Construa seu Gimbal! Super Simple Gimbal (SSG)

Fóruns Projetos DIY Construa seu Gimbal! Super Simple Gimbal (SSG)

  • Este tópico está vazio.
  • Post
    Bruno222
    Membro
    none

    Pessoal,

    Vi que ninguém postou aqui ainda e resolvi compartilhar. Em Janeiro/2013 dois caras inventaram um Gimbal bem barato que usa a placa KK2.0 como controladora (com um Firmware próprio pra isso).

    Pra quem já usa a KK2.0 no seu multirotor, só precisa comprar 2 servos e montar sua Gimbal!

    É bem leve! Da pra colocar facil em Tricopteros/Quads/Hexas.

    Video 1

    Video 2

    Thread Original

    O link abaixo tem detalhes de como montar, fotos, etc.

    http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=1793759


    Eu comprei a KK2.0 pra montar a minha Gimbal mas não chegou ainda. Assim que chegar posto mais infos!

    Abraços!

Visualizando 15 respostas - 1 até 15 (de um total de 49)
  • Replies
    Moust
    Membro
    none

    Bem interessante! Mecanismo simples mas desempenho muito bom para servos 😉

    Realmente impressionante, vou testar no wkm.

    Mas com essa configuraração a placa  kk so serve para o gimbal?

    Bruno222
    Membro
    none
    Oi cristiano,

    A placa KK ira controlar duas coisas ao mesmo tempo:
    1. Seu multirotor
    2. Sua gimbal

    Abs!

    Marcelo Camargo
    Participante
    none

    Não sei se alguém já pensou nisso.

    Eu ainda não testei, mas acho que pode ser utilizada qualquer outra controladora com recurso de gimbal (2 eixos ou mais). Mas… com o auxílio de um mixer do tipo V-Tail, daqueles utilizados em Zagi´s.

    O mecanismo trabalha da mesma forma…

    Bruno222
    Membro
    none
    Pode sim marcelo, inclusive esse gimbal SSG começou assim, depois fizeram um firmware na KK pra nao precisar do mixer (o mixer nao tem tanta pontos qto a KK)

    Hj ja existe firmware do Gimbal SSG pra outras controlas como a wii-n-sei-das-quantas. Tem q ler a thread original.

    Mas pelo que entendi ,ou configura como quadricoptero ou v-tail.

    Marcelo Camargo
    Participante
    none

    Cristiano, acredito que não tem relação com a configuração do quadricóptero (ou outro multirrotor). O uso do mecanismo de mixagem V-Tail teria função apenas nos 2 eixos de estabilização do gimbal.

    Por exemplo:

    Um eixo, que inclina a câmera lateralmente, seria controlado com os servos se movimentando para sentidos opostos, o equivalente ao aileron do V-Tail.

    O outro eixo, que inclina a câmera para frente e para trás, seria controlado com os servos se movimentando para o mesmo sentido, o equivalente ao profundor do V-Tail.

    Dei uma rápida olhada no código, e vi que na prática, é exatamente isso que a KK está programada para fazer, sem o uso do mixer.

    Marcelo essa parte eu entendi,na tela de programação da controladora onde escolhe a função v-tail é a mesma pagina que vc escolhe qual o modelo vc vai voar ,tipo quadri exa tricotero,entendeu?

    Marcelo Camargo
    Participante
    none

    Então, essa parte não tem relação com a estabilização do gimbal. São duas coisas diferentes.

    Para o controle dos 2 eixos do gimbal, tanto faz a plataforma utilizada.

    Então fiquei perdido,a noite quando chegar em casa vou  fuçar na placa.Eu montei um gimbal,mas tremia muito,achei que dessa  forma fica mais estavel

    Marcelo Camargo
    Participante
    none

    Você disse: “Mas pelo que entendi ,ou configura como quadricoptero ou v-tail.”

    O que eu quero dizer é que as opções não são excludentes.

    É possível utilizar o mecanismo de mixagem baseado no modelo V-Tail em um quadricóptero, em um hexacóptero, em qualquer multirrotor, em um aeromodelo, helimodelo, automodelo, ou até mesmo sem uma plataforma móvel.

    Entendi,a noite quando chegar em casa vou tentar

    Marcelo,pelo que li no rcgroups traduzindo pela google,a placa so e usada  para o estabilizador.Meu ingles e ruim,pode ser que tenha entendido errado.

    Marcelo Camargo
    Participante
    none

    Acho que ainda não fui claro. O que eu quero dizer, é que dá pra usar a estrutura física desse gimbal com qualquer outra controladora, não apenas a KK com firmware modificado. Nesse caso, a mixagem pode ser feita com um mixer do tipo V-Tail.

Visualizando 15 respostas - 1 até 15 (de um total de 49)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.