Configuração da DJI NAZA M V2 – URGENTE

Fóruns Equipamentos Configuração da DJI NAZA M V2 – URGENTE

• Este tópico está vazio.
    Bom dia Amigos, primeiro obrigado pelas orientações e sugestões foram importantes e graças a elas meu hexa montado em um frame F550, motores de 750Kv, hélices 10, Escs 30a HobbyWing, e a incrivel DJI Naza M V2, já está voando, porém não tenho segurança ao pilotar minha aeronave pois sei que não esta totalmente configurada, principalmente porque uso um radio Turnigy 9X e estou com dificuldades na configuração principalmente do Control Mode Switch (Cheve de 3 posições), a configuração da voltegem, uso uma bateria 5000ma de 4s, e a configuração do IOC devido a configuração da mesma chave de 3 posições que já usei anteriormente. Através de uma postagem dando uma dica para eliminar o efeito espiral tive um bom resultado só que continuo sem conseguir calibrar a bússola do GPS, o primeiro passo e perfeito apos completar o giro de 360º o led fica verde, minha dúvida e que no giro vertical o led não apaga, ele fica piscando em vermelho ou verde, dependendo da posição da chave de 3 posições. Espero que alguém possa me ajudar a fazer uma configuração eficaz da naza, pois meu objetivo é o FPV e gravação de imagens e quem sabe poder utilizar meu equipamento em meu trabalho como uma arma para combater o crime, pois com a captação de imagens poderei com minha equipe realizar operações com planejamento melhor. Obrigado.

Visualizando 15 respostas - 16 até 30 (de um total de 37)
  • Replies

Boa tarde Fernando vou gravar um vídeo do hexa desde a decolagem como vc falou e vou tb providenciar a foto mas preciso saber exatamente o que devo fotografar. Tenho dois quad com KK2, que também não consegui configurar a contento, e a KK2 é imprescindível que ela esteja exatamente nivelada para fazer a calibração dos sensores, com a naza também é assim? Devo nivelar perfeitamente a base para calibrá-la?

Preferencialmente bem no CG, o GPS pode ficar deslocado, desde que mantenha a frente do GPS (próximo do cabo tem uma seta que aponta) apontando para o nariz do hexa e perfeitamente nivelada com o frame, normalmente se coloca uma dupla face que já vem no kit para fixá-la. De preferência para controladora ser instalada no centro, o restante você espalha da melhor forma no frame….também é indicado o GPS acima da altura da hélices, conforme consta no manual. aguardo as fotos. Outra coisa que sempre passa batido é o pessoal é a retirada do positivo do cabo do esc que vai na controladora, que pode ocasionar alguns problemas, por isso as fotos

abçs

Boa noite Fernando, antes de mais nada obrigado pela boa vontade e paciência pois eu sei que pergunto de mais e as vezes perguntas muito básicas, mas até aqui não tinha quem me orientasse, então procedimentos e informações básicas se transformaram em dúvidas. A controladora está fixada com dupla face exatamente no centro do frame, porém na placa de baixo(Foto1); O GPS esta fixado conforme o manual, porém na parte de traz com a seta apontada inicialmente para para frente, e agora um pouco deslocado devido a declinação magnética aqui do RJ, conforme vc me informou -22º e a esquerda e acima das hélices(Foto2); Vou mandar tb as fotos do software depois da NAZA calibrada. E para nao fugir a regra dos iniciantes eu não tirei o positivo das Escs  que são conectados na controladora, ate li alguma coisa sobre isso, mas como não entendi deixei o positivo no conector, mas já vou providenciar a retirada dos mesmos. Como posso te enviar as fotos e o vídeo??? Forte Abraço. 

Manda aqui pra todo mundo.

geovane gomes da silva disse:

Boa noite Fernando, antes de mais nada obrigado pela boa vontade e paciência pois eu sei que pergunto de mais e as vezes perguntas muito básicas, mas até aqui não tinha quem me orientasse, então procedimentos e informações básicas se transformaram em dúvidas. A controladora está fixada com dupla face exatamente no centro do frame, porém na placa de baixo(Foto1); O GPS esta fixado conforme o manual, porém na parte de traz com a seta apontada inicialmente para para frente, e agora um pouco deslocado devido a declinação magnética aqui do RJ, conforme vc me informou -22º e a esquerda e acima das hélices(Foto2); Vou mandar tb as fotos do software depois da NAZA calibrada. E para nao fugir a regra dos iniciantes eu não tirei o positivo das Escs  que são conectados na controladora, ate li alguma coisa sobre isso, mas como não entendi deixei o positivo no conector, mas já vou providenciar a retirada dos mesmos. Como posso te enviar as fotos e o vídeo??? Forte Abraço. 

Geovane, aqui no segundo ícone onde vc envia a mensagem tem imagem, só anexar ali que vai aparecer (o 3° ícone é vídeo caso tenha), ou posta no Instagram ou algum parecido e coloca o link

Foto1 – Controladora ao centro do frame, fixada com o adesivo 3M.

Foto2 – O GPS na parte de traz e esquerda com desconto de -22º, o PMU aparece em um compartimento mas não esta funcionando ai, ele esta ao lado da Controladora para melhor refrigeração.

Fernando Luís Bianchi Erthal disse:

Geovane, aqui no segundo ícone onde vc envia a mensagem tem imagem, só anexar ali que vai aparecer (o 3° ícone é vídeo caso tenha), ou posta no Instagram ou algum parecido e coloca o link

De acordo com a foto 2, seus valores da posição do GPS para x, y e z, todos devem ser negativos a partir do centro, como estão? a impressão que da é que a rotação do GPS está invertida (a partir de uma linha reta apontando para frente o GPS tem que rotacionar 22° para a esquerda) tire uma foto de cima para ver melhor

Seguem as fotos do software apos a configuração da NAZA. Nesta foto eu alterei a trimagem, amanha te mando outra pois vou refazer todo o processo de configuração.

De acordo com a foto 2, seus valores da posição do GPS para x, y e z, todos devem ser negativos a partir do centro, como estão? a impressão que da é que a rotação do GPS está invertida (a partir de uma linha reta apontando para frente o GPS tem que rotacionar 22° para a esquerda) tire uma foto de cima para ver melhor

Meu amigo vou indo, amanha agente se fala, abraços.

Então, tudo ok, fez a calibração básica depois a avançada?

Eu costumo deixar o canal do IOC invertido do seu, prefiro pilotar com ele OFF, salvo alguns casos, mas ae vai do gosto. Acho que para quem não tem muita prática, não sei se é seu caso, facilita o vôo em off (a frente do modelo sempre serão os braços vermelhos no teu caso), quem não tem costume se perde fácil quando ele passa sobre o Home point

De resto é ver se rotacionou certo o GPS. Verificou se os sticks do comando estão se movimentando na direção certa?

Na hora do vôo deixa ele em modo GPS ligado até piscar rapidamente verde várias vezes, que significa que travou a posição de home point, depois  espera ele piscar somente verde e pronto para pegar 7 ou mais satélites, só armar os motores e se divertir

Nos ganhos você pode configura 2 chaves para acertar durante o vôo (Remote ajust) usa os botões do rádio (essa hora da madruga me fugiu o nome dos marditos, aqueles que giram….kkkkkk), se não me engano o Turnigy tem 3 para escolha, 2 na parte de cima e um na frente (AUX2 se não me engano)

Bom dia, hoje de madrugada minha conexão travou, desculpa. Vou responder asa perguntas que vc fez:os valores de X = -4, Y = -7 e Z = -13 e o GPS foi deslocado 22 no sentido anti-horário; Fiz a calibração básica e depois a avançada; Quanto ao IOC eu não consegui configurar as 3 posições possíveis porque a chave de 3 posições do TX já estava configura para o modo de controle(GPS, ATTI, MANUAL), está funcionado apenas com Home Lock e Off que achei mais importante, eu piloto sempre no modo Home Lock pois dessa forma no regresso da aeronave eu não preciso fazer manobra para ela virar de frente para mim, eu me confundiria nos sticks, sou iniciante e me sinto inseguro; O GPS foi deslocado corretamente depois da sua dica, os sticks estão conforme o manual; Não sei se é correto, mas sempre voo no modo GPS, mas nunca fiz o procedimento para travar a posição de home point, mais uma que aprendi com vc, obrigado. Agora quanto aos ganhos eu não entendi.

Agora uma boa notícia, ontem recalibrei os sticks, fiz pequenos ajustes usando a trimagem, e retirei os positivos dos Escs que são conectados na Controladora Principal, não sei se pelo primeiro ou segundo procedimento ou pelos dois mas agora de manhã fiz um voo (vou te enviar o video) e o hexa dormiu, um sono leve, mas dormiu onde eu coloquei, percebi ainda um pequeno deslocamento em círculo(espiral) só que em um raio muito pequeno e um pequeno deslocamento para frente na decolagem. Vou mandar as fotos que pedi e o vídeo. Abraço…

Este é o link do vídeo,abraço. http://youtu.be/Y-FZ1b02QVQ

geovane gomes da silva disse:

Meu amigo vou indo, amanha agente se fala, abraços.

Aproveitando o assunto, onde vocês compraram a naza? Qual o site mais barato?

Visualizando 15 respostas - 16 até 30 (de um total de 37)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.