› Fóruns › Equipamentos › ArduPilot 2.0
- Este tópico está vazio.
- novembro 9, 2013 às 1:07 pm
Olá, eu sou integrante da equipe AEROO de Rondonópolis MT, que participa da competição de aerodesign promovido pela SAE Brasil. E para a próxima competição eu estarei usando o ArduPilot 2.0, mas não sei como operar ele. Alguém poderia me auxiliar? Eu ficaria muito grato.
- Replies
-
- novembro 9, 2013 às 11:54 pm
Ferreira, vai pra advanced ou vai usar a apm no regular mesmo? se for pra advanced, bom, o buraco é mais embaixo. se for pra regular, aconselho usar só como datalogger, para aquisição de dados de protótipos e aeronaves de anos anteriores, análise e melhora do próximo projeto.
até acho que a estabilização adicional da apm pode ajudar no vôo se tudo estiver muito bem calibrado e o piloto não for muito bom, mas duvido que a organização vai permitir o uso de piloto automático durante a competição.
- novembro 10, 2013 às 12:38 pm
Sim, vou usar apenas para obter dados. Participo na classe regular. Vou utilizar para validar experimentalmente os cálculos que já foram feitos. Você poderia me auxiliar? Não tenho muito conhecimento, e preciso pelo menos saber um pouco da base, o resto eu me viro.
Ricardo Affonso disse:
Ferreira, vai pra advanced ou vai usar a apm no regular mesmo? se for pra advanced, bom, o buraco é mais embaixo. se for pra regular, aconselho usar só como datalogger, para aquisição de dados de protótipos e aeronaves de anos anteriores, análise e melhora do próximo projeto.
até acho que a estabilização adicional da apm pode ajudar no vôo se tudo estiver muito bem calibrado e o piloto não for muito bom, mas duvido que a organização vai permitir o uso de piloto automático durante a competição.
- novembro 10, 2013 às 8:43 pm
Olá!
Parabéns pela escolha.
Faça parte desse grupo e também terá todo auxílio que precisa.
http://fpvbrasil.com.br/group/ardupilot-brasil
Forte abraço!
- novembro 10, 2013 às 9:15 pm
Opa, muito obrigado. Já entrei lá e fiz uma pergunta.
ECODRONES disse:Olá!
Parabéns pela escolha.
Forte abraço!
- novembro 16, 2013 às 3:37 pm
Sabe me dizer onde conecto a bateria do apm 2.0 e qual a mais recomendada para usar ele?
ECODRONES disse:
Olá!
Parabéns pela escolha.
Forte abraço!
- novembro 17, 2013 às 12:04 am
opa, fiquei um tempo sem ver o forum. pra alimentação é 5V, o mais regulado possível. aconselho lipo ou life com ubec, mas uma nimh ou nicd com 4 celulas vai bem também.
se é só pra aquisição de dados é interessante ligar todos os comandos do receptor com um Y, uma saída do receptor vai pro comando e a outra vai pra apm. é possível realmente utilizar a apm, colocando os servos nas saídas, mas num primeiro momento aconselho não fazer isto. no modo manual ela simplesmete repassa os comandos, mas alguma configuração errada nela pode gerar algum problema. ah, se estiver alimentando os servos em 6V, dá pra fazer um Y tirando o fio vermelho na conexão com a apm (deixa só o negativo e o sinal), e liga os 5V só na apm.
os dados você vai gravar na memoria flash interna, e pode decidir o que vai querer gravar, e com quais taxas de amostragem. isso vai depender dos sensores que você tiver conectados e quanto tempo de log, mas eu acredito que dá pra gravar todos os vôos de um dia de testes com todos os parâmetros na maior taxa de atualização sem medo, a memória é relativamente grande pra esse tipo de função. e isso você configura na parte do terminal, no mission planner. se tiver os rádios de telemetria dá pra acompanhar em tempo real também.
- novembro 17, 2013 às 5:16 pm
Ricardo Affonso, eu estou pensando em deixar o apm a parte da parte elétrica do avião, vou colocá-lo no avião apenas para eu receber os dados do voo. Estou pensando em usar o xbee, o que pode me dizer disto?
Sobre a bateria, eu ainda não consegui entender onde a conecto na placa. Em que lugar faço isso?- novembro 18, 2013 às 10:24 am
dá uma lida na wiki da apm, na parte do arduplane. mesmo que não for usar todas as funções, é bom você saber como ela funciona.
a bateria você pode ligar nos inputs ou outputs, depende de um jumper (que agora eu não me lembro direito, mas tem na wiki). sobre o xbee, se tiver um sobrando, pode ligar sim que vai ter as informações em tempo real. se for comprar, compra o 3dradio, é mais barato e mais fácil de configurar. mas pra análise é suficiente baixar os arquivos da memória interna depois do pouso. de qualquer forma você só vai analizar os dados quando voltar pra oficina mesmo…
- janeiro 28, 2014 às 7:12 pm
Ricardo, fiquei muito animado com o 3dradio, o que pode me falar sobre ele?
- janeiro 28, 2014 às 7:13 pm
Ah, e onde posso comprar?
- janeiro 28, 2014 às 8:01 pm
sobre o 3dradio: funciona perfeitamente com as configurações padrão, a até 500m sem nenhuma falha de comunicação. pode comprar aqui mesmo no brasil, com o Guto, da Ardupilot Brasil Store, ou da jdrones, ou 3drobotics. também tem as “cópias”, na hobbyking, rctimer e em outros similares. com menor qualidade, mas para a sua aplicação a diferença de preço é tentadora.
- janeiro 28, 2014 às 11:30 pm
Puts, a ardupilot brasil está fechada, Jdrones não tem. E na 3drobotics gostei muito deste: http://store.3drobotics.com/products/3dr-radio Você acha que seria bom para a minha finalidade?
- Você deve fazer login para responder a este tópico.