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- agosto 8, 2011 às 1:39 am
Eu não achei na internet nada relacionado com o tópico e, me ocorreu perguntar aqui, onde, visivelmente tem muitos “Magiver”.
Vamos considerar, para efeito de experimentação que uma aeronave com 3 m de asa e motorizada com capacidade para levantar até 5 kg, e, nestas condições, eu poderia instalar no equipamento uma “bateria de moto 12v” Certo ?
Alguém aqui, já fez um teste para saber “quanto tempo de voo” (autonomia) uma bateria de moto suportaria ?
O mesmo eu pergunto com relação às baterias de notebook (alguém aqui, já fez um teste para saber “quanto tempo de voo” (autonomia) uma bateria de notebook) ?
E, se já fez esta experiencia, saberia comparar em relação às baterias, um percentual de “mais tempo e/ou menos tempo” de voo, se comparadas entre si ?
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- agosto 8, 2011 às 2:08 am
Ao meu ver, o problema é que bateria de moto nao tem capacidade de descarga (C) suficiente….acho que nao daria certo….a não ser que seja usada para os acessorios somente.- agosto 8, 2011 às 2:21 am
Um dos grandes diferencias entre esses tipos de bateria nao e a carga que ela armazena, mas sim, a taxa de descarga que mudam MUITO entre uma e outra. As baterias de LIPO e LIFE tem altas taxas de descarga, que podem variar entre poucos amperes e mais de 200, ja as baterias de chumbo (moto) ou NiCa nao tem esse mesmo poder de descarga o que torna inviável utilizar nos motores que usamos, principalmente um motor para levantar 5kg de peso.- agosto 8, 2011 às 2:36 am
Guilherme,
fechou a questão ! Entendido….
Me diz uma coisa; sei que vou perguntar o “que todo mundo está procurando”: bateria com muito tempo de descaga para voos de “longo tempo”.
Tenho assistido muitos vídeos e UAV, principalmente, e vejo aeronaves co “autonomias” absurdas ! Algumas, chegam a 30 horas de voo; evidentemente são equipamentos de uso militar, alta tecnologia, etc… mas o que existe de mais moderno para os FPVs ?
Eu poderia colocar, por exemplo, 4 bat de LiPo em paralelo (mantenho a mesma voltagem, mas aumento o tempo de descarga total) dentro de um modelo e, quanto isso aumentaria o tempo de “operação”; se uma sozinha dura, por exemplo, 20 minutos … com 4, quantos minutos de voo vou ter ? Pergunto isso, porque não acho que seja (eu sou advogado; naõ sou físico nem eng eletronico) 20+20+20+20 = 80 minutos … deve existir uma formula e um fator de redução…
- agosto 8, 2011 às 4:09 am
Na teoria, 20+20+20+20 = 80 minutos de voo. Isso seria verdade na pratica se baterias excedentes nao pesassem nada. Sendo assim, vc estara tambem quadruplicando o peso do seu aviao em baterias, requerendo entao mais motor, mais asa mais tudo…
Essa e uma relacao dificil de se resolver. Geralmente, consegue-se mais tempo de voo mudando-se a plataforma de voo. Gliders por exemplo, podem voar horas e horas, porem, o voo e bem lento. Ja os cacas (isso tambem em aeromodelismo) voam pouco tempo porem com altas velocidades. Para achar um equilibrio entre as equacoes (peso+potencia+velocidade+estabilidade+tempo de voo) e uma equacao com varias variaveis “variando” e tudo vai depender da sua aplicacao e encaixalas corretamente nesse monte de variaveis.
(*desculpe os acentos (ou a falta deles), mas ainda nao me entendi com meu teclado)
- agosto 8, 2011 às 11:31 am
Leandro, só pra esclarecer: capacidade de descarga é diferente da capacidade de carga da bateria. Não sei se você entendeu isso.
A capacidade da bateria é qt de carga ela consegue armazenar e é medida em Amper (A) ou mili-Amper (mA). A capacidade de descarga é quanto a bateria consegue fornecer ao motor/equipamento…essa informação é dada em ‘C’…
Por exemplo: se você tem uma bateria com capacidade de carga de 2A (ou 2.000mA, que é a mesma coisa), significa que você consegue fornecer 2A em uma hora. Qt a descarga, cada C significa a capacidade de carga da bateria. Por exemplo: 1C significa 2A nesta bateria..isso quer dizer que a bateria consegue fornecer 2A constante ao motor, fazendo com que ele ‘funcione’ por 1h exatamente. Se a bateria é de 10C por exemplo, ela consegue ‘fornecer’ 20A constante ao motor….mas perai, se a bateria é de 2A de capacidade, como ela fornece 20A? Ai é que esta! Se ela consegue fornecer 2A por 1h, se ela estiver fornecendo 20A (10C) devemos dividir o tempo total (60 minutos) por 10….o que daria 6 minutos de autonomia a 20A.
Não sei se você já sabia como funciona, mas achei egal explicar, caso mais alguem tenha a dúvida.
Se eu escrevi alguma coisa errada, por favor me corrija…..seguinda de manha é fogo….rs
- agosto 8, 2011 às 12:04 pm
o maior problema é o peso. Comparando duas quaisquer como exemplo.
em 12V e com capacidade de 6.000mAh temos .
-Bateria de moto, 12V, 6.000mAh= 2,4kg-Bateria LiPo, 3S, 6.000mAh= 481g
ou seja, para os mesmos 2,4Kg de uma bateria de motor, conseguiria 30.000mAh com LiPo.
- agosto 8, 2011 às 12:29 pm
Olá Jonis,
com toda sinceridade eu não sabia fazer esta conta; venho do mundo do “glow” e o mundo dos elétricos era, até bem pouco tempo, um “túnel escuro” que, somente agora, estou desvendando lentamente com os estudos, leituras e respostas como a sua.
Realmente, a “autonomia de voo” parece ser a maior fonte de pesquisa dos modelistas elétricos, porque, está diretamente ligado ao “tempo de prazer” ou “distância que posso alcançar em FPV”
Vejo os vídeos onde a telemetria do OSD indica tempo de voo de 40, 60 minutos ou mais …. para atingir 20, 25 km de distância e fico me perguntando “qual bateria ele está usando” ? Bom, já que o FPV emprestamos da tecnologia militar UAV, hummmmm acho que vamos precisar emprestar, também a tecnologia das baterias, né ?
Aliás, falando em UAV, passei o final de semana pesquisando os modelos de UAV e, sinceramente, parece um mundo mesmo impressionante ! São aermodelos em escala 1:1 ou 1:50 … com estações de solo literalmente maravilhosas …
Pena que toda aquela parafernalha não cabe nos bolsos dos aeromodelistas … eheheh
Jonis Maurin Ceará disse:
Leandro, só pra esclarecer: capacidade de descarga é diferente da capacidade de carga da bateria. Não sei se você entendeu isso.
A capacidade da bateria é qt de carga ela consegue armazenar e é medida em Amper (A) ou mili-Amper (mA). A capacidade de descarga é quanto a bateria consegue fornecer ao motor/equipamento…essa informação é dada em ‘C’…
Por exemplo: se você tem uma bateria com capacidade de carga de 2A (ou 2.000mA, que é a mesma coisa), significa que você consegue fornecer 2A em uma hora. Qt a descarga, cada C significa a capacidade de carga da bateria. Por exemplo: 1C significa 2A nesta bateria..isso quer dizer que a bateria consegue fornecer 2A constante ao motor, fazendo com que ele ‘funcione’ por 1h exatamente. Se a bateria é de 10C por exemplo, ela consegue ‘fornecer’ 20A constante ao motor….mas perai, se a bateria é de 2A de capacidade, como ela fornece 20A? Ai é que esta! Se ela consegue fornecer 2A por 1h, se ela estiver fornecendo 20A (10C) devemos dividir o tempo total (60 minutos) por 10….o que daria 6 minutos de autonomia a 20A.
Não sei se você já sabia como funciona, mas achei egal explicar, caso mais alguem tenha a dúvida.
Se eu escrevi alguma coisa errada, por favor me corrija…..seguinda de manha é fogo….rs
- agosto 8, 2011 às 12:34 pm
Leandro, tb venho dos glow/gas e estou com meu primeiro eletrico, mas jah sou hobista de eletronica a um bom tempo…
Sinceramente? nao troco meus glow/gas por nada! Aviao pra mim tem que ter barulho…rs….porém, pra FPV, TEM q ser eletrico por conta as vibrações!
Qt a desempenho, vale lembrar que você nao fica com o motor em aceleração maxima o tempo todo….muito pelo contrario, varios aviões eletricos tem um ótimo planeio, o que facilita muito na questao de bateria/consumo.
- agosto 8, 2011 às 12:37 pm
Só para registro:
Costumo dizer que hobby bom tem motor gritando, fumaça, graxa e muita adrenalina ! O resto, é passatempo.
Mas acho que no caso do FPV, vai ser uma exceção, assim como foi voar “planador de colina” por uns 2 anos …. puxa, como aquilo é silencioso, tranquilo, maravilhoso e relaxante ! Um amigo costumava dizer que “1 hora de voo de colina valia por 10 do analista dele” !
- agosto 8, 2011 às 12:40 pm
é….cada um na sua…..
Aviao escala e acrobacia: tem que ter barulho!
FPV e longa distancia: tem que ser eletrico!
Eu nao confiaria NUNCA um long-range com motor gas ou glow…..por mais que seja regulado, vc sabe q a qualquer momento ele pode morrer e dai jah era, nao tem como dar partida novamente…e viva os eletricos!
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