Circuito e Placa de circuito – reduzir 11.1 v para 3v

Fóruns Circuito e Placa de circuito – reduzir 11.1 v para 3v

• Este tópico está vazio.
    Olá pessoal (do gente que faz)

Eu não tenho os conhecimentos necessários para desenvolver uma placa de circuito e um circuito para reduzir 11.1v (de uma LiPo) para 3v (para LED).

Eu comprei uns LEDs de 10mm para fazer umas experiências e descobri que os danados são de 3v; como tenho no modelo baterias de 11.1v, pensei em achar na internet (mas não estou encontrando) uma plaquinha ou um circuito que faça essa função.

Objetivo: “instalar 2 LEDs de 10 mm” em cada asa dianteira, e fazer a iluminação

Como podem ver na imagem, o posicionamento das luzes (os circulos em amarelo). Se alguém puder ajudar na informação (ou sugestão para uma iluminação mais forte) estou precisando de ajuda.

Visualizando 15 respostas - 1 até 15 (de um total de 22)
  • Replies
    Marcelo Camargo
    Participante
    none

Uma solução é usar um regulador de tensão de 5V (CI-7805).

Ele regula os 12V da entrada para 5V na saída.

E, como você quer 3V, ligue 2 diodos 1N4007 na saída em série com os LEDs.

Assim, a tensão de 5V cai para aproximadamente 3.8V.

o LM317 é ajustavel de 1.2v até a sua tensão de entrada… utilize ele.. e detalhe  esse led ja vem com resistor p/ limitar corrente ? ou esse tipo nao necessita? procure a respeito disso por a maioria dos leds precisam ter esse resistor em serie… 

procure o datasheet desse LM317 e la vai ter um esquema deligação oferecido pelo fabricante… qualquer duvida posso abrir um topico e postar o esquema ok valeu.

Rodrigo, 

confesso, minhas habilidades eletrônicas estão aquém dos conhecimentos comuns; mas vou tentar pesquisar mais sobre o assunto, agora direcionado por voces. Devemos nos lembrar que, o circuito precisa ser pequeno e leve, para não agregar peso à aeronave. 

Sobre a plaquinha, nem precisa abrir um post … coloca neste mesmo ! Eu daria como sugestão, devido à minha ineficiência para o assunto, que a plaquinha fosse ao estilo do que está abaixo:

Rodrigo Dener Fernandes disse:

o LM317 é ajustavel de 1.2v até a sua tensão de entrada… utilize ele.. e detalhe  esse led ja vem com resistor p/ limitar corrente ? ou esse tipo nao necessita? procure a respeito disso por a maioria dos leds precisam ter esse resistor em serie… 

procure o datasheet desse LM317 e la vai ter um esquema deligação oferecido pelo fabricante… qualquer duvida posso abrir um topico e postar o esquema ok valeu.

Ligue os 4 Led`s em série e seja feliz! =)

12.6 /4 = 3.15v voltagem máxima nos servos com a bateria 100% carregada.

Marcelo Camargo
    Participante
    none

Vinícius, e se um LED queimar?…

Vinícius Fantini disse:

Ligue os 4 Led`s em série e seja feliz! =)

12.6 /4 = 3.15v voltagem máxima nos servos com a bateria 100% carregada.

Vai apagar os outros 3! 

Outra solução seria ligar na saida do BEC (5v) ou na saida do 7805 com um resistor de 12Ohm 1/2W ou se o BEC for de 6v 18Ohm em cada Led e tudo em paralelo.

Ou ligar nos 12v da bateria um resistor 47Ohm com 3W mais isso seria desperdicio e energia.

Como os conhecimentos do Leandro são limitados em relação a eletrônica, acredito que seja mais facil ligar em série mesmo.

Pessoal, posto abaixo uma imagem que reflete o que estou pensando; é claro que a imagem reflete o pensamento de quem “não entende de eletrônica” mas com foco no “projeto inicial” (iluminação para escala). 

Marcelo Camargo
    Participante
    none

Leandro, dessa forma, realmente fica mais fácil seguir a sugestão do Vinícius.

Leandro, creio que este circuito possa atender ao que você quer. O LM317 fornece até 1,5A. Você pode substituir R2 por um potenciômetro (ou trimpot) de 2k e fazer o ajuste manual da saída. 

Boa Marcelo (e Vinicius); ficou muito clara a ligação “sem um circuito” … 

Como LED é barato … vamos meter o soldador nesses bichos e ver o que vai dar .. 

A noite vou fazer isso ! 

Relato aqui a experiência (ou a explosão).

Bonfim, 

legal o circuito e a tabelinha do lado … não sei se alguém aqui saberia desenvolver uma fórmula para “achar as saidas em volts” mas, olhando para os valores e fazendo uma regrinha de 3, acredito que se o R2 for por volta de 380 ohms, a saida deverá ficar próxima dos 3 V ! Mas de qualquer forma, o circuito é de muito fácil entendimento e, até para desenvolver uma plaquinha de CI não vai ser tão difícil .. vou ter que relembrar os velhos tempos do radioamadorismo .. ehehe essa é a parte boa da coisa (voltar a fazer).

Roberto Bonfim disse:

Leandro, creio que este circuito possa atender ao que você quer.

O Rodrigo já postou a fórmula acima, tenho um esquema montado no meu Trojan T28… mas estou bem longe de casa agora… não dá para enviar uma foto neste momento. Boa sorte!

realmente com os leds em serie fica mais facil..  desculpe se não fui muito claro com o circuito.. so pecimo p/ passar o pouco q sei.. mas tamos aew 🙂

Esse negócio vai dar diversão … 

Rodrigo, de boa … o legal é que estamos exercitando e vamos chegar no resultado final. 

Fuçando na internet, para saber como fazer a “mardita praquinha” achei um software que me parece interessante (e gratuito):

Assistam o video … http://www.youtube.com/watch?v=piyhz6H1Tus&feature=player_embedded

O software tem endereço no : http://www.pad2pad.com/

Acho que deve ter gente que conhece melhor outros e poderia dar uma dica; outra coisa, qual processo de confecção se usa hoje ? Sou do tempo da “corrosão” !  Tem coisa mais moderna ? Ou quem presta este serviço aqui ?

Visualizando 15 respostas - 1 até 15 (de um total de 22)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.