BOPE desenvolve avião não tripulado

Fóruns Principal BOPE desenvolve avião não tripulado

• Este tópico está vazio.
Visualizando 15 respostas - 16 até 30 (de um total de 52)
  • Replies

Só deixo aqui meus parabéns aos responsáveis pelo projeto. 

Não é por nada galera, mas estive envolvido em um projeto de segurança pública municipal, neste projeto a plataforma será um 

multi rotor, usando tecnologia com etiqueta, nada audacioso, nenhuma tecnologia nova e tal, Câmeras tb encontradas no mercado, câmeras com zoon ótico, mas acredito que não com a qualidade inserida neste equipamento.   Bom, resumindo, um quadricoptero que não chega a ser top de linha, fica 30.000,00. E não tem desvio ou superfaturamento. 

Eles podem ate estar usando aeromodelos comerciais, pra talvez acelerar algum processo ou facilitar somente.

O que eu sei, um gasto nesse montante esta dentro do que se imagina para desenvolvimento de tecnologia, arrisco ateh mesmo dizer, está em conta…..

Pessoal tive um breve contato com o Major Jacy, a um tempo atrás, infelizmente na oportunidade não pude auxiliar eles no projeto por falta de tempo da minha parte.

Mas vamos considerar alguns itens,

• As coisas no Brasil não são baratas, a carga tributaria e absurda, tenho certeza que eles não compraram equipamentos e insumos fora do país, por exemplo, na Hobbyking;
    • O produto final neste custo deve ter sido esses 7 modelos, será que para chegar neste ponto, quanto de modelos, transmissores, câmeras e outros não foram testados;
    • Custo de pessoal para desenvolver e testar, deslocamento, hospedagem, alimentação, entre outros.
    • Custo de projeto, quantas horas foram gastas.

Acho que antes de criticar devemos ponderar alguns destes pontos entre muitos outros.

Novamente não tenho nada com o projeto, mais creio que os valores não são nenhum absurdo.

É absurdo sim, Namura, não justifica o valor, o avião nós temos até melhor, o equipamento de vídeo se comprado lá fora não custaria nem um terço desse valor anunciado. Então é “absurdíssimo” esse investimento sim, é aí que começa a cheirar mal.

Eduardo Namura – Du disse:

Pessoal tive um breve contato com o Major Jacy, a um tempo atrás, infelizmente na oportunidade não pude auxiliar eles no projeto por falta de tempo da minha parte.

• As coisas no Brasil não são baratas, a carga tributaria e absurda, tenho certeza que eles não compraram equipamentos e insumos fora do país, por exemplo, na Hobbyking;
    • O produto final neste custo deve ter sido esses 7 modelos, será que para chegar neste ponto, quanto de modelos, transmissores, câmeras e outros não foram testados;
    • Custo de pessoal para desenvolver e testar, deslocamento, hospedagem, alimentação, entre outros.

Acho que antes de criticar devemos ponderar alguns destes pontos entre muitos outros.

Novamente não tenho nada com o projeto, mais creio que os valores não são nenhum absurdo.

kamikaze4206
    Membro
    none

Acho que o absurso é fazer julgamentos sem conhecer exatamente qual o setup que esta sendo utilizado e quais fatores estão sendo levados em conta para se chegar a esses valores, como o exemplo já citado pelo amigo Eduardo Namura. Não estou querendo levantar nenhuma das duas bandeiras discutidas aqui, mas fazer afirmações sem conhecer o conteúdo na íntegra é que não é correto.

alguem sabe onde axar a planta desse aero ?

Rodrigo Busa disse:

daqui a pouco os caras do morro vao montar dos FPV deles e o combate em FPV vai ser legal, devia ser ate televisionado hahahahaha

isso se os 180 mil são para 7 aviao aí ate é justificavel pois o custo brasil realmente é muito alto e de qualquer maneira tudo q o governo compra é sempre caro, mesmo sem sacagem por trás, mas digo o custo de 180 mil p/ 7 avioes.

levando em conta o desenvolvimento do sistema anti-cerol, deve ter sido caro por isso, porque um aviao desse quando pegar numa linha com cerol já era né?

Marcelo Camargo
    Participante
    none

A verba total para o projeto foi de R$ 180 mil, financiada pela FAPERJ, em 2010.

Supondo que o início do projeto tenha sido em 2011, hoje teríamos completado mais de 18 meses, sendo R$ 10 mil por mês, para custear todos os procedimentos envolvidos, além dos recursos humanos e materiais.

Supondo também que haja 3 pessoas trabalhando no projeto, com um custo estimado de R$ 3 mil por mês, dado o nível de conhecimento e experiência necessários para tal aplicação, sobrariam míseros R$ 1000 por mês para investimentos em equipamento.

Digamos que, entre 15 e 30 mil reais tenha sido o valor para compra de 7 aeronaves, portanto, um valor extremamento baixo para o tipo de tecnologia embarcada.

Já o sistema “anti-cerol”, acredito eu, deva ficar muito mais caro do que isso 🙂

kkkkkkk desculpe não consegui me controlar essa foi boa

Antonio Moraes dos Santos Junior disse:

daqui a pouco os caras do morro vao montar dos FPV deles e o combate em FPV vai ser legal, devia ser ate televisionado hahahahaha

É absurdissssimo criticar estando de fora do projeto.

Galera, 180mil, no meu ver ta dentro ou abaixo do valor estimado para desenvolvimento de projeto. 

Rodrigo Busa
    Membro
    none

fala marcelo, o projeto foi iniciado em meados de 2007.

Marcelo Camargo disse:

A verba total para o projeto foi de R$ 180 mil, financiada pela FAPERJ, em 2010.

Supondo que o início do projeto tenha sido em 2011, hoje teríamos completado mais de 18 meses, sendo R$ 10 mil por mês, para custear todos os procedimentos envolvidos, além dos recursos humanos e materiais.

Supondo também que haja 3 pessoas trabalhando no projeto, com um custo estimado de R$ 3 mil por mês, dado o nível de conhecimento e experiência necessários para tal aplicação, sobrariam míseros R$ 1000 por mês para investimentos em equipamento.

Digamos que, entre 15 e 30 mil reais tenha sido o valor para compra de 7 aeronaves, portanto, um valor extremamento baixo para o tipo de tecnologia embarcada.

Já o sistema “anti-cerol”, acredito eu, deva ficar muito mais caro do que isso 🙂

Pessoal,venho reforçar as palavras do Marcelo. Estudo no IME e venho acompanhando esse projeto há algum tempo. Hoje por acaso estive conversando com os responsáveis pelo projeto, posso dizer que são profissionais do mais alto gabarito, com ótimo conhecimento técnico e multidisciplinar. Uma vez que a eletrônica e os sistemas embarcados FORAM DESENVOLVIDOS DO ZERO, podemos dizer que o Brasil detém essa tecnologia. Sinceramente ,quantos de nós estariamos praticando FPV se não fosse pela aquisição de kits , componentes ou controladoras prontas? É nesse momento que percebemos a importância deste projeto, não estamos falando de material adquirido, mas sim de conhecimento, que por si só já vale mais do que o valor gasto. Desta forma os valores são plenamente compreensíveis, pois estamos falando de pesquisa e desenvolvimento que além de ser cara é pouco valorizada em nosso país.

Marcelo Camargo disse:

Emerson, creio que seja justificavel sim.

Creio que você saiba bem desses custos de projeto, como do equipamento anunciado na casa de seus R$50.000,00 de “longo alcance e alta autonomia’ que o Sr. havia postado no compra e venda a tempos atrás.

Emerson Ribeiro disse:

É absurdo sim, Namura, não justifica o valor, o avião nós temos até melhor, o equipamento de vídeo se comprado lá fora não custaria nem um terço desse valor anunciado. Então é “absurdíssimo” esse investimento sim, é aí que começa a cheirar mal.

desculpa não são 50.000,00 e sim 24.500,00.

segue o link do proprio anuncio.

http://fpvbrasil.com.br/forum/topics/interceptor-vendo-por-r

se multiplicados por 7 unidades, totalizariam R$ 171.500,00.

Visualizando 15 respostas - 16 até 30 (de um total de 52)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.