› Fóruns › Projetos DIY › Construa seu Gimbal! Super Simple Gimbal (SSG)
- Este tópico está vazio.
- fevereiro 4, 2013 às 7:44 pm
Pessoal,
Vi que ninguém postou aqui ainda e resolvi compartilhar. Em Janeiro/2013 dois caras inventaram um Gimbal bem barato que usa a placa KK2.0 como controladora (com um Firmware próprio pra isso).
Pra quem já usa a KK2.0 no seu multirotor, só precisa comprar 2 servos e montar sua Gimbal!
É bem leve! Da pra colocar facil em Tricopteros/Quads/Hexas.
Video 1
Video 2
Thread Original
O link abaixo tem detalhes de como montar, fotos, etc.
http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=1793759
Eu comprei a KK2.0 pra montar a minha Gimbal mas não chegou ainda. Assim que chegar posto mais infos!
Abraços!
- Replies
-
- fevereiro 26, 2013 às 8:43 pm
Magneto, como faz essa mixagem na Multiwii? Tem algum site com mais informações?
- fevereiro 26, 2013 às 11:54 pm
Tem de ativar a opção do Servo MIX Tilt na área do Gimbal.
As linhas abaixo retirei da página 9 do tópico do RCGroups
</*********************** Cam Stabilisation ***********************/
/* The following lines apply only for a pitch/roll tilt stabilization system. Uncomment the first or second line to activate it */
#define SERVO_MIX_TILT
//#define SERVO_TILT
#define TILT_PITCH_MIN 1020 //servo travel min, don’t set it below 1020
#define TILT_PITCH_MAX 2000 //servo travel max, max value=2000
#define TILT_PITCH_MIDDLE 1530 //servo-middle [1500] – STEUERBOARD-Servo (vorne links)
#define TILT_PITCH_PROP -35 //servo proportional (tied to angle) ; can be negative to invert movement
#define TILT_PITCH_AUX_CH AUX3 //AUX channel to overwrite CAM pitch (AUX1-AUX4), comment to disable manual input and free the AUX channel
#define TILT_ROLL_MIN 1020
#define TILT_ROLL_MAX 2000
#define TILT_ROLL_MIDDLE 1385 //BACKBOARD-Servo (vorne links)
#define TILT_ROLL_PROP 35
#define TILT_ROLL_AUX_CH AUX4 //AUX channel to overwrite CAM Roll (AUX1-AUX4), comment to disable manual input and free the AUX channelAbs.
br/>
Moust disse:Magneto, como faz essa mixagem na Multiwii? Tem algum site com mais informações?
- fevereiro 27, 2013 às 12:06 pm
Show de bola, vou ver se monto um desse gimbal e uso na Multiwii 😉
- junho 8, 2013 às 1:59 pm
Pessoal, alguém sabe como mixar os servos na kk2.0 LCD?
Liguei os servos nos dois ultimos canais e estão respondendo corretamente, mas não estão mixados.
Abraços- junho 8, 2013 às 2:07 pm
Vc atualizou o firmware da KK2 pra essa versao que tem o mix desse Gimbal? O arquivo HEX pra voce atualizar esta aqui.
Augusto Pimentel disse:
Liguei os servos nos dois ultimos canais e estão respondendo corretamente, mas não estão mixados.
Abraços- junho 9, 2013 às 2:05 am
oxe, olhando essa ideia eu tive outra….
eu tenho um SW com guardian…
se eu pegar o fio que vai pro profundor e colocar outro servo para controlar o gimbal na subida e descida…
e colocar outros dois servos para controlar o gimbal quando ele pende para um lado e para outro eu acho que da certo…
ou nao?
- junho 10, 2013 às 5:43 pm
Valeu Bruno.
Apanhei um pouquinho pra instalar a USB ASPI no windows 8, mas deu certo.
A regulagem é um pouco complicada.
Tive que deixar o ganho em 800 nos dois servos e o offset em 50 (eu acho), pra poder centralizar os servos.
Antes de acelerar fica tudo torto, quando acelero um pouquinho, os servos centralizam. É isso mesmo?
Bruno222 disse:
Vc atualizou o firmware da KK2 pra essa versao que tem o mix desse Gimbal? O arquivo HEX pra voce atualizar esta aqui.
Augusto Pimentel disse:
Abraços- junho 10, 2013 às 6:17 pm
Po que legal que ta evoluindo amigo.
Na verdade eu parei exatamente onde você tá: Eu instalei o driver e testei o gimbal, acontecia isso comigo também de ficar torto em solo e depois melhorar um pouco… Mas eu tive problemas de jello/vibração, provavelmente porque usei mangueiras muito grandes nos servos…
Fiz um voo de teste com o Gimbal só. Acabou que achei meu tricoptero pesado e somando esses problemas na vibração, eu decidi remover o Gimbal e nao tentei mais… Eu to com Quad agora, depois que o Quad estiver redondinho eu vou tentar retomar esse projeto da Gimbal pra ver como fica 🙂
Valeu amigo!
Augusto Pimentel disse:
Valeu Bruno.
Apanhei um pouquinho pra instalar a USB ASPI no windows 8, mas deu certo.
A regulagem é um pouco complicada.
Tive que deixar o ganho em 800 nos dois servos e o offset em 50 (eu acho), pra poder centralizar os servos.
Antes de acelerar fica tudo torto, quando acelero um pouquinho, os servos centralizam. É isso mesmo?
- junho 11, 2013 às 1:36 am
Eu to montando mas nem sei se vai aguentar a minha camera. rsrsrsrs
A princípio eu vou testar com a Wing Camera. Depois, se eu tiver coragem, eu coloco a gopro. rsrs
Olha como está ficando:http://www.youtube.com/watch?v=cGqik1kw-mI&feature=youtu.be
Não repara minha cara. kkkkkk
Esse servo vibra muito. Depois vou testar com outros.
Abraço
Bruno222 disse:
Po que legal que ta evoluindo amigo.
Na verdade eu parei exatamente onde você tá: Eu instalei o driver e testei o gimbal, acontecia isso comigo também de ficar torto em solo e depois melhorar um pouco… Mas eu tive problemas de jello/vibração, provavelmente porque usei mangueiras muito grandes nos servos…
Fiz um voo de teste com o Gimbal só. Acabou que achei meu tricoptero pesado e somando esses problemas na vibração, eu decidi remover o Gimbal e nao tentei mais… Eu to com Quad agora, depois que o Quad estiver redondinho eu vou tentar retomar esse projeto da Gimbal pra ver como fica 🙂
Valeu amigo!
- junho 11, 2013 às 1:47 am
Caramba que legal que ficou Augusto!!Quando for voar manda o video da camera!!
- junho 17, 2013 às 5:21 pm
Fala pessoal!
Acabou que eu arrisquei com a Gopro mesmo. Faltou colocar uma borrachinha entre a câmera e o Gimbal, mas da pra perceber que funciona olhando para as hélices. Abraços.
- julho 15, 2013 às 4:06 pm
Depois de queimar um ESC do meu quad, montei um Tri e coloquei o SSG nele.
O vídeo abaixo é da Gopro no SSG e o “PIP” é da HD Wing Camera presa no braço.
- outubro 4, 2013 às 2:05 pm
Alguém poderia me dar uma ajuda fiz tudo certinho estou com a atualização 1.6 porem os servos não estão mixando da esquerda esta subindo e descendo a direita para um lado e para outro ou seja não estão mixando o que pode ser ?
- outubro 4, 2013 às 2:53 pm
Leandro, tem que colocar o Firmware específico para o Gimbal.
Na pagina anterior tem o Firmware, mas no Rcgroups também tem: http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=1793759
- outubro 4, 2013 às 2:57 pm
Deve ser o ultimo da lista do site: http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=1815161&highlight=stevei
KK2_1V5_SL_SSG_PM6 eu acho.Usei por muito tempo o que está na página 3.
- Você deve fazer login para responder a este tópico.