› Fóruns › Circuito e Placa de circuito – reduzir 11.1 v para 3v
- Este tópico está vazio.
- julho 22, 2012 às 4:02 pm
Olá pessoal (do gente que faz)
Eu não tenho os conhecimentos necessários para desenvolver uma placa de circuito e um circuito para reduzir 11.1v (de uma LiPo) para 3v (para LED).
Eu comprei uns LEDs de 10mm para fazer umas experiências e descobri que os danados são de 3v; como tenho no modelo baterias de 11.1v, pensei em achar na internet (mas não estou encontrando) uma plaquinha ou um circuito que faça essa função.
Objetivo: “instalar 2 LEDs de 10 mm” em cada asa dianteira, e fazer a iluminação
Como podem ver na imagem, o posicionamento das luzes (os circulos em amarelo). Se alguém puder ajudar na informação (ou sugestão para uma iluminação mais forte) estou precisando de ajuda.
- Replies
-
- julho 22, 2012 às 5:09 pm
Uma solução é usar um regulador de tensão de 5V (CI-7805).
Ele regula os 12V da entrada para 5V na saída.
E, como você quer 3V, ligue 2 diodos 1N4007 na saída em série com os LEDs.
Assim, a tensão de 5V cai para aproximadamente 3.8V.
- julho 22, 2012 às 10:20 pm
o LM317 é ajustavel de 1.2v até a sua tensão de entrada… utilize ele.. e detalhe esse led ja vem com resistor p/ limitar corrente ? ou esse tipo nao necessita? procure a respeito disso por a maioria dos leds precisam ter esse resistor em serie…
procure o datasheet desse LM317 e la vai ter um esquema deligação oferecido pelo fabricante… qualquer duvida posso abrir um topico e postar o esquema ok valeu.
- julho 23, 2012 às 1:05 am
Rodrigo,
confesso, minhas habilidades eletrônicas estão aquém dos conhecimentos comuns; mas vou tentar pesquisar mais sobre o assunto, agora direcionado por voces. Devemos nos lembrar que, o circuito precisa ser pequeno e leve, para não agregar peso à aeronave.
Sobre a plaquinha, nem precisa abrir um post … coloca neste mesmo ! Eu daria como sugestão, devido à minha ineficiência para o assunto, que a plaquinha fosse ao estilo do que está abaixo:
Rodrigo Dener Fernandes disse:
o LM317 é ajustavel de 1.2v até a sua tensão de entrada… utilize ele.. e detalhe esse led ja vem com resistor p/ limitar corrente ? ou esse tipo nao necessita? procure a respeito disso por a maioria dos leds precisam ter esse resistor em serie…
procure o datasheet desse LM317 e la vai ter um esquema deligação oferecido pelo fabricante… qualquer duvida posso abrir um topico e postar o esquema ok valeu.
- julho 23, 2012 às 4:01 am
- julho 23, 2012 às 4:10 am
Vinícius, e se um LED queimar?…
Vinícius Fantini disse:
Ligue os 4 Led`s em série e seja feliz! =)
12.6 /4 = 3.15v voltagem máxima nos servos com a bateria 100% carregada.
- julho 23, 2012 às 4:28 am
Vai apagar os outros 3!
Outra solução seria ligar na saida do BEC (5v) ou na saida do 7805 com um resistor de 12Ohm 1/2W ou se o BEC for de 6v 18Ohm em cada Led e tudo em paralelo.
Ou ligar nos 12v da bateria um resistor 47Ohm com 3W mais isso seria desperdicio e energia.
Como os conhecimentos do Leandro são limitados em relação a eletrônica, acredito que seja mais facil ligar em série mesmo.
- julho 23, 2012 às 1:16 pm
- julho 23, 2012 às 1:42 pm
- julho 23, 2012 às 1:51 pm
- julho 23, 2012 às 1:56 pm
- julho 23, 2012 às 1:58 pm
Boa Marcelo (e Vinicius); ficou muito clara a ligação “sem um circuito” …
Como LED é barato … vamos meter o soldador nesses bichos e ver o que vai dar ..
A noite vou fazer isso !
Relato aqui a experiência (ou a explosão).
- julho 23, 2012 às 2:12 pm
Bonfim,
legal o circuito e a tabelinha do lado … não sei se alguém aqui saberia desenvolver uma fórmula para “achar as saidas em volts” mas, olhando para os valores e fazendo uma regrinha de 3, acredito que se o R2 for por volta de 380 ohms, a saida deverá ficar próxima dos 3 V ! Mas de qualquer forma, o circuito é de muito fácil entendimento e, até para desenvolver uma plaquinha de CI não vai ser tão difícil .. vou ter que relembrar os velhos tempos do radioamadorismo .. ehehe essa é a parte boa da coisa (voltar a fazer).
Roberto Bonfim disse:
- julho 23, 2012 às 2:30 pm
O Rodrigo já postou a fórmula acima, tenho um esquema montado no meu Trojan T28… mas estou bem longe de casa agora… não dá para enviar uma foto neste momento. Boa sorte!
- julho 23, 2012 às 2:33 pm
realmente com os leds em serie fica mais facil.. desculpe se não fui muito claro com o circuito.. so pecimo p/ passar o pouco q sei.. mas tamos aew 🙂
- julho 23, 2012 às 2:43 pm
Esse negócio vai dar diversão …
Rodrigo, de boa … o legal é que estamos exercitando e vamos chegar no resultado final.
Fuçando na internet, para saber como fazer a “mardita praquinha” achei um software que me parece interessante (e gratuito):
Assistam o video … http://www.youtube.com/watch?v=piyhz6H1Tus&feature=player_embedded
O software tem endereço no : http://www.pad2pad.com/
Acho que deve ter gente que conhece melhor outros e poderia dar uma dica; outra coisa, qual processo de confecção se usa hoje ? Sou do tempo da “corrosão” ! Tem coisa mais moderna ? Ou quem presta este serviço aqui ?
- Você deve fazer login para responder a este tópico.