› Fóruns › Equipamentos › Antena Yagi pegando melhor “de lado”
- Este tópico está vazio.
- dezembro 10, 2012 às 12:14 am
Pessoal..boa noite..Hoje voando.. aproximadamente uns 5 km de distancia… campo aberto.. ums 300 metros de altura.. comecou a falhar um pouco o video.. a antena estava 100% apontada para o aviao… ai que vem a duvida…
Tentei alterar a posicao da antena um pouco, porem quando coloquei a antema apontada exatamente 90 graus do aviao ficou perfeito o sinal…
Quando a antema fica de lado (90 graus) do aviao fica perfeito… quando aponto a antena para o aviao o sinal fica fraco.. nao faz sentido…
A antena base esta na vertical…
bom.. se alguem puder dar alguma dica, agradeco muito…
Dados do equipamento:
Vtx Lawmare em 1280Mghz
Receiver Lawmare
Antena na base: Yagi de 12 elementos e 14 dbi de ganho
Antena no aviao: Antena padrao (stock)
Osd Rage video 5.0 com Antena Tracker…
- Replies
-
- dezembro 10, 2012 às 2:02 pm
As duas antenas (Vtx) e Yagi estão na vertical?
A Yagi está apontando pro aero com os elementos na vertical?
Conforme meu diagrama (não repare os detalhes técnicos do desenho). Em vermelho a antena do Vtx.
Se estiver tudo certo, passe a desconfiar de conexão dos cabos entre Yagi e Rx. Verifique os conectores, curtos no terminal ou coisas do gênero.
- dezembro 10, 2012 às 5:49 pm
Olá, Gilberto. Boa tarte!
Então.. sim estão na vertical. tanto no avião quanto na antena estão na posição vertical.
Quanto ao curto etc. nao creio pois a mais de 5 km de distancia quando a antena estava apontando para o lado (90º) pegava perfeitamente.
No forum rcgroups me falaram que pode ser que a frequencia está fora de frequencia(fora da sintonia)
Eu honestamente não sei como sintonizar a antena Yagi… vc sabe?
Obrigado pelas dicas
- dezembro 10, 2012 às 5:56 pm
A Yagi já pronta é complicado de mexer.
Tem que ver comprimento e distância entre elementos.
Vi a resposta lá no fórum gringo.
Só para desencargo de consciência. Vtx e Vrx lawmate nos mesmo canais (Vtx 1W)? VRx com a chave na posição B?
- dezembro 10, 2012 às 5:59 pm
Sim. exatamente.. Está sim.. o estranho é que quando apónto a antena simplesmente perde 50% do sinal.. e quando coloco de lado (como se fosse um radar) pega perfeitamente.. eu diria 100% de qualidade
- dezembro 10, 2012 às 6:04 pm
Chineses…..rsrsrs
O pior que não sei mais oq pode fazer.
Tente trabalhar com outros canais.
Olhe isso ->
“Uma Yagi tem sintonia quase perfeita quando o elemento refletor é auto-ressonante direito sobre a freqüência tx até um pouco abaixo da freqüência tx.”
Então se estiver trabalhando no canal 8, tente abaixo disso.
- dezembro 10, 2012 às 6:05 pm
estou no canal 8.. o que posso fazer.. é colocar em uma distancia boa… e ir descendo o canal até ver até qual canal fica melhor
- dezembro 10, 2012 às 6:09 pm
Mas troque os canais de tx e rx. Faça vários testes!
- Você deve fazer login para responder a este tópico.