Balanceamento de motor

Fóruns Projetos DIY Balanceamento de motor

• Este tópico está vazio.
    Mais uma do HUGOAGOGO, quando falamos de multi rotores que usam como sensores giroscópios e acelerômetros, o balanceamento é muito importante, pensando nisso lanço mais uma idéia para podermos balancear os motores.

A idéia é simples, uma base de compensado fino para afixação do motor, espuma de alta densidade, um imã e um sensor de efeito hall.

Se houver interesse da moçada faço a placa de circuito impresso e disponibilizo aqui. 

Visualizando 15 respostas - 31 até 45 (de um total de 48)
  • Replies

Parabéns Gilmar, ainda ontem estava falando com um amigo sobre este projeto, eu fiz o meu e esta funcionando com alguns incrementos, coloquei um atmega8 para controlar o speed e um LCD, só não postei mais, porque não vi interesse de outros membros em colaborar.

Um abraço 

Gilmar Fernando Ribas disse:

Gostei do projeto montei hoje e ja estou testando o balanceador funciona legal

Tive que fazer umas pequenas alterações ,

vou postar  umas fotos logo posto o video..

Dicas para quem quer montar..

O Sensor Hall ZMZ20Z  encontra ao lado do motor usado em video K7 controla a velocidade do eixo Capstam com resistencia interna de 640R funciona legal  conforme foto.

Os cabos que interliga o Sensor Hall até a placa  tem que ser blindado com malha..

O led para leitura da posição onde colocar peso  tem que ser branco alto brilho

Acresente um Vu da para ver intensidade das vibrações

O video e um teste de sensibilidade do aparelho..

Logo posto mais dados..

Obrigado ao Marcelo Gonzalez que postou o esquema

E ao pesoal do Forum… sou novo na area  estou aprendendo com vcs..

Att

Gilmar

eu tenho interess em adquirir um balanceador desse, se quiser vender me mande uma mensagem!

Bom dia!

Estou chegando agora ao grupo. Gostaria de poder montar um dispositivo destes para balanceamento de motores, tanto de aeromodelismo quanto automodelismo. Você poderia me passar o custo de um “kit” para que eu possa executar a montagem? Sinto não poder ajudar no desenvolvimento pois virei tecnocrata e não acompanhei o desenvolvimento da eletrônica, o que é uma pena. Quem sabe não me animo e faço uns cursos de extensão? De qualquer forma agradeço a atenção e parabéns a todos que participaram do projeto e desenvolvimento do balanceador.

Cláudio

Marcelo Gonzalez (AVRBRASIL) disse:

Parabéns Gilmar, ainda ontem estava falando com um amigo sobre este projeto, eu fiz o meu e esta funcionando com alguns incrementos, coloquei um atmega8 para controlar o speed e um LCD, só não postei mais, porque não vi interesse de outros membros em colaborar.

Um abraço 

Gilmar Fernando Ribas disse:

Gostei do projeto montei hoje e ja estou testando o balanceador funciona legal

Tive que fazer umas pequenas alterações ,

vou postar  umas fotos logo posto o video..

Dicas para quem quer montar..

O Sensor Hall ZMZ20Z  encontra ao lado do motor usado em video K7 controla a velocidade do eixo Capstam com resistencia interna de 640R funciona legal  conforme foto.

Os cabos que interliga o Sensor Hall até a placa  tem que ser blindado com malha..

O led para leitura da posição onde colocar peso  tem que ser branco alto brilho

Acresente um Vu da para ver intensidade das vibrações

O video e um teste de sensibilidade do aparelho..

Logo posto mais dados..

Obrigado ao Marcelo Gonzalez que postou o esquema

E ao pesoal do Forum… sou novo na area  estou aprendendo com vcs..

Att

Gilmar

O projeto é bacana mesmo!

Entendi o funcionamento do circuito, mas ainda não entendi como proceder após a detecção das vibrações.

Em que ponto devo atuar para balancear o motor? Pelo o que entendi, o circuito vai informar o quanto está desbalanceado, certo? Tá, mas neste caso, onde  e como vou balancear baseado no que o circuito informou?

Abs

ACN

Alexandre , este circuito é bem simples, quando postei achei que mais gente iria se mexer e dar sugestões para aprimorar o projeto free, mas não foi o caso.

Para que você tenha uma informação sobre aonde deve colocar o contrapeso, terá que colocar um disparador na saída do comparador, com isso você ira controlar a sensibilidade, este led deve ser apontado para a carcaça do motor e de forma estroboscópica ele indicara o lado mais pesado, do lado contrario você deve colocar pequenas tiras de fita adesiva ou etiqueta adesiva para balanceá-lo.

No motor devem haver marcações para que você saiba em que ponto deve colocar o contrapeso.

Aqui um pequeno exemplo de um disparador com ajuste de sensibilidade.

Entendi Marcelo,

Uma pergunta: poderíamos colocar um acelerômetro como sensor para monitorando a vibração?

Neste caso monitors-se os eixos X e Y. 

Pergunto isso porque acho mais fácil encontrar CI com acelerômetro do que o sensor hall.

Em que pé está o projeto?

Alexandre, da para fazer de varias formas, esta do inicio do tópico foi apenas um exemplo, da para usar como sensores, giros, acelerômetros, qualquer sensor que consiga ler deslocamento.

Quanto a este projeto aqui do fórum, esta parado , o meu já esta funcionando a muito tempo, se eu tiver um tempinho , no sábado posto as imagens e um pequeno filme dele em ação.

Se você mesmo ou alguém tiver idéias para este projeto, é só postar e se for bom, posso fazer o layout da placa e disponibilizar para todos.    

Legal,

Que tipo de espuma vc utilizou na base? Divinicel?

Vc poderia postar desenho mais detalhado da parte mecânica? 

Da eletrônica entendo, mas da mecânica…

Hoje a noite eu posto, sem problemas, aproveitei a espuma de proteção das embalagens de semi condutores, mas podem ser utilizadas de outros tipos, desde que tenha boa resistência mecânica.     

Olá Marcelo, como vai este projeto? Alguma novidade? Abraço

Nelson Lima
    Membro
    none

Se colocar um microcontrolador para acionar o ESC e medir o sensor e no eixo do motor colocar um encoder de impressora para saber a posição onde precisa ser balanceado?

Ola. Eu acabei de comprar um balanceador de hwlice e estou querendo balancear os motores…
    Voce tem pra vender? Se sim quanto custa?

Fala Mazza, só fiz um, desmontei e fiz uns aprimoramentos, agora uso uma multiwii Lite e a própria MultiWiiGUI para fazer o balanceamento observando a linha do acelerômetro.

Abs

Mauricio Mazza disse:

Gonza, o assunto voltou, como vai o projeto? Tem pra pronta entrega?

Abs

Mzz

Opa, Marcelo sei que faz tempo que este tópico esta parado, mais gostaria de saber em que pé anda este projeto tem uma versão comercializável ?

Quais foram as ultimas alterações, gostaria muito de um, também posso construir caso possa me passar todas as informações.

Te enviei socitação de amizade.

Visualizando 15 respostas - 31 até 45 (de um total de 48)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.