› Fóruns › Equipamentos › BECs – Cuidado com o seu….
- Este tópico está vazio.
- fevereiro 24, 2012 às 2:11 pm
Opa galera, beleza?
Quando entrei no mundo do aeromodelismo a uns anos atras, eu achava que ter um bom ESC era necessário para ter um voo seguro…..doce ilusão.
Quando descobri que poderia usar um BEC separado do ESC e que era mais seguro, foi a primeira coisa que fiz, masssss, nem tudo é sempre perfeito.
A maioria dos BEC não aguentam a carga que dizem aguentar. Ou seja, se seu bec diz ser de 3 amperes na etiqueta, possivelmente uma carga de 2amperes ele ja abra o bico e não aguente fornecer os 5v necessários.
Além disso, alguns BECs geram ruidos eletromagneticos que interferem na recepção do sinal do aero, e pior, geram ruidos que vão através dos cabos para outros equipamentos.
Me deparei com esse problema ao ver que alguns aviões tanto com o FY20 ou o Guardian, não estavam funcionando direito. Algumas pessoas resolveram o problema trocando o ESC ou o BEC.
Agora a grããã pergunta, como vou saber se meu BEC é bom?
Eis aqui um comparativo de algumas marcas que fizeram no RcGroups
http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=1277428
Abraço.
- Replies
-
- fevereiro 24, 2012 às 4:19 pm
Fabio, isso realmente é complicado, na maioria dos ESCs com BEC, são utilizados reguladores lineares como o LM7805 por exemplo, o fabricante do ESC fala que funciona com 2S, porem o fabricante do regulador informa que a tensão mínima de trabalho para termos 5V estabilizados em sua saída é de 7.5V, sendo assim, sua bateria nunca poderia chegar aos 7.4V que é a tensão nominal para 2S.
Como o Daniel escreveu, sempre temos que sobre dimensionar as fontes de energia, eu mesmo sou exagerado e na maior parte dos equipamentos, sempre conto com 50% de folga.
Os melhores BECs são os que usam conversão DC-DC chaveados, pois diferente dos lineares que transformam a diferencia de potencial em calor, eles usam PWM podendo chagar a mais de 80% de rendimento.
- fevereiro 24, 2012 às 4:37 pm
Opa Marcelo, legal saber disso.
Mas eu estava mais preocupado com o lance da interferência, eu estava acompanhando no thread do DragonLink no rc groups que algumas pessoas estavam tendo failsafes a curtas distâncias, incluso eu….
No meu caso tenho 2 possíveis vilões, meu BEC que pelo review ja deu pra provar que gera bastante ruído, e o PPM do meu radio.
O Próprio Mike me respondeu falando que poderia ser o BEC, vou trocar por um Castle Creations de 10 amps esse fds.
Achei bem legal esse comparativo, quem dera tivessemos uma area aqui no fórum só pra isso, ir testanto equipamentos e chegar nos que realmente valem a pena.
Abraço
- fevereiro 24, 2012 às 5:28 pm
Fabio, acabei passando batido na parte da interferência:
Não sei se você tem ou veja se algum amigo seu tem um osciloscópio e coloque a ponta em AC para medir o ruido gerado, este é o melhor dos testes.
Se você não tiver como fazer a medição, uma solução alternativa é a de colocar um capacitor eletrolítico na linha dos 5V para tentar amenizar o ruido, a capacitância vai depender do consumo, mas algo em torno de 2200uF x 16V já ajuda.
Não esqueça também que o ESC pode gerar um ruido na linha de entrada de energia e este ruido pode afetar o controle do BEC.
Fabio A. disse:
Opa Marcelo, legal saber disso.
Mas eu estava mais preocupado com o lance da interferência, eu estava acompanhando no thread do DragonLink no rc groups que algumas pessoas estavam tendo failsafes a curtas distâncias, incluso eu….
No meu caso tenho 2 possíveis vilões, meu BEC que pelo review ja deu pra provar que gera bastante ruído, e o PPM do meu radio.
O Próprio Mike me respondeu falando que poderia ser o BEC, vou trocar por um Castle Creations de 10 amps esse fds.
Achei bem legal esse comparativo, quem dera tivessemos uma area aqui no fórum só pra isso, ir testanto equipamentos e chegar nos que realmente valem a pena.
Abraço
- fevereiro 24, 2012 às 9:36 pm
Ola Pessoal, aproveitando o tópico uma bateria Life 2s não seria melhor que um Bec, é só uma sugestão já que a maioria do pessoal usa o Skywalker que tem muito espaço
- fevereiro 25, 2012 às 4:55 pm
Estou aprendendo bastante com esse tópico.
- Você deve fazer login para responder a este tópico.