setembro 1, 2012 às 12:39 am
quero fabricar minha antena setorial mas nao encontro medidas concretas alguem se tiver as medidas e se puder compartilhar agradeço
- Replies
-
- setembro 1, 2012 às 1:24 am
Pode ser mais preciso no canal que você vai usar (1160 MHz, 1280 MHz)?
Tutorial do IBCrazy (rcgroups): http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=1292451
Basicamente são duas chapas com essas medidas (foto do IBCrazy: http://static.rcgroups.net/forums/attachments/1/0/3/1/1/3/a3417772-145-Measurements%20on%20patch.jpg).
A minha ficou assim:
O elemento da frente (chapa menor) tem a altura de meio comprimento de onda.
Usar essa fórmula: 130150/frequência em MHz (o resultado está em mm/no meu caso 1280 MHz (canal 9)resultou em 101,6mm).
A largura desse elemento menor é 2/3 (dois terços) a 3/4 (três quartos) do comprimento de onda.
Usar essa fórmula: 195227/frequência em MHz (o resultado está em mm/no meu caso 1280 MHz (canal 9)resultou em 152,5mm).
O espaçamento entre as chapas pode variar entre 9,525 mm (3/8 da polegada) e 15,875 mm(5/8 da polegada).
Pegue essa medida da altura (espaçamento entre as chapas) e multiplique por 4 e some à largura da chapa menor.
(15 mm * 4) +152= 212mm
Pronto você já tem a dimensão da chapa maior (ela é um quadrado com essa medida de lado).
Falta pouco.
Furação.
Marcar uma linha dividindo o meio da chapa menor no sentido da altura.
Marcar a dimensão do espaçamento entre as chapas sobre essa linha e furar.
Projetar o furo sobre a chapa maior e furar também.
O cabo coaxial (usei um de 50 oms) deverá ser soldado (fio central) no elemento ativo (chapa menor).
A malha do cabo coaxial deverá ser soldada na chapa maior.
Nessa minha antena usei alumínio de fotolito (não pega solda – estanho).
Acabei por usar um rebite (pop) para unir a malha e a chapa.
Já a chapa galvanizada aceita bem a solda de estanho.
Olympio
- setembro 1, 2012 às 4:39 pm
- setembro 1, 2012 às 11:30 pm
O IBCrazy fala em 7 a 8 dbi
Samuel Bauer
Encontrei em um post do tutorial dessa patch a seguinte informação:
Você pode aumentar as dimensões do antena através da multiplicação das dimensões da antena por três.
O ganho da antena será acrescido em 3 dbi.
Obs: o espaçamento dos elementos (entre as chapas) não deve ser alterado.
Pessoalmente acho a biquadmelhor (11 dbi).
http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=1328260
Olympio
- setembro 2, 2012 às 11:42 pm
Olá, montei a minha com chapas de zinco, mas pode montar com outro material que consiga bom contato para os conectores (aluminio, chapa de fenolite cobreada que é barato etc.), segue a receita: refletor (o que fica atras) 21,5×21,5cm polo central 11,5×11,5, os espaçadores (isoladores) que ligam as duas chapas devem possuir 1cm e deve ser rigoroso com esta medida, pois influencia na qualidade da montagem e recepção do sinal consegui ir a 2km sem chuvisco algum no canal 8 do meu rx, sem direcionar a antena, com a mesma no chao, se montar faça um teste com os canais para ver a frequencia que da melhor resultado, pois a relação entre o numero do canal e a frequencia de operação destes tx-rx não é padrao.
- setembro 3, 2012 às 11:44 pm
blz jackson agora fiquei em duvida num post mais acima o Olympio diz as mesmas coisa ok mais ele usa o canal 8 tambem pela frequencia dita só que sao medidas diferente nao sei qual fazer pois as duas pelo jeito sao da mesma frequencia..
Jackson Souza Lima disse:
Olá, montei a minha com chapas de zinco, mas pode montar com outro material que consiga bom contato para os conectores (aluminio, chapa de fenolite cobreada que é barato etc.), segue a receita: refletor (o que fica atras) 21,5×21,5cm polo central 11,5×11,5, os espaçadores (isoladores) que ligam as duas chapas devem possuir 1cm e deve ser rigoroso com esta medida, pois influencia na qualidade da montagem e recepção do sinal consegui ir a 2km sem chuvisco algum no canal 8 do meu rx, sem direcionar a antena, com a mesma no chao, se montar faça um teste com os canais para ver a frequencia que da melhor resultado, pois a relação entre o numero do canal e a frequencia de operação destes tx-rx não é padrao.
- setembro 3, 2012 às 11:51 pm
olá Olympio blz
estas medias desta sua antena é para o canal 8 correto.
sobre o furo intendi mas na chapa menor de baibo pra cima quantos centimetro é o furo. pelo que vi deve ser um 2 cm … e esta medida funcionou bem com vc?
olympio neto disse:
Pode ser mais preciso no canal que você vai usar (1160 MHz, 1280 MHz)?
Tutorial do IBCrazy (rcgroups): http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=1292451
Basicamente são duas chapas com essas medidas (foto do IBCrazy: http://static.rcgroups.net/forums/attachments/1/0/3/1/1/3/a3417772-…).
A minha ficou assim:
O elemento da frente (chapa menor) tem a altura de meio comprimento de onda.
Usar essa fórmula: 130150/frequência em MHz (o resultado está em mm/no meu caso 1280 MHz (canal 9)resultou em 101,6mm).
A largura desse elemento menor é 2/3 (dois terços) a 3/4 (três quartos) do comprimento de onda.
Usar essa fórmula: 195227/frequência em MHz (o resultado está em mm/no meu caso 1280 MHz (canal 9)resultou em 152,5mm).
O espaçamento entre as chapas pode variar entre 9,525 mm (3/8 da polegada) e 15,875 mm(5/8 da polegada).
Pegue essa medida da altura (espaçamento entre as chapas) e multiplique por 4 e some à largura da chapa menor.
(15 mm * 4) +152= 212mm
Pronto você já tem a dimensão da chapa maior (ela é um quadrado com essa medida de lado).
Falta pouco.
Furação.
Marcar uma linha dividindo o meio da chapa menor no sentido da altura.
Marcar a dimensão do espaçamento entre as chapas sobre essa linha e furar.
Projetar o furo sobre a chapa maior e furar também.
O cabo coaxial (usei um de 50 oms) deverá ser soldado (fio central) no elemento ativo (chapa menor).
A malha do cabo coaxial deverá ser soldada na chapa maior.
Nessa minha antena usei alumínio de fotolito (não pega solda – estanho).
Acabei por usar um rebite (pop) para unir a malha e a chapa.
Já a chapa galvanizada aceita bem a solda de estanho.
Olympio
- Você deve fazer login para responder a este tópico.