Como diminuir o peso das câmeras (muito)

Fóruns Projetos DIY Como diminuir o peso das câmeras (muito)

• Este tópico está vazio.
    Coisa chata é o peso que essas boas câmeras têm. O que pesa é a caixa, já que a câmera mesmo é só um circuito super-leve, e, olha!!! Esse peso atrapalha bastante. Encontrei uma maneira simples de resolver esse problema com a maior praticidade e rapidez. Você só precisa de dois pedacinhos de depron ou isopor e um balão de aniversário preto. O peso cai para 25%, vale a pena.

Visualizando 14 respostas - 1 até 14 (de um total de 14)
  • Replies
    Fabio A.
    Membro
    none

Oi Emerson, sua iniciativa é super bacana, eu tb fiz algo parecido com uma camera que uso.

Mas o fato do case da camera ser de metal e pesado tem um propósito, se não os fabricantes usariam um case de plástico mais barato.

Isso se deve ao fato que o circuito da câmera gera muita interferência eletromagnética, e sem o case iria prejudicar o funcionamento de outros equipamentos perto.

Ja que vc embrulhou a camera com um material isolante, eu tb cobriria com umas camadas de papel aluminio e depois isolaria bem pro aluminio não encostar em nada.

Talvez a eficiência do ganho de peso não fique tão boa como com a câmera “pelada”, mas vai evitar dores de cabeça e perda de range quando o avião ou x-copter estiver no ar.

Abraço.

eu acredito que o case é metálico mais por ser de câmeras de segurança, nas quais o fabricante quer passar uma sensação de robustez para o usuário final.

eu utilizei por um bom tempo a câmera da HK, que vem sem nada de proteção, o circuito é exposto. tem uma peça de plástico que é parafusada por trás e cobre o sensor e prende a lente, não havendo a necessidade dessa adaptação. recentemente essa câmera pifou, e a que eu comprei é metálica. assim que ela chegou eu já pensei em tirar do case, mas tem um cristal nela que não permite, se eu for fazer isto tenho que cortar um pedaço do plastico e dar um jeito de cobrir de novo pra não entrar a claridade, o balão preto é uma ótima idéia! mas acontece que o suporte metálico que veio com ela pesa cerca de 30g, e no meu caso não faz muita diferença não, deixei com ele.

Fabio, eu sempre faço isso em minhas câmeras, não tenho problemas com interferência, existem dessas câmeras de plástico também, o que caracteriza uma opção dos dos fabricantes. A embalagem é apenas uma proteção do circuito, mas o peso… É muito satisfatório o resultado. 

Fabio A. disse:

Oi Emerson, sua iniciativa é super bacana, eu tb fiz algo parecido com uma camera que uso.

Mas o fato do case da camera ser de metal…

Mayer, 30 gr é muita coisa em termos de peso.Esse peso pode mudar motor, hélice, consumo e comportamento do vôo. Eu  faço tudo pra eliminar 5 gramas que seja, e de 5 em 5 acabo conseguindo aeros muito leves. Essa idéia de eliminar a caixa metálica evita o superaquecimento do circuito da câmera, ela fica melhor refrigerada, igual eu faço com o esc, que sempre deixo do lado de fora, ou colo com uma face pra fora, o resultado é que nunca tive esc nem câmeras queimados. 

ze.mayer0 disse:

eu acredito que o case é metálico mais por ser de câmeras de segurança, nas quais o fabricante quer passar uma sensação de robustez para o usuário final…

Emerson,

Comprei uma cam CCD Sony 1/3″ 550tlv, que devo receber na segunda. O Case externo dela também é dessa marca W&B. Vou fazer o mesmo que vc.

Estou pensando, em vez de usar latex preto de bexiga, usar termo-retrátil preto. Tenho uns largos de material fino, mas muito mais resistentes que o latex.

Já tinha visto em sites gringos, de o pessoal remover o case e envelopar com termo-retrátil.

Uma dúvida; a lente se fixa naquele pequeno suporte que vc manteve, é isso? Ele vai preso ao PCB da cam através de parafuso transpassante?

Depois posto o resultado. Grande abraço!

Marcelo, o termo retrátil terá o mesmo resultado, é só você dar um acabamento legal. Quanto a lente, continua como antes, o miolo da rosca vai parafusado igual como era, apenas com dois parafusos que prendem por trás em diagonal, não altera nada no foco. Essa câmera que vc comprou é a mesma que eu uso, é um show de imagem, por apenas R$ 65,00 aqui no Brasil mesmo.

Marcelo Gomes disse:

Emerson,

Uma dúvida; a lente se fixa naquele pequeno suporte que vc manteve, é isso? Ele vai preso ao PCB da cam através de parafuso…

Bom saber, Emerson!

Comprei aqui no Brasil algumas coisas em loja de CFTV para começar a aprender a eletrônica do FPV, devo receber início da semana. Comprei uma lente de 2,8mm para subsituir a 3,6mm original. A lente original dá aquela sensação de lente “grande angular”.

Paguei R$ 71 já com essa lente extra 2.8mm na loja Parllare Segurança, que vende pelo ML também. Tomara que tenha a boa qualidade da sua. Tem postado algum vídeo feito com essa Cam?

Parabéns por compartilhar experiências e soluções, que para quem está entrando nessa área – como eu – é a maior dificuldade encontrada, sem sombra de dúvidas!

Marcelo, a lente 2,8 é mais aberta do que a 3,6, dando a sensação de grande angular. Durante muito tempo eu usei a 2,9 que abre o panorama igualmente, mas depois achei que dessa forma as coisas ficam mais afastadas também. A 3,6 fecha mais o quadro, mas puxa a imagem mais pra perto, de modo que voando bem alto você melhor os detalhes lá em baixo. Então saiba que quanto menor a especificação, mais aberta e afastada a imagem (grande angular); quanto maior a especificação, mais fechada e aproximada a imagem. Outra observação é que a lente mais aberta disfarça mais a instabilidade do avião, treme menos a imagem, enquanto as lentes mais fechadas ( as minhas preferidas hoje), só devem ser usadas em aviões bem estáveis, sem chacoalhadas pra ficar legal. É por isso que não gosto da Gopro, por afastar a imagem, prefiro gravar com a Sony WX7 que tem mais qualidade e eu posso regular o zoom. Por outro lado, as lentes mais abertas (especificação menor) facilitam a visualização da área do vôo, diminuindo a chance de você se perder lá em cima. Esses detalhes você vai testar depois pra saber qual a sua preferência, não tem regra. Eu não tenho gravações com as câmeras do piloto, pois tenho gravado onboard, mas essas aí, além de terem uma ótima resolução, elas tem também um ótimo equilíbrio da claridade, que é outra característica fundamental, mais ainda do que a qualidade das imagens, já que lá em cima uma hora você fica contra o sol, e outra hora a favor, se não houver rapidez da filtragem da claridade, babau FPV. Fica tranquilo, comprou bem.

Marcelo Gomes disse:

Bom saber, Emerson!

Comprei aqui no Brasil algumas coisas em loja de CFTV para começar…

kamikaze4206
    Membro
    none

Olá Emerson. Poderia passar o perfil de asa do warp ac3. Vc tinha ficado de me passar algumas medidas ha algum tempo atrás. Já comecei a construção do meu modelo com base em algumas fotos que postou.

Sim, KamiKaze, fiquei mesmo de te postar algumas medidas, ainda hoje posto aqui as medidas; da asa é 2,20m envergadura por 30cm de corda e 2 cm de espessura com peso de 160gr.

kamikaze4206 disse:

Olá Emerson. Poderia passar o perfil de asa do warp ac3…

Rapaz, veja o que dá confiar na primeira informação que lê! deveria ter lido mais sobre o assunto.

Muito obrigado por toda explicação, está anotada.

Grande abraço!

Emerson Ribeiro disse:

Marcelo, a lente 2,8 é mais aberta do que a 3,6, dando a sensação de grande angular. Durante muito tempo eu usei a 2,9 que abre o panorama igualmente, mas depois achei que dessa forma as coisas ficam mais afastadas também…

Colega, tem o link da câmera ? Comprou no ebay ?

Att.

Eu sempre importei minhas câmeras, da Hobbywireless ou da Rangevideo, excelentes. Mas de uns dois anos pra cá descobri uma câmera com a mesma qualidade das melhores no mundo, aqui mesmo no mercado nacional, igual às mais caras e com o mesmo desempenho. Vale a pena.

O link é: 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-470655114-mini-camera-color-sony-550-linhas-perfeita-salvador-_JM?redirectedFromParent=MLB458539811

guilherme buzana junior disse:

Colega, tem o link da câmera ? Comprou no ebay ?

Att.

E aí, Marcelo, como foi a experiência com as câmeras que adquiriu? Chegou à alguma conclusão?

Marcelo Gomes disse:

Bom saber, Emerson!

Comprei aqui no Brasil algumas coisas em loja de CFTV para começar a aprender a eletrônica do FPV, devo receber início da semana. Comprei uma lente de 2,8mm para subsituir a 3,6mm original. A lente original dá aquela sensação de lente “grande angular”.

Paguei R$ 71 já com essa lente extra 2.8mm na loja Parllare Segurança, que vende pelo ML também. Tomara que tenha a boa qualidade da sua. Tem postado algum vídeo feito com essa Cam?

Parabéns por compartilhar experiências e soluções, que para quem está entrando nessa área – como eu – é a maior dificuldade encontrada, sem sombra de dúvidas!

Visualizando 14 respostas - 1 até 14 (de um total de 14)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.