Como montar um avião para FPV?

Fóruns Específicos Plataformas Como montar um avião para FPV?

  • Este tópico está vazio.
  • Post
    Bruno Avila
    Membro
    none

    Olá Amigos,

    No auge dos meus 32 anos estou iniciando neste mundo do aeromodelismo e do FPV. Na realidade me interessei por aeromodelos por conta do FPV pois pra mim poder pilotar me sentindo dentro do avião é uma experiência completamente diferente do que voar em terceira pessoa. Ainda mais eu que sempre sonhei em ser piloto e o mais próximo disso são minhas 400 horas de vôo no Flight Simulator e algumas experiências com pilotagem real. Portanto já tenho contato com o mundo da aviação mas não do aeromodelismo.

    Comprei um aviãozinho chamado spyhawk, um avião com solução pronta onde faço um review aqui, que já me deu algumas experiências com a pilotagem, o que não achei coisa do outro mundo, apesar do avião ser bastante indócil e de qualidade duvidosa. Consegui pilotar tanto em terceira pessoa como primeira pessoa. E foi em primeira pessoa que fiz excelentes voos.

    Com essa experiência bem sucedida, gostaria de partir para um avião um pouco melhor, mais estável, maior e talvez que seja mais lento que o Spyhawk. Mas como disse, o Spyhawk veio pronto, montado. E vejo que se quero algo melhor, vou ter que aprender a montar um avião com FPV.

    Encontrei a lista do amigo Israel Almeida Jr com todos os equipamentos necessários para um FPV. Maravilha. Porém ficou como receita de bolo onde tem apenas os ingredientes mas não tem a forma de preparo. Tem listado o avião, a placa de transmissão, a antena, o ESC, a placa de controle, motor, etc. Mas onde encontro como ligar tudo isso? Um passo-a-passo de como começar. Vi na seção aqui do site uma página chamada “como começar” mas, perdão se eu não encontrei, mas li os conteúdos todos e li falando sobre o que é uma placa de transmissão, as frequencias de transmissao, os controles, explicando sobre os tipos de camera, etc, belezura. Mas o passo-a-passo da construção de um avião com FPV foi o que não encontrei.

    Aí fico com receio, compro tudo isso e como montarei? Existe algum livro, curso ou algo do tipo que ensine isso?

    Isso me lembra muito a primeira vez que montei um computador em 1995. Eu comprei as peças todas mas tinha um livro debaixo do braço ensinando passo a passo como escolher as peças e ligar todas elas para o computador funcionar. E com isso deu tudo certo. E agora me vejo na mesma situação, porém sem um livro que me oriente.

    Perdão pela ignorância diante de tantas pessoas experientes mas tudo tem sua primeira vez. E espero um dia pelo menos me aproximar ao nível de vocês e quem sabe no futuro ajudar o pessoal aqui na comunidade com minha experiência. 

    Valeu!

Visualizando 10 respostas - 1 até 10 (de um total de 10)
  • Replies

    amigo, não tem muito segredo, nada que um mes de leitura diaria em foruns não resolva, mas a medida que as duvidas vão aparecendo, os parceiros vão ajudando. Digo isso porque quando li seu topico “me vi” na historia, pilotei muito tempo no FSX com direito a manches SAITEK, e descobri o mundo fabuloso do FPV, passei por tudo que vc está passando a 2 meses atrás, quando comecei a comprar a “tralha” de FPV, mas to aqui voando, sem problema nenhum.

    Daniel FPV
    Membro
    none

    Bruno, alguns vídeos no You Tube talvez possam te ajudar na instalação dos kits de FPV.

    Pesquise por vídeos do “alishanmao” e do “StoneBlueAirlines”.

    Quanto à montagem dos aviões, a maior parte do material você encontra nos fórums (rcgroups, e-voo, fpvlab etc.).

    Não sei te dizer se existe um manual do Skywalker. O Easy Glider e o Easy Star, por exemplo, tem manuais, e não existe qualquer mistério em montá-los.

    Abraço.

    Anônimo
    Inativo

    Veja na pagina inicial o banner “Como Iniciar?”

    Clique lá, leia os tópicos e os fóruns tb!

    Ótimos voos!

    Abs

    Bruno Avila
    Membro
    none

    OK galera, obrigado pela ajuda! ;D

    Olá Bruno.

    Olha eu comecei com um Easy Glider da Multiplex, um bom planador e muito estável. Este modelo permite voos de longa duração e baixa velocidade e acompanhado de um estabilizador fica extremamente fácil de pilotar. Porem este planador não tem muito espaço e o motor fica na frente mais nada que dificulte a pilotagem em primeira pessoa. Acho que no inicio você deve investir em equipamentos que não necessitem de muita configuração, opte por algo mais simples, mais não de qualidade ruim. Cada equipamento que for comprar, pesquise antes nos fórum para saber maiores informações.      

    Bruno Avila
    Membro
    none

    É Diego, isso que gostaria de saber, algo que me coloque nesse universo, no caso a montagem do meu próprio avião com FPV, mas que não seja nada tão top nem nada xing ling, pra que eu possa ir compreendendo aos poucos como funciona cada coisa e que o investimento seja válido.

    Capanema RJ
    Membro
    none

    Colega, se vc não quiser passar por compras não correspondidas a sua realidade de voo, a sugestão é pesquise muito, mais muito mesmo, antes de começar a comprar, até pq o que é bom para mim que tenho muito tempo de estrada ou para outro colega que tem uma visão de voo direcionada para a realidade dele, pode ser diferente da que vc quer para vc. Posso te dizer sem medo de errar que quanto mais vc frequentar os topicos do forum e assistir videos relativos ao hobby melhor vc vai se posicionar dentro do FPV. Vc que esta começando, sempre lembre que o que vc fizer que possa vir a ser notícia pode comprometer toda uma comunidade. O ideal seria vc escolher um GURÚ para te ajudar a dar os primeiros passos, facilitando sua vida. Depois é so curtir esta blz de modalidade e bons “VOOS”….ABS

    Bruno Avila
    Membro
    none

    Sim Capanamema, claro, tenho consciencia disso. Tanto que esses voos inaugurais que fiz foram numa fazenda em Maranguape, totalmente longe da civilização, no meio de um milharal seco. Nem no clube de aeromodelismo aqui de Fortaleza eu fui pois não queria atrapalha o pessoal. Penso em ir com um pouco mais de treino. E tenho plena consciência da importância da segurança nesse tipo de vôo, li bastante sobre os seus perigos, inclusive os textos relacionados que encontrei aqui na comunidade. Minha intenção é apenas voar em primeira pessoa tranquilo, sem ninguém por perto e tb não importa a altura, mas a possibilidade de controlar o avião como se estivesse dentro dele. 😉

    Capanema RJ
    Membro
    none

    Então colega é teu o mundo do voo e tudo que tem dentro dele, vai fundo e faça bom proveito desta modalidade que é sem dúvida muito interessante….Se precisar estamos por ai….ABS

    Bruno Avila
    Membro
    none

    Valeu Capanema! Obrigado pelo apoio!

    Capanema RJ disse:

    Então colega é teu o mundo do voo e tudo que tem dentro dele, vai fundo e faça bom proveito desta modalidade que é sem dúvida muito interessante….Se precisar estamos por ai….ABS

Visualizando 10 respostas - 1 até 10 (de um total de 10)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.