Desenvolvimento de Software Próprio para estabilização de Multirotores

Fóruns Projetos DIY Desenvolvimento de Software Próprio para estabilização de Multirotores

  • Este tópico está vazio.
  • Post

    Olá Pessoal, meu nome é Alexandre Mainardi, tenho 24 anos, sou Analista de Sistemas ( e Hardcoder 😛 ) Minha história com multirotores começou no início de 2010 com um Ar.Drone, e o que era para ser um brinquedo acabou virando paixão! Não pelo Ar.Drone em sí, mas pelos Multirotores e pelo  Hardware e Software que os envolvia. No mesmo dia da compra já consegui o SDK e comecei a “brincar” com os dados da câmera.

    Desde então eu tenho passado várias horas “livres” programando o meu próprio código de estabilização (com PID), já fiz e refiz as partes inúmeras vezes, e só em julho de 2012 é que eu comecei a apreciar o resultado. Hoje eu possuo as seguintes características:

    • – Estabilização Básica por Gyro (Acro mode)
    • – Estabilização por Acelerômetro (Stable Mode)
    • – Auxílio por Magnometro 
    • – Controle de altitude por Barômetro (Funcionando, mas precisa muitas algumas de melhorias)
    • – Controle de altitude por Laser (Em desenvolvimento)
    • – Desvio de objetos por Laser (Em desenvolvimento)
    • – GPS HP
    • – GPS RTH
    • – Estabilização de Gimbal x e y
    • – Suporte a Quad X e Hexa em Y (Que são os modelos que possuo, mas dá pra adaptar facilmente para outros Setups)

    Utilizo como Hardware um Arduino Home made “Adaptado” por mim, e sensores Sirius Navigator.

    E por que eu resolvi escrever este post? 

    Bem, eu sei que os códigos existentes no mercado hoje (OpenSource e proprietários) Estão ANOS na frente do meu, porém eu consegui alguns resultados bem interessantes com idéias simples, como exemplo:

    Consegui eliminar cerca de 40% da vibração no frame central apenas “evitando” que os motores entrassem em ressonância com o frame de carbono, parece besteira mas a estabilidade melhorou significativamente depois dessa implementação.

    Então é por detalhes assim que decidi programar minhas próprias plataformas voadoras 😀

    Eu gostaria de saber se alguém aqui do fórum já se aventurou em modificar ou mesmo escrever algo relacionado a multirotores? Se sim, alguém tem alguma dica? Uma idéia? 

    Em breve pretendo postar um vídeo do código no Ar. Obrigado pela atenção de todos!

    Comentem por favor.

    Alexandre Mainardi

Visualizando 10 respostas - 16 até 25 (de um total de 25)
  • Replies

    Alexandre,

    Sou desenvolvedor de hardware e doente por aeromodelismo.

    Há um tempo atrás também pensei em desenvolver um hardware controlador para o hexa que estava montando, mas como estava com pressa de ver a “criatura” voar, parti para o multiwii. Escolhi o MWI porque era cod fonte aberto e tinha uma grande comunidade contribuindo no projeto. Foi um grande erro esta escolha pois perdi muito tempo, aprendi muito sobre o MWI mas não funcionou de jeito nenhum no meu hexa. Como queria voar logo , coloquei uma Naza e tudo funcionou perfeitamente. 

    Mas sempre fiquei encucado com a questão da MWI, por qual motivo justo no meu hexa a coisa não funcionou?

    Nunca pensei na questão de ressonância do quadro com motores. Vc poderia explicar melhor isso? Qual teoria vc utilizou? Pode compartilhar esta parte do código?

    Alexandre,

    parabéns pela inciativa…. Sou Analista de Sistemas, mexo com programação e tbm sou apaixonado por multirotores….

    Tbm já tinha pensado em fazer minha própria programação…. mas esbarrei na eletrônica…

    Acho muito salutar um código genuinamente brasileiro…. (não sei pq a galera da mecatrônica e da próprio ITA num faz um) Enfim…Louvo a sua iniciativa… Temos pessoal muito qualificado aqui no Brasil que não nos permite ficarmos a mercê de outros países.

    Como está o código hoje? Pretende disponibilizar? 

    Abraços

    Claudio,

    Até semana passada eu não tinha mexido em nada mais referente ao desenvolvimento desta controladora, acabei comprando uma NAZA e deixei quieto.

    Desde a semana passada eu retomei o projeto, a principio irei utilizar grande parte do algoritimo de controle que já existe, vou primeiramente me dedicar a transmissão de vídeo e telemetria. Pretendo fazer testes sobre 4G, pelo menos na minha região a cobertura de celular está funcionando. Somente depois vou partir, se necessário, para um sistema de controle e navegação proprietário. A empreitada não vai ser fácil, mas certamente será divertida.

    abs

    Eu vi um projeto no KickStarter onde uns caras estão trabalhando em um OSD utilizando a plataforma Beagleboard e 4g… Dá uma olhada em SkyDrone.

    Sim, vou utilizar uma plataforma parecida, será a beaglebone black, 

    Ola lembram de meu post a dois anos atrás? Pois é conseguir fazer uma versão de firmware (rudimentar) capaz de estabilizar e controlar uma plataforma de quadricoptero! 🙂 🙂 :). Como havia dito que seria meu TCC, tirei a nota de 9.85 na monografia. Consegui um método de manufatura de placa com boa precisão, utilizei ATmega328. Sensor MPU6050. e peças da China. A pesquisa custou pouco mais de R$1.600,00.

    E vou continuando

    Marcelo Camargo
    Participante
    none

    Parabéns pelo sucesso de seu trabalho!

    Não desista, excelente iniciativa e muito sucesso.

    Obrigado pessoal. Segue vídeo do primeiro teste do Firmware:

    Boa noite amigo, não se perca, vamos desenvolver um projeto de tricóptero juntos?

    Entre em contato amigo. Grato e um grande abraço.

Visualizando 10 respostas - 16 até 25 (de um total de 25)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.