“concentrador de Antenas”

Fóruns Equipamentos “concentrador de Antenas”

• Este tópico está vazio.
    Eu gostaria de saber se já existe um equipamento comercial ou, se não existe, se alguém está trabalhando em algum projeto que permita eu “instalar dentro da aeronave” 3 antenas para o mesmo transmissor de video / som …. e, do RX do R/C !

Explico: vamos imaginar que eu vou usar no meu modelo (embarcado dentro da aeronave) 3 antenas para o TX de Som/Video, formando uma figura “X Y Z” (3 eixos) de maneira que eu tenha em qualquer posição da aeronave, um sinal forte em uma das “pernas” !  

Isso já foi testado ? Provocaria a “reiteração das ondas estacionárias” e com isso, diminuiria a eficiencia das antenas ? 

No radioamadorismo, antenas de “3, 4 e até 5 pernas” é possível com grande aumento de eficiência e alcance das antenas !

Visualizando 15 respostas - 1 até 15 (de um total de 18)
  • Replies
    FB
    Membro
    none

basta usar uma antena de polarização circular de 3 pernas (cloverleaf), 4 pernas (skew planar) ou 5 pernas (pentalobe)…

FB … fantástico ! Vou procurar por estes produtos e, certamente, atendem ao que quero. Muito obrigado pela sua resposta … entenda, eu sou iniciante no FPV e estou, agora, depois de uns 6 meses lendo artigos, posts, neste e outros foruns, para entender melhor o que comprar, como usar e, por isso, fico “fuçando”. Vou iniciar com modelos comprados mas, como eu sempre construi meus modelos, estou partindo para uma planta “projeto” que quero implementar alguns recursos de ponta para, quando estiver pronto, daqui um ano, ser uma aeronave completa. 

Andei pesquisando as antenas e a Skew-planar é a que mais me chamou a atenção; eu encontrei em um site uma pessoa que fabrica esta antena e por isso, apresenta informações técnicas que chamam a atenção:

http://videoaerialsystems.com/products/transmitter-antennas/skew-planar-wheel/

Skew-planar wheel

Ele comenta que a atena Skew Planar é uma antena ominidirecional de polarização circular  que revolucionou o FPV. Esclarece, ainda, que a mesma antena pode ser usada no RX e no TX. 

Ganho: 92 db e Cobertura de 360º

Imaginando que vou iniciar com um equipamento mais modesto, um de 5.8Ghz de 500 mw com cobertura de  5km de distancia garantidos pelo fabricante (mais do que suficientes, porque o radio é um Futaba 7C 2.4 Ghz … que pelos estudos dizem atingir seguramente os 1.500 metros e, dependendo da topografia e condições de propagação pode atingir até 2.500 metros), eu penso que um par de antenas destas poderia “substituir, nesse primeiro momento, o Antenna Tracker. 

Voce sabe se tem fabricante nacional (brasileiro) para estas antenas ou loja que vende ela pronta ? 

Gostaria de mais comentarios sobre o assunto antenas, para encontrar a melhor situação. 

Leandro, esas antena é fácil de fazer….o proprio autor tem vários tutoriais e fotos de passo-a-passo para montar essas antenas. http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=1388264

calma aí, não é bem assim! ela é ótima pro Tx, o ganho dela é de 0,92db. a enorme vantagem é que a polarização é circular, e não sofre com o fato de virar o avião de lado.

mas te garanto uma coisa: se você está começando agora, pode voar muito em short range antes de começar a trocar antenas e ir mais longe. tente ficar abaixo de 300m, que é o alcance visual, até pegar as manhas. só depois de muita experiencia saia mais longe.

Zé Mayer …. 

ainda que para voar em altitudes menores e distancias menores, vamos admitir ai uma distância média de 500 m e altitude de 100 metros, não seria inoportuno experimentar equipamentos de melhor qualidade; eu entendi a sua colocação e a informação de que os equipamentos “comuns” são suficientes para a missão, mas, como disse no início, eu estou estudando bem o assunto para melhor entender cada parte do equipamento, a sua funcionalidade, a otimização e limitações, com interesse, de fato, de até possuir alguns destes equipamentos.

Revendo as  informações tiradas do site do fabricante constatei de que, de fato, o “Gain” é de .92dbic …. tinha um ponto antes do “9” e eu não tinha percebido isso, o que de fato, conduz para “o,92db”.

Comparativamente, ela não teria a mesma funcionalidade de uma antena ominidirecional, com a vantade da omini muitas vezes ser de 3db, 5db, 9db… etc.?

bom, a idéia desta antena não é aumentar o ganho, e sim qualidade da imagem. o segredo dela está na polarização. com ela, o sinal se mantém forte nas curvas, quando o avião está inclinado e pode ter problemas no caso das omnis/patch/yagi. voando com as antenas stock omni 3db eu sinto alguma interferência nas curvas mais distantes sim, mas é só manter a calma que a imagem volta.

para aumentar o alcaçe, existe uma antena parecida com a patch que casa com a polarização da cloverleaf, mas aí precisa do antena tracker novamente, pois é direcional.

(kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk) rapaz, falar para um iniciante  “manter a calma que a imagem volta” é deixar o camarada apavoraaaaaaaaaaaaaaaado !

É aquela brincadeira que se faz na aviação “… o instrutor finge que desmaiou ..” só para ver o que o aluno (ou passageiro) faz !  A brincadeira é mais ou menos essa do video abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=mDW80wIOyGo&feature=related

Observações importantes: 

1. observe que quando ele finge o desmaio ele corta um pouco o motor … 

2. a cara do piloto, quando ele “recobra” a consciência 

Se bem que nos primeiros voos, inicia com “visão pelo monitor” para depois, partir para o uso do óculos;pelo menos imagino que seja assim e em caso de emergencia é “olhar para o céu” e procurar o “bichinho” !

Anônimo
    Inativo

Vou construir a Cloverleaf que me parce ser melhor que a skew planar.

Só tenho uma dúvida qto ao fio utilizado: No tópico, IBCrazy fala q o fio de cobre é muito mole para frequência abaixo de 2.4GHz (quero construir uma p a frequência de 1080MHz).

Ele sugere utilizar fio de solda mig 0,76mm – 1,14mm, se é isso que entendi. Onde posse encontrar esse tipo de fio, ou um equivalente?

vlw

FB
    Membro
    none

a vantagem deste tipo de antena é a manutenção da qualidade do sinal em qualquer posição do modelo…

o ganho no alcance depende do tipo da antena usada no receptor…

para longas distâncias usa-se uma antena helicoidal no receptor, que vai dar um ganho maior com a devida redução do algulo de cobertura…

Normalmente, estes fios de solda mig vem em rolos; mas existe para vender, nas lojas de produtos para solda, “varetas de 1m” que são muito baratas….. em qual cidade voce está ? 

Ontem, conversando com o Laércio da FVPRC ele me convenceu (tecnicamente) de usar rádios 1.2 ! Logo, vou pesquisar um pouco mais osbre o assunto nesta frequencia. Vou tentar ler artigos técnicos para estas faixas de frequencia. Já pensei, até, em “montar uma antena pé de galinha” para esta faixa e testar; em radioamadorismo, elas são muito eficientes, quando não se pode usar dipolo ou direcional. 

A antena pé-de-galinha que falo, é aquela que tem um “polo para cima” (é o polo ativo) e tres polos para baixo, formando angulo de 135º em relação ao polo ativo, distanciando 120º um do outro, na horizontal. Preciso calcular esta antena e ver que tamanho vai ficar para ver se fica “comoda” para o transporte ! Não sei se serão eficientes, mas não custa avaliar. 

Anônimo
    Inativo

N sei se encontro aqui na cidade. Interior do RS.

Encontra sim amigo … toda cidade tem uma loja que vende material e equipamentos de solda; na pior das hipóteses, se não encontrar na lista telefonica (classificados) procura uma funilaria que eles te indicam uma rapidamente. É material muito comum, acredite. 

Anônimo
    Inativo

Vlw Leandro. Vou comprar e mãos à obra!

Abraço

Bom, fico feliz de alguem ter começado a olhar isso no Brasil… andei pesquisando por muito tempo e tenho algumas coisas a comentar…

Alex,

A Cloverleaf e a skew planar são antenas de funcões diferentes a Skew é melhor no receptor e a Cloverleaf é melhor no transmissor.

Esse site tem tudo sobre uma e outra:

http://www.rcexplorer.se/page14/CPantennas/CPantennas.html

Sobre o Material:

Agora sobre o material para construção, fio MIG de 0,8mm é bem comum, mas todos os lugares que liguei so vendem 15Kgs. Se alguém estiver disposto a comprar e repassar em quantidade menores para o pessoal do fpvbrasil, eu interesso em meio kilo.

Visualizando 15 respostas - 1 até 15 (de um total de 18)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.