Como montar o sistema Eagle tree ?

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    Pessoal tenho o seguinte equipamento básico de FPV:

     

    Avião: Skywalker

    Rádio: Futaba T6EXAP (6canais) com o rx original  R168DF de 8 canais

    Câmera Sony CCD TX de vídeo de  FPV524 500mw 2.4ghz

                                 RX de vídeo, óculos e MP4

     

    Comprei o seguinte material da Eagle Tree:    Guardian stabilization expander

                                                                       Vídeo OSD pro expander

                                                                      e-Logger V4 with integrated connectors

                                                                       10 Hz GPS data record and v3 eLogger

     

    Agora quero fazer o Upgrade para voar com o estabilizador e Back to home e queria saber por onde começar a montar esses novos equipamentos ?

     

    Obrigado

Visualizando 15 respostas - 76 até 90 (de um total de 105)
  • Replies

    Eu estou com meu sistema eagle tree sem instalar, dei uma lida nos manuais e acho que vou precisar da ajuda de voces
    é o só o motor novo chegar que vou instalar, peguei um radio futaba 7c para usar o potenciometro do canal 6 no guardian,  seria interessante colocar uma tabela com os ajustes de que já tem configurado, ia reduzir as duvidas de quem está instalando, como eu.
    Jonis Maurin Ceará disse:

    Ricardo, como eu disse, o sinal de positivo na entrada e saida do video (no OSD) é apenas uma ponte, interligando os dois. Eles nao tem conexao NENHUMA com o resto do OSD, vc pode colocar os 12v ali como poderia colocar 24v….nao intefere em nada no resto do OSD (mas somente este pino do video, os outros NAO pode fazer isso). Qt a extensão, nao tem problema…desde q obedeça a bitola do fio.

    Israel, esta configuração esta errada. O seu rádio é PCM e nao PPM. PPM no seu caso é apenas o sinal entre o Tx e o módulo DragonLink. 99% dos rádios novos e módulos UHF sao PCM, isto é, tem suporte a FailSafe. No caso do DragonLink, ele possui failsafe em mais de um canal, entao poderia usar essa opção no OSD. Eu particularmente uso o failsafe em apenas um canal (acelerador), entao selecionei “?1 FS Chn” na opção “Number of Failsafe chans on Rx”. Para ativar o RTH nao precisa mais que isso….

    Já consultei o pessoal do E-voo e o meu RX não é PCM, só o TX.

    Jonis Maurin Ceará disse:

    da uma lia no manual dele, ele é dual conversion….. tenho 98% de certeza q funciona como PCM.

    Marcelo Camargo
    Participante
    none

    Na página 15 do manual há três soluções:

      

    Setting up RTH with ?PPM? Receivers that Don?t Control the Servos When Radio Reception is Lost
    If your receiver stops controlling the servos if you turn off your radio (the servos no longer are held in one position, and/or start moving randomly), you will
    need to configure RTH as follows:

    • a) Set the ?Choose Model Control Type? to either ?Standard? or ?Elevon? in the Configure Radio Control menu.
    • b) Set the ?Choose Receiver Type? to ?PPM/ No FS? in the same menu. Note: Since ?PCM? receivers should never have bad or missing pulses, RTH will
    • never activate if ?PPM/ No FS? mode is selected with a PCM receiver!
    • c) Set ?Number Failsafe Chans on RX? to ?No FS Chs? in the same menu
    • d) Set the ?Select Desired Safety Mode? menu item in the Safety Mode menu to ?Rtrn Home?
    • e) Read the additional information below, and then follow the remaining steps in the ?RTH Testing/Adjustment Procedures? section below

    When set up in this mode, the OSD Pro looks for bad pulses (pulses of the wrong duration), or the absence of pulses. If enough bad or missing pulses are
    evident in a short period, Safety Mode is invoked, until the error rate decreases to a good level.

      

    Setting up RTH with Models with Receivers that maintain the last Servo Position, but Don?t Support Programmable Failsafes

    For receivers which do maintain the last position of the servos when signal is lost, but with no failsafe positions programmed, Safety Mode is activated when
    no servos move for a few seconds. This setup is not ideal, since Safety Mode will turn on if you don?t move your transmitter sticks for a few seconds,
    even if your radio link is good!
    For this type of radio, you would choose the following settings:

    • a) Set the ?Choose Model Control Type? to either ?Standard? or ?Elevon? in the Configure Radio Control menu.
    • b) Set the ?Choose Receiver Type? to ?PCM/FS? in the same menu.
    • c) Set ?Number Failsafe Chans on RX? to ?No FS Chs? in the same menu
    • d) Set the ?Select Desired Safety Mode? menu item in the Safety Mode menu to ?Rtrn Home?
    • e) Read the additional information below, and then follow the remaining steps in the ?RTH Testing/Adjustment Procedures? section below

      

    Setting up RTH with Models that have more than Three Flight Controls, and the Receiver does not support Failsafes

    If your receiver does not support failsafes, and your model has four or more flight controls (for example, Aileron, Elevator, Rudder, Throttle), additional steps may be needed to use the the Safety Mode features. Since the OSD Pro will take control of only three of the control surfaces, the fourth control will be left connected directly to your receiver. If the receiver loses signal, and does not support failsafe, the fourth control could move randomly or remain in its last position. For example, if your plane has rudder, aileron, elevator and throttle, and you connect rudder, elevator and throttle to the OSD Pro, the aileron channel, which is connected directly to the receiver, could move randomly if the receiver loses signal and doesn?t support failsafe. A possible solution to this problem is to purchase a ?servo fail safe unit? which is connected between the fourth receiver channel, and the fourth servo, which will provide failsafe operation if the receiver loses signal. Or, consider upgrading to a failsafe capable radio.

      

    Marcelo Camargo
    Participante
    none

    Continuando, na página 17 e 18, também existem os procedimentos para teste e ajustes da configuração do RTH.

    Tudo isso deve ser muito bem compreendido e executado. Uma pequena falha pode comprometer todo o funcionamento.

    Marcelo o meu caso se encaixa no terceiro caso.

    Só uma duvida, será que o positivo que sai do osd não tem potencia para alimentar o tx de video e a camera, senão sempre teremos que cortar o positivo que sai do osd junto com o sinal de video.

    Jonis Maurin Ceará disse:

    Intaum…só q a ligação esta toptalmente errada…..hehehehe

    Qt ao problema, provavelmente é questao de fio negativo. A ligação correta é:

    camera -> OSD -> Tx de video.

    A bateria do video vc liga no Tx de video. Se a sua camera é 12V, vc liga na mesma bateria…..dai fica assim:

               —–Vermelho +——–>                                          —-Vermelho +  ———->

    Camera—-Preto –   ————->  OSD [entra e sai os 3 fios] —–> Preto –       ——–> Tx de video

               —-Branco Sinal——->                                          ——>Branco Sinal——>

    A bateria, como eu disse, vc liga no vermelho E no preto, de QUALQUER dos lados.  SE a camera NAO for 12v, vc deve cortar o fio vermelho que vai entre o OSD e a camera.

    Jackson, vc já leu o manual?  Tudo que foi explicado neste tópico esta claramente explicado no manual, e inclusive com desenhos. Eu vejo que o pessoal tem preguiça de ler os manuais….isso é a pior coisa que existe no FPV. Como já foi dito, o sistema EagleTree é bastante complexo e EXIGE muita leitura. O manual é um dos mais completos que eu já vi, não me lembro de nenhuma informação que nao tenha no manual….a questão é que por ser grande, NINGUEM le ele inteiro antes de começar a instalar e muito menos durante! É mais fácil perguntar!

    Pra prova o que eu digo, vou colar aqui o texto E a imagem de instalaçao, com o detalhes que eu já disse: o pino positivo NAO é usado pelo OSD, eles sao apenas interconectados para facilitar o uso….logo, ele nao `puxa` corrente nenhuma do OSD.

    Connecting the OSD Pro to Your Camera and Video Recorder/Transmitter
    Two 3 pin servo connectors on the OSD Pro are used to route the composite video signal into and out of the OSD Pro. The input and output are compatible
    with standard 75 Ohm composite video equipment (either NTSC or PAL). See Figures 1 and 2 above, showing the top and bottom of the OSD Pro. The
    ?Video Out? connection goes to your video transmitter (or DVR) and the ?Video In? connection connects to the composite output of your camera. For both
    the video in and video out connections, the
    pin nearest the circuit board is Ground, the
    middle pin is Power, and the top pin is Signal.


    The Ground and Signal pins are the only ones
    used by the OSD PRO, but the Power pins are
    connected together internally in the OSD
    PRO, for your convenience.
    Note: Eagle
    Tree offers optional servo to RCA adapter
    cables, if needed.
    The figure above shows one way to connect
    the video camera and video transmitter, using
    a servo Y cable. Note that the camera and
    transmitter MUST be able to operate at the
    same voltage to use the this diagram.

    Pessoal mexendo nos meus aviões achei um RX Berg 7P que tem fail-safe programável, estive lendo sôbre ele e é full ranger, será que ele tem o mesmo alcance do R168DF original futaba ? com esse resolve o problema ?

    Marcelo Camargo
    Participante
    none
    Já ouvi de colegas dizerem que o Berg tem mais alcance que os Futabas Full Range… Mas, só testando mesmo pra ter certeza.

    Obrigado pela ajuda, na verdade eu estou traduzindo os manuais (do guardian, elogger, osdpro….) mas ainda não coloquei o osd no aero, é complexo mesmo, por isto estou me prevenindo com as dicas dos colegas.

    Jonis Maurin Ceará disse:

    Jackson, vc já leu o manual?  Tudo que foi explicado neste tópico esta claramente explicado no manual, e inclusive m desenhos. Eu vejo que o pessoal tem preguiça de ler os manuais….isso é a pior coisa que existe no FPV. Como já foi dito, o sistema EagleTree é bastante complexo e EXIGE muita leitura. O manual é um dos mais completos que eu já vi, não me lembro de nenhuma informação que nao tenha no manual….a questão é que por ser grande, NINGUEM le ele inteiro antes de começar a instalar e muito menos durante! É mais fácil perguntar!

    Pra prova o que eu digo, vou colar aqui o texto E a imagem de instalaçao, com o detalhes que eu já disse: o pino positivo NAO é usado pelo OSD, eles sao apenas interconectados para facilitar o uso….logo, ele nao ‘puxa’ corrente nenhuma do OSD.

    Quando terminar a tradução dos manuais dar para mandar uma copia ? 🙂

    Jackson Souza Lima disse:

    Obrigado pela ajuda, na verdade eu estou traduzindo os manuais (do guardian, elogger, osdpro….) mas ainda não coloquei o osd no aero, é complexo mesmo, por isto estou me prevenindo com as dicas dos colegas.

    Depois de explorar mais um pouco a paciência do Israel, fizemos esse teste:

     

    a) Definir o “Select desejado Modo de Segurança” item de menu no menu Modo de Segurança para “Home RTRN”
    b) Definir a “Escolha Tipo de Controle Modelo” quer “Standard” ou “Elevon”
    c) Defina o “Tipo de Receptor Escolha” para “PCM / FS” no mesmo menu.
    d) Definir “Chans Número Failsafe em RX” para “Não Chs FS” no mesmo menu.

     

    aparece na tela que o modo de RTH sem movimento dos servos esta ativado, mais nada acontece, chegamos a conclusão que pode ser por que o GPS esta dentro de casa e sem sinal.

     

    Então fiz o teste do simulador de RTH do OSD, os ailerons e profundor funcionam mas o motor não.

     

    Fica a pergunta para o Jonis e Marcelo, o que esta faltando ?

     

    antes que perguntem já li o manual, e fiz do jeito que entendi.

     

     

     

     

     

    So para completar, eu acho q o motor e os servos nao atuam quando o radio fica sem movimento dos servos, fazendo que o osd detecte fail safe, porque como o aero esta no ponto zero ( ou ate sem nenhujm dado de gps porque o teste foi feito dentro de casa), e tambem poruqe como o aero nao saiu de lugar nenhum, como ele vai voltar? por isso acho q nao funcionou.  No simulador, a unica coisa que nao to entendendo é que os servos funcionam, mas o motor nao. Tiramos a helice do motor para que caso funcionasse ele nao corresse nenhum risco. Sera que ao ativar o rth em voo, o motor nao funcione??? Em solo nao ta funcionando em modo simulador.

    Vc esta certo com relação ao ‘ponto zero’ Israel. Qd ao motor, nao vai funcionar abaixo de 20m de altura, por segurança. Existe um menu no OSD onde vc desabilita essa segurança, mas eu NAO recomendo. Imagina no campo….vc liga o aero e nao liga o Tx, deixa pra ligar depois……jah viu a merda neh? Piloto automatico ligado e acelerando o motor, com o aero na mao…

    Entao eu recomendo deixar esta opção desligada mesmo e fazer o teste em voo, com uma chave para acionar o RTH ou entrando no menu e acionando o “Test RTH”

    mas no caso dele jonis, quanto a ativar o rth, basta ele ficar sem mecher nos sticks q o radio acusa failsafe para o osd. e no menu da tela aparece que o rth foi ativado. ele tem duas opcoes nesse caso:

    1. ou ele deixa como esta e quando estiver voando sempre procurar mecher nos  sticks..tipo leves toques
    2. ou ele deixa como estava antes, em menu do radio control ele muda o tipo de de :
    3.  Defina o “Tipo de Receptor Escolha” para “PCM / FS” no mesmo menu, para PPM/ no FS

     e assim, ativar o rth pelo menu osd. Nesse caso, se der alguma pane de video, ele nao vai ter como ativar o rth. Ate por que, se der perda de sinal, o rth nao vai ser ativado. Pelo menos estava assim antes dele fazer essa nova configuracao.

    Eu deixaria ele como esta, por seguranca..e compraria um rx q funcione no radio dele em pcm, ou entao, se tiver pretensoes maiores, compraria o dragon link.

    Caso ele nao querer gasstar muito amigos, sera q funcionaria o FRsky 2.4 no caso dele. o frsky tem funcao failsafe para ser configurado no osd?? pq o frsky nao é  muito caro (cerca de 40 Dolares). So nao daria muito certo se o link de video for 1.2ghz. Comigo deu perda de potencia do sinal do radio quando usava radio 2.4 e link de video 1.2.

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