› Fóruns › Projetos DIY › Balanceamento de motor
- Este tópico está vazio.
- agosto 21, 2011 às 1:37 am
Mais uma do HUGOAGOGO, quando falamos de multi rotores que usam como sensores giroscópios e acelerômetros, o balanceamento é muito importante, pensando nisso lanço mais uma idéia para podermos balancear os motores.
A idéia é simples, uma base de compensado fino para afixação do motor, espuma de alta densidade, um imã e um sensor de efeito hall.
Se houver interesse da moçada faço a placa de circuito impresso e disponibilizo aqui.
- Replies
-
- agosto 24, 2011 às 1:02 am
Oi Marcelo,
Não entendi a conexão do led, ele só indica que está ligado ou serve de referência de tensão p/ o Amp Op ?
Uma sugestão seria um led que disparasse nos picos, assim, pelo efeito estroboscópico seria possível ver o lugar onde deve ser acrescentado peso. O led deverá estar posicionado de modo a iluminar o motor.
[]s
- agosto 24, 2011 às 1:30 am
Eu entendi o que você quis dizer, mas não dá para fazer desta forma, pois não temos referência no motor como no balanceamento de rodas por exemplo.
O led neste caso é só um indicador de ligado
- agosto 24, 2011 às 4:01 pm
Marcelo.
Tem como vc me pasar os equivalentes, pois estou viajando para uma cidade maior onde fica mais facil encontrar os componentes eletronicos..
- agosto 27, 2011 às 2:17 pm
seria interessante que o sensor Hall ao detectar um pico disparasse um led de alto brilho, que montado sobre o sensor e apontado para o motor faria com que, pelo efeito estroboscópico, pudesse ser visto o local exato do motor que está causando a vibração…
fica a idéia para os eletronicos de plantão…
- agosto 27, 2011 às 3:19 pm
Este é um dos melhores sites/forum que conheco, tudo pelo hobby.
- agosto 28, 2011 às 9:40 pm
Opa tbm tenho interesse de comprar pronto, quando disponivel me avisar. Parabéns pelo Projeto.- agosto 29, 2011 às 1:02 am
Marcelo,
Tem uma pessoa no RCG que desenvolveu uma versão do MultiWii que liga um motor de cada vez pela GUI. Com a GUI em tela o ganho do gráfico é aumentado e assim pode-se detectar as mínimas vibrações.
Eu baixei a versão mas ainda não experimentei.
que acha disto?
- agosto 29, 2011 às 1:32 am
ei tasca, socializa o link do código…
com ele pelo menos conseguiremos localizar a vibração…
- agosto 29, 2011 às 1:51 am
Vinicius, assim que tiver disponível te aviso, já estou na versão beta e apelei para o microcontrolador, vou fazer tudo em um para ficar mais fácil, digo controle de motor e display com informações.
Um abraço
Vinicius Galo disse:
Opa tbm tenho interesse de comprar pronto, quando disponivel me avisar. Parabéns pelo Projeto.- agosto 29, 2011 às 1:52 am
Tasca é legal, mas nem todo mundo tem multiwii, estou tentando fazer algo genérico,r tasca disse:
Marcelo,
Tem uma pessoa no RCG que desenvolveu uma versão do MultiWii que liga um motor de cada vez pela GUI. Com a GUI em tela o ganho do gráfico é aumentado e assim pode-se detectar as mínimas vibrações.
Eu baixei a versão mas ainda não experimentei.
que acha disto?
- agosto 29, 2011 às 1:56 am
FB, vou fazer a experiência e postar os resultados aqui se der certo,vou ter que fazer um circuito diferente,mais simples e coloco no início do tópico.FB disse:
seria interessante que o sensor Hall ao detectar um pico disparasse um led de alto brilho, que montado sobre o sensor e apontado para o motor faria com que, pelo efeito estroboscópico, pudesse ser visto o local exato do motor que está causando a vibração…
fica a idéia para os eletronicos de plantão…
- agosto 29, 2011 às 1:59 am
Fabio, não postei aqui porque antes fiz uma pesquisa de mercado a procura dos sensores, consegui alguns modelos, vou testar nesta semana a sensibilidade deles e os que funcionarem posto aqui.Fabio Nimer Assaf disse:
Marcelo.
Tem como vc me pasar os equivalentes, pois estou viajando para uma cidade maior onde fica mais facil encontrar os componentes eletronicos..
- agosto 29, 2011 às 2:09 am
Vinícius, o helice deve ser balanceado separadamente.
Lutero Bueno
- agosto 29, 2011 às 3:19 pm
Só para ficar mais claro, são duas versões, uma livre, simples e fácil de montar que estou testando com o strobo e postarei aqui os resultados e outra comercial cheia de recursos.- outubro 21, 2011 às 2:02 am
Gostei do projeto montei hoje e ja estou testando o balanceador funciona legal
Tive que fazer umas pequenas alterações ,
vou postar umas fotos logo posto o video..
Dicas para quem quer montar..
O Sensor Hall ZMZ20Z encontra ao lado do motor usado em video K7 controla a velocidade do eixo Capstam com resistencia interna de 640R funciona legal conforme foto.
Os cabos que interliga o Sensor Hall até a placa tem que ser blindado com malha..
O led para leitura da posição onde colocar peso tem que ser branco alto brilho
Acresente um Vu da para ver intensidade das vibrações
O video e um teste de sensibilidade do aparelho..
Logo posto mais dados..
Obrigado ao Marcelo Gonzalez que postou o esquema
E ao pesoal do Forum… sou novo na area estou aprendendo com vcs..
Att
Gilmar
- Você deve fazer login para responder a este tópico.