Balanceamento de motor

Fóruns Projetos DIY Balanceamento de motor

• Este tópico está vazio.
    Mais uma do HUGOAGOGO, quando falamos de multi rotores que usam como sensores giroscópios e acelerômetros, o balanceamento é muito importante, pensando nisso lanço mais uma idéia para podermos balancear os motores.

A idéia é simples, uma base de compensado fino para afixação do motor, espuma de alta densidade, um imã e um sensor de efeito hall.

Se houver interesse da moçada faço a placa de circuito impresso e disponibilizo aqui. 

Visualizando 15 respostas - 16 até 30 (de um total de 48)
  • Replies
    Lt Nelson
    Membro
    none

Oi Marcelo,

Não entendi a conexão do led, ele só indica que está ligado ou serve de referência de tensão p/ o Amp Op ?

Uma sugestão seria um led que disparasse nos picos, assim, pelo efeito estroboscópico seria possível ver o lugar onde deve ser acrescentado peso. O led deverá estar posicionado de modo a iluminar o motor.

[]s

Eu entendi o que você quis dizer, mas não dá para fazer desta forma, pois não temos referência no motor como no balanceamento de rodas por exemplo.

O led neste caso é só um indicador de ligado

Marcelo.

Tem como vc me pasar os equivalentes, pois estou viajando para uma cidade maior onde fica mais facil  encontrar os componentes eletronicos..

FB
    Membro
    none

seria interessante que o sensor Hall ao detectar um pico disparasse um led de alto brilho, que montado sobre o sensor e apontado para o motor faria com que, pelo efeito estroboscópico, pudesse ser visto o local exato do motor que está causando a vibração…

fica a idéia para os eletronicos de plantão…

Adriano W
    Membro
    none

Este é um dos melhores sites/forum que conheco, tudo pelo hobby.

Opa tbm tenho interesse de comprar pronto, quando disponivel me avisar. Parabéns pelo Projeto.
    r tasca
    Membro
    none

Marcelo,

Tem uma pessoa no RCG que desenvolveu uma versão do MultiWii que liga um motor de cada vez pela GUI. Com a GUI em tela o ganho do gráfico é aumentado e assim pode-se detectar as mínimas vibrações.

Eu baixei a versão mas ainda não experimentei.

que acha disto?

ei tasca, socializa o link do código…

com ele pelo menos conseguiremos localizar a vibração…

Vinicius, assim que tiver disponível te aviso, já estou na versão beta e apelei para o microcontrolador, vou fazer tudo em um para ficar mais fácil, digo controle de motor e display com informações.

Um abraço

Vinicius Galo disse:

Opa tbm tenho interesse de comprar pronto, quando disponivel me avisar. Parabéns pelo Projeto.
    Tasca é legal, mas nem todo mundo tem multiwii, estou tentando fazer algo genérico,

r tasca disse:

Marcelo,

Tem uma pessoa no RCG que desenvolveu uma versão do MultiWii que liga um motor de cada vez pela GUI. Com a GUI em tela o ganho do gráfico é aumentado e assim pode-se detectar as mínimas vibrações.

Eu baixei a versão mas ainda não experimentei.

que acha disto?

FB, vou fazer a experiência e postar os resultados aqui se der certo,vou ter que fazer um circuito diferente,mais simples e coloco no início do tópico.

FB disse:

seria interessante que o sensor Hall ao detectar um pico disparasse um led de alto brilho, que montado sobre o sensor e apontado para o motor faria com que, pelo efeito estroboscópico, pudesse ser visto o local exato do motor que está causando a vibração…

fica a idéia para os eletronicos de plantão…

Fabio, não postei aqui porque antes fiz uma pesquisa de mercado a procura dos sensores, consegui alguns modelos, vou testar nesta semana a sensibilidade deles e os que funcionarem posto aqui.

Fabio Nimer Assaf disse:

Marcelo.

Tem como vc me pasar os equivalentes, pois estou viajando para uma cidade maior onde fica mais facil  encontrar os componentes eletronicos..

Lutero Bueno
    Membro
    none

Vinícius, o helice deve ser balanceado separadamente.

Lutero Bueno

Só para ficar mais claro, são duas versões, uma livre, simples e fácil de montar que estou testando com o strobo e postarei aqui os resultados e outra comercial cheia de recursos.

Gostei do projeto montei hoje e ja estou testando o balanceador funciona legal

Tive que fazer umas pequenas alterações ,

vou postar  umas fotos logo posto o video..

Dicas para quem quer montar..

O Sensor Hall ZMZ20Z  encontra ao lado do motor usado em video K7 controla a velocidade do eixo Capstam com resistencia interna de 640R funciona legal  conforme foto.

Os cabos que interliga o Sensor Hall até a placa  tem que ser blindado com malha..

O led para leitura da posição onde colocar peso  tem que ser branco alto brilho

Acresente um Vu da para ver intensidade das vibrações

O video e um teste de sensibilidade do aparelho..

Logo posto mais dados..

Obrigado ao Marcelo Gonzalez que postou o esquema

E ao pesoal do Forum… sou novo na area  estou aprendendo com vcs..

Att

Gilmar

Visualizando 15 respostas - 16 até 30 (de um total de 48)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.