Como instalar GYRO em ailerons?

Fóruns Equipamentos Como instalar GYRO em ailerons?

  • Este tópico está vazio.
  • Post
    Anônimo
    Inativo

    Olá pessoal!

    Estava vendo alguns materiais de fóruns e youtube novamente mas não encontrei um bom tutorial de instalação e configuração de GYRO em ailerons além da configuração em rádio FLYSKY ou TURNIGY 9X.

    Atualmente estou com um Futaba 401 aqui parado e pensei em instalar no aero.

    Alguém pode contribuir com uma sequência de fotos de equipamentos e explicação?

    Abraços

Visualizando 13 respostas - 1 até 13 (de um total de 13)
  • Replies
    Anônimo
    Inativo

    Olá pessoal!

    Só encontrei mesmo esse vídeo que não consegui entender muito.

    http://www.youtube.com/watch?v=Ny6BYnk9Bz8&feature=context-vrec

    Se alguém conseguir entender o inglês do autor e puder resumir, seria de grande ajuda.

    Conseguí ligar o gyro no leme e fazer o controle pelo botão GEAR. Está funcionando os dois modos, porém, a configuração ainda é um problema e tb falta mostrar a ligação e configuração nos ailerons.

    Marcelo Camargo
    Participante
    none

    Não tem segredo, Juliano.

    Se você conseguiu instalar um gyro no leme, basta mudar a orientação de sua fixação na aeronave para que ele identifique as alterações no eixo referente ao aileron. E, é claro, conectá-lo entre o aileron e o receptor 🙂

    Anônimo
    Inativo

    Obrigado Marcelo.

    Só não estou conseguindo que o gyro atue no aileron 2 que está no canal 7.

    Estou usando a configuração AILDIFF para mixar os dois ailerons (creio não ser o correto para este caso).

    Abç

    Marcelo Camargo disse:

    Não tem segredo, Juliano.

    Se você conseguiu instalar um gyro no leme, basta mudar a orientação de sua fixação na aeronave para que ele identifique as alterações no eixo referente ao aileron. E, é claro, conectá-lo entre o aileron e o receptor 🙂

    Anônimo
    Inativo

    Encontrei na página do autor do vídeo a explicação um pouco melhor para instalação.

    Traduzi com o google e agora vamos ver como fica nos testes.

    Segue o link: http://www.mycoolrc.com/gyro/ailerongyroinstall1.html

    Faloww

    Ola Juliano,

    Seguinte, infelizmente para usar um Gyro para Aileron vc precisará usar um cabo Y de servo conectando os dois servos, servos de cada asa, ao canal de aileron do radio! O Gyro neste caso ira entre o RX e os dois servos. Desta forma, infelizmente, vc irá perder a funçao de Differencial

     

    Abrs

    Marcelo Camargo
    Participante
    none

    Não sabia que você está usando dois servos/canais para o aileron.

    Nesse caso, ou você utiliza um cabo Y, ou um mixer, ou um gyro para cada aileron.

    Juliano Chesini disse:

    Obrigado Marcelo.

    Só não estou conseguindo que o gyro atue no aileron 2 que está no canal 7.

    Estou usando a configuração AILDIFF para mixar os dois ailerons (creio não ser o correto para este caso).

    Abç

    Marcelo Camargo disse:

    Não tem segredo, Juliano.

    Se você conseguiu instalar um gyro no leme, basta mudar a orientação de sua fixação na aeronave para que ele identifique as alterações no eixo referente ao aileron. E, é claro, conectá-lo entre o aileron e o receptor 🙂

    o GYRO no aileron serveria como um guardian no eagle tree?

    outra coisa, precisa colocar um nos ilerons e outro no profundor?

    outra coisa, se eu colocar o GYRO eu ainda terei o comanda né?

    Marcelo Camargo
    Participante
    none

    Não substituiria todas as funções do Guardian, mas tem o papel de estabilização.

    Pode-se utilizar o Gyro em qualquer comando ou qualquer eixo.

    E sim, você continua tendo controle manual. 

    romel nogueira disse:

    o GYRO no aileron serveria como um guardian no eagle tree?

    outra coisa, precisa colocar um nos ilerons e outro no profundor?

    outra coisa, se eu colocar o GYRO eu ainda terei o comanda né?

    Franco
    Membro
    none

    O gyro só amortece as pertubações, não deixa o aero nivelado na posição correta pra sempre, apenas ajuda. O guardian certamente usa acelerometros também em conjunto ao giros, para referencia de onde está o solo.

    A função trava cauda presente em alguns giros faz a asa do aero retornar realmente a posição original, porém essa função não deve ser usada por causa do drift dos sensores. Em outras palavras, com o tempo a posicão original vai derrapando, então essa função não é aconselhavel. Com o uso de aceleromentros esse drift pode ser resetado periodicamente. Os sensores inerciais dos OSD geralmente usam esse principio.

    romel nogueira disse:

    o GYRO no aileron serveria como um guardian no eagle tree?

    outra coisa, precisa colocar um nos ilerons e outro no profundor?

    outra coisa, se eu colocar o GYRO eu ainda terei o comanda né?

    Prezados, tirem uma duvida, se eu utilizar um gyro no leme para manter o aero na mesma rota, ao fazer uma curva com o aileron, o leme não iria atuar para cancelar a manobra com o aileron??? seria necessario mixar o aileron com o leme para o gyro não atuar ou funciona mesmo assim?

    Franco
    Membro
    none

    Giro no leme que eu saiba só serve pra pousar e decolar, durante o voo a funcao deve ser desativada.

    Alessandro Rutkoski disse:

    Prezados, tirem uma duvida, se eu utilizar um gyro no leme para manter o aero na mesma rota, ao fazer uma curva com o aileron, o leme não iria atuar para cancelar a manobra com o aileron??? seria necessario mixar o aileron com o leme para o gyro não atuar ou funciona mesmo assim?

    Marcelo Camargo
    Participante
    none

    Não, isso somente poderia ser feito com utilização de um GPS.

    Alessandro Rutkoski disse:

    Prezados, tirem uma duvida, se eu utilizar um gyro no leme para manter o aero na mesma rota, ao fazer uma curva com o aileron, o leme não iria atuar para cancelar a manobra com o aileron??? seria necessario mixar o aileron com o leme para o gyro não atuar ou funciona mesmo assim?

    Marcelo Camargo
    Participante
    none

    Um gyro no leme tem a função de estabilizar. Não é um piloto automático. Pode sim, ajudar no pouso e na decolagem, mas não somente nesses casos.

    Franco Ripoll Leite disse:

    Giro no leme que eu saiba só serve pra pousar e decolar, durante o voo a funcao deve ser desativada.

    Alessandro Rutkoski disse:

    Prezados, tirem uma duvida, se eu utilizar um gyro no leme para manter o aero na mesma rota, ao fazer uma curva com o aileron, o leme não iria atuar para cancelar a manobra com o aileron??? seria necessario mixar o aileron com o leme para o gyro não atuar ou funciona mesmo assim?

Visualizando 13 respostas - 1 até 13 (de um total de 13)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.