Conhecendo o Brasil Através do FPV

Fóruns Conhecendo o Brasil Através do FPV

  • Este tópico está vazio.
  • Post

    Gostaria de levantar aqui uma bandeira. Sinto que está faltando algo. Temos um Brasil tão bonito, diversificado, “gigante pela própria natureza”, entre muitos outros atributos, e assim percebo que deveríamos nos mobilizar para uma atividade que cai como uma luva para nós pilotos de FPV: caçarmos esses lugares pra divulgarmos as nossas belezas naturais, criando um arquivo nunca visto antes pelos olhos humanos, temos potencial pra isso, e muitas idéias geniais. Lembrem-se que temos privilégios de imagens só nosso, que nem mesmo as emissoras mais prósperas podem ter. A muito tempo eu tenho vontade de fazer isso, toda vez que assisto um bom vídeo, fico com água na boca; agora, assistindo o vídeo”Não há riscos” postado pelo colega Jason Floripa, eu fiquei muito entusiasmado, e não aguentei em trazer esta idéia aos colegas

    Mas a proposta é pra que seja feito um trabalho organizado, com diretriz e suporte, com descrição e dados, tudo bonitinho. Se fizermos assim, com organização direcionada, como fazem os documentários, seremos os primeiros no mundo a aplicarmos essa idéia. Um lugar pode ser muito conhecido, mas a nossa ótica sempre será inédita e desperta uma atenção renovada sempre.

    Poderemos nos dividir em grupos ou individuais com trabalhos organizados por temas e regiões, por exemplo: Praças, parques, edifícios, praias, bairros, montanhas, etc. Trabalho organizado é assim, quando der, haverá várias contribuições, de quem tem planador, de quem pilota Black Goat, de quem tem quad… tomadas diferentes, em ângulos diferentes, sem pressa de colher material, e depois alguém fará uma edição arrepiante pra ninguém botar defeito (trabalho de equipe) com histórico marcado e enredo, contendo início, meio e fim.

    Acredito que serão inúmeras a vantagens, começando pela motivação que isso vai trazer, sem falar no benefício cultural, e a última é que se um dia alguém se levantar contra o nosso “esporte” teremos um argumento de defesa inquestionável.

    Quem topa?

Visualizando 15 respostas - 16 até 30 (de um total de 35)
  • Replies

    Maurício, o Marcelo gostou da idéia, vou contactar com ele pra estudarmos como vai ser. A idéia de mostrarmos realidades é muito boa, tá aí um dos temas entre os que estamos estudando: “Realidades” poderá até ajudar na conscientização desses fatos que você está mencionando, aí o nosso projeto vai tomar forma jornalística, muito bom, Mazza. Gostaria que você também nos ajudasse elaborar temas e sub-temas.

    Vamos “sentar” na próxima semana pra discutirmos como será a organização desse trabalho, de qualquer forma devemos ter uma equipe de coordenação para orientar os colegas interessados em lançar vídeos, e após a classificação do tema, daremos orientação, se ele precisar pra que o trabalho fique bem legal, mas pra isso vamos precisar de pessoas como você, idealistas que amam de verdade pilotar FPV. Vídeos antigos serão válidos sim quando acompanhados de uma ficha descritiva, nem precisam ser textos extensos nem complicados, apenas que descrevam o que o autor ou o piloto estão querendo mostrar no vídeo, é uma questão menos técnica e mais emocional, ou seja queremos sentir o que o autor está sentido ao mostrar aquelas imagens; será bom também que essa ficha descreva as condições de vôo, datas e tal.  Estou elaborando uma meta, uma metodologia  pra que assim que tivermos um espaço, possamos então organizar e explicar tudo direitinho. 

    É importante ressaltar que o momento é de implantação, de modo que a participação de todos é importante, trazendo idéias e entusiasmo pra juntos esquematizarmos tudo. 

    Mauricio Mazza disse:

    Acho q o FPV pode ir muito além de apenas “imagens bonitas”. A qualidade é muito relativa. Eu por exemplo, de 15 em 15 dias atravesso a cidade (e a ponte sobre o rio Tietê) de Pirapora do Bom Jesus. Quero muito ter uma oportunidade para praticar FPV ali. E quem sabe contribuir para que façam alguma coisa pra mudar aquela situação… 

    To dentro, na próxima semana vou atras de algumas maquinas colhendo soja…

    Bem legal … tô acompanhando Galera! o que precisarem de mim, podem gritar …

    Ainda acho que a ideia de centralizar os links em um mapa como exemplifiquei com o dos Correios seria bem interessante.

    abraço.

    Oi, Tiago, vamos precisar muito da sua ajuda também. O Marcelo já está providenciando o mapeamento sim.

    Tiago Novaretti disse:

    Bem legal … tô acompanhando…

    acho que seria interessante cada um fazer um clip bem curto, de 1min, iniciando com informação do local (cidade, estado, coordenadas geográficas, nome do monumento/parque ou o que for interessante), e editando o vídeo livremente, com tomadas de vídeo com qualquer equipamento. fotos, vídeo HD, SD, com ou sem OSD, fica livre. acho que pode ter também material gravado em solo, desde que contenha na maioria o aéreo.

    cada locação teria um vídeo independente, com legendas padronizadas (bem simples mesmo, mas tudo igual), e depois isso poderia ser organizado e catalogado separadamente, ou até mesmo feita uma compilação. 1min parece pouco, mas se for pra manter a atenção de espectadores, compensa ter vários vídeos curtos do que vídeos longos que acabam se tornando cansativos.

    Marcelo Camargo, que tal aproveitar esta idéia e promover o 2o concurso de vídeos do FPV Brasil? nem precisa de premiação, fica somente de incentivo pra todos criarem algo melhor. acredito que o melhor seria cada pessoa poder entrar com quantos vídeos quiser, com o limite de 1 vídeo por locação por pessoa (pode ter dois vídeos do mesmo lugar, mas cada um de uma pessoa diferente). e como o propósito é ter muitos vídeos do brasil todo, acredito que seria uma boa fazer uma nova votação a cada mês, e manter o concurso ativo o ano todo. que tal? as inscrições de um mês são votadas no mês seguinte, e todo dia 1 abre um novo tópico de inscrição?

    então, acho que a idéia nem seria colocar como 2o concurso…a cada mês abre um tópico novo, e cada um posta os vídeos novos lá. pra 1min de vídeo nem precisa de muito vôo, com um vôo de 5min já dá pra editar e criar o clip. assim a galera vai pegando o jeito, e quando começar a ter bastante gente, pode ter um top-5 que entra num outro tópico fixo. aliás, podemos até começar montando clip de vôo da própria pista, pra já ir pegando as manhas de edição e conseguir fazer um vídeo tão curto.

    o que eu vejo por aí e dou a dica: corte o vídeo a cada 5 a 10s, e se a paisagem não for muito bonita, tente variar a posição da câmera. manobras acrobáticas, variar entre rasantes e tomadas altas, takes perseguindo outros aviões…

    Caro Ze, suas idéias são excelentes.  Uma edição variada já representa 50% do valor de um vídeo. É isso aí, o momento é de somarmos idéias. Vamos juntos elaborar o projeto.

    Convocamos os colegas de todos estados brasileiros a apresentarem locais interessantes. 

    1a. dica: Escolha um local e grave nele o que puder, em terra e voando (alto e, se possível, baixo), sem pressa. Colha tudo o que puder em vídeo e fotos. Depois edite com calma, misturando ângulos da maneira que melhor exponha o local. Procure  ali coisas interessantes e descreva  cada trecho da edição marcando o tempo e explicando cada ponto (não edite dentro do vídeo, para que possa ser traduzido em outras línguas). Não se preocupe com técnica, o importante é mostrar claramente.

    Apresentem idéias de locais que vocês conhecem e que pretendem trabalhar um vídeo legal ali. O Brasil precisa de nós, pilotos de FPV.

    poxa, nenhum video até agora?? 

    eu já tenho as imagens da pista pra montar o meu primeiro, mas tá faltando é tempo! e com esse calor, qualquer tempo livre passa a ser pra ficar na frente do ventilador…

    É, Mayer, quero crer que o pessoal está trabalhando com calma em algum projeto. Aqui no Rio está praticamente impossível voar com esse calor infernal, eu mesmo estou sem voar. A hora que der um refresco já tenho um local onde pretendo fazer um trabalho demonstrativo, uma praça chamada Praça da Guilherme, onde nasceu a caminhada no Brasil. Antes dessa praça os cardíacos eram recomendados a descansar e não fazer esforço, mas os médicos do Pan Bangu mudaram essa história. Vamos continuar esperando a turma

    Marcelo Camargo
    Participante
    none

    Pessoal, já tem informação incluída no mapa…

    http://fpvbrasil.com.br/projeto-mapeia

    Ou acesse pelo menu “Interativo > Projeto Mapeia FPVBrasil”

    UM SITE AGREGADO , ASSIM AS BELEZAS   DO VOO E REGIOES NÃO FICAM SOMENTE PARA QUEM NAVEGA NO FPV.B .

    Marcelo Camargo
    Participante
    none

    Não entendi a sugestão, Marcos…

    Marcos Tiburcio disse:

    UM SITE AGREGADO , ASSIM AS BELEZAS   DO VOO E REGIOES NÃO FICAM SOMENTE PARA QUEM NAVEGA NO FPV.B .

    Acho que nesse EX: o hobby teria mais divulgação , é só entrar no site e navegar , sem cadastro e etc .. etc … creio que assim a modalidade seria mais divulgada , penso eu ….

    Assista ao vídeo sugestão preparado para o tema:   http://www.youtube.com/watch?v=rrtn5yeEUSo

    Marcos Tiburcio disse:

    Acho que nesse EX: o hobby teria mais divulgação , é só entrar no site e navegar , sem cadastro e etc .. etc … creio que assim a modalidade seria mais divulgada , penso eu ….

Visualizando 15 respostas - 16 até 30 (de um total de 35)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.