› Fóruns › Projetos DIY › Balanceamento de motor
- Este tópico está vazio.
- agosto 21, 2011 às 1:37 am
Mais uma do HUGOAGOGO, quando falamos de multi rotores que usam como sensores giroscópios e acelerômetros, o balanceamento é muito importante, pensando nisso lanço mais uma idéia para podermos balancear os motores.
A idéia é simples, uma base de compensado fino para afixação do motor, espuma de alta densidade, um imã e um sensor de efeito hall.
Se houver interesse da moçada faço a placa de circuito impresso e disponibilizo aqui.
- Replies
-
- outubro 21, 2011 às 2:26 am
Parabéns Gilmar, ainda ontem estava falando com um amigo sobre este projeto, eu fiz o meu e esta funcionando com alguns incrementos, coloquei um atmega8 para controlar o speed e um LCD, só não postei mais, porque não vi interesse de outros membros em colaborar.
Um abraço
Gilmar Fernando Ribas disse:
Gostei do projeto montei hoje e ja estou testando o balanceador funciona legal
Tive que fazer umas pequenas alterações ,
vou postar umas fotos logo posto o video..
Dicas para quem quer montar..
O Sensor Hall ZMZ20Z encontra ao lado do motor usado em video K7 controla a velocidade do eixo Capstam com resistencia interna de 640R funciona legal conforme foto.
Os cabos que interliga o Sensor Hall até a placa tem que ser blindado com malha..
O led para leitura da posição onde colocar peso tem que ser branco alto brilho
Acresente um Vu da para ver intensidade das vibrações
O video e um teste de sensibilidade do aparelho..
Logo posto mais dados..
Obrigado ao Marcelo Gonzalez que postou o esquema
E ao pesoal do Forum… sou novo na area estou aprendendo com vcs..
Att
Gilmar
- novembro 10, 2011 às 1:43 pm
eu tenho interess em adquirir um balanceador desse, se quiser vender me mande uma mensagem!
- novembro 14, 2011 às 1:22 pm
Bom dia!
Estou chegando agora ao grupo. Gostaria de poder montar um dispositivo destes para balanceamento de motores, tanto de aeromodelismo quanto automodelismo. Você poderia me passar o custo de um “kit” para que eu possa executar a montagem? Sinto não poder ajudar no desenvolvimento pois virei tecnocrata e não acompanhei o desenvolvimento da eletrônica, o que é uma pena. Quem sabe não me animo e faço uns cursos de extensão? De qualquer forma agradeço a atenção e parabéns a todos que participaram do projeto e desenvolvimento do balanceador.
Cláudio
Marcelo Gonzalez (AVRBRASIL) disse:
Parabéns Gilmar, ainda ontem estava falando com um amigo sobre este projeto, eu fiz o meu e esta funcionando com alguns incrementos, coloquei um atmega8 para controlar o speed e um LCD, só não postei mais, porque não vi interesse de outros membros em colaborar.
Um abraço
Gilmar Fernando Ribas disse:
Gostei do projeto montei hoje e ja estou testando o balanceador funciona legal
Tive que fazer umas pequenas alterações ,
vou postar umas fotos logo posto o video..
Dicas para quem quer montar..
O Sensor Hall ZMZ20Z encontra ao lado do motor usado em video K7 controla a velocidade do eixo Capstam com resistencia interna de 640R funciona legal conforme foto.
Os cabos que interliga o Sensor Hall até a placa tem que ser blindado com malha..
O led para leitura da posição onde colocar peso tem que ser branco alto brilho
Acresente um Vu da para ver intensidade das vibrações
O video e um teste de sensibilidade do aparelho..
Logo posto mais dados..
Obrigado ao Marcelo Gonzalez que postou o esquema
E ao pesoal do Forum… sou novo na area estou aprendendo com vcs..
Att
Gilmar
- dezembro 1, 2011 às 11:02 am
O projeto é bacana mesmo!
Entendi o funcionamento do circuito, mas ainda não entendi como proceder após a detecção das vibrações.
Em que ponto devo atuar para balancear o motor? Pelo o que entendi, o circuito vai informar o quanto está desbalanceado, certo? Tá, mas neste caso, onde e como vou balancear baseado no que o circuito informou?
Abs
ACN
- dezembro 1, 2011 às 3:20 pm
Alexandre , este circuito é bem simples, quando postei achei que mais gente iria se mexer e dar sugestões para aprimorar o projeto free, mas não foi o caso.
Para que você tenha uma informação sobre aonde deve colocar o contrapeso, terá que colocar um disparador na saída do comparador, com isso você ira controlar a sensibilidade, este led deve ser apontado para a carcaça do motor e de forma estroboscópica ele indicara o lado mais pesado, do lado contrario você deve colocar pequenas tiras de fita adesiva ou etiqueta adesiva para balanceá-lo.
No motor devem haver marcações para que você saiba em que ponto deve colocar o contrapeso.
Aqui um pequeno exemplo de um disparador com ajuste de sensibilidade.
- dezembro 1, 2011 às 3:32 pm
Entendi Marcelo,
Uma pergunta: poderíamos colocar um acelerômetro como sensor para monitorando a vibração?
Neste caso monitors-se os eixos X e Y.
Pergunto isso porque acho mais fácil encontrar CI com acelerômetro do que o sensor hall.
Em que pé está o projeto?
- dezembro 1, 2011 às 3:44 pm
Alexandre, da para fazer de varias formas, esta do inicio do tópico foi apenas um exemplo, da para usar como sensores, giros, acelerômetros, qualquer sensor que consiga ler deslocamento.
Quanto a este projeto aqui do fórum, esta parado , o meu já esta funcionando a muito tempo, se eu tiver um tempinho , no sábado posto as imagens e um pequeno filme dele em ação.
Se você mesmo ou alguém tiver idéias para este projeto, é só postar e se for bom, posso fazer o layout da placa e disponibilizar para todos.
- dezembro 1, 2011 às 3:46 pm
Legal,
Que tipo de espuma vc utilizou na base? Divinicel?
Vc poderia postar desenho mais detalhado da parte mecânica?
Da eletrônica entendo, mas da mecânica…
- dezembro 1, 2011 às 3:54 pm
Hoje a noite eu posto, sem problemas, aproveitei a espuma de proteção das embalagens de semi condutores, mas podem ser utilizadas de outros tipos, desde que tenha boa resistência mecânica.
- junho 16, 2012 às 12:26 am
Olá Marcelo, como vai este projeto? Alguma novidade? Abraço
- outubro 11, 2012 às 1:42 am
Se colocar um microcontrolador para acionar o ESC e medir o sensor e no eixo do motor colocar um encoder de impressora para saber a posição onde precisa ser balanceado?
- julho 12, 2013 às 7:13 pm
Ola. Eu acabei de comprar um balanceador de hwlice e estou querendo balancear os motores…
Voce tem pra vender? Se sim quanto custa?- julho 13, 2013 às 12:04 am
Fala Mazza, só fiz um, desmontei e fiz uns aprimoramentos, agora uso uma multiwii Lite e a própria MultiWiiGUI para fazer o balanceamento observando a linha do acelerômetro.
Abs
Mauricio Mazza disse:
Gonza, o assunto voltou, como vai o projeto? Tem pra pronta entrega?
Abs
Mzz
- maio 30, 2014 às 8:33 pm
Opa, Marcelo sei que faz tempo que este tópico esta parado, mais gostaria de saber em que pé anda este projeto tem uma versão comercializável ?
Quais foram as ultimas alterações, gostaria muito de um, também posso construir caso possa me passar todas as informações.
Te enviei socitação de amizade.
- maio 31, 2014 às 2:46 pm
- Você deve fazer login para responder a este tópico.