Consumo de motor elétrico ….

Fóruns Principal Consumo de motor elétrico ….

  • Este tópico está vazio.
  • Post

     

    Bom pessoal, acho que vou ser repetitivo, até porque, confesso,  eu naõ pesquisei direito o assunto.

    Vamos lá …

    Primeiro:

    Onde eu vejo sobre “o consumo do motor elétrico” ?

     

    Segundo:

    Se eu colocar “duas baterias LiPo 3S 2.170 mA 11.1V” ligadas em paralelo, eu vou ter:

    a) uma bateria de 4.340 mA x 11.1v ou

    b) uma bateria de 2.170 mA x 22.2v ?

    Considerando que a reposta possa ser a letra “a”, a bateria de 4.340 mA teria exatamente o dobro da autonomia (em tempo) ou, não é necessariamente assim, e, neste caso, qual seria, a “provável autonomina” (em %).

     

     

     

     

Visualizando 5 respostas - 1 até 5 (de um total de 5)
  • Replies

    Essas regras valem para qualquer bateria.

    Para ligação em série as capacidades em corrente tem que ser iguais, ou seja, mAh idênticos, com mesma carga, nunca uma mais carregada que outra
    O número de células pode variar.
    Neste tipo de ligação, se algum fabricante declarar capacidade falsa vai dar diferença entre as células, portanto acho melhor usar da mesma marca.
    Ex:
    2S 2200mAh + 3S 2200mAh = 5S 2200mAh
    2S 2200mAh + 2S 2200mAh = 4S 2200mAh
    A taxa de descarga será o de menor valor
    Ex: 20C + 30C = 20C
    15C + 20C = 15C

    Para ligação em paralelo, o número de células precisam ser idênticos, a capacidade em corrente (mAh) pode variar.
    Eu não sei se a tensão das células variam de fabricante para fabricante, se a resposta for sim é melhor não misturar marcas.
    Ex:
    3S 2200mAh + 3S 800mAh = 3S 3000mAh
    2S 2200mAh + 2S 1800mAh = 2S 4000mAh
    A taxa de descarga vai depender da resistência interna de cada pack, mas nunca ultrapassando o maior valor.

    Teoricamente uma bateria de 4.340mA tem o dobro de autonomia de uma de 2.170.

    Mas, na pratica vc terá que usar mais motor, e o aviao vai planar bem menos.

    A autonomia varia de cada marca e Kv, fio usado, etc.

    Eu recomendaria utilizar Baterias exatamente iguais… marca, modelo, lote, numero e regime de descargas idênticos, pois com o uso as baterias vão variando a resistências internas o que deixará uma bateria com “maior facilidade” de fornecer energia que a outra.

    Pode acontecer de uma bateria ser drenada abaixo de sua capacidade mínima, enquanto a outra ainda esteja acima dos 4.0 v por célula.

    Marcelo, 

    interessante lembrança… em qualquer condição, uma bateria vai ter comportamento diferente da outra, provocando, por consequência, o dano de uma ou outra.

    Boa lembrança !

    Marcelo Haupenthal disse:

    Eu recomendaria utilizar Baterias exatamente iguais… marca, modelo, lote, numero e regime de descargas idênticos, pois com o uso as baterias vão variando a resistências internas o que deixará uma bateria com “maior facilidade” de fornecer energia que a outra.

    Pode acontecer de uma bateria ser drenada abaixo de sua capacidade mínima, enquanto a outra ainda esteja acima dos 4.0 v por célula.

    Realmente terá o dobro da capacidade em MA, porém não terá o dobro da autonomia, pois, terá o dobro de carga para os motores levantarem, o que elevará a corrente consumida pelos motores e o ganho de autonomia autonomia seja um percentual a mais do que o uso de uma bateria, mas nunca o dobro.

Visualizando 5 respostas - 1 até 5 (de um total de 5)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.