Bateria LiPo x Bateria de Moto 12v e bateria de notebook

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    Eu não achei na internet nada relacionado com o tópico e, me ocorreu perguntar aqui, onde, visivelmente tem muitos “Magiver”. 

    Vamos considerar, para efeito de experimentação que uma aeronave com 3 m de asa e motorizada com capacidade para levantar até 5 kg, e, nestas condições, eu poderia instalar no equipamento uma “bateria de moto 12v” Certo ?

    Alguém aqui, já fez um teste para saber “quanto tempo de voo” (autonomia) uma bateria de moto suportaria ?

    O mesmo eu pergunto com relação às baterias de notebook (alguém aqui, já fez um teste para saber “quanto tempo de voo” (autonomia) uma bateria de notebook) ?

    E, se já fez esta experiencia, saberia comparar em relação às baterias, um percentual de “mais tempo e/ou menos tempo” de voo, se comparadas entre si ?

     

     

Visualizando 10 respostas - 1 até 10 (de um total de 10)
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    Ao meu ver, o problema é que bateria de moto nao tem capacidade de descarga (C) suficiente….acho que nao daria certo….a não ser que seja usada para os acessorios somente.
    Um dos grandes diferencias entre esses tipos de bateria nao e a carga que ela armazena, mas sim, a taxa de descarga que mudam MUITO entre uma e outra. As baterias de LIPO e LIFE tem altas taxas de descarga, que podem variar entre poucos amperes e mais de 200, ja as baterias de chumbo (moto) ou NiCa nao tem esse mesmo poder de descarga o que torna inviável utilizar nos motores que usamos, principalmente um motor para levantar 5kg de peso.

    Guilherme, 

    fechou a questão ! Entendido…. 

    Me diz uma coisa; sei que vou perguntar o “que todo mundo está procurando”: bateria com muito tempo de descaga para voos de “longo tempo”. 

    Tenho assistido muitos vídeos e UAV, principalmente, e vejo aeronaves co “autonomias” absurdas ! Algumas, chegam a 30 horas de voo; evidentemente são equipamentos de uso militar, alta tecnologia, etc… mas o que existe de mais moderno para os FPVs ?

    Eu poderia colocar, por exemplo, 4 bat de LiPo em paralelo (mantenho a mesma voltagem, mas aumento o tempo de descarga total) dentro de um modelo e, quanto isso aumentaria o tempo de “operação”; se uma sozinha dura, por exemplo, 20 minutos … com 4, quantos minutos de voo vou ter ? Pergunto isso, porque não acho que seja (eu sou advogado; naõ sou físico nem eng eletronico) 20+20+20+20 = 80 minutos … deve existir uma formula e um fator de redução… 

    Na teoria, 20+20+20+20 = 80 minutos de voo. Isso seria verdade na pratica se baterias excedentes nao pesassem nada. Sendo assim, vc estara tambem quadruplicando o peso do seu aviao em baterias, requerendo entao mais motor, mais asa mais tudo… 

    Essa e uma relacao dificil de se resolver. Geralmente, consegue-se mais tempo de voo mudando-se a  plataforma de voo. Gliders por exemplo, podem voar horas e horas, porem, o voo e bem lento. Ja os cacas (isso tambem em aeromodelismo) voam pouco tempo porem com altas velocidades. Para achar um equilibrio entre as equacoes (peso+potencia+velocidade+estabilidade+tempo de voo) e uma equacao com varias variaveis “variando” e tudo vai depender da sua aplicacao e encaixalas corretamente nesse monte de variaveis.

     

    (*desculpe os acentos (ou a falta deles), mas ainda nao me entendi com meu teclado) 

     

    Leandro, só pra esclarecer: capacidade de descarga é diferente da capacidade de carga da bateria. Não sei se você entendeu isso.

    A capacidade da bateria é qt de carga ela consegue armazenar e é medida em Amper (A) ou mili-Amper (mA). A capacidade de descarga é quanto a bateria consegue fornecer ao motor/equipamento…essa informação é dada em ‘C’…

    Por exemplo: se você tem uma bateria com capacidade de carga de 2A (ou 2.000mA, que é a mesma coisa), significa que você consegue fornecer 2A em uma hora. Qt a descarga, cada C significa a capacidade de carga da bateria. Por exemplo: 1C significa 2A nesta bateria..isso quer dizer que a bateria consegue fornecer 2A constante ao motor, fazendo com que ele ‘funcione’ por 1h exatamente. Se a bateria é de 10C por exemplo, ela consegue ‘fornecer’ 20A constante ao motor….mas perai, se a bateria é de 2A de capacidade, como ela fornece 20A? Ai é que esta! Se ela consegue fornecer 2A por 1h, se ela estiver fornecendo 20A (10C) devemos dividir o tempo total (60 minutos) por 10….o que daria 6 minutos de autonomia a 20A.

     

    Não sei se você já sabia como funciona, mas achei egal explicar, caso mais alguem tenha a dúvida.

    Se eu escrevi alguma coisa errada, por favor me corrija…..seguinda de manha é fogo….rs

     

    o maior problema é o peso. Comparando duas quaisquer como exemplo.
    em 12V e com capacidade de 6.000mAh temos .
    -Bateria de moto, 12V,  6.000mAh= 2,4kg

    -Bateria LiPo, 3S,  6.000mAh= 481g

     ou seja, para os mesmos 2,4Kg de uma bateria de motor, conseguiria 30.000mAh com LiPo.

    Olá Jonis, 

    com toda sinceridade eu não sabia fazer esta conta; venho do mundo do “glow” e o mundo dos elétricos era, até bem pouco tempo, um “túnel escuro” que, somente agora, estou desvendando lentamente com os estudos, leituras e respostas como a sua. 

    Realmente,  a “autonomia de voo” parece ser a maior fonte de pesquisa dos modelistas elétricos, porque, está diretamente ligado ao “tempo de prazer” ou “distância que posso alcançar em FPV”

    Vejo os vídeos onde a telemetria do OSD indica tempo de voo de 40, 60 minutos ou mais …. para atingir 20, 25 km de distância e fico me perguntando “qual bateria ele está usando” ? Bom, já que o FPV emprestamos da tecnologia militar UAV, hummmmm acho que vamos precisar emprestar, também a tecnologia das baterias, né ?

    Aliás, falando em UAV, passei o final de semana pesquisando os modelos de UAV e, sinceramente, parece um mundo mesmo impressionante ! São aermodelos em escala 1:1 ou 1:50 … com estações de solo literalmente maravilhosas … 

    Pena que toda aquela parafernalha não cabe nos bolsos dos aeromodelistas … eheheh 

     

    Jonis Maurin Ceará disse:

    Leandro, só pra esclarecer: capacidade de descarga é diferente da capacidade de carga da bateria. Não sei se você entendeu isso.

    A capacidade da bateria é qt de carga ela consegue armazenar e é medida em Amper (A) ou mili-Amper (mA). A capacidade de descarga é quanto a bateria consegue fornecer ao motor/equipamento…essa informação é dada em ‘C’…

    Por exemplo: se você tem uma bateria com capacidade de carga de 2A (ou 2.000mA, que é a mesma coisa), significa que você consegue fornecer 2A em uma hora. Qt a descarga, cada C significa a capacidade de carga da bateria. Por exemplo: 1C significa 2A nesta bateria..isso quer dizer que a bateria consegue fornecer 2A constante ao motor, fazendo com que ele ‘funcione’ por 1h exatamente. Se a bateria é de 10C por exemplo, ela consegue ‘fornecer’ 20A constante ao motor….mas perai, se a bateria é de 2A de capacidade, como ela fornece 20A? Ai é que esta! Se ela consegue fornecer 2A por 1h, se ela estiver fornecendo 20A (10C) devemos dividir o tempo total (60 minutos) por 10….o que daria 6 minutos de autonomia a 20A.

     

    Não sei se você já sabia como funciona, mas achei egal explicar, caso mais alguem tenha a dúvida.

    Se eu escrevi alguma coisa errada, por favor me corrija…..seguinda de manha é fogo….rs

     

    Leandro, tb venho dos glow/gas e estou com meu primeiro eletrico, mas jah sou hobista de eletronica a um bom tempo…

    Sinceramente? nao troco meus glow/gas por nada! Aviao pra mim tem que ter barulho…rs….porém, pra FPV, TEM q ser eletrico por conta as vibrações!

    Qt a desempenho, vale lembrar que você nao fica com o motor em aceleração maxima o tempo todo….muito pelo contrario, varios aviões eletricos tem um ótimo planeio, o que facilita muito na questao de bateria/consumo. 

    Só para registro:

    Costumo dizer que hobby bom tem motor gritando, fumaça, graxa e muita adrenalina ! O resto, é passatempo. 

    Mas acho que no caso do FPV, vai ser uma exceção, assim como foi voar “planador de colina” por uns 2 anos …. puxa, como aquilo é silencioso, tranquilo, maravilhoso e relaxante !  Um amigo costumava dizer que “1 hora de voo de colina valia por 10 do analista dele” !

    é….cada um na sua…..

    Aviao escala e acrobacia: tem que ter barulho! 

    FPV e longa distancia: tem que ser eletrico!

     

    Eu nao confiaria NUNCA um long-range com motor gas ou glow…..por mais que seja regulado, vc sabe q a qualquer momento ele pode morrer e dai jah era, nao tem como dar partida novamente…e viva os eletricos!

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