Como escolher a motorização para seu aero – voltando ao básico

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    O FPV é uma modalidade que atrai modelistas já experientes e também colegas que nunca pilotaram antes. Mesmo entre os já experientes, temos pessoas que estão se aventurando pela primeira vez com modelos com propulsão elétrica e ai sempre vem aquela dúvida… que motor, ESC, bateria e hélice utilizar? 

    Pensando nisso decidi compartilhar com vocês um pouco de informação básica com vocês para que consigam entender melhor estas configurações

    Boa prática em motorização elétrica

    1) Sempre defina a motorização de acordo com o estilo de voo do seu aero

    2) Dimensione a propulsão para que possa voar tranquilamente a 50% do stick do acelerador

    3) A hélice é chave no conjunto e para isso você deverá testar no motor desejado

    4) Consulte sobre setups já testados e utilizados pelos colegas

    5) Nunca opere com uma Li-Po abaixo de 3.0V por célula para não reduzir a vida útil da mesma

    6) O melhor caminho é definir o consumo do conjunto (hélice + motor), depois defina o ESC e a bateria

    7) Se tiver só a bateria em mãos, então faça os cálculos para definir que aeromodelo é o mais indicado 

    8) Sempre calcule entre 80% a 85% de rendimento do conjunto devido a perda mecânica e elétrica que acaba transformando parte da energia em calor

    Conceitos

    Quando comecei em 2006 a converter meus aeros glow para elétricos me deparei com este problema e comecei a pesquisar sobre o assunto e encontrei estas informações que são importantes em qualquer conversão. Um dos artigos que mais me inspirou foi o de conversão elétrica que Jason Merkle preparou para a Horizon Hobby em e, 06/02/2006

    1) Cálculo da potência: Potência em Watts = Tensão x Corrente

    2) 1 HP = 746 Watts

    3) 1 Libra (pound) = 453,6 gramas

    4) Performance de voo: Tabela que relaciona a potência para cada 453,6 gramas

    Tabela de Performance

    Esta tabela é a chave para qualquer motorização elétrica e esta reproduzida abaixo

    Motores com Hélice

    Watts / Pounds Watts / Kg Performance em vôo
    < 50W < 110 W Não é possivel levantar do chão
    50 e 70W 111 a 154 W Potência mínima. Bom para Slow and Park flyers
    70 e 90W 155 a 199 W Treinadores e modelos escala lentos
    90 e 110W 200 a 244 W Modelos esporte com algumas acrobacias e escala rápidos
    110 a 130W 244 a 289 W Modelos acrobáticos avançados e de alta velocidade
    130 a 150W 290 a 330 W Modelos 3D leves e ducted fans
    150 a 200W+ 331 W + Performance acrobática ilimitada e modelos 3D

    Jatos EDF

    Watts / Pounds Watts / Kg Performance em vôo
    < 150W < 330 W Não é jato
    151 a 200W 333 a 442 W Performance Fraca
    201 a 249W 443 a 550 W Performance Boa
    250 a 299W 551 a 660 W Grande Performance
    300W + 661 W Performance Extrema

    Aplicando este conhecimento – planilha anexa

    Para facilitar o uso destes conceitos preparei uma planilha que facilitará o uso de qualquer usuário.

    Os campos em amarelo são os que devem ser alterados e os resultados nos demais. Estas informações são:

    1) Peso completo do aeromodelo incluindo tudo o que for possível. Se não tiver todos os componentes vá somando as informações dos sites. Para FPV não se esqueça que fios também pesam

    2) 50% da amperagem você especificará a corrente com o stick no meio. Isto é interessante para definir como o aeromodelo voará com esta corrente. Lembre-se que voando as forças físicas mantem o aeromodelo no ar e o empuxo gerado pelo motor é só uma das forças envolvidas, logo normalmente é preciso menos energia do que o necessário na decolagem.

    3) 100% de amperagem será o pico no motor. Meu conselho aqui é que este 100% não seja a corrente de pico que o fabricante especifica no site e sim a corrente normal. Assim se o motor é para 30A de corrente normal e 35A de pico por 60 segundos, dimensione para 30A.

    4) Número de células de Li-Po. A entrada permite de 2 a 10 células

    5) Tensão real de trabalho por célula. Aqui aconselho a deixar com 3,3V para Li-Po ou 2,8V para Li-Fe. Lembre-se que que a tensão nominal ou ao final da carga não é a tensão de trabalho.

    6) Capacidade da bateria em mA/h. Esta informação é para se ter uma idéia da autonomia do modelo conforme a tocada do piloto

    Concluindo

    Espero que estas informações possam ajudar e estarei a disposição para construirmos em conjunto mais informações sobre este assunto.

    []s

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