Começando no fpv

Fóruns Equipamentos Começando no fpv

• Este tópico está vazio.
    Boa noite pessoal. Estou precisando de uma ajuda dos amigos.

Pratico aeromodelismo a aproximadamente 1 ano. Agora estou querendo entrar na parte de FPV, usando uma asa zagi. Eu tenho muitas dúvidas, mais não vou esculhambar aqui enchendo de perguntas tudo de uma vez, até porque uma pode solucionar a outra.

Bom, assistindo vários vídeos com HUD no youtube, eu vi que tem alguns voos chegando a 2,5 ate 3km de distancia segundo o gps do sistema. Bom, começando pelo rádio, eu atualmente uso um radio simples da futaba, 2.4ghz (T6EX). Pra alcançar essa distância do piloto, o sistema de rádio utilizado é FM pelo que percebi.. ou tem como usar 2.4 tambem?

Outra dúvida é o sistema de vídeo, vocês tem alguma recomendação, alguma estação de fpv que não seja muito cara pra começar? Ou vale mais a pena montar tudo separado, ir comprando por partes? Eu vi que existe transmissores de vídeo de 5.8ghz, 2.4ghz, 900mhz, 800mw, 100mw etc.. qual a relação entre uma frequência (por exemplo) 900mhz com 100mw ou 800mw, e uma frequência maior tipo 5.8ghz tem com a distancia da transmissão? Ou isso não tem nada a ver?

Espero que não esteja perguntando de mais.

Agradeço antecipadamente..

Abraços

Visualizando 5 respostas - 1 até 5 (de um total de 5)
  • Replies
    Marcelo Camargo
    Participante
    none

Leitura básica obrigatória

http://fpvbrasil.com.br/page/como-comecar

Daniel FPV
    Membro
    none
    Boa tarde, Aislan.

Os rádios 2.4 GHZ vão dar um alcance de aproximadamente 1,5 km. Porém, não utilize transmissor de vídeo 2.4 e evite 1.2.
    No seu caso, você pode comprar um sistema do tipo Dragon Link/Chainlink/Rangelink e instalar no Futaba, o que dará um alcance de mais de 10 km.
    Porém, creio não ser necessário no momento, pois dificilmente começará fazendo voos a essa distância.
    Possuo um Turnigy 9x com o módulo FrSky (50 dólares na Hobbyking), que permite alcançar entre 2,5 e 3,5 km, dependendo da antena. Não testei em voo a essa distância, somente fiz o teste de alcance em terra.

Abraço.

Obrigado Marcelo e Daniel. Eu havia lido ja alguns dos textos do link do Marcelo, que sao muito bons por sinal. Então no meu caso, pra manter o sistema atual do meu radio, o ideal seria usar um sistema 900mhz ou 5.8ghz correto? Qual dois dois seria a melhor opcao no meu caso?

Vi que no sistema 900mhz, tem uns que dizem ser 500mw, outros 1000mw, quanto maior essa potencia, maior o alcance da transmissao?

Daniel, esses sistemas Dragon Link/Chainlink/Rangelink, seriam compativeis tb com o 9x?

Abraço

Daniel FPV
    Membro
    none
    Aislan,

Acredito que o Dragonlink seja compatível com o 9x, sim. Já li alguns relatos de pessoas usando.
    Se for comprar o 9x, melhor comprar um módulo + rx FrSky e adaptar. Porém, o 9x continuará sendo 2.4 ghz.
    Com Dragon link você transforma o sinal em 435 mhz. Aí você pode adaptar no teu Futaba.
    Deixo pra alguém com mais experiência te dizer se vale a pena um sistema de vídeo de 900 mhz ou 5.8 ghz.

Abraço.

Valeu pessoal.

Rafael, é mais a titulo de conhecimento, dificilmente chegarei aos 500 metros. Com certeza ja da pra se divertir bastante hehehe..

Abraços

Rafael disse:

Aisian aqui no Rio raramente passamos de 500 metros de distância por conta da segurança e nem por isso deixamos de nos divertir. Veja os vídeos do Thiago e tire suas conclusões http://fpvbrasil.com.br/video/video/listForContributor?screenName=2…

Acho que o Long Range não seja tão trivial para o Fpv.

Abraços,

Visualizando 5 respostas - 1 até 5 (de um total de 5)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.