› Fóruns › Equipamentos › Como instalar GYRO em ailerons?
- Este tópico está vazio.
- outubro 8, 2012 às 5:14 pm
Olá pessoal!
Estava vendo alguns materiais de fóruns e youtube novamente mas não encontrei um bom tutorial de instalação e configuração de GYRO em ailerons além da configuração em rádio FLYSKY ou TURNIGY 9X.
Atualmente estou com um Futaba 401 aqui parado e pensei em instalar no aero.
Alguém pode contribuir com uma sequência de fotos de equipamentos e explicação?
Abraços
- Replies
-
- outubro 9, 2012 às 1:35 pm
Olá pessoal!
Só encontrei mesmo esse vídeo que não consegui entender muito.
http://www.youtube.com/watch?v=Ny6BYnk9Bz8&feature=context-vrec
Se alguém conseguir entender o inglês do autor e puder resumir, seria de grande ajuda.
Conseguí ligar o gyro no leme e fazer o controle pelo botão GEAR. Está funcionando os dois modos, porém, a configuração ainda é um problema e tb falta mostrar a ligação e configuração nos ailerons.
- outubro 9, 2012 às 1:49 pm
Não tem segredo, Juliano.
Se você conseguiu instalar um gyro no leme, basta mudar a orientação de sua fixação na aeronave para que ele identifique as alterações no eixo referente ao aileron. E, é claro, conectá-lo entre o aileron e o receptor 🙂
- outubro 9, 2012 às 1:53 pm
Obrigado Marcelo.
Só não estou conseguindo que o gyro atue no aileron 2 que está no canal 7.
Estou usando a configuração AILDIFF para mixar os dois ailerons (creio não ser o correto para este caso).
Abç
Marcelo Camargo disse:
Se você conseguiu instalar um gyro no leme, basta mudar a orientação de sua fixação na aeronave para que ele identifique as alterações no eixo referente ao aileron. E, é claro, conectá-lo entre o aileron e o receptor 🙂
- outubro 9, 2012 às 2:04 pm
Encontrei na página do autor do vídeo a explicação um pouco melhor para instalação.
Traduzi com o google e agora vamos ver como fica nos testes.
Segue o link: http://www.mycoolrc.com/gyro/ailerongyroinstall1.html
Faloww
- outubro 9, 2012 às 2:05 pm
Ola Juliano,
Seguinte, infelizmente para usar um Gyro para Aileron vc precisará usar um cabo Y de servo conectando os dois servos, servos de cada asa, ao canal de aileron do radio! O Gyro neste caso ira entre o RX e os dois servos. Desta forma, infelizmente, vc irá perder a funçao de Differencial
Abrs
- outubro 9, 2012 às 2:52 pm
Não sabia que você está usando dois servos/canais para o aileron.
Nesse caso, ou você utiliza um cabo Y, ou um mixer, ou um gyro para cada aileron.
Juliano Chesini disse:
Obrigado Marcelo.
Só não estou conseguindo que o gyro atue no aileron 2 que está no canal 7.
Estou usando a configuração AILDIFF para mixar os dois ailerons (creio não ser o correto para este caso).
Abç
Marcelo Camargo disse:
- outubro 9, 2012 às 3:10 pm
o GYRO no aileron serveria como um guardian no eagle tree?
outra coisa, precisa colocar um nos ilerons e outro no profundor?
outra coisa, se eu colocar o GYRO eu ainda terei o comanda né?
- outubro 9, 2012 às 3:46 pm
Não substituiria todas as funções do Guardian, mas tem o papel de estabilização.
Pode-se utilizar o Gyro em qualquer comando ou qualquer eixo.
E sim, você continua tendo controle manual.
romel nogueira disse:
- outubro 10, 2012 às 8:04 am
O gyro só amortece as pertubações, não deixa o aero nivelado na posição correta pra sempre, apenas ajuda. O guardian certamente usa acelerometros também em conjunto ao giros, para referencia de onde está o solo.
A função trava cauda presente em alguns giros faz a asa do aero retornar realmente a posição original, porém essa função não deve ser usada por causa do drift dos sensores. Em outras palavras, com o tempo a posicão original vai derrapando, então essa função não é aconselhavel. Com o uso de aceleromentros esse drift pode ser resetado periodicamente. Os sensores inerciais dos OSD geralmente usam esse principio.
romel nogueira disse:
- outubro 10, 2012 às 1:57 pm
Prezados, tirem uma duvida, se eu utilizar um gyro no leme para manter o aero na mesma rota, ao fazer uma curva com o aileron, o leme não iria atuar para cancelar a manobra com o aileron??? seria necessario mixar o aileron com o leme para o gyro não atuar ou funciona mesmo assim?
- outubro 10, 2012 às 2:17 pm
Giro no leme que eu saiba só serve pra pousar e decolar, durante o voo a funcao deve ser desativada.
Alessandro Rutkoski disse:
Prezados, tirem uma duvida, se eu utilizar um gyro no leme para manter o aero na mesma rota, ao fazer uma curva com o aileron, o leme não iria atuar para cancelar a manobra com o aileron??? seria necessario mixar o aileron com o leme para o gyro não atuar ou funciona mesmo assim?
- outubro 11, 2012 às 2:30 pm
Não, isso somente poderia ser feito com utilização de um GPS.
- outubro 11, 2012 às 2:33 pm
Um gyro no leme tem a função de estabilizar. Não é um piloto automático. Pode sim, ajudar no pouso e na decolagem, mas não somente nesses casos.
Franco Ripoll Leite disse:
Giro no leme que eu saiba só serve pra pousar e decolar, durante o voo a funcao deve ser desativada.
- Você deve fazer login para responder a este tópico.