Balanceamento de motor

Fóruns Projetos DIY Balanceamento de motor

  • Este tópico está vazio.
  • Post

    Mais uma do HUGOAGOGO, quando falamos de multi rotores que usam como sensores giroscópios e acelerômetros, o balanceamento é muito importante, pensando nisso lanço mais uma idéia para podermos balancear os motores.

    A idéia é simples, uma base de compensado fino para afixação do motor, espuma de alta densidade, um imã e um sensor de efeito hall.

    Se houver interesse da moçada faço a placa de circuito impresso e disponibilizo aqui. 

Visualizando 15 respostas - 1 até 15 (de um total de 48)
  • Replies
    Só esclarecendo melhor, quando o motor vibrar teremos uma variação de tensão na saída do operacional, esta poderá ser lida em um multímetro analógico na escala de tensão ou apenas em um galvanômetro com um potenciômetro em série para ajustar a escala(mais conhecido como VU) , quanto maior a vibração, maior será a deflexão do ponteiro.
    Marcelo Camargo
    Participante
    none

    Mais uma ideia que vira um projeto 🙂

    Destacado!

    Laercio, obrigado pelo interesse, mas ainda não tenho para venda, o projeto esta em versão alfa, nesta semana que entra irei fazer o beta, para os que quiserem montar estarei atualizando o tópico e para os que quiserem comprar devera estar disponível no inicio do mês.

    Laercio Jr. (http://www.fvprc.com.br) disse:

    tenho interesse no equipamento completo, veja o orçamento por favor e frete para 24130-001.

     

    Aguardo retorno.

    Camargo, obrigado 

    Espero que a moçada goste da ideia, sei que poucos entende de eletrônica, mas com uma ajudinha tudo acaba dando certo.

    Um abraço 

    Marcelo Camargo disse:

    Mais uma ideia que vira um projeto 🙂

    Destacado!

    Se precisar de ‘enfeite’ como um PIC para controlar um ESC, medir a variaçao e exibir num display, conectar no PC (USB) e plotar graficos em tempo real, etc etc….é só falar 🙂

    Jonis, o projeto é aberto e qualquer contribuição sera bem vinda, o circuito apresentado é bem simples,  baseado no ZMZ20M e um LM339 , mas nada impede que façamos um circuito usando uma porta analógica para entrada de sinal, uma saída PWM para controlar um ESC e um display para mostrar as informações, só não podemos complicar muito a vida de quem quer montar e tem poucos recursos.

    Estou a disposição, um abraço 

    Jonis Maurin Ceará disse:

    Se precisar de ‘enfeite’ como um PIC para controlar um ESC, medir a variaçao e exibir num display, conectar no PC (USB) e plotar graficos em tempo real, etc etc….é só falar 🙂

    Ok Laercio, mas é bom esperar mais um pouco, pelo jeito o projeto vai sofrer mutações agregando mais funções e informações com a ajuda da moçada.

    Um abraço

     

    Laercio Jr. (http://www.fvprc.com.br) disse:

    eu sei…sem problemas….como necionou que tem interesse em comercializar, apresento o meu interesse.

    Quando estiver pronto e precificado, só informar o valor + frete. combinado?

     

    Olá Rafael , obrigado , por ser um projeto aberto conto com a ajuda de todos e todas a informações estarão disponíveis aqui, tanto para quem quiser fazer, como para quem não tem a habilidade de fabricar poder adquirir montado.

    Um abraço

     

    Rafael disse:

    Marcelo parabéns pela iniciativa. Também tenho interesse em adquirir uma unidade.

     

    Abraços,

     

    Gostei, acompanhando.

    Uma duvida, após balancear o motor e colocar a hélice não mudaria o balanceamento?

    O ideal não seria balancear o conjunto de motor e hélice?

    Acho que nao vai complicar nao….hehehe….nem deixar ‘muito caro’, na minha opiniao. Estou imaginando algo como um display simples, 16×2 (cerca de R$25,00 no ML ou $8 no ebay), um PIC com suporte a USB e entradas analogicas/saida pwm (R$26,00 um 18F4550) e acho que só…..já da pra montar muita coisa legal e automatica com isso ai. O problema é que eu to sem tempo 🙁 os PIC’s e display eu jah tenho, o problema é tempo pra montar este circuito ai….nao moro na cidade onde trabalho e só volto na sexta anoite. Bom, vou tentar montar…..caso queira mesm oalgo do tipo, me fala q eu posso desenvolver o programa e testar aqui no meu simulador, deixo prontinho pra só plugar o display, ESC e motor e pronto, só usar.

    Marcelo Gonzalez (AVRBRASIL) disse:

    Jonis, o projeto é aberto e qualquer contribuição sera bem vinda, o circuito apresentado é bem simples,  baseado no ZMZ20M e um LM339 , mas nada impede que façamos um circuito usando uma porta analógica para entrada de sinal, uma saída PWM para controlar um ESC e um display para mostrar as informações, só não podemos complicar muito a vida de quem quer montar e tem poucos recursos.

    Estou a disposição, um abraço 

    Jonis Maurin Ceará disse:

    Se precisar de ‘enfeite’ como um PIC para controlar um ESC, medir a variaçao e exibir num display, conectar no PC (USB) e plotar graficos em tempo real, etc etc….é só falar 🙂

    Bom dia.

    Marcelo onde encontro o zmz20m, teria como vc disponibilizar a placa?

    Fantini, são três variáveis,motor,spinner e hélice, sendo assim, você terá que balancear o motor, motor+spinner e por final motor+spinner+hélice , sempre nesta sequencia, além do problema da pressão que a hélice ira exercer em cima do sensor, pois para cada motor, tamanho e passo de hélice isso mudara.

     

    Vinícius Fantini disse:

    Gostei, acompanhando.

    Uma duvida, após balancear o motor e colocar a hélice não mudaria o balanceamento?

    O ideal não seria balancear o conjunto de motor e hélice?

    Jonis, não sou chegado em PIC minha praia é AVR, mas se você fizer o software eu faço o hardware aqui bem rápido, tenho tudo aqui, inclusive os 4550, meu patrão é bonzinho e me deixa ter algumas horas de lazer por dia.hehehe

    Um abraço 

    Jonis Maurin Ceará disse:

    Acho que nao vai complicar nao….hehehe….nem deixar ‘muito caro’, na minha opiniao. Estou imaginando algo como um display simples, 16×2 (cerca de R$25,00 no ML ou $8 no ebay), um PIC com suporte a USB e entradas analogicas/saida pwm (R$26,00 um 18F4550) e acho que só…..já da pra montar muita coisa legal e automatica com isso ai. O problema é que eu to sem tempo 🙁 os PIC’s e display eu jah tenho, o problema é tempo pra montar este circuito ai….nao moro na cidade onde trabalho e só volto na sexta anoite. Bom, vou tentar montar…..caso queira mesm oalgo do tipo, me fala q eu posso desenvolver o programa e testar aqui no meu simulador, deixo prontinho pra só plugar o display, ESC e motor e pronto, só usar.

    Marcelo Gonzalez (AVRBRASIL) disse:

    Jonis, o projeto é aberto e qualquer contribuição sera bem vinda, o circuito apresentado é bem simples,  baseado no ZMZ20M e um LM339 , mas nada impede que façamos um circuito usando uma porta analógica para entrada de sinal, uma saída PWM para controlar um ESC e um display para mostrar as informações, só não podemos complicar muito a vida de quem quer montar e tem poucos recursos.

    Estou a disposição, um abraço 

    Jonis Maurin Ceará disse:

    Se precisar de ‘enfeite’ como um PIC para controlar um ESC, medir a variaçao e exibir num display, conectar no PC (USB) e plotar graficos em tempo real, etc etc….é só falar 🙂

    Fabio, desmontei meus golfinhos para usar o ZMZ20M, mas já encontrei vários substitutos para ele, mais tarde coloco a relação deles aqui, a placa disponibilizo até o final da semana, as coisa estão meio corridas por aqui.

    Um abraço

    Fabio Nimer Assaf disse:

    Bom dia.

    Marcelo onde encontro o zmz20m, teria como vc disponibilizar a placa?

    ok Marcelo, fico no aguardo.
Visualizando 15 respostas - 1 até 15 (de um total de 48)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.