Construa seu Gimbal! Super Simple Gimbal (SSG)

Fóruns Projetos DIY Construa seu Gimbal! Super Simple Gimbal (SSG)

  • Este tópico está vazio.
  • Post
    Bruno222
    Membro
    none

    Pessoal,

    Vi que ninguém postou aqui ainda e resolvi compartilhar. Em Janeiro/2013 dois caras inventaram um Gimbal bem barato que usa a placa KK2.0 como controladora (com um Firmware próprio pra isso).

    Pra quem já usa a KK2.0 no seu multirotor, só precisa comprar 2 servos e montar sua Gimbal!

    É bem leve! Da pra colocar facil em Tricopteros/Quads/Hexas.

    Video 1

    Video 2

    Thread Original

    O link abaixo tem detalhes de como montar, fotos, etc.

    http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=1793759


    Eu comprei a KK2.0 pra montar a minha Gimbal mas não chegou ainda. Assim que chegar posto mais infos!

    Abraços!

Visualizando 15 respostas - 31 até 45 (de um total de 49)
  • Replies
    Moust
    Membro
    none

    Magneto, como faz essa mixagem na Multiwii? Tem algum site com mais informações?

    Tem de ativar a opção do Servo MIX Tilt na área do Gimbal.
    As linhas abaixo retirei da página 9 do tópico do RCGroups
    </*********************** Cam Stabilisation ***********************/
    /* The following lines apply only for a pitch/roll tilt stabilization system. Uncomment the first or second line to activate it */
    #define SERVO_MIX_TILT
    //#define SERVO_TILT
    #define TILT_PITCH_MIN 1020 //servo travel min, don’t set it below 1020
    #define TILT_PITCH_MAX 2000 //servo travel max, max value=2000
    #define TILT_PITCH_MIDDLE 1530 //servo-middle [1500] – STEUERBOARD-Servo (vorne links)
    #define TILT_PITCH_PROP -35 //servo proportional (tied to angle) ; can be negative to invert movement
    #define TILT_PITCH_AUX_CH AUX3 //AUX channel to overwrite CAM pitch (AUX1-AUX4), comment to disable manual input and free the AUX channel
    #define TILT_ROLL_MIN 1020
    #define TILT_ROLL_MAX 2000
    #define TILT_ROLL_MIDDLE 1385 //BACKBOARD-Servo (vorne links)
    #define TILT_ROLL_PROP 35
    #define TILT_ROLL_AUX_CH AUX4 //AUX channel to overwrite CAM Roll (AUX1-AUX4), comment to disable manual input and free the AUX channel

    Abs.
    br/>

    Moust disse:

    Magneto, como faz essa mixagem na Multiwii? Tem algum site com mais informações?

    Moust
    Membro
    none

    Show de bola, vou ver se monto um desse gimbal e uso na Multiwii 😉

    Pessoal, alguém sabe como mixar os servos na kk2.0 LCD?
    Liguei os servos nos dois ultimos canais e estão respondendo corretamente, mas não estão mixados.
    Abraços
    Bruno222
    Membro
    none

    Vc atualizou o firmware da KK2 pra essa versao que tem o mix desse Gimbal? O arquivo HEX pra voce atualizar esta aqui.

    Augusto Pimentel disse:

    Pessoal, alguém sabe como mixar os servos na kk2.0 LCD?
    Liguei os servos nos dois ultimos canais e estão respondendo corretamente, mas não estão mixados.
    Abraços

    oxe, olhando essa ideia eu tive outra….

    eu tenho um SW com guardian…

    se eu pegar o fio que vai pro profundor e colocar outro servo para controlar o gimbal na subida e descida…

    e colocar outros dois servos para controlar o gimbal quando ele pende para um lado e para outro eu acho que da certo…

    ou nao?

    Valeu Bruno.

    Apanhei um pouquinho pra instalar a USB ASPI no windows 8, mas deu certo.

    A regulagem é um pouco complicada.

    Tive que deixar o ganho em 800 nos dois servos e o offset em 50 (eu acho), pra poder centralizar os servos.

    Antes de acelerar fica tudo torto, quando acelero um pouquinho, os servos centralizam. É isso mesmo?

    Bruno222 disse:

    Vc atualizou o firmware da KK2 pra essa versao que tem o mix desse Gimbal? O arquivo HEX pra voce atualizar esta aqui.

    Augusto Pimentel disse:

    Pessoal, alguém sabe como mixar os servos na kk2.0 LCD?
    Liguei os servos nos dois ultimos canais e estão respondendo corretamente, mas não estão mixados.
    Abraços
    Bruno222
    Membro
    none

    Po que legal que ta evoluindo amigo.

    Na verdade eu parei exatamente onde você tá: Eu instalei o driver e testei o gimbal, acontecia isso comigo também de ficar torto em solo e depois melhorar um pouco… Mas eu tive problemas de jello/vibração, provavelmente porque usei mangueiras muito grandes nos servos…

    Fiz um voo de teste com o Gimbal só. Acabou que achei meu tricoptero pesado e somando esses problemas na vibração, eu decidi remover o Gimbal e nao tentei mais… Eu to com Quad agora, depois que o Quad estiver redondinho eu vou tentar retomar esse projeto da Gimbal pra ver como fica 🙂

    Valeu amigo!

    Augusto Pimentel disse:

    Valeu Bruno.

    Apanhei um pouquinho pra instalar a USB ASPI no windows 8, mas deu certo.

    A regulagem é um pouco complicada.

    Tive que deixar o ganho em 800 nos dois servos e o offset em 50 (eu acho), pra poder centralizar os servos.

    Antes de acelerar fica tudo torto, quando acelero um pouquinho, os servos centralizam. É isso mesmo?

    Eu to montando mas nem sei se vai aguentar a minha camera. rsrsrsrs

    A princípio eu vou testar com a Wing Camera. Depois, se eu tiver coragem, eu coloco a gopro. rsrs

    Olha como está ficando:http://www.youtube.com/watch?v=cGqik1kw-mI&feature=youtu.be

    Não repara minha cara. kkkkkk

    Esse servo vibra muito. Depois vou testar com outros.

    Abraço

    Bruno222 disse:

    Po que legal que ta evoluindo amigo.

    Na verdade eu parei exatamente onde você tá: Eu instalei o driver e testei o gimbal, acontecia isso comigo também de ficar torto em solo e depois melhorar um pouco… Mas eu tive problemas de jello/vibração, provavelmente porque usei mangueiras muito grandes nos servos…

    Fiz um voo de teste com o Gimbal só. Acabou que achei meu tricoptero pesado e somando esses problemas na vibração, eu decidi remover o Gimbal e nao tentei mais… Eu to com Quad agora, depois que o Quad estiver redondinho eu vou tentar retomar esse projeto da Gimbal pra ver como fica 🙂

    Valeu amigo!

    Bruno222
    Membro
    none
    Caramba que legal que ficou Augusto!!

    Quando for voar manda o video da camera!!

    Fala pessoal! 

    Acabou que eu arrisquei com a Gopro mesmo. Faltou colocar uma borrachinha entre a câmera e o Gimbal, mas da pra perceber que funciona olhando para as hélices. Abraços.

    Depois de queimar um ESC do meu quad, montei um Tri e coloquei o SSG nele.

    O vídeo abaixo é da Gopro no SSG e o “PIP” é da HD Wing Camera presa no braço.

    Alguém poderia me dar uma ajuda fiz tudo certinho estou com a atualização 1.6 porem os servos não estão mixando da esquerda esta subindo e descendo a direita para um lado e para outro ou seja não estão mixando o que pode ser ?

    Leandro, tem que colocar o Firmware específico para o Gimbal.

    Na pagina anterior tem o Firmware, mas no Rcgroups também tem: http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=1793759

    Deve ser o ultimo da lista do site: http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=1815161&highlight=stevei

    KK2_1V5_SL_SSG_PM6 eu acho.
    Usei por muito tempo o que está na página 3.
Visualizando 15 respostas - 31 até 45 (de um total de 49)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.