A “amperagem” a que vc se refere é na verdade é a capacidade de carga da bateria. Uma bateria de 4000mAh significa que com um consumo constante de 4 Amperes, a bateria vai levar 1 hora para consumir toda sua carga (lembre que o prefixo mili é divisão por 1000: 4000mA = 4A). Com 8 amperes (ou 8000mA), vai levar meia hora.. assim por diante. Ou seja, quanto maior a capacidade da bateria em mAh (mili Amp hora) maior a capacidade de carga.
A tensão de cada bateria vai definir a rotação máxima do motor. Assim. um motor de 1000Kv com uma bateria de 7,4v vai ter rotação máxima de 7.400 RPM (claro que tem outras variáveis, mas vamos no conceito). Se subir para 11,1v, a rotação máxima sobe para 11.100 RPM. Mas lembre que potencia é a corrente x tensão. Ou seja, um motor funcionando com 14,8v e uma corrente de 60A fornece uma potencia de 888W ao sistema. Se vc reduz a tensão para 7,4v com os mesmos 60A (capacidade do seu ESC), a potencia cai pela metade (444W).
Resumindo: Vc perde potencia mantendo a mesma configuração e colocar uma bateria de tensão muito baixa. Não sei o Kv do seu sistema. Se ele for alto, acima 1000Kv, dá para usar 11.1. Se for próximo ou abaixo de 850Kv, iria de 14,8, mas lembre que quanto menor a tensão, maior a corrente consumida (para a mesma potencia). Isso reduz o tempo de voo (veja o exemplo que dei sobre consumo de carga da bateria). Além disso, maior corrente significar fios mais grossos, ESC de maior capacidade, motor de maior Kv….
Tem muitas variáveis nesse conceito. Não me preocupei em detalhar muito. Espero ter ajudado.
Sds
Hamilton