Construção antena Inverted Vee – Ajuda.

Fóruns Equipamentos Construção antena Inverted Vee – Ajuda.

  • Este tópico está vazio.
  • Post
    JuvertoKR
    Membro
    none

    Amigos, bom dia (tarde, noite, etc

     

    Insatisfeito com o desempenho de uma de minhas antenas inverted vee (o tx aquece demais) e revisando tópicos sobre o assunto, verifiquei num destes que um usuário orienta expressamente que a aba que acompanha o centro do cabo siga na mesma linha por pelo menos 1/4 de onda o elemento superior da antena inverted vee (figura)

     

     

    As minhas perguntas são: Como eu calculo o tamanho do quarto de onda dessa (e das outras) frequências e se realmente é aconselhável essa providência (de seguir o elemento superior em linha).

     

    Agradeço qualquer informação ou correção acerca das inverted vees

     

    Abraço,

     

    Juverto

Visualizando 15 respostas - 1 até 15 (de um total de 17)
  • Replies

    Olá Grande Juverto, o calculo é bem simples 300000/ frequência que resultara no comprimento de onda completo, este você poderá dividir por 4 que resultara no 1/4 de onda , não esqueça que para transmissão você devera extrair 5% deste valor que corresponde a ionização.

    Pouca gente conhece, mas o comprimento do cabo tem influência também, este não deve ser cortado a reveria, a formula é bem simples 300000/frequencia x a velocidade de propagação do cabo / 2 , ou seja:

    300000/1040 =  28.8cm (comprimento de onda completa)

    para antena de 1/4 de onda 28.8 / 4 = 7.2cm – 5% = 6,84cm

    para o cabo 28.8cm x velocidade de propagação do cabo 0.67 (rg188) = 19,296 / 2 = 9,648  , 9,648 é a constante e este valor pode ser multiplicado por qualquer numero exemplo:

    Preciso de um cabo com +/- 30cm, então o valor aproximado do que eu quero será 9,648 x 3 =   28,944 ou 9,648 x 4 = 38,592

    Agora não sei se eu ajudei ou atrapalhei mais hehehehe

    Só complementando em relação ao tamanho da dipolo, os dois lados tem que ter o mesmo tamanho.

    Um abraço

    JuvertoKR
    Membro
    none

    Ajudou muito, Marcelo, como sempre! (Grande professor)

    Agora, só para ver se eu entendi:  O valor que procuro para o 1/4 de onda são os 6,84 cm (que devo deixar alinhado com o elemento superior da antena).

    O que eu não entendi direito:

    O tamanho total do cabo até o plug da antena seria, por exemplo para um cabo inicialmente de 10 cm, o tamanho de 9,648 cm, independente do canal que estarei usando de 1010 a 1280 mhz = canais do lawmate 1.2 ghz) ?

    Obrigado por mais esta!

    Abraço

    Que professor que nada, sou um eterno aprendiz.

    Quanto ao tamanho das hastes, os dois lados ficarão com o mesmo tamanho.

    Vamos lá agora quanto ao tamanho do cabo, infelizmente o circuito ressonante só trabalha bem para a frequência que foi calculado, sendo assim você tem que decidir em que frequência vai querer trabalhar para ter o maior ganho, até o proprio transmissor não tem a mesma potência em toda a banda, normalmente os fabricantes mais cuidadosos ajustam para a maior potência no centro da banda, já os boquetas, para o inicio.

    Só para você ter uma idéia, a largura de banda desta antena não comporta o desvio de frequência do vídeo sem gerar um ROE significativo, para que isso fosse amenizado , o diâmetro das hastes teria que ser aumentado.

    Vou parar por aqui se não vai longe.           

    JuvertoKR
    Membro
    none

    HeHeHe! O tamanho igual das hastes eu entendi, já sabia.

    Eu já tenho duas inverted vees, uma de 7,035cm cada haste para o canal 5 = 1010 mhz e uma com cada haste de 6,858cm para o canal 6 = 1040 mhz;

    O que me falta saber é o tamanho (1/4 de onda) do cabo que deve ficar alinhado com a haste que vem do centro do cabo para cada uma, a de 1010 mhz e a de 1040 mhz (parte vermelha da figura).

    Valeu mais uma vez, prometo que paro o interrogatório assim que “matar” essa, rsrsrs

    Abç

    Vamos lá velhinho nhecnhecnhec.

    Aquele tamanho de cabo que você esta descrevendo lá na figura, corresponderia ao casador de impedância para antenas dipolos comuns, este pedaço de cabo deve ser de 75 Ohms e nele deve ser ligado o cabo de 50 Ohms. 

    O buraco vai ficando mais em baixo.hehehehe  

    JuvertoKR
    Membro
    none

    Rapaz, vou chorar um pouco e depois de me recompor vou ler com atenção tudo o que você escreveu e tentar achar a solução no que você disse, HUAUAHUA!

    Valeu, mesmo, Marcelão!

    Meu “primeiro grau forte” só dá para isso, rsrsrs

    Abração

    Que nada velhinho, este assunto daria posts que não acaba mais, para tudo ficar certinho tem muita lenha, haja visto que quase ninguém usa filtro de harmônicos, um item obrigatório para evitar interferências em outros sistemas, digo pensando no próximo.

    Um abraço 

    Franco
    Membro
    none

    Marcelo, eu não entendi, um pedaço do cabo será de 75ohm e o restante de 50ohm?

     

    Outra coisa: o fator de 5%, eu usava apenas quando uma das pontas estava em contato com o ar (as duas hastes do dipolo no caso). Devemos aplicar esse fator de 5% no calculo do comprimento do cabo também?

    Vc também cita os 5% pra antena do TX mas não fala do RX, no RX também não entra os 5% no cálculo?

    Obrigado pela ajuda!

    Marcelo Gonzalez (AVRBRASIL) disse:

    Vamos lá velhinho nhecnhecnhec.

    Aquele tamanho de cabo que você esta descrevendo lá na figura, corresponderia ao casador de impedância para antenas dipolos comuns, este pedaço de cabo deve ser de 75 Ohms e nele deve ser ligado o cabo de 50 Ohms. 

    O buraco vai ficando mais em baixo.hehehehe  

    Olá Franco, as dipolos abertas normalmente são 75 Ohms e para fazer o casamento de impedância é usado um pedaço de cabo de 75 Ohms com 1/4 de onda e a partir dele é ligado o cabo de 50 Ohms , isso também pode ser feito ajustando a distancia das pontas das hastes no centro da antena.  

    Os 5% devem ser utilizados em transmissão apenas, pois a irradiação acaba ionizando a ponta do elemento, para o cabo não é necessário.

    Franco Ripoll Leite disse:

    Marcelo, eu não entendi, um pedaço do cabo será de 75ohm e o restante de 50ohm?

     

    Outra coisa: o fator de 5%, eu usava apenas quando uma das pontas estava em contato com o ar (as duas hastes do dipolo no caso). Devemos aplicar esse fator de 5% no calculo do comprimento do cabo também?

    Vc também cita os 5% pra antena do TX mas não fala do RX, no RX também não entra os 5% no cálculo?

    Obrigado pela ajuda!

    Marcelo Gonzalez (AVRBRASIL) disse:

    Vamos lá velhinho nhecnhecnhec.

    Aquele tamanho de cabo que você esta descrevendo lá na figura, corresponderia ao casador de impedância para antenas dipolos comuns, este pedaço de cabo deve ser de 75 Ohms e nele deve ser ligado o cabo de 50 Ohms. 

    O buraco vai ficando mais em baixo.hehehehe  

    Franco
    Membro
    none

    Na inverted Vee a impedancia é ajustada para 50ohm através do ângulo formado pelos dipolos não é? Logo eu devo aplicar esse procedimento de usar um pedaço de cabo de 75ohm apenas em dipolos que sejam 180 graus e na inverted Vee isso se torna desnecessário? Abraço

    Olá pessoal. Vou dar uma desnterrada no tópico…

    Entendi bem a questão do comprimento do cabo e os cálculos a serem feitos para se obter o comprimento adequado.

    No entanto, na minha necessidade atual (estética na instalação), estou precisando que minha antena vee fique o mais próximo possível do transmissor, sendo assim, eu posso eliminar o cabo e fixar a antena diretamente no conector? (claro que para isso terei que usar pelo menos 1cm de cabo).

    Eu corro o risco de queimar meu transmissor?

    Grato!

    Fala Saratiel! Tudo bom? Tá montando qual agora?

    Abraço!

    Michel

    JuvertoKR
    Membro
    none
    Acho muito difícil que possa queimar o VTX, mas pode influir no desempenho.

    Michel, estou montando um skywalker 2014 1900mm.

    Juverto, valeu pela informação, vou tentar então.

Visualizando 15 respostas - 1 até 15 (de um total de 17)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.