Arkbird Autopilot System w/OSD (GPS/Altitude Hold/Auto-Level)

Fóruns Equipamentos Arkbird Autopilot System w/OSD (GPS/Altitude Hold/Auto-Level)

  • Este tópico está vazio.
  • Post
    IVAN SANTOS
    Membro
    none

    Arkbird Autopilot System w / OSD (GPS Altitude / Hold / Auto-Level)

    Arkbird Autopilot System w / OSD (GPS Altitude / Hold / Auto-Level)

    Arkbird Autopilot System w / OSD (GPS Altitude / Hold / Auto-Level) 

    O Arkbird Autopilot System w / OSD é uma solução tudo-em-um para a navegação do seu modelo de FPV. Esta unidade é carregado com recursos como GPS vôo waypoint, “Return to Home” espera funcionalidade, altitude auto-nivelamento, e muito mais! Ele utiliza sensores GPS barómetro, e atitude para estabilizar / controle de vôo do seu modelo. Preocupado em perder o controle do seu modelo FPV ao voar fora da vista? Com o sistema de piloto automático Arkbird on-board, não há necessidade de se preocupar! O “Return to Home” função pode ser ativada a qualquer momento para voar seu modelo de volta à sua posição de descolagem e será ativado automaticamente em caso de que o modelo voa para fora da faixa de RF. OSD O sistema integrado fornece-lhe com todas as a informação que você precisa durante o vôo, como altitude, voando direção, direção de casa, ângulo de rolagem, ângulo de inclinação e tempo desde a descolagem só para citar alguns. Este sistema também inclui um sensor de corrente com pré-instalado XT60 plugues para que você possa monitorar o status do seu modelo de bateria de vôo através do OSD. A Arkbird Autopilot System vem com tudo que você precisa configurar o seu modelo FPV para o máximo em GPS vôo Piloto automático baseado.Possui um “plug and play”, que significa projeto não há solda ou modificação necessária para usar. Todos os cabos de alimentação e conexões dos cabos estão pré-instalados.Características: ? Sensores de GPS barómetro, e atitude para estabilizar / controle de vôo do seu modelo ? Integrado OSD funcionalidade ? GPS baseado “Return to Home” funcionalidade ? 4 pontos GPS waypoint vôo ? “vôo de cruzeiro “modo de oferta padrão de vôo reto e nivelado segurando ? Auto-nivelamento ? Fácil de configurar e ajustar * Nota: Consulte o manual do usuário localizado sob o “. guia Arquivos” abaixo para todas as características / especificações para este sistema Especificações: Arkbird piloto automático Dimensões: 50x38x14mmPeso: 26,5 g gstar R-15E módulo GPS Dimensões: 30x25x5mm Peso: 8,4 g Inclui:Arkbird Autopilot System w / OSD GPS módulo sensor de corrente Todos os cabos de conexão necessários

Visualizando 15 respostas - 31 até 45 (de um total de 48)
  • Replies

    Michel, meia hora um servo travado na posiçao máxima, enquanto o ark está procurando satélites, haja servo que “aguente”, além de gastar bateria, e como o Marcelo falou, vc nunca pode deixar o servo “forçando”, vc pode regular o curso do servo, através do link de arame ou seja lá o que vc usou no aviao do servo até o profundor.

    Configurar o “limite no rádio” provalmente não funcionará, pq este estará como se estivesse desligado para o arkbird até que os satélites sejam encontrados…

    O Arkbird é o OSD RTH mais seguro que conheço, apesar de ser bem mais simples, bem diferente do Eagle Tree, que foi  o meu primeiro OSD com toda a sua complexidade e cheio de falhas (Bugs de software/programaçao).

    Por exemplo, no Eagle, tem um menu onde vc ensina o RTH a perceber e memorizar quando o teu rádio foi desligado, e vc testa e tudo ok, mas digamos, no outro dia vc acha que está tudo bem, e se vc ligar o aviao antes do rádio, por engano, ele funcionará normalmente, vai voar e vc nao perceberá nada errado, mas como uma bomba relógio programada pra dar caca, quando perder o sinal do rádio no ar ele simplesmente não detecta a perda do sinal de rádio e nao ativa o RTH e diga adeus pro aviao… Vai embora em linha reta… Isso pra citar um problema entre os vários que encontrei.

    Entao Michel, estou curioso para saber mais sobre o seu problema, e ajuda-lo a resolve-lo, na medida do possível.

    Sei que o que ocorre com o seu é fora do normal, tente colocar altitude por satélite e testa-lo sem a hélice, “óbvio”.

    Já encontrei alguns Bugs também no arkbird, também tem algumas falhas, menores, mas percebe-se até pelo fato de impedir que vc esqueça de esperar os satelites e sair voando sem suporte de RTH e “direçao de casa”, ele trava o teu aviao, impedindo vc de voar até que seja seguro.

    Entao o Arkbird é longe de ser perfeito, mas no quesito segurança, ele mostra que foi a preocupaçao máxima de seus criadores, e nunca tive um problema de acionamento de motor em terra, ao contrario de seu concorrente o eagle, o qual já vi muitos acionamentos não programados, as vezes aciona e as vezes não, ainda não tive tempo de ver porque, mas ainda bem que estava em testes e sem a hélice.

    Amanha vou fazer uns testes com o ark e com o eagle e espero postar aqui minhas descobertas, inclusive quero testa-lo em terra e fazer uma perda forçada do sinal dos satelites para ver como ele reage.

    Abraço

    Para quem quer instalar um OSD Arkbird e está com dificuldade na instalação, ai vai o desenho que fiz enquanto instava o meu. Espero que seja útil.

    Antonio,

    Boa tarde.
    No meu caso uso um rx comum (sem Ubec) e quero ter duas baterias, uma para o avião e outra para o transmissor e câmera do FPV, como faço a entrada das leituras do OSD serem recebidos pelo transmissor de vídeo?

    Desde já, obrigado.

    Eduardo Silva

    Antonio Lazaro da Silva disse:

    Para quem quer instalar um OSD Arkbird e está com dificuldade na instalação, ai vai o desenho que fiz enquanto instava o meu. Espero que seja útil.

    Osiel, quando instalei o Arkbird, só usava uma bateria, mas, atualmente também uso duas baterias no meu planador FPV. Voce diz que usa um receptor comum e não usa um Ubec, mas vai precisar de usar um Ubec sim. Ocorre que o Esc do seu modelo, só consegue alimentar pouco mais de 1,5 Amp, o que é pouco para alimentar o receptor do rádio, o arkbird, os servos do modelo e mais alguma coisa que voce possa querer instalar. No meu planador tem 08 servos de 9 gramas. Por medida de segurança, uso um Ubec de 7 Amp. para alimentar tudo. Se voce for usar duas baterias, retire o jamp que vem com o arkbird. Ele só é usado quando se usa uma só bateria. O desenho abaixo é da minha instalação atual, com duas baterias. No caso do desenho abaixo, quando se retira o jamp do Arkbird, a alimentação da câmera e do Tx de video é feita pala segunda bateria e é retirada direto do Arkbird. Não entendi bem a sua pergunta sobre leitura do OSD, mas se ligar tudo como está no desenho, certamente terá a telemetria no seu monitor ou óculos. Tome cuidado com as ligações e com inversão de polaridade das baterias,

    Nota: O Arkbird não tem proteção contra inversão de polaridade e qualquer erro neste sentido, pode queimar seu PA. Qualquer problema durante a instalação é de sua inteira responsabilidade

    Atenção: observe no desenho que o fio vermelho do Esc foi cortado para evitar dupla alimentação no Arkbird (Esc e Ubec)

    Antônio,

    Excelente sua organização e sobretudo desprendimento. Obrigado.

    Como pôde perceber não tenho conhecimento de elétrica além do que leio no fórum e no meu circulo de amigos aeromodelistas ninguém voa FPV. Comecei há algum tempo, mas sem a segurança de um Piloto Automático, o que percebi necessidade agora. Sem contatos próximos, agradeço muito sua ajuda.

    Em seu esquema percebi que usou muitos ferrites, 17 ao todo. Pergunto: são todos iguais, qual a configuração ou modelo?

    Diferente do seu avião e Pant/Tilt, uso um Bixler HK com 4 servos de, também de 9 gramas, mas pesei a mão no motor para aguentar o peso extra. Uso um 2200kv com esc de 30A (recomendado pelo fabricante do motor). Para o conjunto elétrico, digo, motor, servos e o Arkbid pensei em usar a mesma alimentação, uma Li-po 3s 2200 e para o transmissor (Immersion 600) e Mobius, uma 2S 1000. Pode considerar?

    Sobre o UBEC, achei interessante à colocação e vou incorporar ao projeto. Qual modelo e especificação recomenda?

    Percebi que há uma conexão do UBEC com o canal 8 do RX (Tilt). Na minha configuração (câmera fixa), onde vai a conexão do UBEC?

    Como expliquei, uso receptor comum, normalmente Orange DSM2, mas tenho AR 6200 da Spektrum. Dá pra usar o RSSI neles? Como ficaria a conexão?

    Sobre os riscos de queimar equipamentos, não se preocupe. É minha a responsabilidade. Sem orientação este fim de semana fritei o transmissor de vídeo, uma Mobius e por milagre o Arkbird ainda está gerenciando os servos.

    Mais uma vez, agradeço se puder me ajudar.

    Osiel, eu nem precisava usar tantos ferrites, mas eles são muito importantes para eliminar interferências em FPV, principalmente quando se usa radio 2.4ghz. Os ferrites usados são todos iguais e comprados na Hobby King. Sua eletrônica está boa, mas gosto de motores com kv mais baixo e hélices maiores, são mais econômicos. O problema é que acho que não dá para usar hélices maiores no seu modelo. Meu skywalker todo carregado, pesa 2,5 kilos e voa 35 minutos com uma bateria de 5000mah, 3S, 25C. O motor que uso é um Turnigy 3632, de 1500 kv, com hélice 10 x 4,5. Quanto as baterias que voce pretende usar, a de 2200mah, 3S, está correta, mas a bateria para o tx de video (que deve ser de 12 volts) deve ser uma 3S de 1000mah. A mobius pelo que sei tem bateria própria e não pode ser ligada a uma bateria de 2S nem de 3S, só se usar um Ubec de 5 volts. Porque voce não usa uma camera simples como a RunCan PZ0420 600tvl, que é barata e é uma exelente camera para FPV e a mobius só para gravar o voo ?

    O Ubec que uso é este ai do link e funciona a mais de dois anos no meu planador.

    http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__16663__HobbyKing_8482_HK…

    A conexão do Ubec pode ser em qualquer canal livre do receptor. Se voce observar, o meu está no canal 8 mas através de uma conexão y, porque só usa o positivo e o negativo do canal, não impedindo que o canal seja usado para outra coisa. Como não conheço os receptores que voce citou, não tenho como lhe informar se dá para usar o sinal de RRSI. Se estes receptores tiver saida de RRSI, ai sim dá para usar. Mas, se voce configurar corretamente o RTH do arkbird no Fail safe do seu receptor, não tem porque se preocupar com o RRSI. Se o avião perder a conexão com o sinal do rádio, o fail safe ativa o RTH do arkbird e seu avião volta para casa. Pelo menos é isso que se espera do sistema.

    Não sei se voce já viu algum video do meu Skywalker, mas ai vai um para voce se divertir.

    Nota: se for usar a mobius como camera de FPV, ligue somente o fio negativo e o fio do sinal da mobius na saida de video do Arkbird, se usar o positivo (12 volts) vai queimar a mobius.

    https://www.youtube.com/watch?v=NC1lU1E9z1s

    Um abraço,

    Lazaro

    Lázaro,

    Vou seguir na mesma linha que você no que diz respeito aos ferrites. Meu rádio é um 2.4. Algumas vezes quando dou motor 100%, a imagem falha e como até agora estava sem o Piloto Automático, era meio apavorante.

    Você tem razão sobre o Bixler, a maior hélice que consegui instalar, sem alteração no montante do motor, foi uma 6×5. Todo montado, usando as baterias que falei, o aero pesa 1,1kg, bem levados pelo motor 2,2. Quanto à bateria 2S no TX e Mobius, funciona bem. A câmera é alimentada na saída de 5 volts do Immersion e recebia a imagem do meu OSD HK que tinha sua saída de sinal conectada ao fio amarelo de sinal da imagem da câmera para o TX.
    Sobre a RunCan PZ0420 600tv, não conheço. Achei no ML um nome parecido, é essa? http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-707002419-tarot-600tvl-hd-fpv-boscan-fatshark-fat-shark-turnigy-futaba-_JM. Ela filma com aquele efeito de “olho de peixe”? Se for esta, realmente o preço é bem mais em conta.

    Comprei o UBEC que recomendou, só que no ML. Deve chegar até amanhã.

    Me informei e vi que os receptores não têm saída RRSI, mas fiquei tranquilo com sua orientação sobre a configuração do RTH.

    Conheço seus vídeos, até já nos falamos pelo seu canal do Youtube. Estou inscrito (Edu Silva) no seu canal há bastante tempo,só não liguei o nome à pessoa.

    Depois de ter queimado tudo e só por um milagre não ter avariado o Arkbird, confesso que estou inseguro para conectar a parafernália. Você faz isso profissionalmente? Poderia levar tudo até você num sábado ou no próximo feriado. A questão é que além de ligar tudo com sucesso, ainda tem a configuração do rádio (Spektrum DX7) e sem prática vou perder mais tempo. O que me diz?

    um forte abraço. Paz.

    Eduardo, quando recomendei usar uma bateria de 3S no tx de video, não quis dizer que não funciona com uma de 2S, o que ocorre é que voce perde quase a metade da potencia de seu tx e em consequência perde alcance. Se voce não vai voar longe, talvez não faça diferença no seu voo. Quanto a câmera PZ0420 eu comprei na Security 2000 e o link é esse ai:  http://www.securitycamera2000.com/products/RunCam-600TVL-Plastic-Housing-FPV-Camera.html   Ela não tem o efeito de olho de peixe, é uma câmera para voos diurnos e noturnos. Quando fica escuro, ela continua captando a imagem em preto e branco, mas com uma qualidade muito boa. Veja o vídeo de  um voo noturno com a PZ0420. https://www.youtube.com/watch?v=Yzt07aNfXIs   A maioria dos pilotos de FPV, acha que se usar uma camera de alta definição, terá uma imagem de alta definição no óculos ou no monitor, mas não é bem assim. Um sistema de transmissão de video analógico, que é o caso dos nossos txs, transmitem em 640 x 480, não importando se sua camera é de alta ou de baixa definição.  Então, não faz sentido usar uma camera de alta definição (definição de 1080 ou mais ) em FPV, se o tx vai transmitir somente 640 x 480. Neste caso, uma PZ0420, ou uma TV700 Line, que custa 1/4 de uma  Mobius, vai funcionar tão bem quanto a de alta definição. No entanto, uma camera de alta definição no avião, para gravar o voo, fica ótimo. Eu, particularmente, só gravo meus video no solo. Assim, no caso de uma lenha, é só rodar o video da queda, identificar o local e ir buscar seu modelo. Se a gravação estiver a bordo do modelo, em caso de queda, voce não tem como localizar onde seu modelo caiu. Quanto a instação do seu equipamento, só posso lhe orientar, não faço  serviço proficionalmente. Além do que, não conheço o Specktrum DX7 para faze a configuração.  Segue abaixo, alguns desenhos para lhe ajudar na instalação. 

    Lázaro,

    Outra grande informação que me deu. Não imaginava que a 2s deixava o TX com baixa potência e só não passei pelo problema de queda do sinal, por não ter voado longe.
    Legal a dica da PZ0420, vou comprar uma.
    Sobre a Mobius, acabei ficando com duas e vou usá-la assim mesmo. Diferente da PZ0420, a Mobius  é 5 volts, como posso alimentá-la?

    A sacada da gravação em terra para uma eventual localização do aero em caso de queda é muito inteligente. Meu óculos é um FatShark Dominator V2, ele tem slot de cartão de memória para gravação. Até então não havia utilizado, mas doravante vou implementar mais essa.

    Sobre instalar o equipamento, tem como acontecer pessoalmente? Sensibiliza o coração aí e me ajuda?! Depois de comprar tudo novamente acabei ficando com medo. Se concordar, me passa um telefone ou e-mail pra a gente poder combinar.

    Aceitando ou não,sua ajuda já foi grande e por isso obrigado.

    Um forte abraço,

    Edu

    Pessoal,
    Desculpa pela pergunta, essa controlado é compatível para usar numa asa? Me parece que é compatível somente para avião e dependendo da versão é compatível para os multirotores.

    Olá Adauto, o arkbird também tem configuração para asa zagi. Eu tenho dois e não quero outro PA. Os meus funcionam muito bem. Veja texto que tirei do manual:

                    2. Procure fixar o Arkbird no CG do modelo e use almofadas de espuma para reduzir a vibração.  Instale o OSD  longe do motor , para evitar vibrações espúrias que irá reduzir a precisão do sensor.
    3. Ao usar o piloto automático em uma asa voadora , conecte a saida do canal 01 do rx  para o servo da direita e conecte a saída do canal 02 para servo da esquerda. Desative o mix no transmissor , mude a chave DIP 4 (no arkbird) para “0”.
    4 . Quando usado em um avião de 3 canais , ligue a saída do canal 01 (aileron) para o leme .
    5 . Quando for ativar a função RTL,  para a sua segurança , remova a hélice.

    Um abraço,

    Lazaro

    Olá Lázaro,
    Desde de já agradeço o esclarecimento foi ótima a explicação.

    Um grande abraço

    Carlos Cunha
    Membro
    none

    To Gostando da Aula!!

    Carlos Cunha
    Membro
    none

    O ArkBird possui reversão dos servos caso o estabilizador esteja invertidos, ou é automático?

    Carlos Cunha
    Membro
    none

    Como vai pessoal, atualmente uso um Cyclops Storm OSD, porém as vezes ele não me gera muita confiança, então estou pesquisando esse OSD  Arkbird, porém tenho tido algumas dúvidas quanto ao acesso ao Menu e Configuração, EX.

    No Storm, acesso ao Menu por uma plaquinha que é conectada ao sistema pela Placa, Configuro a Chave de 3 Posições ( Manual/PA/RTH ) cada um com uma porcentagem diferente pra acionamento; 

    Já no ArkBirk, ainda não encontrei nada referente a essa configuração, sei que é através dos canais 5 e 6, mas como seria isso? O que ativo com cada um desses Canais?

    Qualquer ajuda será muito bem vinda, Grande Abraço.

    Victor Hugo Trombini disse:

    Boa noite a todos!

    O Arkbird possui 2 modos de piloto automatico: O co-piloto, que mantem a direçao do aviao e a altitude, muito útil para “desestressar”, vc pode ficar livre para fazer coisas, tomar um pouco de água, verificar dados na tela, mexer na antena, etc, sem muita preocupaçao, eu uso bastante este recurso.Muito bom mesmo 🙂

    O outro modo obviamente é o RTH, este eu considero o ponto forte do Arkbird, que monitora os graus de inclinaçao do aviao, pitch e roll, tornando-o (RTH) praticamente infálivel. Sempre testo quando saio do chao e nunca vi uma falha, ao contrario do outro sistema que possuo, o eagle tree, o qual já vi falhar por diversos fatores mesmo dotado com o guardian estabilizer.

    O eagle tree controla a deflexao dos servos, falhando quando há ventos fortes, pq a deflexao pode nao ser suficiente, enquando que o Arkbird, vai acionando os servos ate que o aviao atinja a derivaçao (inclinaçao) em graus máxima que vc configura no osd, portanto, ele vai acionar os servos minimamente ou até o máximo se for preciso sem que o aviao perca a estabilidade, pois ele estara num angulo de inclinaçao seguro para o avião.

    Este OSD é muito bom para principiantes em FPV, podem comprar sem medo.

    Fácil de configurar, já vem uma configuraçao ideal padrao, mais simples que painel de Jippe,com poucas opçoes nos menus, nao lembra em nada o eagle tree, é só por no aviao e voar longe…

    Fabio Silva de Freitas disse:

    alguem sabe dizer como funciona o piloto automatico *OSD, quando ele entra em funcionamento?

Visualizando 15 respostas - 31 até 45 (de um total de 48)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.