Conto/Relato da queda de um Quad! Com video!

Fóruns Específicos Base de conhecimento Conto/Relato da queda de um Quad! Com video!

• Este tópico está vazio.
    Bom, era domingo, final de tarde, um céu claro e azul, resolvi fazer um voo na churrasqueira como já tinha feito diversas outras vezes. Peguei o Quad um Guai 330X-S com a placa controladora FH-X46Pro, bateria recém carregada (3S 2650mAh), chequei a bateria do radio, vi que a GoPro2 estava com meia bateria e coloquei a GoPro1 no lugar, formatei o cartão, selecionei o modo de vídeo que costumo a usar (R3) coloquei a bateria e subi para a churrasqueira, chegando lá apesar do sol estava um pouco frio e com um pouco de vento vindo de oeste.

Liguei o Quad, zerei o Gyro verifiquei as luzes do RX (AR7100 com antena satélite), liguei a gravação da GoPro e comecei o voo, já nos primeiros 10 segundos o Quad ganhou bastante altura, e inclinei ele em direção ao cemitério e a igreja, nesse momento o Quad já estava bem alto mais que eu costumo voar, desci o gimbal e comecei a tirar motor, neste momento perdi o controle, o Quad começou a cair e girar, corri para a área mais próxima possível da churrasqueira e deixei 3/4 de motor na esperança de retomar o controle.

O sinal voltou, neste momento o coração já estava disparado, a dose de adrenalina foi grande, o Quad começou a subir muito e eu estava sem nenhuma orientação de direção. Comecei a dar comandos aleatórios para ver para onde se dirigia aquele pequeno ponto preto no céu.

Já na esperança de conseguir pousar em segurança e ter uma imagem incrível gravada. Mais o ponto foi se afastando e entrou em queda livre novamente, neste momento a minha frustração foi grande, marquei um ponto de referência da direção que caiu, desci peguei a moto e fui atrás (já sem esperanças de recuperar algo pela altura e velocidade da queda).

Indo na direção eu tinha duas opções de queda ou na rua ou no cemitério. Fui descendo a rua paralela ao cemitério e tinha um evento em uma escola, perguntei ao segurança se ele viu um helicóptero caindo próximo (não tinha como descrever melhor), ele disse que não. Um aluno que estava no andar superior disse que viu caindo dentro do cemitério, pronto!

Onde eu moro existem 3 cemitérios que são “juntos” separados apenas por muros e cercas, o cemitério católico (maior), o cemitério Judeu (local da possível queda) e um cemitério protestante, o local era um sitio da família Klabin, e foi doado para a prefeitura de São Paulo em 1923.

O cemitério católico é de fácil acesso, os portões ficam abertos praticamente o dia todo, o cemitério Judeu é mais restrito é necessário identificação para entrar (e um motivo). Bom o cemitério Judeu estava fechado, a placa indicava o funcionamento das 08 às 13hs no domingo, toquei a campainha na esperança de ter um vigia ou segurança, ninguém atendeu, desci até o cemitério católico e fui à administração. Informei o ocorrido e fui autorizado a perambular dentro do cemitério para ver se achava algo. Não achei, estava convicto que estava dentro do cemitério Judeu. Fui novamente à administração e fui informado que não ficava ninguém lá, somente na segunda às 7hs da manhã. Ele disse que eu poderia subir nos Jazigos próximos ao muro para tentar ver se eu achava, fiquei 1 hora lá dentro e desisti. De noite eu voltava para tentar ouvir o buzzer de bateria ou ver o LED acesso. Isso era aproximadamente 17hs do domingo e o cemitério católico fechou.

Fiquei em casa meio desolado, pensando no prejuízo, torcendo para não chover, no horário de verão só escurece praticamente as 20hs, sai de moto tentei olhar dentro do cemitério pelas ruas paralelas e não vi nada e nem ouvi, resolvi voltar mais tarde.

Lá pelas 23:30hs peguei a moto novamente desci a rua e identifiquei um local que era possível subir na grade e olhar dentro do cemitério, lá dentro vi uma luz azul porem parecia um reflexo, próximo a cruz da igreja e algumas antenas da paulista também são azuis, voltei para casa, peguei o rádio e voltei para o mesmo local na esperança de ver os LED’s do RX (que só ligam com o TX ligado), liguei o rádio e nada, nem um zumbido. A noite esta calma e agradavelmente quente. Desisti, eu não poderia fazer nada no momento. Eu não teria problema nenhum de entrar no cemitério sozinho, meia noite e procurar o Quad (esses medos já não me assustavam mais). Voltei para casa, coloquei o despertador para as 06:30hs e fui tentar dormir por volta da 1hs da manhã.

Logo o despertador apita, acordei com a mesma empolgação de quando acordo para ir voar ou então para uma viagem de lazer, tomei um banho, coloquei uma roupa e sai de casa, na hora me deparo com o vidro do carro molhado, mais era só sereno, não tinha chovido, desci apé até o cemitério, o cadeado já estava aberto era 06:40hs toquei a campainha e ninguém apareceu, toquei novamente e esperei, empurrei delicadamente o portão e ele estava destrancado e aberto, por sinal de respeito não entrei resolvi esperar. Uma senhora se aproximava na rua indo em direção ao portão, me olhando meio apreensiva eram 06:59hs imaginei ser a administradora, ela chegou no portão e eu me apresentei. Contei o que tinha ocorrido que o veiculo era um VANT (expliquei o que era) que tinha uma câmera e que eu estava testando. Ela carinhosamente autorizou a minha entrada, só pediu para eu colocar a kippa em sinal de respeito e me acompanhou morro a baixo, na metade do caminho encontrou com dois senhores da manutenção e pediu para que um deles me acompanha-se.

Bom eu desci uma das ruas em direção a luz azul do dia anterior, em poucos minutos achei o QUAD! Abaixo de uma arvore, em cima de um jazigo com uma pequena placa e coberto por pedras! Fiquei super feliz ao ver que aparentemente não havia nenhum dano! Nem mesmo uma hélice! A bateria da GoPro e do Quad esgotadas, subi até a administração, apresentei o equipamento para a administradora que ficou encantada com a tecnologia junto com o pessoal da manutenção, me comprometi a testar em casa e depois voltar lá para eles verem o funcionamento.

Cheguei em casa, dei uma ressuscitada na bateria, fiz dois ciclos de carga e descarga monitorando as células e percebi que tinha perdido 150mAh da sua capacidade, coloquei a GoPro para carregar, chequei todo o Quad, coloquei outra bateria, testei os motores e fui voar para ver se nada interno tinha acontecido. 100%! Nada de anormal, substitui o RX só por precaução! A única coisa que eu perdi foi uma borracha do trem de pouso que na hora do resgate não prestei a atenção e não procurei no chão! Nada grave!

Bom disso tudo eu aprendi que não devemos voar em lugares impróprios, poderia ter acertado uma pessoa ou um veiculo e o prejuízo (físico e psicológico) seria muito maior, claramente eu perdi o sinal, ainda vou desmontar o RX para ver se não tem nenhuma solda fria ou antena partida. Foi muita sorte o Quad ter batido na arvore que freiou 90% da queda. Vou regular os Fail’s save também para caso perca o sinal o Quad não despenque e fique com uma aceleração de descida lenta (quase pairado), e Claro, eu não tinha nenhum recurso de RTH como MK ou DJI na FH-X46, ela é uma ótima placa para voo próximo, mais para FPV com multis em distancia é necessários estes recursos básicos como RTH e PH e AH.

Aqui esta o video on-board com toda a gravação (mais de duas horas no total) como o Quad parou de cabeça para baixo o Gimbal fica se movimentando (bug de orientação)

Foto do Quad após a queda (já com outro RX para teste)

Bom pessoal fica a minha experiência com tudo isso!

Quem leu, espero que tenha gostado!

Abraços aos colegas.

Vinícius.

Visualizando 5 respostas - 16 até 20 (de um total de 20)
  • Replies
    Lucio Matias
    Membro
    none

Show de bola Vinicius, foi uma das mais belas histórias “sobrenatural de Almeida” que já lí! Dá um conto daqueles. Mas você tem toda a razão quando diz que temos que nos preocupar muito com segurança e com os lugares onde voamos. Uma frase perfeita para esta ocasião: “Entre mortos e feridos salvaram-se todos!!”

Forte Abraço e bons vôos! Cada vez mais abençoados!!

Lucio Matias
    Membro
    none

Cara… só agora ví o vídeo! Ficou 11 !!!!! Inacreditável! Foi o primeiro GAUI 330X Highlander que ví na vida.

Abraços!!

Marcelo Camargo
    Participante
    none

GAUI Chuck Norris!

putz, perder o sinal em menos de 200m é triste, heim! mas controlar um multi a 200m tb não é fácil não, vira um ponto.

voando em 3a pessoa, com avião, meu limite foi 500m (medido no gps embarcado), e tinha hora que dava medo! é muito fácil perder a referencia…e o avião é grande (1,8m de env), e só voa pra frente. imagino com o quad, que é um ponto que voa pra qualquer lado, e a 200m não dá pra saber o que tá fazendo.

Legal Maurício! Esta imagem esta estabilizada via software? O que esta usando?
    Você também teve bastante sorte! Imagino o desespero da queda em primeira pessoa!
Visualizando 5 respostas - 16 até 20 (de um total de 20)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.