› Fóruns › Equipamentos › Baterias em paralelo no Multiplex EasyStar
- Este tópico está vazio.
- julho 19, 2013 às 6:03 pm
Amigos, como passam?
Enfim, montei meu primeiro sistema de FPV e ontem voei pela 3ª vez. Foi realmente muito bom mesmo!
A sensação é maravilhosa e daqui pra frente só quero crescer dentro desta vertente do aeromodelismo.Meu equipamento é este:
Multiplex EasyStar
Cyclops STORM OSD
ImmersionRC 600mW 5.8Ghz + UNO5800
Antena Cloverleaf no transmissor e Skew Planar Wheel no Receptor
Prestem atenção agora!
A bateria que utilizo é uma Zippy 2200mAh 3S e vai no bico do avião, na parte interna. Na parte externa, também no bico, vai a câmera. Dentro do avião ainda estão o OSD e o receptor do rádio. Na parte central, entre as asas, vai o ESC. Na parte traseira, logo após a hélice, vai o transmissor com a bateria que alimenta o vídeo (Zippy 3S 800mAh).O CG do avião tá quase certo (está com algum peso de cauda ainda). Além disso, eu tenho ficado um pouco insatisfeito com o meu tempo de voo, que gira em torno de 15 minutos apenas. Meu Turnigy 2200kv consome muito (eu voo em velocidade de cruzeiro com motor consumindo em torno de 6A, mas pra subir chega a uns 15A – 20A).
Eu to pensando em pegar duas baterias que tenho da Zippy 3S 2200mAh e colocar em paralelo, para dar o CG correto e aumentar o tempo de voo consideravelmente. O que vocês acham?
Isso seria interessante?
- Replies
-
- julho 19, 2013 às 6:22 pm
Olá!
Qual motor está usando (não adianta só informar o kv) e qual hélice usa?
Com um Turnigy 2836 hélice APC 6x4SF (se não em engano o tamanho/passo máximo que cabe no Bixler) voava 45min com meu Bixler1.
Forte abraço!
- julho 19, 2013 às 6:29 pm
Caro ECODRONES,
Uso o motor Turnigy 2826-6 2200kv (http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__12919__D2826_6_2200kv_Outrunner_Motor.html) com hélice APC 6×4.
O motor é muito bom, realmente! Tenho potência até de sobra. Pra você ter uma idéia, o avião pegou 103Km/h anteontem, com mais de meio stick de motor (não tava full). Só que esse motor com stick cheio pega 24A, o que é muito! Obviamente que eu não uso isso tudo!!!
- julho 19, 2013 às 6:34 pm
E repare que potência o motor tem de sobra. Pegando 24A com bateria 12V dá 288W de potência.
Eu queria uma solução pra poder diminuir o consumo ou aumentar a capacidade da bateria.
Pensei em por um motor mais econômico, com menos KV, e por uma hélice maior. Mas eu teria que fazer (ou comprar) um montante para elevar o motor. O meu Bixler consumia apenas 12A com stick máximo. Mas também o motor era uma titica. Duvido muito que o Bixler conseguisse voar – com motor original – a tralha toda que tem no meu avião.
kkkkkkkkk…….
ECODRONES disse:
Olá!
Qual motor está usando (não adianta só informar o kv) e qual hélice usa?
Com um Turnigy 2836 hélice APC 6x4SF (se não em engano o tamanho/passo máximo que cabe no Bixler) voava 45min com meu Bixler1.
Forte abraço!
- julho 19, 2013 às 6:46 pm
Leonardo,
O meu Bixler tinha esse setup:
– Bixler 1480mm
– Turnigy 2835, 2200kv, 450W
– HK 45A
– APC 6×5 SF
– Vrx / Vtx 1.2GHZ 500mW – Xing-Ling (muito bom!)
– Cam Sony 1/3″ CCD HADII 550tlv
– Lipo 3S 1.3A FPV
– Lipo 3S 2.2A– Turnigy 9x v2 – ER9x
Voava muito bem, subia na vertical. Sempre usei as correntes e termais ao máximo, e tinha um desempenho muito bom.
O avião ainda está perfeito, só não tenho mais tempo de voá-lo…
Fotos da montagem: http://fpvbrasil.com.br/photo/albums/bixler-building
Boa sorte!
- julho 20, 2013 às 8:35 am
Leonardo, cuidado com o peso total do aero.
Meu EasyStar lenhou justamente quando coloquei 2 baterias de 2200…
Ele decolou numa boa, mas, em uma curva em velocidade um pouco mais baixa, deu stoll de ponta de asa e seguiu girando até o chão! Recuperei a eletronica, mas aprendi a lição: não é só porque o aero saiu da sua mão e está voando que significa que o peso está ok. O comportamento em curvas vai mudar e a sustentação total pode não ser suficiente.
Abraço!
Fernando
PS: quanto a corrente, eu também tinha um consumo alto com o motor que havia escolhido. Fiz um adaptador e coloquei um BL2215 acima do local original, com helice 9×4. A Hobby King está vendendo esse adaptador pronto agora.
- julho 20, 2013 às 11:31 am
Eu acho que seu aero está voando pouco tempo, no meu skywalker eu coloquei a bateria do tx de video junto com a do motor, lá no bico, sempre que necessário eu mudo a posição da bateria do tx de video ao lado da principal, ai o cg acerta.
- julho 20, 2013 às 12:44 pm
Pois é…. Também acho que esta voando pouco. Mas eu devo estar exagerando no motor. Alguém. Sabe dizer se tem alguma forma de do figurar no Turnigy 9XR um limite máximo pro motor?- julho 20, 2013 às 12:45 pm
Fernando, muito boa a sua dica!
- Você deve fazer login para responder a este tópico.