Bateria para hexa, em paralelo?

Fóruns Principal Bateria para hexa, em paralelo?

  • Este tópico está vazio.
  • Post
    Caros amigos,

    Estou adquirindo novas baterias para meu hexa.

    A minha dúvida é se devo colocar uma bateria de maior capacidade (5000mah) ou duas em paralelo (2x 2500 mah) que somando a Amperagem atinjam a mesma capacidade de uma única.

    Como já vi em alguns videos algumas pessoas utilizando duas baterias em paralelo, gostaria de saber se há vantagens desta forma.

    Obrigado.

Visualizando 10 respostas - 1 até 10 (de um total de 10)
  • Replies
    Telo Paiva
    Membro
    none
    Olá arthur!
    Eu uso duas baterias de 4000mAh em paralelo.
    Mas o que ganha?
    – maior corrente de descarga imediata. Ou seja se cada bateria é de 20c você terá algo semelhante a uma bateria de 40c, mas na realidade é equivalente a uma bateria de 35c ….
    – somatória das cargas das baterias. 4000 + 4000 = 8000mAh. Eu costumo voar até 80% da carga da bateria, para nao forçar a química, ou seja 6400mAh. Desta forma tenho sobra para pouso seguro.
    – somatória da dos “C” de carga. Se cada bateria pode ser carregada em 2c, você pode colocar ate 4c, pois a carga será dividida (quando carregado em paralelo).

    Desvantagem (sempre tem)
    Vc terá que carregar em paralelo, afim de evitar desbalanceamento do ps packs.
    Tempo de balanceamento maior

    Eu gosto de usar packs em paralelo, principalmente se você tiver um bom carregado, que permita carregar 4s em uns 10a ou 15a,

    Abs

    Telo

    Telo,

    Achei bem interessante a possibilidade de descarga imediata somando os C.

    Sobre o carregamento dos packs, não posso carregar os packs separadamente? Carregaria separado, porém com a mesma taxa de carga, certo? Com isto, poderei carregar utilizando o balanceamento do carregador.

    Infelizmente não possuo um bom carregador para colocar grandes C’s de carga.

    Abraço.

    Telo Paiva
    Membro
    none

    Claro que pode carregar separado, porem não é recomendado descarregar misturado.

    Eu tenho dois packs com duas baterias cada.
     sempre uso aos pares para carregar e descarregar. Assim não tenho problemas em ter celulas desbalanceadas entre os conjuntos.

    Abs….

    Telo,

    Vou optar por comprar baterias e fazer em paralelo.

    Obrigado pela ajuda.

    Telo Paiva
    Membro
    none
    Eu compro na hk mesmo, utilizo turnigy de 20c 4000mAh.
    lembrando que as baterias tem que ser exatamente iguais, número de descargas, marca, modelo, lote.

    Acho que a grande vantagem de ter 2 baterias menores em paralelo, é que você pode distribuir melhor o peso. Não tem problema nenhum em carregar as baterias separadamente, desde que a carga final por célula seja a mesma, ou com diferença mínima.

    No meu hexa eu utilizava uma lipo 3s de 5000mah. Hoje estou com duas lipos 4s de 2200mah. Possuo o mesmo peso, tenho maior autonomia, maior potência disponível, mas o que me motivou a fazer a troca foi a confiabilidade.
    Meu consumo está em torno de 18A a 20A. Minhas lipos de 2200 possuem 45C com descarga de 90C. Eu posso perder uma das baterias que ainda consigo pousar. Tenho um amigo que uma das células deu pau em vôo e só conseguiu pousar por causa da outra lipo em paralelo.
    Só não acho uma boa carregar ligada em paralelo. Carregue-as individualmente.

    Na real, acho que dá no mesmo vc carregar separadas ou em paralelo com relação a balanceamento, mas penso no quesito segurança. Se uma delas estourar durante o carregamento, principalmente se vc estiver usando uma lipo bag, vai acabar perdendo 2 lipos ao invés de 1.

    Mauricio Mazza disse:

    Opiniões opostas… no final das contas o q é melhor para a ‘saúde’ das baterias? Carregar em paralelo ou individual?

    Qual dado técnico beneficia um método ou prejudica o outro?

    Valeu

    abs

    Eu já possuo uma nanotech 4s 35c 4500ma e pretendo comprar outra igual para usar em meu hexa, que ficará 9000ma, será que da certo…..

Visualizando 10 respostas - 1 até 10 (de um total de 10)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.